4 anos e meio após ter comprado a Mondraker Ventura, venho aqui fazer uma análise de longa duração, numa parte do fórum que adoro.
Na altura a escolha foi fácil: com 14 anos não percebia nada de bikes e a que escolhi foi a que me pareceu mais bonita das que estavam na loja dentro dos 400€. Por sinal escolhi a que tinha melhor relação qualidade/preço sem saber…
Para já fica aqui a 1ª parte:
Começando com os componentes originais:
Quadro: Alumínio 7005 (SCA)
Medida: 16,5” ou 17”
Suspensão: SR Suntour XCC (60mm de curso) :wtf:
Caixa de direcção: n/d
Avanço: Abyss
Guiador: Abyss
Espigão de selim: Abyss
Selim: n/d
Manetes travão: Shimano Acera
Manípulos mudanças: Shimano Acera
Desviadores F/T: Shimano Acera/Alívio
Cassete: Shimano HG 11/34 - 8 vel.
Travões: Tektro V-Brake
Pedaleira: Truvativ X-Forge 42/32/22
Aros: n/d
Cubos: n/d
Pneus: Ching Cheng Chung Tire (mais ou menos isto)
Pedais: Plataforma
(não tenho fotos dela nova com componentes originais, nem encontro na net)
Peso: 13,5 a 14 kg
Quadro:
É o melhor que veio na bike. É super robusto: tubo diagonal de elevado diâmetro e escoras quadradas e tem uma estética óptima, mesmo vindo da gama baixa. Fez mais de 15000Km, quase sempre por terra e por vezes fez/faz alguns saltos. O tamanho (medi uma vez) é 16,5” ou 17”, sendo sem dúvida, neste momento, um quadro pequeno para mim (meço 1,78m apróx.).
Relativamente ao comportamento: é bom no geral, com um centro de massa baixo, no entanto tem uma traseira saltitante, que se nota apenas na presença de uma boa suspensão. Só lhe falta uma coisa: amortecedor.
(ATENÇÃO: Imagens dos componentes no seu estado actual... :cadeirada: - Por isso é que os troquei :mrgreen
A 1ª Suspensão (SR Suntour XCC):
Ao contrário do quadro, este foi o pior componente que veio na bike. Tem regulação de pré-carga: muito dura ou super dura, sensibilidade nem vê-la, 60mm de curso, dos quais só 40 estavam disponíveis (ou não) :evil: :evil:. Esteticamente não é nada do outro mundo, com um aspecto superior ao comportamento (até há suspensões de supermercado melhores).
Ao longo do tempo fui-lhe fazendo algumas modificações tipo: tirar foles :huh: (não recomendado), sacar das molas e tirar uma borracha que lhe limitava o curso a 40mm... :lol: Com a utilização que lhe foi dada, chegou a uma altura que era completamente inútil andar com ela: muito perra e com uma folga entre as barras e as pernas de uns 3mm, o pior é que não dava para abrir para lubrificar nem tirar a folga. Por isto tudo recebeu uma alcunha: a molas de madeira. :choneh:
O desviador tr. Alívio
E o da frente Acera
Os manípulos das mudanças
A 1ª Transmissão (Shimano Acera/Alívio):
Foi boa enquanto durou: era pouco desafinada e trabalhou razoavelmente bem, com uns manípulos das mudanças com a posição um pouco subida (em relação aos Rapidfire normais). No entanto teve o seu desgaste, me que levou a fazer um upgrade mais tarde:
Manípulos das mudanças/travões: com o desgaste interno, enquanto estava a andar, ao mudar a mudança de trás (para mais leve), fiquei com o botão na mão… saiu pura e simplesmente.
Desviadores: com uma queda há 2 anos, o desviador da frente (Acera) entortou-se, deixando de funcionar correctamente. Já o detrás (Alívio) aguentou-se bem quando um dropout se partiu, mas ganhou folga e mais tarde, ao pôr mudanças mais leves entrelaçava-se nos raios…
A corrente original (de 8 velocidades) cumpriu o seu dever.
Pedaleira (Truvativ X-Forge): este sim, um grande componente. Apenas precisou de um eixo novo este ano, ainda não levou pratos novos e está para durar.
Os 1ºs travões (Tektro V-Brake) :
Não tenho muito a dizer sobre eles: sobreviveram 3 anos, com uma travagem fraca, melhorando um pouco com uns calços BBB.
1º Conjunto avanço/guiador:
Com uma estética apagada e um peso elevado, apenas tem de positivo terem servido durante 3 anos.
Espigão selim/ 1º selim:
O espigão do selim ainda se mantém, pesado e muito riscado de o subir/descer.
O 1º selim era razoável, reformando-se após terem-se enferrujado e partido os carris deste no fim dum salto (pequeno até).
1ªs Rodas:
Sem marca. Levaram bastante porrada tendo-se empenado apenas uma vez, troquei-as porque mudei para tavões de disco e os aros estavam muito gastos das travagens.
1ºs/2ºs Pedais:
Os pedais de origem eram de plataforma, então depressa os troquei por uns Wellgo automáticos que também já deram o berro há pouco tempo (muitos Kms).
Sobre os pneus digo já tudo o que tenho a dizer: Pneus Michelin não são para mim. Fizeram-me cair uma data de vezes, e deram-me uma carga de furos… nunca mais.
