[Análise Longa Duração] BH's Coronas 01 vs Expert Team Disc 04

snowbike

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Olá,

tenho seguido com muita atenção este forum desde que o descobri à uns meses atrás, e tenho aprendido bastantes coisas com a experiência dos outros.

Uma das áreas que considero mais interessantes é a "Análises e testes", visto que poderemos ver a opinião sobre bicicletas e componentes, algo que nos pode ajudar na compra de determinado material. Como a maior parte das vezes, essas análises são feitas a bicicletas/componentes novos e com pouco tempo de utilização, dá para ter uma ideia, mas nunca sabemos como é a fiabilidade dos mesmos como o passar dos km's. Penso ser igualmente importante dar a conhecer como se comporta determinado material com a passagem dos anos e dos km's.

Sendo assim, aqui vou fazer uma análise das minhas duas bicicletas, que tenho utilizado desde que me iniciei neste desporto/hobby espectacular. :p

BH Coronas Replica Deore 2001

Depois de no ano 2000 me ter iniciado com uma BH Supra 100 (herdada do meu irmão) comprada num supermercado, optei em 2001 por comprar uma bicicleta nova e um pouco mais adequada aos caminhos que estava a começar a frequentar com mais assiduidade. Optei por ficar na mesma marca, visto que a BH Supra nunca me tinha dado problemas nos 3000km que fiz nela. Escolhi então uma BH Coronas Replica Deore, que adquiri nova em Jan 2001 por 550€ (ou melhor, 110 contos, visto que o euro ainda era uma miragem na altura)

Quadro: ALUMINIO 7005
Suspensão: SUNTOUR M9050
Caixa Direcção: YST
Travões: Intox V-Brake
Manipulos Mudanças: SHIMANO DEORE
Pedais: WELGO 813
Pedaleira: SUNTOUR CR 314
Aros: RODI ROCK
Cubos: SRAM 5.0
Desviador Dianteiro: SHIMANO DEORE
Desviador Traseiro: SHIMANO DEORE
Selim: SELLE BASSANO SMART CORONAS

Infelizmente não tenho nenhuma foto dela desse tempo, mas o que me deixa mais saudades, são os pneus com o piso verde, que davam um aspecto único à bicicleta.

Andei com ela com essa configuração durante 13.000km até Nov 2003, data em que comprei outra bicicleta, e esta encostou às boxes e passou a ser usada só nas férias de verão, ali para os lados de Pombal.

A única coisa que foi modificada durante esse período foi o aro dianteiro, que passou a ser um Mavic 117 Ceramic, e o selim que passou a ser um Fizik Nisene.

De Jan 2001 a Nov 2003, acompanhou-me por trilhos em Sintra, Arrábida, Jamor, algumas incursões por estrada das quais destaco 2x Troia-Sagres (feito não no fim do ano, mas em Abril), e uma incursão na serra do Sicó que tem alguns dos pisos mais duros que fiz com ela.

Em Fev 2005, resolvi trazé-la novamente para Lisboa, porque era pena uma bicicleta destas ser só usada durante umas semanas no verão.

Ainda fez mais 2.000km até lhe trocar a transmissão pela primeira vez. Em Maio 2005, levou então um novo eixo pedaleiro Shimano qualquer coisa (não sei qual a referência, mas penso ser Octalink :s), uma pedaleira Deore 2001 (acho eu :oops:), porque era das mais baratas, uma cassete Shimano (das piores de 9v talvez tenha sido Deore, mais uma vez mandou o factor preço), e uma corrente shimano. como podem ver tudo material baixo de gama, mas que mesmo assim fez mais 17.000km até Nov deste ano.

Aos 17.000km o aro traseiro cedeu numa volta na serra de Sintra, e abriu uma barriga devido ao desgaste acumulado. Ainda bem que assim foi, porque os aros originais não eram grande coisa, visto ficarem empenados com alguma frequência. Levou então uma roda toda nova, composta por um aro Mavic X317 e um cubo Deore.

Tal como já disse, em Nov 2006 resolvi dar-lhe uma segunda vida, e fez uma manutenção/upgrade que lhe deixou revitalizada para mais alguns km's.

Mas chega de texto e vamos às fotos :mrgreen:

Aqui está ela na sua configuração actual e contabilizando mais ou menos 32.500km

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Em termos de transmissão resolvi colocar-lhe um desviador traseiro Deore LX bem como uma cassete Deore LX

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Bem como o dianteiro, que veio substituir o original Deore que estava com alguma folga, apesar de estar ainda 100% funcional

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A pedaleira para não destoar passou a ser igualmente Deore LX. Somente a corrente se ficou por uma Deore. Os pedais são uns Wellgo M18 que vieram substituir os originais que ao fim de 12.000km se começaram a desintegrar :mrgreen:

