O parafuso sextavado por dentro da manete só servirá para afinares o alcance da mesma. Isto é, se gostas dela mais aberta ou fechada. Vai da preferência pessoal. Mas caso lhe mexas fá-lo com cuidado. É bastante fácil moer esses parafusos caso estejam um pouco mais perros.
Para afinares os Elixir quando as paredes do travão estão já mais fora, e por isso empurrando as pastilhas, o mais simples é começar do 0. Se for bem feito fica praticamente para a vida útil das pastilhas. Na manete, na roda da afinação do ponto de contacto, rodas até ao mínimo. Isto é até as pastilhas estarem o mais afastadas possível do disco e consequentemente a manete ter o maior curso possível também. De seguida desaparafusas o corpo do travão do quadro e com a peça própria ou algo que vejas que é apropriado, inseres entre as pastilhas e vais criando espaço tentando empurrá-las até à posição em que ficam mais recuadas. Vais notar que o que efectivamente estarás a empurrar são as paredes do bombito. Há quem prefira tirar as pastilhas, eu aposto em deixá-las no sítio. Se algo correr mal risco/desfaço um pouco a pastilha ao invés de danificar algo mais importante e caro no corpo do travão. Naturalmente que apesar de ser preciso algum esforço convém ter cuidado. É desnecessário riscar ou danificar o material a efectuar manutenções assim simples.
Depois voltas a montar o travão no seu sítio. Correctamente o centro devia ser feito a olho e não a apertar a manete. Nem sempre as pastilhas estão completamente centradas e ao apertar a manete todo o corpo do travão fica descentrado fazendo com que uma das pastilhas trave sempre mais que a outra. No fundo dará uma diferença de performance risória acredito, mas no caso de seres perfeccionista... Também não mata apertar a manete mas convém ter noção de que pode causar um desgaste assimétrico.
Excusado será dizer que no final é óbvio que será conveniente voltar a afinar o ponto de contacto das pastilhas através da roda da manete. Uma vez mais, uma preferência pessoal. Mas no fundo será aqui que se irá dar a maior personalidade ao travão.
Quanto ao disco são raros os que de origem são perfeitos. O conselho que te deram acima de usar uma chave como alavanca é bastante válido. Com jeito e calma fica muito próximo da perfeição. Um disco novo ainda custa uns euros valentes para a peça que é.