A questão dos cães...

Mach 4

New Member
Para quêm?
Para os cães ou para os homens??

Alguém me consegue explicar porque razão é que os certos cães são OBRIGADOS a andar de açaime e trelas curtas na via pública??
E afinal porque razão é que o dito cão mordeu o homem? Terá sido só por estar sem açaime?
E se um cão desses nos encontra no meio do monte, onde não é considerado via pública, o que é que podemos fazer?

Obs: É impressionante que mesmo depois do post #1016 ainda apareça aqui um certo tipo de pessoas a falar em demagogia...
 

canuco

New Member
A grande maioria dos locais, sim.

Via privada, mas de dominio público. Logo são aplicadas as mesmas leis da via pública. Para ser privada terá que estar vedada ao dominio público, e se assim estiver, azar de quem encontrar um cão solto dentro de uma propriedade privada.

Respondendo a outra pergunta....o porquê de certos cães terem que usar açaime e coleira de 1 metro...é o mesmo motivo que os judeus usavam uma marca no braço para os identifcar.
Toda a gente conhece a famosa lista e a famosa lei dos cães potencialmente perigosos...repito, potencialmente perigosos. Ou seja, se eu tiver 2 metros de altura e praticar musculação, sou potencialmente perigoso, logo tenho que ser restringido da minha total liberdade....penso eu de que.
 

miguelcarromeu

Active Member
Canuco,

Tens a certeza que tem de estar vedado o acesso?

Não vou teimar porque desconheço ao certo, mas a ideia que tenho é que basta, algures, ter a designação de "Propriedade Privada".
 

canuco

New Member
Não fazia muito sentido ter uma placa numa arvore a dizer propriedade privada....de onde até onde? Tem de estar delimitada.
 

Mach 4

New Member
Bem, essa da comparação dos judeus foi a gota de água. Ao que chega o fanatismo...
Mas já que estamos a falar de judeus, eu lembro-me é de uma raça de cães que os nazis usavam para amedrontarem os judeus nos campos de concentração. Eram cães treinados para matar, mas a culpa não era deles...
Depois temos a outra comparação com o segurança musculado...mais ridicula ainda.

Eu devo então andar para aqui enganado há muito tempo pois sempre pensei que a tal lista das raças potencialmente perigosas eram apelidadas dessa forma devido a coisas como esta :



"A força da mordida deste cão é de cerca de 200Kg. O Pitbull tem 42 dentes e apresenta uma mandíbula extremamente forte".

Ora para mim os adjectivos "potencialmente" e "extremamente" juntos para caracterizar uma raça de cães deve ser levado muito em conta, mas pelos vistos existe gente que não percebe o significado dessas palavras. Os dicionários ainda são baratos.

Tenho uma idéia :

Vamos todos começar a passear com cãezinhos destes, sem trela e sem açaimes da treta, para eles poderem usufruir plenamente a sua liberdade.
Vamos antes colocar açaimes e camisas de força aos gajos que pesam tanto quanto a força da mordida de um animalzinho inocente como o da foto.
 

miguelcarromeu

Active Member
canuco said:
Não fazia muito sentido ter uma placa numa arvore a dizer propriedade privada....de onde até onde? Tem de estar delimitada.

Faz sentido o que dizes; mas a delimitação não tem de ser feita (penso eu) por cerca ;)

Mach4 said:
Vamos todos começar a passear com cãezinhos destes, sem trela e sem açaimes da treta, para eles poderem usufruir plenamente a sua liberdade.

Acho que não li aqui ninguém a defender essa ideia.

Mach4 said:
gajos que pesam tanto quanto a força da mordida de um animalzinho inocente como o da foto.

Possa! Eu sinto-me intimidado por gajos que pesam 200 kg! Mas não é preciso trela; duvido que corram atrás de alguém.
 

Mach 4

New Member
E com homens de 2 metros, também te podes sentir intimidado, assim como podes te sentir bem mais intimidado com um anão de 60cm a apontar-te uma arma. Estamos a comparar alhos com bogalhos, animais completamente diferentes. De certeza que também não vês a preto e branco e tens um olfacto muito apurado,...já para não falar da posição ao urinar.

Quanto a essa idéia que dizes que ninguém está aqui a defender, ela está bem clara e implicíta num post um pouco mais acima. Aconselho a que leias com mais atenção certo tipo de comparações que andam para aqui a fazer entre a liberdade do homem e a liberdade dos cães.

E que eu saiba nenhum matulão de 2 metros e 200kgs tem 42 dentes afiados prontos a morder.
 

miguelcarromeu

Active Member
A ideia que se defende, ao que percebi, é a liberdade de ter os animais como se quer, mas dentro de propriedade privada. E nesse caso eu estou de acordo; cada um faz aquilo que pretende dentro daquilo que é seu. Na via pública, claro que não.
 

canuco

New Member
Há pessoas que falam por falar...por isso é que ás vezes tiram férias forçadas!!!!!