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Outro dos componentes que necessitava de mudança urgente, era a suspensão original Suntour M9050 que tinha uma folga considerável. Optei por lhe meter uma Rock Shox Duke C U-Turn de 2003 que comprei usada. Esta suspensão tem 10.000km e 3 manutenções feitas, a última das quais em Nov 2006 antes de me vir parar às mãos, pelo que está como nova

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Destaco a suavidade do seu funcionamento e a meu ver só tem o defeito de não ter um bloqueio no guiador :|

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Tal como referi, o selim é um Fizik Nisene, excelente em conforto e robustez :wink:

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Em termos de rodas, a dianteira tem o tal aro Mavic Ceramic, que tem uma robustez impressionante (nunca empenou :shock:) bem como uma boa eficácia de travagem mesmo com chuva e lama, isto porque também tenho uns calços especiais para aros de cerâmica

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Já o cubo dianteiro, ainda é original, e devido a esse facto e de nunca ter tido manutenção, apresenta uma ligeira folga, pelo que brevemente vai para manutenção

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O aro traseiro, optei igualmente por um Mavic, neste caso um X317, que em 15.000km nunca empenou e espero que assim continue :p

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O cubo traseiro, é um Deore, que tambem nunca viu manutenção nem me deu chatiçes em 15.000km

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Já os travões, são o elo mais fraco, visto que a sua eficácia, mesmo em novos, nunca foi exemplar, mas brevemente, e aproveitando o facto de ter que mudar os calços traseiros, vou-lhe trocar toda a cablagem (cabos + bichas) pelo que espero que fique um pouco melhor, do que está actualmente

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Em termos de posto de condução, destaco o guiador e o seu tamanho que considero quase ideal, principalmente nos single tracks :wink:, bem como o facto de lhe puder puxar o lustro e o usar como espelho :mrgreen: A única coisa que não é original aqui, são os manipulos de mudanças, que com este último upgrade passaram a ser igualmente Deore LX, substituindo os originais Deore. Dos originais, o manipulo das mudanças dianteiras estava nas últimas, visto ter começado a ficar a trabalhar no vazio de vez em quando (parecia que fica o cabo solto), já o traseiro ainda estava para as curvas, mas
foi igualmente trocado. Podemos ver igualmente o ciclometro do Lidl, que custou a módica quantia de 5€ e tem 20 funções, das quais destaco a temperatura

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O modelo mais baixo das réplicas disponiveis no catálogo de 2001, mas que nunca me deixou apeado (mesmo com o aro traseiro com uma barriga, ainda fez mais 50km até casa) :mrgreen:

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Em resumo, estou mais do que satisfeito com a minha opção feita em 2001, bem como com o upgrade que lhe fiz recentemente, visto que passou de uma bike baixo de gama, para uma gama média (média/baixa para alguns, e para outros continua gama baixa, depende da perspectiva :mrgreen:), que chega e quase que sobra para aquilo que eu pretendo

Pontos Positivos
- Relação preço/qualidade/componentes (inicialmente, principal motivo que levou à sua aquisição)
- Rodas actuais, pela sua robustez (nunca tive necessidade de as desempenar)
- Eficácia da suspensão actual
- Posição de condução, boa para rolar

Pontos Negativos
- fixação do cantil no tubo vertical do espigão, não pode ser utilizado (pelo menos para cantil) visto que o fundo do mesmo (cantil) fica a bater no quadro, mas que de momento não me faz falta.
- Eficácia dos V-Brake com chuva e lama (principalmente o traseiro, visto que o aro dianteiro em cerâmica ajuda a atenuar esse facto)
- O quadro não dá para travões de disco :evil:
- As rodas originais, que empenavam com facilidade
- Peso, algo que foi atenuado neste upgrade, mas que para ser sincero, o único momento em que o noto, é quando tenho que agarrar nela para ir para casa (3º andar), porque a rolar ou no monte não noto nada


BH Expert Team Disc 2004

A minha segunda bicicleta, e visto ter ficado satisfeito com as experiências anteriores, é também uma BH modelo Expert Team Disc modelo 2004, que adquiri em Nov 2003 por 1000€.

Apesar de estar satisfeito à data com a BH Coronas, tinha chegado a altura de comprar uma bike um pouco melhor. O que me levou a optar por esta foi:

1- Ter chegado a altura de fazer a manutenção na Coronas (transmissão completa) :oops:
2- Ter travões de disco Hidráulicos 8)
3- No global, melhores componentes, que garantiam mais eficiência e robustez

Configuração de origem:

Quadro: Aluminio 7005 D-B Slop Racing disc
Suspensão: Suntour Axon S-RL
Travões: Hidráulicos Formula B4 Sport
Manipulos Mudanças: Shimano LX
Pedais: WELGO 813
Pedaleiro: Truvativ Firex SL
Pneus: Michelin Wildgripper X-Comp
Aros: Mavic X223 disc
Cubos: Shimano M475
Avanço: Truvativ XR
Guiador: Truvativ XR Flatbar
Desviador Dianteiro: Shimano LX
Desviador Traseiro: Shimano XT
Selim: Fizik Pave
Peso: 11.8 kg

