Afinação de Amortecedor (Radium em C-dale Prophet em particular)

ggx2

New Member
Boas,

sou um recem chegado ao maravilhoso mundo das suspenções totais, via C-dale Prophet.
1ª questão: As bombas de ar são universais ou são especificas para cada modelo? A Sport Zone tem umas bombas a € 19, o que me parece ser um preço porreiro. Será que vou ter problemas de compatibilidade com a válvula?

2ª questão: Coloquei a pressão indicada para o meu peso e o rebound respectivo. Em termos de rendimento, não noto qualquer contaminação na suspenção pelo efeito pedalada, mesmo em prato grande. Será que se deminuir a pressão vou ganhar algo em termos de absorção de pequenos impactos) ?

Agradeço comentários e/ou experiências
 

P.M.

Member
Boas,

1º Sim... e não... Desde que seja uma bomba para suspenções não vais ter problemas. Contudo existem modelos de amortecedores (por ex. o 5th element air) que devido a terem o pipo mais curto, nem todas as bombas dão.

2º Sim, se diminuires a pressão, diminui a pré carga, aumentas o movimento e sensibilidade do amortecedor. A lado negativo é que vais notar mais o bombear. Este será sempre um compromisso. No entanto vais ver que com o tempo, vais adaptar o teu modo de andar e vais encontrar o equilibrio.

P.M.
 

cruza

New Member
Vai tirando ar do amortecedor. Tambem tenho uma prophet com esse modelo e tenho neste momento 80 psi, peso 68kg.
 

ggx2

New Member
Boas


Epá! isso é bastante menos do que o recomendado (tenho o mesmo peso).
Já agora agradecia de descrevesses a tua experiência. Com que valores começas-te?
Com esses valores não bombeia demasiados? Qual o ajuste do rebound que usas?

Abraço
 

cruza

New Member
Se colocas o que a marca aconselha vais ver que o oring quase não mexe. vai tirando ar e vai experimentando, lembra-te que convem qu o oring trabalhe até baixo.
 

ggx2

New Member
Suponho que queres dizer que o curso seja todo utilizado em terreno irregular, mas julgo que isso só deve acontecer em grandes resaltos/saltos. Não será de qualquer forma de evitar que o amortecedor se esgote com facilidade e "bata" no limite?

Com essa pressão com quanto "sag" fica?
 

ggx2

New Member
Boas,

Relativamente à bomba de ar da Berg/Sport Zones, aquilo até tem bom aspecto, mas não consegui por a dita cuja a funcionar, nem por nem tirar ar. Claro que tentar qualquer ajuda técnica na loja é para esquecer, ninguem percebe nada daquilo. Devolvi o artigo.

Relamente com a pressão indicada pela C-dale o amortecedor práticamente não mexe em posição estática, o que é estranho considerando o SAG aconselhado.

Tirei algum ar com o dedo a olho até ficar com um SAG de cerca de 15% (recomendam até 25% para XC) e gosto mais do comportamento. Agora não faço ideia qual é a pressão que aquilo tem.
 

cruza

New Member
Então tu compras uma Cannondale e depois vais à sport zone comprar uma bomba. É melhor ires a uma loja especializada tal como quando compras-te a Cannondale. Compra uma bomba de jeito e nunca tires ar à mão sabes lá o que estás a fazer, assim até podes estragar o amortecedor, depois diz que bate no fundo...
 

Bravellir

New Member
Ás vezes não vos percebo, então uma bomba de ar comprada na SportZone não funciona igual a uma numa loja da "especialidade"? Se for por o utilizador não a saber utilizar, ou se for por estar avariada, entendo, agora por ser da SportZone?? A bomba que eu tenho, a mochila, roupa e outros acessórios dessa loja e outras que também não são "especiais" funcionam bem :|

Que se discuta se é acertado comprar bicicletas nesse tipo de lojas, entendo perfeitamente, basta ler o tópico do Gamboa por exemplo http://www.forumbtt.net/index.php?topic=13683 , agora acessórios?
 

ggx2

New Member
Desculpa mas não percebo o teu ponto de vista! Não é que seja necessário uma explicação mas..
1 Por acaso até não comprei a bomba de ar na loja porque não tinham em stock;
2 A bomba da Sport Zone tinha um preço de cerca de metade do que me disseram na loja que custaria uma bomba;
3 Pareceu-me ter umas caracterisiticas porreiras, dado que não perde ar quando se enrosca ou desenrosca (se funciona-se :wink: )
4 Não tinha nada a arriscar, aliás já a devolvi e recebi o "graveto"

Por outro lado posso não saber muito bem o que estou a fazer mas gosto de aprender e não ser papado por parvo :evil:

Neste momento posso não saber qual a pressão mas o Sag é de cerca de 15%, por isso o meu dedo deve ser de oiro :mrgreen:

Bora lá mas é falar de coisas com interesse
 

zykon

Super Moderador
Eu tenho uma dessas bombas e funciona perfeitamente.
As pressões indicadas pelas marcas, normalmente não se revelam muito funcionais, por norma tem que ser sempre menores
 

ggx2

New Member
Boas

recupero este topico dado que adquiri uma nova bomba de ar ( parece que esta funciona) e tenho algumas duvidas sobre o funcionamento/utilização.

