Amortecedor Perde oleo e ar

Serpa

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Caros amigos dos pedais:

Não sei porquê, mas acho que fiz asneira... :(
O meu amortecedor da minha "bichinha" Trek EX7 é um Fox RPL, mas como eu ganhei um pouco de peso e o amortecedor já não correspondia da melhor maneira, decidi meter ar... Ora, aí é que foi o problema! Arranjei um adaptador e um compressor de ar e pumba, ar lá para dentro...
O que acontece é que agora ele está a verter oleo pela parte superior (pelo controlador do rebound e pela valvula de compressão). Mais, quando eu faço peso na bicicleta para o amortecedor encolher, ouço como que liquido lá dentro...

Será que estraguei o amortecedor? Ou será que basta uma pequena revisão? E esta possivelmente será muito cara?

Obrigado pela atenção

Lúcio Serpa
 

Medroso#78

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....Boas caro camarada do pedal.. :)

Se ainda não o fez, tire lhe já ar..... pois se ainda não o retirou, está com ar a mais, e está/esteve naturalmente a esforçar os vedantes, daí o obrigar a expulsar óleo!

obs: quanto a pressão do ar, no site da fox tem as pressões adequadas ao seu peso. Eu meto ar no meu, mas é com uma bomba, e não abuso na pressão. Meto o que é por eles recomendado..

Quanto ao concerto, uma revisão normal resolve isso. Óleo novo, oring´s no sítio (se o amortecedor é novo nem precisarão estes de substituição). Quanto a valores já não sei, pois até hoje não precisei de tal. Mas entretanto aparecerá alguém que ajude nesse sentidol!! ;)
 
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Mmatos

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o problema não sera pressão a mais pois a pressão recomendada é entre os 6.5bar e os 18bar os compressores normais fazem no maximo 8bar, mais a quantidade de ar que entrou em pouco tempo pois os amortecedores levam muito pouco ar e um toquezinho só de compressor é logo ar a mais, exprimenta a retirar só o ar e voltar a encher mas desta vez com bomba indicada e ver qual é o resultado se continuar a perder liquido é só uma questão de trocar retentores o que em principio não deve de sair caro
 

juikiuj

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Essa agora, por curiosidade verifiquei há uns dias com a bomba de manómetro e tenho 2 bars no meu amortecedor. O amortecedor veio assim de origem.
Também me pareceu pouco mas... funciona bem? uma maravilha.
 

juikiuj

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No manual do meu amortecedor diz que admite pressões até 20 virgula qq coisa bars.
Funciona bem portanto tem todos os motivos até para ter menos problemas de o'rings essas coisas.
 

Serpa

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Obrigado...
Mas tenho uma duvida... para o meu peso (115 Kg), diz que tenho de ter uma pressão no amortecedor de 230-240 psi o que equivale a 15-16,5bar. o meu compressor não dá mais do que 7bar (100 psi)! :( (site: http://*** .foxracingshox.com/fox_tech_center/owners_manuals/07/eng/oe_custom_products/float_rpl.htm)
será que o ar do compressor fará mal aos amortecedores? O amortecedor levou uma revisão geral (óleo, oring's e vedantes - mandei meter tudo novo, apesar deste já não ser novo, mas saiu impecável) ainda á pouco tempo.
Acho que vou fazer o que recomendou... tirar o ar todo e meter novo, mas desta vez com a bomba de alta-pressão!
E já aprendi uma coisa... AR DE COMPRESSORES SÓ NAS RODAS.... :p
Agradeço a ajuda!

Continuação de óptimas pedaladas, que eu agora enquanto não arranjar este pequeno pormenor de mecânica, irei estar em repouso... :(

Abraços
 

oliana

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O problema não será do ar dos compressores mas do tipo de compressor e de quem os utiliza. Como não conseguimos controlar o caudal de ar quando estamos perto do limite admissível acabamos por fazer asneira. Se tivermos um manómetro para que o compressor não ultrapasse a pressão desejada, tudo bem. Mas se o manómetro for apenas daqueles indicadores, quando retiramos o dedo do gatilho, já corremos o risco da pressão ter ido além do indicado. O ideal é mesmo uma bomba de alta pressão, que se compra já com preços acessíveis, para evitar chatices futuras. Também tenho um pequeno compressor e não o utilizo por esses motivos.
No entanto as suspensões e amortecedores aguentam uma pressão bastante acima do que normalmente se utiliza.
Agora, isso nada tem a ver com a zona do rebound, pois o óleo trabalha na bainha, onde o ar não chega em situação alguma. Essa zona é independente, e no caso do meu Ario é quase anacessível.
O que sai, ou poderá sair, é o lubrificante do o-ring. Mas ainda assim é sempre preocupante, pois onde eventualmente a saída de alguma quantidade de lubrificante é precisamente pela bainha. Ou pela válvula de enchimento, que ainda assim será em pouca quantidade.
Normalmente, um amortecedor é semelhante em funcionamento a uma bomba de encher pneus, só que depois de a esticarmos taparíamos a saída. A câmara de pressão será precisamente onde está o ar que entrou, e óleo estaria naturalmente no tubo que faz de bainha, na bomba.
Muito simples.
O meu Ario funciona comigo por exemplo com 55/60 psi. Mas indicado pela marca, aguenta mais de 200 psi.. Uma tolerância que nos deixa descansados no caso de utilizarmos as ferramentas indicadas.
Espero ter ajudado.
Boas pedaladas.
 
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Serpa

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Obrigado Oliana!

Ajudou e muito... :D Por um lado fico mais descansado por me ter dito que se saír é o lubrificante... :D Por outro lado se é um pouco preocupante... :confused:
Por enquanto, sem experimentar em esvaziar e encher de novo com a bomba de alta pressão, ele não bloqueia... Mas enfim... a ver vamos...

Obrigadão por toda a ajuda e o tempo dispensado nos comentários que me têm fornecido!

Continuação de óptimas pedaladas! Apesar de agora o tempo não ajudar muito ao convite... :confused:
 

Marco Nunes

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Boas

Em ultimo caso mandas fazer uma revisão ao amortecedor e fica como novo. Em caso de duvida deves perguntar a alguém entendido (aqui no Fórum, amigos, loja), antes de fazer algo que prejudique o material.

Fica bem.
 

essence_s

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Os compressores e as bicicletas normalmente n têm uma relação muito boa: há quem rebente camaras, pneus e danifique suspensões e amortecedores.
Para isso existem bombas especificas para pneus, para suspensões e amortecedores.
Só para teres um exemplo, quando arranjares uma bomba para o amortecedor, experimenta dar ar num pneu com ela, vais ver as horas a passar e o pneu na mesma.
 
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