[Ajuda] Nova bike - completo noob

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imcass

Guest
Boas pessoal.
Antes de mais, deixem-me que vos diga que me inscrevi no fórum só para postar este tópico. Andei aqui a ler uns pedidos de ajuda e o pessoal mostrou ser tão porreiro, que nem pensei duas vezes.

Ora, venho aqui hoje porque, como outros, precisava de uma ajudinha na escolha de uma bicicleta. Mas, ao contrário de outros users - feliz ou infelizmente - sou um completo noob no assunto, por isso não venho aqui com demasiadas exigências de quadros de x ou suspensões de y.
Vivo em Lisboa e cansei-me de passar horas fechado num ginásio a malhar ferro. Sempre gostei de desporto ao ar livre, por isso quero comprar uma bike para começar a fazer uns passeios e 'viver a vida'.

Tenho 1,90m e peso cerca de 80kg, o meu medo é ter dificuldade em achar um bom negócio de uma bike que se adapte à minha altura. Quero gastar até 500€.
A única 'exigência' que tenho é que gostaria que a bike tivesse pelo menos suspensão frontal, porque apesar de provavelmente a ir usar a maior parte das vezes em estrada, quero tentar levá-la alguns dias para um btt no mato.
Quanto a marcas, não sou esquisito. Prefiro ter uma bike de uma marca pouco conhecida e que seja boa, do que ter uma specialized ou uma scott em que só pague pelo autocolante.

Da (talvez pouca) investigação que fiz, resultou uma Qüer CXR 2015 (no site Biclas, a 499€), que foi a que mais me encheu o olho.
Fora isso, só vi uma Scott 650 na SportZone.

Obrigado a todos, desde já, pela ajuda! :)

Edit: talvez devesse deixar aqui alguns 'specs' da Qüer de que falo. Isto é o que está no site:
Modelo de 2015, com 3x9 (27 velocidades e travões de disco hidráulicos Shimano). Suspensão RST BLAZE com sistema de bloqueio. Quadro e componentes de qualidade superior em alumínio.

Edit2:
Vi agora uma referência à RockRider 580 num outro tópico, ao que parece é uma boa bike com bom material Shimano. Não sendo muito acima dos 500€ de orçamento, será a melhor opção para este price range?
 
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SeteGu

Active Member
Boa tarde

Antes de mais deixo aqui este tópico que talvez possa ser útil.

Para essa utilização eu recomendaria a RR 540. Já tem uma suspensão razoável para enfrentar os trilhos de Monsanto (se vier a ser o caso) e custa apenas 400€.

No entanto a RR 560 parece estar em promoção custando praticamente o mesmo. A vantagem, basicamente, está na transmissão e no quadro. Se desse para ir buscar a RR 560 por esse valor seria um excelente negócio.

Essa Quer, salvo erro, tem um quadro e uma transmissão (Alívio/Acera) melhor que a da RR540 (Altus). Porém parece ter uma suspensão bastante inferior (segundo a análise do tal link e pelas especificações da mesma).

A RR 560 é superior e está mais barata.
 
I

imcass

Guest
Boas SeteGu.

Antes de mais, obrigado pela ajuda! Fico apenas com uma dúvida: A RR 580 não será um investimento melhor? A diferença de preço entre a 560 que recomendas e a 580 não é algo escandaloso (+-150€), e não será melhor investir agora esse valor inicial do que daqui a uns meses começar a ganhar o bichinho pela coisa e andar a gastar mais em upgrades? Digo isto porque já me conheço bem... Adoro desporto e, normalmente, acabo por levar bastante a sério aquilo em que 'me meto'. Também foi assim com a corrida, em que começei a correr 1/2km umas vezes por semana, e seis meses depois estava a correr cerca de 70km por semana (ainda mantenho um bom ritmo).

Se a diferença entre as duas não for algo significativo, talvez compense mais a 560, sim :)
 

edununo

Well-Known Member
A meu ver a diferença de preço entre a 560 é a 580 é pequena para o que a 580 oferece a mais. Eu iria para a 580.
Se fosse só estrada se calhar nem se justificava mas se o bichinho do btt pegar, a 580 é bem melhor.
 

SeteGu

Active Member
Não reparado que também estava em promoção. Vale bem a pena dar esses 50€ extra (face ao orçamento inicial). Qualidade/preço imbatível. ;)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
580!!! concordo.

Senão... se for somente para ciclovia compra uma RR300... por 129€ chega bem, não tem suspensão, mas também não faz falta ;)

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Nickname

New Member
Boas,
Estou também a pensar em comprar uma bicicleta nova para um pouco de tudo. Já me decidi que a melhor opcão para mim é uma hardtrail, no entanto estou indeciso entre três modelos da b'Twin:

Rockrider 560: 410€
Rockrider 580: 550€
Rafal 700: 750€

De momento estão todas em promoção e não me consigo decidir. Nos posts acima referiram que a 580 é mais vantajosa em relação à 560 mas pergunto-me se realmente valerá o acrescimo de 35% no preço, uma vez que apenas melhora a transmissão e pesa menos 800g. De resto os travões e a suspensão são ± equivalentes certo?
Quanto à 700, muda o quadro, a suspensão, a pedaleira que é dupla em vez de tripla, um dos discos dos travões é maior, o guiador, as rodas, o avanço, o selim, o espigão e pesa menos 950g. Embora ache que várias dessa mudanças são pequenas, na vossa opinião, qual é a melhor escolha pelo preço?