Tal como a Coronas, a sua utilização foi principalmente por trilhos de Sintra, Arrábida e Jamor, tendo feita tambem algumas maratonas, nomedamente Mafra, Penedo Gordo e Idanha-a-Nova Raia90

Aqui está ela na sua configuração actual, depois de em julho 2005 ter levado uma transmissão nova

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O desviador traseiro, continua a ser o original, visto ainda estar para as curvas, apesar de estar a precisar de uma ligeira afinação. A cassete no upgrade passou a ser uma SRam PG970 e a corrente uma SRam PC99. Nesta imagem podem ver igualmente o único dano no quadro, devido a um erro no cálculo de trajectória, raspei num pilar de cimento com o quadro e com o desviador traseiro. Nada de grave :wink:

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O desviador dianteiro continua igualmente a ser o original e está a 90% visto estar com uma pequena folga. Esta folga não tem influência nenhuma no seu funcionamento que está nos 99% (precisa de uma ligeira afinação)

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A pedaleira, levou um upgrade para Deore LX. Até agora e com 6.000km, continua como nova, apesar de ter lhe dado recentemente com lubrificante nos rolamentos, visto que isto de andar à chuva e nunca ter levado manutenção, fez com que ficasse um pouco "presa". Mas ficou resolvido o problema com a lubrificação :D

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Em termos de rodas, robustez a toda a prova isto apesar de tanto os aros como os cubos, serem baixo de gama. Nestes pouco mais de 23.000km que ela tem feitos, nunca tive que desempenar as rodas :wink:

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De realçar que ambos os cubos nunca levaram manutenção :shock:

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Roda traseira

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O pneu traseiro é um Michelin Wildgripper P Resistant, que tem um piso excelente para este tempo de lama. De referir que só utilizo este pneu aos fins de semana nas incursões pelo monte. Durante a semana, e para a vida citadina que ambas fazem, utilizo pneus de btt, com o piso mais gasto (para não dizer carecas, ou slicks, como prefiram :mrgreen:)

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Em termos de pedais, tal como a Coronas, está equipada com uns Wellgo M18, com uma boa relação preço/qualidade, e têm a vantagem de ter uma estrutura "aberta" que permite um encaixe mesmo com lama

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Em termos de selim, este Fizik Pavé, não é tão confortável como o Nisene da Coronas, mas chega por agora

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A suspensão é que foi uma das maiores surpresas da bicicleta :shock:. Quando a encomendei, sem a ter visto ou experimentado (só o que tinha visto na net), fiquei assim um bocado de pé atrás :roll: "Então vou dar 1000€ por uma bike que trás uma suntour como suspensão :evil:". Isto é o que muitos ainda pensam das suspensões da Suntour. Mesmo assim decidi arriscar, por dois motivos, primeiro, pelo que tinha lido na net sobre a suspensão (caracteristicas e ensaios), e segundo, porque alguns modelos da BH desse mesmo ano, mas de gamas superiores em preço, também a traziam de série, por isso não
devia ser má de todo.

E ainda bem que arriquei. Este modelo Axon S-RL a ar, tem me surpreendido pelo positiva, pela sua eficácia e robustez :yeah:

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Apesar de ter um pouco mais de 23.000km, nunca levou nenhuma manutenção, visto que nunca foi necessário, porque a sua eficácia está igual a nova, ou melhor, visto que acho que acertei com a pressão correcta para o meu peso/uso :mrgreen:

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Ou seja, neste momento a trocar de suspensão (neste caso, só quando esta der algum problema), irá ser por outra Suntour modelo equivalente, visto estar plenamente satisfeito com a sua eficácia/robustez :wink:

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Mas numa volta na arrábida no inicio deste ano, ainda apanhei um susto que pensei ser da suspensão. Para quem conhece, no fim dos trilhos onde se encontra um moinho, continuando pelo sopé dos montes, apanha-se um estradão de terra batida que termina junto de uma estrada alcatroada perto de uma capela (peço desculpa pela descrição, mas penso que conseguem identificar qual é :oops:). Este estradão é um constante sobe e desce, que se faz a uma velocidade considerável, visto ser necessário ganhar balanço para as subidas. Ora numa destas descidas em que ia lançado a 40km/h ou mais, apanhei um buraco considerável na estrada :evil: Foi impossivel evitá-lo. Ainda pensei, "vou-me partir todo", mas a suspensão lá conseguiu aguentar aquilo. Mas quando cheguei perto da capela e parei, notei uma pequena folga :cry: Pensei logo, ok, fiquei com uma folga na suspensão, afinal isto não deixa de ser Suntour :evil: Andei com essa ideia durante alguns meses, e já andava a pesquisar uma nova suspensão. Mas devido ao que se aprende aqui no forum, resolvi ver se o problema não era da caixa de direcção, e de facto era :p Estava ligeiramente desapertada. Já lhe dei uns apertos, mas já voltou a desapertar, pelo que penso que não ficou a 100%

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Em termos de posto de condução, só não aprecio a largura exagerada do guiador

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Os travões estão a cargo de uns Formula B4 Sport, que têm uma eficácia boa (nunca utilizei outros travões disco hidráulicos, pelo que não posso comparar). Até ao momento só me deram um problema, ao ter uma fuga de oleo pelo depósito que se encontra junto do manipulo de travagem (isto por volta dos 19.000km).

