[Análise - Longa Duração] Mondraker Ventura 2003

BamS

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4 anos e meio após ter comprado a Mondraker Ventura, venho aqui fazer uma análise de longa duração, numa parte do fórum que adoro.
Na altura a escolha foi fácil: com 14 anos não percebia nada de bikes e a que escolhi foi a que me pareceu mais bonita das que estavam na loja dentro dos 400€. Por sinal escolhi a que tinha melhor relação qualidade/preço sem saber…

Para já fica aqui a 1ª parte:

Começando com os componentes originais:
Quadro: Alumínio 7005 (SCA)
Medida: 16,5” ou 17”
Suspensão: SR Suntour XCC (60mm de curso) :wtf:
Caixa de direcção: n/d
Avanço: Abyss
Guiador: Abyss
Espigão de selim: Abyss
Selim: n/d
Manetes travão: Shimano Acera
Manípulos mudanças: Shimano Acera
Desviadores F/T: Shimano Acera/Alívio
Cassete: Shimano HG 11/34 - 8 vel.
Travões: Tektro V-Brake
Pedaleira: Truvativ X-Forge 42/32/22
Aros: n/d
Cubos: n/d
Pneus: Ching Cheng Chung Tire (mais ou menos isto)
Pedais: Plataforma
(não tenho fotos dela nova com componentes originais, nem encontro na net)
Peso: 13,5 a 14 kg

Quadro:

É o melhor que veio na bike. É super robusto: tubo diagonal de elevado diâmetro e escoras quadradas e tem uma estética óptima, mesmo vindo da gama baixa. Fez mais de 15000Km, quase sempre por terra e por vezes fez/faz alguns saltos. O tamanho (medi uma vez) é 16,5” ou 17”, sendo sem dúvida, neste momento, um quadro pequeno para mim (meço 1,78m apróx.).
Relativamente ao comportamento: é bom no geral, com um centro de massa baixo, no entanto tem uma traseira saltitante, que se nota apenas na presença de uma boa suspensão. Só lhe falta uma coisa: amortecedor.


(ATENÇÃO: Imagens dos componentes no seu estado actual... :oops: :cadeirada: - Por isso é que os troquei :mrgreen:)
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A 1ª Suspensão (SR Suntour XCC):
Ao contrário do quadro, este foi o pior componente que veio na bike. Tem regulação de pré-carga: muito dura ou super dura, sensibilidade nem vê-la, 60mm de curso, dos quais só 40 estavam disponíveis (ou não) :evil: :evil:. Esteticamente não é nada do outro mundo, com um aspecto superior ao comportamento (até há suspensões de supermercado melhores).
Ao longo do tempo fui-lhe fazendo algumas modificações tipo: tirar foles :huh: (não recomendado), sacar das molas e tirar uma borracha que lhe limitava o curso a 40mm... :lol: Com a utilização que lhe foi dada, chegou a uma altura que era completamente inútil andar com ela: muito perra e com uma folga entre as barras e as pernas de uns 3mm, o pior é que não dava para abrir para lubrificar nem tirar a folga. Por isto tudo recebeu uma alcunha: a molas de madeira. :choneh:




O desviador tr. Alívio
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E o da frente Acera
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Os manípulos das mudanças
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A 1ª Transmissão (Shimano Acera/Alívio):
Foi boa enquanto durou: era pouco desafinada e trabalhou razoavelmente bem, com uns manípulos das mudanças com a posição um pouco subida (em relação aos Rapidfire normais). No entanto teve o seu desgaste, me que levou a fazer um upgrade mais tarde:
Manípulos das mudanças/travões: com o desgaste interno, enquanto estava a andar, ao mudar a mudança de trás (para mais leve), fiquei com o botão na mão… saiu pura e simplesmente.
Desviadores: com uma queda há 2 anos, o desviador da frente (Acera) entortou-se, deixando de funcionar correctamente. Já o detrás (Alívio) aguentou-se bem quando um dropout se partiu, mas ganhou folga e mais tarde, ao pôr mudanças mais leves entrelaçava-se nos raios…
A corrente original (de 8 velocidades) cumpriu o seu dever.
Pedaleira (Truvativ X-Forge): este sim, um grande componente. Apenas precisou de um eixo novo este ano, ainda não levou pratos novos e está para durar.

