O que para aqui vai...
O GNU/Linux neste momento está estupidamente simples que raramente vais a linha de comandos. Isso de ser uma dor de cabeça são tretas que as pessoas metem na cabeça dos outros para que não usem. Há distribuições mais amigas do utilizador (user friendly) e outras nem por isso. O Ubuntu é das que são user friendly e consegues fazer tudo pelo GUI (Graphics User Interface - como quem diz, usas aplicações gráficas para tudo). Eu quando comecei a usar linux lia tudo o que era documentação, instalei várias distribuições chegando instalar aquela que para muitos dá muita dor de cabeça, falo de Gentoo (o froids deve saber). Para terem a noção só para instalar o firefox levou 14h a compilar! Fora o tempo de instalação! Agora, com 2 clicks no rato temos a coisa instalada.
Hoje em dia já tens a versão para linux do software que usas em windows. Dou-te um exemplo, a Steam (a plataforma de jogos) era apenas para windows, desde que começou a ser usada tanto em Linux como em Mac vê lá a quantidade de jogos que começou a ter, bem como novos utilizadores. No Mac a conversa é a mesma "ahh e tal não tens softwares"... Ahh pois não!
Antigamente o Linux tinha fama de ser difícil, e até o era, mas com a internet a coisa começou a simplificar, as próprias distribuições começaram a simplificar as coisas e hoje em dia só não usa quem não quer! Mais, no linux tens um controlo muito superior ao windows da tua máquina. Não percebo o porquê de malta usar o pc só para navegar na net usar o windows... Mas isso sou eu...
E sim, desde 2006 que uso linux e com muito gosto! Desde há 4 anos para cá que uso Mac, ou seja, não saí do Unix

Se me faz falta o windows? Nenhuma! Infelizmente tenho que o usar no trabalho.