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Tive igualmente alguns problemas iniciais para afinar os travões, visto estarem a roçar as pastilhas nos discos. Com a utilização de algumas anilhas, consegui corrigir essa afinação (apesar dos discos estarem desde inicio ligeiramente empenados) :evil: Realço a qualidade das pastilhas originais, que juntaram uma boa eficácia de travagem com uma boa durabilidade (13.000km) :wink:

O dianteiro com um disco de 160mm (segundo par de pastilhas)

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E o traseiro com um disco de 140mm (terceiro par de pastilhas)

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Aqui podemos ver o ciclometro, mais uma vez do Lidl e que encontra protegido com um plástico, porque apesar de ser à prova de salpicos, a acumulação de água entre o ciclometro e o suporte na zona dos contactos, provoca um funcionamento irregular, pelo que optei por protegê-lo com um plástico. O bloqueio remoto da suspensão no guiador é excelente, apesar de já não prender na posição de bloqueio :oops: pelo que quando quero bloquear a suspensão (principalmente, quando pedalo de pé), tenho que o segurar na posição de bloqueio com o polegar. Pensado bem e agora que me habituei, não é assim tão mau, pelo menos não existe o perigo de me esqueçer dela bloqeada (algo que aconteceu no inicio) :wink:

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Mas algo que continuo a adorar, ainda hoje 3 anos depois de a comprar, é o design dos tubos em forma de diamante (isto segundo a BH, para mim são losangos). Este quadro alia uma estética boa, com uma boa posição para "atacar" aqueles trilhos mais técnicos (ao contrário da Coronas que tem um quadro com uma geometria melhor para rolar)

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Actualmente, utilizo ambas (uma de cada vez, como é óbvio :mrgreen:) as bicicletas quase todos os dias (daí a quilometragem elevada das duas, em pouco tempo), visto que ao fim de semana, vão para o monte, e durante a semana, são o meu meio de transporte para o trabalho. Como prova que elas também vão para o monte, aqui está ela, no fim de um passeio recente na Arrábida :mrgreen:

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Em resumo, estou igualmente satisfeito com a compra da Expert Team Disc, tanto pelos componentes que vinham de origem (só troquei as peças de desgaste rápido), bem como pela sua eficácia.

Pontos Positivos
- Estética, adoro aquele quadro
- Relação preço/qualidade/componentes
- Travões, pela sua eficácia e fiabilidade (manutenção uma vez, em 3 anos e 23.000km)
- Rodas, pela sua robustez (nunca tive necessidade de as desempenar)
- Eficácia e robustez da suspensão (nunca viu as mãos de um mecânico, mantendo a eficácia original)
- Posição de condução, boa para trilhos técnicos
- Pintura resistente à projecção das pedras

Pontos Negativos
- fixação do cantil do tubo vertical do espigão, não pode ser utilizado (pelo menos para cantil) visto que o fundo do mesmo (cantil) fica a bater no quadro (parece ser problema crónico das BH's visto que o mesmo acontece na Coronas).
- a pintura não é envernizada, segundo as informações que estavam no catálogo da BH era "mate", ou seja, é algo "gomosa" que é excelente para a proteger contra pedras, mas que a torna dificil de limpar a seco, implica passar sempre com um pano húmido. Tanto podemos considerar este facto positivo, visto tornar a pintura mais resistente a pedras projectadas pelas rodas, como negativo, visto tornar a limpeza menos fácil



Os meus objectivos com este longo discurso foram:

1- Dar a conhecer a experiência com alguns componentes ao longo de bastantes km's de utilização. Apesar de utilizar as bikes como meio de transporte, talvez 30% dos km's foram efectuados no monte. Mas não pensem que nos dias de semana elas andam só em alcatrão, longe disso, sempre que posso, vou por caminhos, estradas secundárias (normalmente com pior piso, por vezes mesmo pior que alguns estradões nas serras) e passeios. Neste dia-à-dia, talvez faça 20 a 30% em alcatrão. Mais, esta utilização, é feita em todas as condições climatéricas (excepto em dias de temporal), pelo que apanham com muita chuva, lama e areia. Poderá não ser uma utilização tão exigente como no monte, mas provoca igualmente algum desgaste.

