A
americo
Guest
Boas
Uma bicicleta FS para iniciados e com pouco orçamento.
Não é nada de especial mas cumpre o destino para que foi fabricada:
Andar no mato, estrada onde quer que seja sem grandes floreados ou manobras acrobáticas.
Amortecedor:
Ainda na loja (sem publicidade) pedi ao mecânico que coloca-se pressão no amortecedor, Fox Float sem Propedal, mais que o normal. Era a minha ideia de compensar o "afundanço" traseiro com maior pressão no amortecedor.
Nunca experimentei um amortecedor diferente do que este mas garanto que numa subida nota-se e muito a perda de eficiência da bicicleta e quando me pus em pé para "sprintar" foi o fim da picada...
Realmente é fraquinho mas vai chegar por enquanto e para muito tempo.
Em caminho mais ou menos plano a sua eficiência é satisfatória mas temos de ter cuidado com acelerações bruscas porque a traseira acaba por afundar.
Suspensão:
Continuando ainda na loja, já chateava o mecânico para colocar a maior rigidez na dita. Mas como se ela é tão básica?
A regulação que tem é tão primária que o mecânico encolheu os braços e disse que era capaz de ficar na mesma, eu acreditei. Estamos a falar da Marzocchi MZ Comp 100mm. Mas por incrível que pareça achei que no mato de Benfica com poucos buracos ou desníveis repentinos até que se safava bem. A questão veio na travagem, com o travão da frente afunda muito facilmente, demasiado facilmente. No rolar sem travar cumpre minimamente absorvendo as irregularidades sem grandes percalços.
Selim:
Alguém quer uma peida dorida?
Á pois é!
Foram cerca de 2 horas a experimentar a bicicleta em mato e em alcatrão, os calções de licra alcochoados também não valem nada mas o selim parece-me que vai ser o primeiro upgrade...
A minha falta de experiência também conta para esta sensação que fiquei onde para os últimos minutos já andava mais em pé na bicla que propriamente sentado. Mas de qualquer maneira um colega meu do trabalho logo que tocou no selim (afinal tenho um colega que faz Btt e não sabia...) torceu logo o nariz. Embora seja duro e não tenha gel, para uma utilização mais soft até é capaz de ser satisfatório. O selim é um WTB Pure V sport.
Punhos:
Onde agarrar a bicha quando ela tenta rabear?
Achei-os confortáveis embora tenha ficado com a mão esquerda dorida mas isso é porque sou esquerdo/canhoto e é onde faço mais força. As luvas têm bolsas de gel e mesmo assim acho que os punhos não são tão fracos como isso, pelo menos não rodaram!
Punhos Kona Mooseknuckle.
Travões:
Depois de ouvir tão mal dos travões de disco mecânicos fiquei apreensivo porque considero os travões, a par do capacete, um elemento de segurança primordial de um ciclista.
Mas, ou é a minha falta de experiência ou a qualidade dos travões, gostei do seu desempenho. Já na loja questionei o mecânico sobre a sua eficácia e afinação e ele disse que desafinam tanto como os outros e a sua eficácia é boa. No mato constatei que travam muito e bem e quando necessitei de abrandar sem parar foram progressivos o quanto baste e quando precisei de travar e parar, travou, derrapou, mas parou!
Após tantas discussões e opiniões, acho os travões um dos elementos melhores da bicicleta no seu geral. Estamos a falar de uns Shimano BR-M465.
Pneus:
Bem no alcatrão agarram mesmo com aqueles tacos todos, o pior é na mata, terra batida em pó, onde travar terá de ser muito devagar porque a derrapagem é certa e a queda eminente. Ainda tentei (e consegui!) fazer uma descida mais temerária mas parecia aqueles desenhos animados com o condutor da bicha de pernas esticadas a tentar equilibrar-se...
Não tive problemas com eles a não ser nas travagens que me pareceram demasiado "derrapantes", mas isso pode dever-se em grande parte ao estado do piso onde não existe nada "sólido" onde agarrar.
Eventualmente posso estar com pressão a mais nos pneus, tenho de ver isso...