Os 1ºs travões (Tektro V-Brake) :
Não tenho muito a dizer sobre eles: sobreviveram 3 anos, com uma travagem fraca, melhorando um pouco com uns calços BBB.

1º Conjunto avanço/guiador:
Com uma estética apagada e um peso elevado, apenas tem de positivo terem servido durante 3 anos.

Espigão selim/ 1º selim:
O espigão do selim ainda se mantém, pesado e muito riscado de o subir/descer.
O 1º selim era razoável, reformando-se após terem-se enferrujado e partido os carris deste no fim dum salto (pequeno até).

1ªs Rodas:
Sem marca. Levaram bastante porrada tendo-se empenado apenas uma vez, troquei-as porque mudei para tavões de disco e os aros estavam muito gastos das travagens.

1ºs/2ºs Pedais:
Os pedais de origem eram de plataforma, então depressa os troquei por uns Wellgo automáticos que também já deram o berro há pouco tempo (muitos Kms).

Sobre os pneus digo já tudo o que tenho a dizer: Pneus Michelin não são para mim. Fizeram-me cair uma data de vezes, e deram-me uma carga de furos… nunca mais.


E já agora, como está a minha Mondraker agora... 8)
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Mais fotos para a próxima


Divirtam-se e Boas Pedaladas.
 

Milhas_Rev

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Re: [Análise - Longa Duração] Mondraker Ventura 2003

Boas,

Eu sou 1 bom conhecedor das molas de madeira :mrgreen:, durante varios anos tive a sua especial companhia... :twisted:.
Mas agora, está a verdadeira maquina principalmente com a nova rock shox que irá ter uma mudança e todos os outros upgrades :shock:.
Decididamente está 5*****
 

Milhas_Rev

New Member
Re: [Análise - Longa Duração] Mondraker Ventura 2003

Vídeo dos inícios da Mondraker Ventura (escadinhas :twisted:)

http://www.youtube.com/watch_video?v=FsdZ8JZ43UA
 

BamS

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Re: [Análise - Longa Duração] Mondraker Ventura 2003

Milhas, esse vídeo já deve ter uns 3 anos, não? Pelo menos.

Aquelas escadas! desci-as eu muitas vezes com a SR Suntour... :choneh: provavelmente foi por isso que ficou com a folga que tem.

Talvez ainda hoje meta aqui a análise actualizada...
 

BamS

New Member
Finalmente parte da análise actualizada:

Quadro: Alumínio 7005 (SCA)
Medida: 16,5” ou 17”
Suspensão: SR Suntour XCC (60mm de curso) Rock Shox Recon 351 U-Turn (85-130mm)
Caixa de direcção: n/d
Avanço: Abyss Race Face Evolve XC
Guiador: Abyss Race Face Evolve XC
Espigão de selim: Abyss
Selim: n/d Specialized
Manetes travão: Shimano Acera Shimano Deore
Manípulos mudanças: Shimano Acera Shimano LX
Desviadores F/T: Shimano Acera/Alívio Shimano LX/XT
Cassete: Shimano HG 11/34 - 8 vel. Sram PG990 – 9v.
Travões: Tektro V-Brake Shimano Deore Hidraulicos
Pedaleira: Truvativ X-Forge 42/32/22
Aros: n/d Rodi FR
Cubos: n/d Shimano
Pneus: Ching Cheng Chung Tire 1.95 Geax Saguaro 2.1
Pedais: Plataforma Shimano M520
Peso: 13,5 a 14 kg 13 a 13,5Kg
De todos os upgrades que fiz, posso dizer que não me arrependo minimamente dos €€€€ gastos.