2- Nem só de bikes topo de gama vive este desporto/hobby. Como veêm, é perfeitamente possivel, com bicicletas gama baixa/média, tirar todo o prazer desta modalidade. Não estou com isto contra os que têm grandes máquinas (quem me dera ter uma :mrgreen:), mas qualquer uma das minhas bikes me deixa um sorriso na cara no fim da cada voltinha :p

3- Agradecia que não fizessem comentários do tipo "o teu ciclometro deve de estar avariado", "x0.000 km e nunca fizeste manutenção à suspensão", visto que não seria a primeira vez que tais seriam feitos :( A esses agradeço que façam as seguintes contas. Utilizo as bicicletas quase todos os dias desde Abril de 2004 como meio de transporte. No inicio para fazer cerca de 40km diários, que passaram a ser 66km desde o inicio de Out 2005. isto fora as voltinhas de fim de semana, que quase sempre são Sábado e Domingo e com voltas nunca menos de 40km. Por isso façam as contas antes de vir fazer comentário desse cariz. :evil: :mrgreen:


Espero ter ajudado alguém com a partilha desta experiência :wink:

Abraços
 

golias

Member
Bem...

Qual é a marca dessas pastilhas que usas nos travões?? a minha bike tem 3000kms e já perdi a conta às pastihas!! e já sangrei várias vezes os meus travões que são o B4 PRO!!
 

valium

New Member
Boas !!!

Parabéns por o tópico e por as máquinas !!!
Eu também gosto de levar o material ao limite do desgaste, e tenho algumas surpresas com alguns componentes de gama baixa e com alguns anos e que ainda estão para as curvas !!!

E tens toda a razão, quando dizes que este é um desporto que não vive só de bikes topos de gama, mas também e muito de bikes de gama baixa/média, é preciso é uma bike, e um capacete, e depois muita força de vontade !!!

Cumprimentos
 

snowbike

New Member
Boas,

obrigado pelos vossos comentários :wink:

golias em relação aos travões, penso que o tempo de vida útil das pastilhas depende de vários factores:

- das pastilhas utilizadas, como disse, as que vinham com os travões, eram excelentes, e por esse motivo já comprei online umas da formula para ver se são iguais. Da primeira vez que troquei, coloquei umas da JagWire (acho que é essa a marca). Deu para ver que eram diferentes das originais para pior, mas o custo das mesmas levou a essa opção (quase metade das Formula). A que tenho à frente, ainda é destas, mas está nas últimas. A que está atrás é da BBB, enquanto estava a acamar, era excelente em termos de eficácia, agora depois de acamar, ficou um pouco pior :s Mas o que vale é que já tenho umas da Formula de reserva

- Do tipo de utilização, aqui estou a englobar tanto as condições de percurso (descidas extensas em que obriga a travar muito), bem como o modo como são utilizados os travões (há quem trave mais com o traseiro, quem trave com os dois, etc...)

- as condições de utilização, ou seja a chuva e lama, ajudam a um desgaste prematuro das pastilhas

- o peso do ciclista, também tem alguma influência no esforço exigido aos travões para parar a bicicleta

Penso que a diferente duração das pastilhas dependem destes factores todos :wink:

Em relação à manutenção dos travões em si, só tive que a fazer por uma vez, visto que uma peça de borracha que está dentro do pequeno depósito no manipulo, rebentou e foi perdendo o óleo todo. Tirando essa vez, nunca mais tive problemas. Poderá ser uma questão de sorte, ou pode ser alguma influência também dos factores que disse em cima :s

Abraços
 

snowbike

New Member
Pois é, pela primeira vez nestes anos todos fiquei apeado :(

Hoje quando ia a caminho do emprego, descobri qual era o elo mais fraco da corrente da Coronas :twisted:

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Já à dois dias que vinha a sentir algo sempre que pedalava, mas pensei que fosse algo no pedal do lado direito. Parecia que tinha perdido uma esfera, e que o eixo prendia um pouco. Ontem à noite quando cheguei a casa, lubrifiquei muito bem os pedais, e aproveitei e dei uma limpeza rápida na transmissão, mas não detectei nenhum problema na corrente, talvez por ser de noite e de estar a fazer o trabalho à pressa que estava um briol do caraças na rua :mrgreen:

Hoje de manhã, pensei que o problema tivesse desaparecido, mas logo no inicío começei a sentir novamente o mesmo sintoma (a cada duas voltas à pedaleira, lá vinha aquela sensação de algo a prender). Quando ia a fazer contas de cabeça a uns pedais novos, ao passar do prato do meio para o grande, sinto a corrente a prender, tipo chupão. Tentei libertar a corrente ao rodar a pedaleira em sentido contrário, mas a corrente estava presa :s

Quando parei e tentei identificar o problema, deparei com o elo todo aberto e preso (completamente encaixado) no desviador traseiro :evil:

Lá libertei a corrente (depois de desmontar a roda traseira) com o recurso a um canivete, mas os danos eram impossiveis de corrigir no local (infelizmente não ando com um desmonta-correntes :oops:) pelo que a solução foi meter as pernas ao caminho e voltar a casa a empurrá-la :cry:

O que vale é que ainda estava perto (2km talvez).