Tioga Red Phoenix 26 x 2.0
Pedais:
Ui!!!
Uma autentica desgraça…
Não gosto e vou comprar uns sapatos com cleats o mais rapidamente possível.
Não me quero habituar a pedais de plataforma. Não gosto daqueles e não vou comprar novos por isso com sapatos de cleats espero que funcionem melhor. Várias vezes falhei os pedais quando necessitei deles porque a parte de encaixe estava no lado errado.
Shimano PD-M505 Clipess, com um lado de plataforma adaptada.
Peso:
A bicicleta pode ser pesada mas eu compenso com dieta, já emagreci 1 kg e espero emagrecer outro e assim poupo dinheiro em peças caríssimas com menos algumas gramas.
O comportamento da bicha a rolar é muito satisfatório e agradou-me especialmente as descidas onde sentia-me seguro com ela sem trepidações, barulhos esquisitos e um rolar suave sem problemas de maior.
Subir e devido ao amortecedor tem as suas limitações mas quando necessitei de subir melhor apelei ás minhas pernas moldadas no jogging e não me custou muito.
Visualmente é uma bicicleta bastante agradável, e para se tornar "competitiva", a mudança de suspensão e amortecer dar-lhe-á uma nova alma. É uma hipótese muito viável a médio prazo.
O selim é a curto prazo senão fico com o traseiro todo calejado!!!
Com respeito a outros elementos da bicla, não posso falar porque não sei sequer analisar a performance de uns aros ou cassetes ou desviadores, isso será com o tempo. Tal qual a sua durabilidade.
Uma bicha para carteiras pouco abonadas mas que julgo ser uma opção muito válida nesta gama de preços/qualidade. Para quem se inicia como eu e espera mais tarde ter outras condições para outros voos é uma opção acertada.
Mais a mais ainda podemos fazer piadas sobre o nome da nossa bicicleta!
P.S. Ainda não a cheguei tarde e cansado ao trabalho mas quarta-feira já começo!!!
Um abraço
Américo Ribeiro
Uma bicicleta FS para iniciados e com pouco orçamento.
Não é nada de especial mas cumpre o destino para que foi fabricada:
Andar no mato, estrada onde quer que seja sem grandes floreados ou manobras acrobáticas.
Amortecedor:
Ainda na loja (sem publicidade) pedi ao mecânico que coloca-se pressão no amortecedor, Fox Float sem Propedal, mais que o normal. Era a minha ideia de compensar o "afundanço" traseiro com maior pressão no amortecedor.
Nunca experimentei um amortecedor diferente do que este mas garanto que numa subida nota-se e muito a perda de eficiência da bicicleta e quando me pus em pé para "sprintar" foi o fim da picada...
Realmente é fraquinho mas vai chegar por enquanto e para muito tempo.
Em caminho mais ou menos plano a sua eficiência é satisfatória mas temos de ter cuidado com acelerações bruscas porque a traseira acaba por afundar.
Suspensão:
Continuando ainda na loja, já chateava o mecânico para colocar a maior rigidez na dita. Mas como se ela é tão básica?
A regulação que tem é tão primária que o mecânico encolheu os braços e disse que era capaz de ficar na mesma, eu acreditei. Estamos a falar da Marzocchi MZ Comp 100mm. Mas por incrível que pareça achei que no mato de Benfica com poucos buracos ou desníveis repentinos até que se safava bem. A questão veio na travagem, com o travão da frente afunda muito facilmente, demasiado facilmente. No rolar sem travar cumpre minimamente absorvendo as irregularidades sem grandes percalços.
Selim:
Alguém quer uma peida dorida?
Á pois é!
Foram cerca de 2 horas a experimentar a bicicleta em mato e em alcatrão, os calções de licra alcochoados também não valem nada mas o selim parece-me que vai ser o primeiro upgrade...
