E do Concílio criaram a máquina...
Finalmente! O resultado desta análise é fruto de uma paciente e ansiosa espera desde que testei a 1ª 29er em Portugal para testes há 3 anos atrás e fiquei desde aí, apaixonado pela roda 29. Posso afirmar que finalmente encontrei a minha cara-metade das pedaladas e é sem dúvida mais um momento de realização na minha longa pedalada betetistica.
Finalmente uma roda à minha altura, uma geometria ao meu tamanho, uma menina que me enche completamente as medidas e que só me leva a pensar que os Deuses do Olympo estão loucos por criarem tamanha beleza, tamanho erotismo, tamanho prazer em versão BTT.
Esperei e esperei… deixei o mercado das 29er implementar-se bem pelo nosso País e chegou o momento. Um momento que resultou numa exaustiva procura pela 29er perfeita. Até me custa dizer isto porque não existe nada perfeito mas este Ferrari das 29ers… deixa-me sem palavras.
Foram várias as propostas, as sugestões, as opções e tive muita pena da marca que me acompanha (GHOST) não ter apostado em 29ers de carbono para a próxima época. Nem a GHOST nem as restantes marcas comercializadas pela minha loja ou pelo menos com modelos e tamanhos para o meu gosto e para a minha estatura (um problema que tenho encontrado frequentemente sabe-se lá porquê…). Daí a minha procura mais exaustiva até que cheguei a uma marca que jamais pensei “pedalar”.
Belíssiomo promenor das escoras e travão
Fiquei completamente rendido a estas “máquinas do Olympo”, às suas linhas, às suas curvas, aos seus apetrechos escolhidos ao pormenor, à grande variedade de modelos para todos os gostos/carteiras e acima de tudo à relação qualidade/preço que me tentou logo de imediato.
Passagem interna dos cabos
Fiquei também muitíssimo bem impressionado com a forma de trabalhar desta marca, sem burocracias, sem demoras, sem entraves e nunca pensei que uma bicicleta que encomendei há uma semana atrás, já estivesse hoje aos meus comandos.
Ao longo da minha vida passaram-me pelas mãos ou mais pelas pernas, americanas, espanholas, mais recentemente alemãs e por esta ordem, só faltava mesmo experimentar uma italiana…
Vamos a ela…
Quadro: Olympia Nitro 1.5 29er tamanho XL (peso: 1185gr - tam. S / 1390gr - tam XL)
Os pormenores desta beleza fazem as delícias de qualquer amante das duas rodas. Começando pelo excelente trabalho das escoras, ao cuidado da passagem dos cabos pelo mesmo, à sua geometria com um slooping que torna uma 29er quase tão ágil como a ex 26, à estética simples mesmo ao meu gosto, ao excelente conforto uma vez mais para uma HT… um espanto de quadro!
Estou mais que rendido à qualidade do mesmo e até desta marca que desconhecia ou pelo menos com este contacto tão perto.
Durante o teste revelou um conforto fora do normal para uma HT que é sem dúvida fruto das suas espectaculares escoras e do desenho de todo o quadro revelando um espectacular arco aliado a um slooping elevado que torna este quadro surprendentemente ágil.
Ansioso para o levar para o palco das Maratonas...
Suspensão: Rock Shox Reba RL 29 (peso: 1590gr sem poplock)
Regresso às origens mas curiosamente agora a REBA surge tão leve quanto a SID que com a maior robustez de sempre, torna esta suspensão de eleição para ter na frente desta máquina. Menos "margem de manobra" que os 100mm a que tenho estado habituado noutras montadas mas mais sensível a qualquer impacto/obstáculo. Branquinha... linda!
Regulação/afinação fácil como sempre...
Rodas: DTSwiss XR400 29er / Cubos Novatec Superlight / Raios red ergal 2.0 (Peso 1590kg o par)
Ora depois de uma DTSwiss XR1540 durante vários anos, vieram mais umas DTSwiss. Desta vez umas XR400 e os cubos 240S deram a vez a uns Novatec superlight. Os raios red ergal surpreenderam-me pela sua robustez mas é isto mesmo que se pretende nestas rodas: a máxima rigidez possível e neste aspecto podem crer que são.
E de resto mais novidades que neste primeiro teste adorei. Os silenciosos cubos novatec são espectaculares e as rodas escolhidas ao pormenor. Gostei da sua rigidez, da sua aceleração, do seu comportamento geral ao longo do teste. Mas quero é maratonas...
O peso destas rodas não é nada especial nem eu queria que fosse especial ainda mais com esta bestinha em cima. Ainda assim, 1600gr é um peso muito bom para umas rodas 29 e sem limite de peso do ciclista.
A sua estética também é bastante simples e quanto aos cubos… bem, primeira vez com novatec e bastante impressionado. Será que irão fazer esquecer os 240S?...
Transmissão/componentes/pneus
Todas estes acessórios irão ser alvo de mudanças apenas por gosto pessoal porque a transmissão X.0 portou-se às mil maravilhas, travões espectaculares com uma potência brutal, alguns componentes também irão ser substituídos, os pneus nem desgostei (Geax Saguado 29) mas também virão outros (em principo os WTB Nano 29 tubeless).
Já agora a relação da transmissão irá ser em princípio 26/39 ou 24/38. A relação que testei foi 28/42 e para além do prato de 42 ser exageradíssimo, o prato de 28 rebenta um pouco as pernas isto com cassete 11/34.
Brevemente farei a descrição de todos os componentes assim que a máquina estiver equipada ao meu gosto.
Fica para já a apresentação desta máquina com um peso total de 10,520gr isto em quadro XL, pneus pesadotes e com camaras de ar, raios 2.0 (aqui posso retirar 200gr) e acredito que depois de todas as transformações se fique pelos 10kg o que é excelente para um quadro e rodas deste tamanho.
Habituado à excelente relação qualidade/preço de algumas marcas alemãs, não posso esconder o quanto fiquei surpreendido em encontrar a mesma relação qualidade/preço e até melhor (em alguns modelos) numa marca Italiana. Isto é quase como comprar Ferraris a preços da uva mijona… hehe
Adorei a política da Olympia que investiu em força na roda 29 para a próxima época, dando a oportunidade a qualquer viciado do pedal de ter a bicicleta dos seus sonhos por valores que nunca imaginou.
Com quadros iguais a este existem 9 modelos com acessórios, componentes e cores ao gosto de cada um.
Já em quadros de alumínio, os modelos são 7 igualmente com componentes e acessórios ao gosto de cada um.
Quanto aos mais duvidosos da roda 29, deixo esta máquina a dispor de todos os amigos que a queiram testar. As vantagens não são apenas para atletas de alta estatura como também para todas as outras.
Consigo resumir esta máquina como um humvee a descer, um galgo a rolar e um leopardo a trepar. Hehe
Para mais informações acerca deste Ferrari de roda 29, disponham. Estarei como sempre disponível a ajudar.
A primeira Olympia 29er em Portugal. ... e esta será apenas a 29er dos treinos, a qual irei apelidar de BIGER II.
A BIGER I já vem a caminho e preparem-se para mais novidades... bem para não deixar ninguém ansioso só pode ser também uma máquina Olympica... hehe
Cumprimentos betetistas
Hugo “Espigão” Carvalho
Fotos: Luis Marques