Chegado a casa, o que me valeu foi a "Montain Beast" :mrgreen: que tinha estado encostada às boxes a semana toda.

Ou seja, ou tive muito azar (um dos elos partir ao fim de 350km), ou a corrente vinha com defeito (visto que foi comprada online, nem me vou dar ao trabalho de reclamar).

Agora vou corrigir o problema, mas vamos ver se fico com confiança na corrente :twisted:

Seja como for, para breve vou encomendar algum material online para substituir a transmissão da Expert Team, e ao mesmo tempo , vou encomendar uma corrente SRam para meter na Coronas, porque enquanto me lembrar desta, correntes Shimano nunca mais :mrgreen:

Entretanto, aprendi a lição, e logo que possa vou comprar um desmonta-correntes, mais todas as peças para permitir um desenrascanço para situações deste tipo :wink:
 

valezim

New Member
Que contente fico por ter encontrado um admirador de uma verdadeira clássica!
Como eu te percebo companheiro!
Para mim, ainda há-de nascer outra que supere esta minha velha Burra!
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snowbike

New Member
valezim a tua está muito bonita e muito bem equipada :yeah:

A minha já vai com quase 34.000km e o aro traseiro cedeu devido ao desgaste. Durante alguns meses (e muitos km's), usei principalmente o travão traseiro devido à folga da suspensão original. Esse esforço extra deixou marcas

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Aproveitei esse facto para trocar ambas as rodas. Optei por produto nacional, e comprei umas Rodi X-Rambler

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Ainda fiz poucos km's com elas, mas se forem tão boas como são bonitas, acho que vou ficar bem servido.

Próximo passo, a substituição do avanço/guiador por uns melhores que os actuais (apesar de usados)
 

snowbike

New Member
Mais uma actualização do estado das minhas bicicletas

Coronas

Está quase a ultrapassar a barreira dos 36.000km e finalmente levou um upgrade ao seu ponto mais fraco, os travões.

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Optei por lhe colocar um conjunto Avid composto por manipulos Speed Dial 7 e travões Single Digit 7
Interessante o facto dos travões serem da mesma cor da suspensão :p

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Aqui os novos manipulos, bem como o novo avanço, mais curto que o que vinha de origem (80mm vs 120mm) e o novo guiador, ligeiramente mais largo que o original.

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Ontem tive a oportunidade de dar uma voltinha no mato com os novos travões, e a eficácia é muito boa. Resta ver como se comportam com chuva/lama.

Em termos de upgrades, não estou a contar fazer nenhum a breve prazo, visto estar plenamente satisfeito com a configuração actual :yeah:

Expert Team

Neste momento está com 26.000km acabadinhos de fazer num estirada por estrada a ligar Lisboa à Azambuja e regresso

Aqui está ela na sua versão asfáltica :mrgreen:

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Na Azambuja numa curta pausa

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Vila Nova da Rainha

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Em termos de material, a transmissão penso ser a próxima coisa a mudar, visto que se mantém a mesma que tinha quando iniciei este tópico. Ou seja, vai com quase 9.000km em cima e já se começa a queixar em algumas relações.

O cubo da roda traseira, também está a ficar com uma pequena folga, o que não deve de ser bom sinal...


De resto é limpar e lubrificar e está pronta para outra :yeah:
 

snowbike

New Member
Mais uns meses e muitos km's passados, tempo de mais uma manutenção, desta vez à Expert Team Disc 8)

Primeiro que tudo, o material que passou à reforma:

Aqui está a pedaleira Shimano LX depois de 13.000km de uso. Como podem ver os dentes dos pratos grande e médio já estão todos afiados. O prato pequeno nem está mau, visto que é pouco utilizado.

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No entanto, nem tudo correu bem nestes 13.000km. Devido à minha falta de atenção/falta de conhecimento :oops: para com a manutenção da pedaleira, um dos rolamentos entregou a alma ao criador depois de vários "banhos" de água e lama no último inverno. Resultado, o rolamento gripou, mas como eu tenho tanta força nas pernas :mrgreen:, nem notei que o movimento da pedaleira estava mais preso, pelo que esses km's feitos com o rolamento gripado, provocou um desgaste no eixo. Depois de corrigido o problema do rolamento o desgaste no eixo, provocava uma pequena folga, algo que veio a provocar a quebra do parafuso de plástico que segura o crank esquerdo ao eixo :shock: (avaria esta que veio antecipar esta manutenção)

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Em termos de cassete, tinha uma SRam 970 que aguentou bem a estes km's todos, apresenta algum desgaste nas relações que eu mais utilizava, mas como podem ver, a mais pequena e as maiores estão quase novas, visto que raramente as utilizo

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Troquei igualmente a corrente, que era uma SRam 99 que não me deu um único problema nestes km's todos (tenho o hábito de só trocar a corrente quando troco os restantes componentes da transmissão).