E já agora, como está a minha Mondraker agora... 8)
Mais fotos para a próxima
Divirtam-se e Boas Pedaladas.
Na altura a escolha foi fácil: com 14 anos não percebia nada de bikes e a que escolhi foi a que me pareceu mais bonita das que estavam na loja dentro dos 400€. Por sinal escolhi a que tinha melhor relação qualidade/preço sem saber…
Para já fica aqui a 1ª parte:
Começando com os componentes originais:
Quadro: Alumínio 7005 (SCA)
Medida: 16,5” ou 17”
Suspensão: SR Suntour XCC (60mm de curso) :wtf:
Caixa de direcção: n/d
Avanço: Abyss
Guiador: Abyss
Espigão de selim: Abyss
Selim: n/d
Manetes travão: Shimano Acera
Manípulos mudanças: Shimano Acera
Desviadores F/T: Shimano Acera/Alívio
Cassete: Shimano HG 11/34 - 8 vel.
Travões: Tektro V-Brake
Pedaleira: Truvativ X-Forge 42/32/22
Aros: n/d
Cubos: n/d
Pneus: Ching Cheng Chung Tire (mais ou menos isto)
Pedais: Plataforma
(não tenho fotos dela nova com componentes originais, nem encontro na net)
Peso: 13,5 a 14 kg
Quadro:
É o melhor que veio na bike. É super robusto: tubo diagonal de elevado diâmetro e escoras quadradas e tem uma estética óptima, mesmo vindo da gama baixa. Fez mais de 15000Km, quase sempre por terra e por vezes fez/faz alguns saltos. O tamanho (medi uma vez) é 16,5” ou 17”, sendo sem dúvida, neste momento, um quadro pequeno para mim (meço 1,78m apróx.).
Relativamente ao comportamento: é bom no geral, com um centro de massa baixo, no entanto tem uma traseira saltitante, que se nota apenas na presença de uma boa suspensão. Só lhe falta uma coisa: amortecedor.
(ATENÇÃO: Imagens dos componentes no seu estado actual... :cadeirada: - Por isso é que os troquei :mrgreen
A 1ª Suspensão (SR Suntour XCC):
Ao contrário do quadro, este foi o pior componente que veio na bike. Tem regulação de pré-carga: muito dura ou super dura, sensibilidade nem vê-la, 60mm de curso, dos quais só 40 estavam disponíveis (ou não) :evil: :evil:. Esteticamente não é nada do outro mundo, com um aspecto superior ao comportamento (até há suspensões de supermercado melhores).
Ao longo do tempo fui-lhe fazendo algumas modificações tipo: tirar foles :huh: (não recomendado), sacar das molas e tirar uma borracha que lhe limitava o curso a 40mm... :lol: Com a utilização que lhe foi dada, chegou a uma altura que era completamente inútil andar com ela: muito perra e com uma folga entre as barras e as pernas de uns 3mm, o pior é que não dava para abrir para lubrificar nem tirar a folga. Por isto tudo recebeu uma alcunha: a molas de madeira. :choneh:
O desviador tr. Alívio
E o da frente Acera
Os manípulos das mudanças
A 1ª Transmissão (Shimano Acera/Alívio):
Foi boa enquanto durou: era pouco desafinada e trabalhou razoavelmente bem, com uns manípulos das mudanças com a posição um pouco subida (em relação aos Rapidfire normais). No entanto teve o seu desgaste, me que levou a fazer um upgrade mais tarde:
Manípulos das mudanças/travões: com o desgaste interno, enquanto estava a andar, ao mudar a mudança de trás (para mais leve), fiquei com o botão na mão… saiu pura e simplesmente.
Desviadores: com uma queda há 2 anos, o desviador da frente (Acera) entortou-se, deixando de funcionar correctamente. Já o detrás (Alívio) aguentou-se bem quando um dropout se partiu, mas ganhou folga e mais tarde, ao pôr mudanças mais leves entrelaçava-se nos raios…
A corrente original (de 8 velocidades) cumpriu o seu dever.
Pedaleira (Truvativ X-Forge): este sim, um grande componente. Apenas precisou de um eixo novo este ano, ainda não levou pratos novos e está para durar.
Os 1ºs travões (Tektro V-Brake) :
Não tenho muito a dizer sobre eles: sobreviveram 3 anos, com uma travagem fraca, melhorando um pouco com uns calços BBB.
1º Conjunto avanço/guiador:
Com uma estética apagada e um peso elevado, apenas tem de positivo terem servido durante 3 anos.
Espigão selim/ 1º selim:
O espigão do selim ainda se mantém, pesado e muito riscado de o subir/descer.
O 1º selim era razoável, reformando-se após terem-se enferrujado e partido os carris deste no fim dum salto (pequeno até).
1ªs Rodas:
Sem marca. Levaram bastante porrada tendo-se empenado apenas uma vez, troquei-as porque mudei para tavões de disco e os aros estavam muito gastos das travagens.
1ºs/2ºs Pedais:
Os pedais de origem eram de plataforma, então depressa os troquei por uns Wellgo automáticos que também já deram o berro há pouco tempo (muitos Kms).
Sobre os pneus digo já tudo o que tenho a dizer: Pneus Michelin não são para mim. Fizeram-me cair uma data de vezes, e deram-me uma carga de furos… nunca mais.
E já agora, como está a minha Mondraker agora... 8)
Mais fotos para a próxima
Divirtam-se e Boas Pedaladas.