Vista geral:
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Suspensão: Rock Shox Recon 351 U-Turn (85 – 130mm):

Antes de pensar em comprar a Recon, pensava em comprar a Tora, depois de a ver nas novidades de 2006. Mas como mais tarde soube que a Recon 351 andava pelos 320€, não pensei 2 vezes: é esta… A escolha entre a Recon U-Turn e a Solo Air foi algo mais complexa, mas recaiu para a U-Turn por razões monetárias.
É o upgrade que mais adoro na minha bike. Esta suspensão é muuuuuuuito melhor que a anterior… acho que nem devia comparar.
Assim que a tirei da caixa, reparei logo no aspecto robusto, muito robusto até comparada com a anterior (desmontada da bike parece ainda mais “gorda”), então quando a mondei, a suavidade pareceu-me brutal em comparação com a Suntour.
Tem o dobro do curso da suspensão anterior (60mm-130mm)

Comportamento:
Nunca me deixou mal, nem nas piores condições (saltos, pedras, …). Tem um funcionamento espectacular, com grande sensibilidade, que só não é maior porque a mola standart não é para o meu peso (60-62Kg), mas estamos a tratar disso…
Comparando com a Fox Float RLC que experimentei no Test Drive numa Specialized, não me posso queixar muito, pois prefiro o tacto da Recon ao da Float, embora a Fox seja superior em sensibilidade.

Regulações:
Esta suspensão tem regulações do curso (U-Turn, em cima, no lado esquerdo), compressão até bloqueio parcial (Dial azul, no topo, no lado direito) e recuperação (Pequeno boão, ao fundo, no lado direito).
O curso está quase sempre no máximo (130mm), favorecendo as descidas e a sensibilidade (embora consiga subir “paredes” com 130 à frente).
Tenho sempre a compressão aberta, salvo raras vezes…
A recuperação está rápida (1 a 2 voltas da mais rápida -> aumenta a sensibilidade)

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Ah, quase me esquecia: Pesei a suspensão (com tubo cortado)

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Mais análise para quando houver tempo…

Boas Pedaladas
 

estriga

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Gostei muito... :D


eh eh

Tambem tenho um Mondraker Ventura Sport e já lhe fiz um upgrade em breve mostro e faço uma descrição das alterações.
 

jota

Member
Upgrades feitos com inteligência. Conforme o material ia berrando, tu foste trocando. Só não curto muito as rodas por serem "pesaditas", mas se tu lhes dás muita porrada presumo que tenha sido boa escolha.
 

BamS

New Member
Boas
Desde já obrigado pelos comentários.
Venho expor mais um pouco da análise à Mondraker Ventura, visto que arranjei um pouco de tempo.

Rodas: Rodi FR :twisted:
(estava a pensar em falar mais tarde delas, mas surgiu uma oportunidade)
jota, estou de acordo contigo. São umas rodas pesaditas e robustas, mas vale mesmo a pena a compra – preço: 75€ o par com cubos shimano center lock :shock:(para mim ainda valeu mais a pena, visto terem sido prenda de anos de um primo :mrgreen:).
A verdade é que já levaram alguma porrada, sem qualquer alteração estrutural. Apenas têm como pontos negativos o peso (não noto assim tanto…) e uma ligeira flexão lateral em curva (há curvas em que oiço o disco a roçar pontualmente nas pastilhas - penso que seja disso).
Resumindo: estas rodas são uma boa opção para quando falta t€mpo, e não deixam ninguém mal. :exacto:

(não tenho fotos das rodas em pormenor, mas podem vê-las em fotos anteriores)

Mais umas fotos:
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Nas próximas apenas peço que rodem a cabeça, ou o monitor (lol)
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(em cima: espigão de selim - ainda o de origem)
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(o meu componente preferido - a suspensão :mrgreen:)

Boas pedaladas
 

MikeST

New Member
Boas,
também tenho uma ventura.E também partilho a mesma opinião que a tua acerca do quadro :D.Da uma sensação de ser "forte" para adversas situações.

Belos UPGRADES que ai fizeste :wink:. Esta muito fixe a tua bike assim.Cm se costuma dizer, "esta no ponto".

Continua ,

abraço
 
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