Tive que trocar igualmente as "rodinhas" do desviador traseiro, visto que a superior já tinha os dentes um pouco para o afiados

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Agora em termos de material novo: :twisted:

A pedaleira passou a ser uma XT usada com o prato grande e médio da Stronglight em alumínio, sendo o pequeno um prato XT usado mas em bom estado

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A cassete optei por colocar uma SRam 970 visto que gostei da anterior que tive. Dá para ver igualmente a "nova" protecção do quadro, optei por tirar a de tecido que tinha (que estava já a ficar com buracos e toda suja de óleo), por uma feita com parte de uma câmara de ar velha e presa com uns tirantes de plástico.

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Até aqui a manutenção foi simples, o maior problema foi o trocar o cubo da roda traseira :roll: O cubo original (Shimano M475), depois de 30.000km começou a apresentar um folga (tal como referi na minha última resposta), talvez devido ao facto de alguma(s) da(s) esfera(s) terem dado o berro. Como a manutenção ao mesmo ainda ia ficar cara, tinha duas opções:
- ou comprar umas rodas novas,
- ou tentar trocar o cubo por um XT usado que tinha cá em casa.

Optei por esta segunda hipótese. Comecei na segunda-feira a desmontar a roda velha, primeiro problema, não consegui tirar o disco, 2 dos 6 parafusos estão de tal forma calcinados que não os consegui desapertar :evil: Desmontei o aro, e tirei todos os raios que consegui. Próximo passo, tentar montar a roda outra vez mas com o cubo XT. Aqui neste passo voltei a pensar seriamente na hipótese de comprar uma roda nova, porque estive a ver o caso mal parado ao ter o cubo numa mão e o aro na outra "e agora?" doh :zezus: lá consegui montar a roda depois de algumas horas e tendo outra roda a servir de exemplo :hehe: :clap:

Aqui está ela quase a 100%

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Outro dos problemas que corrigi, foi o espigão do selim, visto que o original estava a ficar torto, o que levava a fazer um ranger que parecia que a bicicleta se ia partir toda Comprei um FSA Carbon Pro, que é um espigão de alumínio mas com um revestimento em carbono que lhe dá um look espectacular 8) É na medida 27,2 x 350mm o que se revelou um pouco curto, em vez dos 350mm deviam de ser 400mm, assim está mesmo no limite, mas como o próprio selim tem uma estrutura alta, está na medida certa para mim, apesar estar no limite

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Aqui estava ela pronta para o test-drive, a hora da verdade de saber se a roda não se ia partir toda :hahaha: :zezus:

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A "Mountain Beast" estava pronta para voltar ao mato :twisted:

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Para o primeiro test-drive, optei por ir dar uma voltinha ao meu local habitual de "treino", as matas do Jamor. Logo que saio de casa e dou as primeiras pedaladas, ouvi os raios todos a irem ao sitio, pensei logo, "ai que isto parte-se já tudo" :mrgreen: mas depois de acamarem, não voltei a ouvir barulho de lá.

Aqui está ela já no Jamor, depois dos primeiros trilhos

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A transmissão funcionou de modo excelente :clap: mas uma das próximas coisas a mudar/afinar vai ser o desviador dianteiro, o LX não está grande coisa :evil: A merecer atenção vai ser também o travão dianteiro que está a precisar de pastilhas novas. tirando isso só uma folga na caixa de direcção (que nota-se pouco em andamento)

No "posto de condução", optei por cortar o guiador para ficar um pouco mais pequeno, tirei quase 1cm de cada lado e ficou bem melhor :wink:

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Mais uma foto do novo espigão, em todo o seu esplendor sobre este sol maravilhoso neste Outono fora do comum 8)

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Com isto tudo, dei uma nova vida à bicicleta, e só espero que seja como os gatos, que tenha 7 visto que já vai na 3ª :mrgreen:

A Coronas, passou a fazer-me companhia durante a semana :twisted: contabilizando neste momento cerca de 38.800km e não tendo nada a assinalar na mesma, somente o funcionamento abaixo do esperado para o desviador traseiro LX :s
 

magalhaes19

New Member
Parabéns pelas bicicletas, estão muito boas!!
Quanto à suspensão suntour, também tenho uma, mas não tão boa, pois a bike também foi mais barata e devo-te dizer que para já tem dado para as minhas pedaladas todas! :mrgreen:
Apesar de tudo, goto mais da segunda, mas pela cor e os travões de disco (também tenho uns,mas mecênicos, e prefiro-os aos v-brake).
 

snowbike

New Member
Obrigado :wink: também gosto muito das minhas "meninas" :mrgreen:

Em relação à suspensão, se eu tivesse que optar por ter só uma suspensão, entre esta Suntour Axon S-RL vs RockShox Duke C acho que escolhia a Suntour :wink:

Em relação à cor da mesma, preferia que fosse outra, talvez vermelha ou outra cor "forte", este cinzento morre muito. É uma questão de comprar uma lata de spray e resolvo esse problema :mrgreen: (estou a brincar, tá claro).