A bomba que comprei é da Decathlon.

É normal que quando se enrosca o adaptador (ou lá como se chama esta peça) o ar que o armotecedor perde seja significativo?
Experimentei várias vezes e invariávelmente, depois de ter enchido na pressão pretendida (110psi para cerca de 20% de SAG), quando volto a enroscar a "peça" o manometro indica apenas cerca de 50/60 psi. Esperava que ocorresse alguma perca, mas não estava à espera que fosse tanta!?
Passou-me pela ideia que pudesse ser algum problema de retenção no amortecedor, mas julgo que não, pelo menos na camara de ar. Testei a dureza na compressão depois de encher e depois de voltar a ligar/enroscar a dita "coisa".

Por esta ordem de ideias quando se desenrosca também há uma perca de pressão, ou é só o ar que está no tubo de ligação? Quanto? É normal compensar quando se enche para compensar esta perca, ou o manómetro já está calibrado para esta situação?

Agradeço os vossos "bitaites"/50 cents/experiências
 

zykon

Super Moderador
Boas, eu NÃO tenho esse amortecedor, mas tenho um manitou swinger spv 3 way e quando desenrosco ele perde ar, +-30psi na câmara "principal" e +-60psi na câmara do SPV.
Renho desde segunda feira uma suspensão da manitou, e isto também acontece. Na minha marzocchi isto não acontecia.
Penso que deve de ser uma característica da manitou.
A bomba que eu uso é a da SportZone .Perder ar quando enrosca nunca me aconteceu, isso já deve ser relacionado com a bomba.
Pelo que já li na concorrência(leia-se outros fóruns :aiui:) isto é problema da manitou e não é grave, basta aprender a quantidade de ar que perde, e começar a dar essa diferença a mais.
Boa Sorte
 

ggx2

New Member
Inicialmente comprei uma bomba na Sportzone que tem um sistema de ligação que enrosca em 2 fases, que, se funciona-se minimiza a perca de ar. Parece-me um sistema bem pensado. No entanto, não sei se por defeito meu, da bomba, ou do amortecedor, não consegui funcionar com ela. Talvez a tua seja igual (é uma bomba fabricada pela BBB). Acabei por devolve-la e agora comprei esta na Decathlon.

Entretanto pelo que pesquisei hoje, esta perca de ar quando se enrosca a peça de ligação à valvula do amortecedor é normal. Quando se desenrosca a perca, em principio dizem, é minima. Caso não seja, a valvula poderá estar a precisar de ser substituida. (Para uma peça que custa tanto dinheiro estava à espera de um melhor tecnologia- afinal pus 4 amortecoedores no carro pelo preço de uma amortecedor para bicicletas) :evil:.

Entretanto encontrei informações diferentes no que respeita ao calculo do SAG. Algumas marcas dizem que se deve medir a distância entre olhais e aplicar a %. Outras dizem que se mede o "afundamento" máximo do amortecedor (sem ar). Os dois métodos resultam em valores de SAG significativamente diferentes. Uma coisa é 20% de 200mm (distância entre olhais), outra coisa é 20% do curso do amortecedor (50mm).

De qualquer forma estou surpreendido, porque para atingir o SAG recomendado de 20 a 25% a pressão é significativamente inferior em pelo menos 15 a 20 psi´s à recomendada. Parece-me existir aqui alguma discrepância estranha vinda de quem deveria conhecer bem o material.
 

zykon

Super Moderador
A minha bomba é essa da sportzone e tem funcionado bem. Ela minimiza as perdas de ar, mas com o amortecedor e a suspensão manitou, continua a perder ar. Na marzocchi não acontecia, mas como tu já disseste é normal.
Quanto a essa questão do SAG também não a percebo muito bem.
As pressões que tens serem inferiores as recomendadas comigo acontece-me o mesmo
 

CMSR

New Member
já tive um radium rl na minha bike (era o amortecedor de origem) e em relação ao bombear não se sentia nada, nem precisava de usar o "bloqueador".
em relação à pressão, não ia muito pelas tabelas, mas fui experimentando com várias pressões até chegar à q achei indicada.

acabei por trocar o amortecedor, visto este amortecedor ser para XC e a não ser mt adequado para o uso da bike.
 
Top