A minha falta de experiência também conta para esta sensação que fiquei onde para os últimos minutos já andava mais em pé na bicla que propriamente sentado. Mas de qualquer maneira um colega meu do trabalho logo que tocou no selim (afinal tenho um colega que faz Btt e não sabia...) torceu logo o nariz. Embora seja duro e não tenha gel, para uma utilização mais soft até é capaz de ser satisfatório. O selim é um WTB Pure V sport.
Punhos:
Onde agarrar a bicha quando ela tenta rabear?
Achei-os confortáveis embora tenha ficado com a mão esquerda dorida mas isso é porque sou esquerdo/canhoto e é onde faço mais força. As luvas têm bolsas de gel e mesmo assim acho que os punhos não são tão fracos como isso, pelo menos não rodaram!
Punhos Kona Mooseknuckle.
Travões:
Depois de ouvir tão mal dos travões de disco mecânicos fiquei apreensivo porque considero os travões, a par do capacete, um elemento de segurança primordial de um ciclista.
Mas, ou é a minha falta de experiência ou a qualidade dos travões, gostei do seu desempenho. Já na loja questionei o mecânico sobre a sua eficácia e afinação e ele disse que desafinam tanto como os outros e a sua eficácia é boa. No mato constatei que travam muito e bem e quando necessitei de abrandar sem parar foram progressivos o quanto baste e quando precisei de travar e parar, travou, derrapou, mas parou!
Após tantas discussões e opiniões, acho os travões um dos elementos melhores da bicicleta no seu geral. Estamos a falar de uns Shimano BR-M465.
Pneus:
Bem no alcatrão agarram mesmo com aqueles tacos todos, o pior é na mata, terra batida em pó, onde travar terá de ser muito devagar porque a derrapagem é certa e a queda eminente. Ainda tentei (e consegui!) fazer uma descida mais temerária mas parecia aqueles desenhos animados com o condutor da bicha de pernas esticadas a tentar equilibrar-se...
Não tive problemas com eles a não ser nas travagens que me pareceram demasiado "derrapantes", mas isso pode dever-se em grande parte ao estado do piso onde não existe nada "sólido" onde agarrar.
Eventualmente posso estar com pressão a mais nos pneus, tenho de ver isso...
Tioga Red Phoenix 26 x 2.0
Pedais:
Ui!!!
Uma autentica desgraça…
Não gosto e vou comprar uns sapatos com cleats o mais rapidamente possível.
Não me quero habituar a pedais de plataforma. Não gosto daqueles e não vou comprar novos por isso com sapatos de cleats espero que funcionem melhor. Várias vezes falhei os pedais quando necessitei deles porque a parte de encaixe estava no lado errado.
Shimano PD-M505 Clipess, com um lado de plataforma adaptada.
Peso:
A bicicleta pode ser pesada mas eu compenso com dieta, já emagreci 1 kg e espero emagrecer outro e assim poupo dinheiro em peças caríssimas com menos algumas gramas.
O comportamento da bicha a rolar é muito satisfatório e agradou-me especialmente as descidas onde sentia-me seguro com ela sem trepidações, barulhos esquisitos e um rolar suave sem problemas de maior.
Subir e devido ao amortecedor tem as suas limitações mas quando necessitei de subir melhor apelei ás minhas pernas moldadas no jogging e não me custou muito.
Visualmente é uma bicicleta bastante agradável, e para se tornar "competitiva", a mudança de suspensão e amortecer dar-lhe-á uma nova alma. É uma hipótese muito viável a médio prazo.
O selim é a curto prazo senão fico com o traseiro todo calejado!!!
Com respeito a outros elementos da bicla, não posso falar porque não sei sequer analisar a performance de uns aros ou cassetes ou desviadores, isso será com o tempo. Tal qual a sua durabilidade.
Uma bicha para carteiras pouco abonadas mas que julgo ser uma opção muito válida nesta gama de preços/qualidade. Para quem se inicia como eu e espera mais tarde ter outras condições para outros voos é uma opção acertada.
Mais a mais ainda podemos fazer piadas sobre o nome da nossa bicicleta!
P.S. Ainda não a cheguei tarde e cansado ao trabalho mas quarta-feira já começo!!!
Um abraço
Américo Ribeiro