Discos mecânicos nunca experimentei, mas olha que os V-Brake Avid que tenho montados na Coronas, têm um poder de travagem excelente com tempo seco, com chuva ainda não os experimentei bem, mas devem de perder bastante
 

KLUCA

New Member
Boas,

ainda não tinha visto este tópico!

antes de mais parabens pela exaustiva análise, e o meu obrigado por partilhares aqui no fórum

também tenho uma coronas e realmente as tuas palavras batem certinho. mas acho que tenho tido sorte com as rodas pois ainda não empenaram.
 

snowbike

New Member
Boas,

E as tuas rodas ainda são as originais? As minhas originais eram uma desgraça nesses aspecto de empenos, e com os travões v-brake isso nota-se logo quando a roda está empenada :evil:

E por falar na Coronas, agora que está a chegar a época das chuvas (será?), e aproveitando o facto de ter de reserva uma roda dianteira para disco, bem como um travão completo dianteiro Formula B4 Gold, brevemente vou-lhe montar um conjunto de "rodas de inverno" em que vou passar a ter um travão de disco dianteiro (que me vai ajudar bastante nas travagens com chuva) e atrás vai levar uma roda v-brake com aro em cerâmica.
 

KLUCA

New Member
snowbike said:
E as tuas rodas ainda são as originais? As minhas originais eram uma desgraça nesses aspecto de empenos, e com os travões v-brake isso nota-se logo quando a roda está empenada :evil:

As minhas rodas ainda são as originais e até agora nem um empeno. A da frente até tem o tal enraiado sem cruzamento dos raios. Mas acho que ou é sorte ou é por tomar cuidado com o sitio onde a roda passa.

Dos pneus verdinhos, apesar de já estar a arriscar demais ainda mantenho o verde à frente. Já foi passado com disco de lixa c/rebarbadora :shock: :shock: e tudo nos tacos laterais pois a borracha está mesmo ressequida. Já andei com outro novo que está em stock, mesmo só à espera que aquele dê o ultimo folego!

por sorte sei desempenar rodas. Velhos tempos de BMX onde não havia peças novas, nem dinheiro nos bolsos! Até carretos a malta recuperava, principalmente os das BMX peugeot com aros Ambrosio. (tanta esferinha que os carretos tÊm dentro :shock:)

snowbike said:
Boas,

E por falar na Coronas, agora que está a chegar a época das chuvas (será?), e aproveitando o facto de ter de reserva uma roda dianteira para disco, bem como um travão completo dianteiro Formula B4 Gold, brevemente vou-lhe montar um conjunto de "rodas de inverno" em que vou passar a ter um travão de disco dianteiro (que me vai ajudar bastante nas travagens com chuva) e atrás vai levar uma roda v-brake com aro em cerâmica.

este quadro não dá para disco. Atrás há muito que substituí o original intox por um v-brake xt. Trava bem e pronto!!

Também há de acabar por comer o aro todo e um dia vai fazer a tal "barriga" que aconteceu contigo!

Tenho de comprar uma roda nova para trás, poia a qualquer dia..... BARRIIGA!!! :mrgreen: :mrgreen:

snowbike said:
E por falar na Coronas, agora que está a chegar a época das chuvas (será?), e aproveitando o facto de ter de reserva uma roda dianteira para disco, bem como um travão completo dianteiro Formula B4 Gold, brevemente vou-lhe montar um conjunto de "rodas de inverno" em que vou passar a ter um travão de disco dianteiro (que me vai ajudar bastante nas travagens com chuva) e atrás vai levar uma roda v-brake com aro em cerâmica.

è uma boa escolha. O ano passado em Messines com chuva do principio ao fim, nem o V-brake XT atrás aguentou, pois o desgate de pastilhas e sei lá mais o quê quase faziam a travagem impossível!
 

snowbike

New Member
Realmente um dos problemas deste quadro é não ter suporte para disco, pelo que há-de "morrer" com v-brakes :twisted:

Mas tal como disses, por muito bom que seja o v-brake, com chuva e lama perde sempre eficácia. Logo que faça esta mudança para as "rodas de inverno" meto aqui uma foto :wink:


Ainda tens os pneus "verdinhos" :shock: Isso é sinal que ainda tem poucos km's? E agora pensando bem, ainda à pouco tempo passei por outra Coronas que ainda tinha os pneus verdes. Que saudades que eu tenho desses pneus por causa do efeito estético


Linda :drool: :yeah:

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KLUCA

New Member
só tenho penu verde à frente. o de trás aguentei-o até demais pois abri um buraco bem no meio do piso bem cedo. resolvi a situação com um taco por dentro e durou bue!!!

mas um dia cortou de lado e achei que estava na sua hora :mrgreen:

na altura da compra havia com pneu preto e com pneu verde. Eu escolhi o verde, na altura por ser um pneu com mais cardado. Nunca me arrependi!
 
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