P.S. Se acharem que dentro destes preços existe uma melhor opção em outra marcas digam sff.
 

edununo

Well-Known Member
A 580 face à 560 tem melhores travões, melhor transmissão, rodas melhores (são as evo já com cubos de rolamentos selados) e melhor suspensão que até já é a ar.

A Rafael também é uma boa evolução face à 580. Contudo a 580 a esse preço está no ponto.
 

Nickname

New Member
Obrigado pela resposta edununo. De facto, pensava que a XCR era uma suspenção a ar, segundo o que vi no site da suntour.
Acho que vou descartar a 560. Será que encontro uma 29" quase equivalente a estas duas? Será que vale a pena subir a fasquia para a Rafal?
 

edununo

Well-Known Member
Há as 2 versões da XCR. Na 560 é a versão a molas.
Se podes ir para a Rafael, então força. Ficas com uma boa bike a bom preço.
 

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New Member
Para além de não ter calçado com encaixe, estou a pensar em utilizá-la para deslocações durante o dia. Assim não tenho que transportar dois pares de sapatos e mudar-me.
Penso que não dará para andar neste tipo de pedais com calçado normal. Ou estou errado?
 

Joseelias

Well-Known Member
Tens adaptadores que se encaixam no pedal de encaixe e criam uma plataforma. Os mais conhecidos são os da própria Shimano (+-10€), mas vi à pouco tempo atrás de uns que são considerados muito melhores pois não se soltam com tanta facilidade. Não me lembro do nome mas como não há muitas coisas deste tipo não deve de ser difícil de encontrar.

Shimano:


Fly Pedals:
 
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New Member
Estás a falar disto certo?
http://www.decathlon.pt/adaptator-pedais-smpd22-id_5626992.html

Não sei se alguma vez vou utilizar os encaixes por isso talvez os mude mesmo definitivamente. Uns sapatos com encaixes custam à volta de quanto?
O sitio para onde me vou deslocar o maior numero de vezes dentro da cidade tem um lugar próprio para estacionar as bicicletas. Vou comprar um cadeado. Outra dúvida. Deixar a bicicleta à chuva durante algumas horas várias vezes pode "estragar" a bicicleta?
 

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New Member
Estás a falar disto certo?
http://www.decathlon.pt/adaptator-pedais-smpd22-id_5626992.html

Não sei se alguma vez vou utilizar os encaixes por isso talvez os mude mesmo definitivamente. Uns sapatos com encaixes custam à volta de quanto?
O sitio para onde me vou deslocar o maior numero de vezes dentro da cidade tem um lugar próprio para estacionar as bicicletas. Vou comprar um cadeado. Outra dúvida. Deixar a bicicleta à chuva durante algumas horas várias vezes pode "estragar" a bicicleta?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Sim certo...Essa plataforma.
Uns sapatos SPD, custam apartir de 50€.... É muito mais seguro e confortável para pedalar, especialmente em passeios de BTT.
Se vais deixar a bike num local acessível ao publico somente com cadeado, sem vigilância.. Compra uma de 100€ ;) Para isso não precisas de uma RAFAL 700. ( Rockrider 500 chega-te bem ;))
Quanto à chuva, quanto menos apanhar melhor ( e ir lubrificando/ protegendo os elementos com produtos apropriados), mas e como faz o pessoal nos paises baixos e nordicos!!? ;)
 

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New Member
Tem um pouco de vigilância, não é acessível a todos e até tem recolha de imagens de vigilância. Quanto à chuva então o melhor é mesmo não fazer este tipo de viagens, mesmo por razões de segurança.
 

Joseelias

Well-Known Member
A questão da segurança com chuva é relativa. Claro que não é tão seguro como andar com sol, mas tendo mais cuidado com a velocidade por causa das travagens e mesmo usando luzes para marcar a presença não é problemático. Dependendo dos locais até podes encontrar menos trânsito porque há gente que evita sair de casa, excepto aqueles que têm mesmo que o fazer.

Dependendo das condições que tens no destino (emprego/escola) podes comprar uma capa plástica que há para as bicicletas e que se vende na Decathlon. Se tiveres onde a arrumar no destino, nos dias de chuva podes ir busca-la e cobrir a bicicleta. Ou levas numa mochila. Também é uma coisa barata.

Agora, concordo com o Pedro Barradas. Para dar um uso utilitário à bicicleta o melhor é comprares uma bicicleta barata. Tens menos hipóteses de ser roubada, se algo se estragar a reparação é mais barata, e quanto mais simples for (forqueta rígida) melhor é.
 
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