Para quem tiver real interesse em cães, existe este teste á força da mandibula entre o Rottweiler, Pastor Alemão e o American Pit Bull Terrier....pois é, em 1º tem o rottweiler, e em segundo o pastor alemão, só em terceiro temos o pit bull....
Agora fiquei confuso, o pastor alemão também é potencialmente perigoso? É que tem mais força mandibular que o pit bull....
Aliás....hoje em dia temos a policia a usar rottweiler´s e American Staffordshire Terrier como cães policia....estou cada vez mais confuso...então essas coisas não são máquinas assassinas?????
Vou perguntar á minha irmã porque ela percebe bué de cães.
 

canuco

New Member
Faz sentido o que dizes; mas a delimitação não tem de ser feita (penso eu) por cerca

Do que pesquisei, não é obrigatório estar vedada, mas acho que tem havido alguns problemas relacionados com a lei em relação á obrigatoriedade de vedar ou não...
 

m.r.f.

Active Member
Boas, até podem dizer que os cães são animais domestico mas para mim e para muita gente a proibição restrita de certas raças devesse ao facto de certas raças terem um instinto mais agressivo e não é só pelo facto de ter uma força de 200kg e 42 dentes.
Raças como pastor alemão, lavrador e são bernardos são cães grandes e fortes, mas são consideradas raças ideais para crianças (não quer dizer que não haja exepções mas como disse exepções, pois a maioria são doceis).

Em quanto os de raças potencialmente perigosos Rottweilers, pit bulls, cão de fila brasileiro podem ter um instinto mais selvagem (mas tambem há doceis quando bem treinados).

Um leão do circo é domado pelo domador mas não deixa de ser um animal com instintos selvagens.
 

miguelcarromeu

Active Member
Desculpem mas eu acho que também outros factores que muitas vezes não se percebem bem.

Por exemplo, os Pastores Alemães, não é segredo, têm uma grande tendência para terem alterações comportamentais inexplicáveis quando mais velhos. Tive um e assim foi, conheço vários exemplos, e as próprias brigadas especiais das forças da Lei têm "trocado" de raça. Por exemplo, ainda o ano passado assisti a uma demonstração no Jamor, e a maioria dos cães eram Rotweillers, ao passo que há uns anos, os Pastores Alemães dominavam.
 

canuco

New Member
O cão mais utilizado no contacto com as crianças com defciências mentais é o pit bull...
O que se diz é um mito urbano...tendências mais agressivas que outros...isso já não existe. É a mesma coisa que dizer que todos os alemães têm mais tendência para ser racistas...
 

canuco

New Member
Quem for mais velho!!!!!, lembra-se da perseguição que foi feita aos cães de raça Doberman na década de 80...chamavam-lhes então os cães assassinos! E agora nem constam da famosa lista....continuo confuso.
 

abelha2

Active Member
Miguel acho que isso é o que está em prática\vigor.

Não se esqueçam de uma coisa, se eu for assaltar a casa de um de vocês, e vocês me derem um tiro a matar, ou um cão me matar (ou me colocar em risco de vida, mas eu me safar) o dono do cão\a pessoa que disparou está bem mais encrencado que o ladrão.

Já manifestei a minha opinião atrás, mas como no ultimo fim de semana tive de fazer um sprint como se fosse para vencer a volta a portugal vou voltar a expressar-me:

A maioria das pessoas que tem os cães de raça perigosa, ou outros mas educados a serem violentos, têm os mesmos ou com intenção de vigiar a sua propriedade, ou de os usar como arma (caso dos mitras dos bairros sociais que andam a passear o pitbull).

Sendo certo que quem verdadeiramente gosta de animais gosta tanto de um pitbull como de um canixe ou rafeiro, não percebo o porquê de eles serem legais em portugal.
Causa menor dano a proibição destas raças, do que a sua existência. Quantas pessoas já morreram (mesmo que por culpa dos donos)? Quantas pessoas vêm a sua liberdade condicionada por esses animais?

Eu sinto-me condicionado quando vejo um cão enorme a ladrar-me de cima de um muro que apesar de relativamente alto não tem qualquer grade, como aconteceu no passado sabado. Ou também mesmo rafeiros mas de tamanho consideravel presos por metodos muito precários, que se algo parte no momento em que vou a passar não sei como me safo.
Podem-me acusar de não saber lidar com cães etc, mas não sou obrigado a isso. Não chega responsabilizar os donos depois de ter acontecido. Quero lá saber de uma compensação monetária se estiver todo fo#$%"$ no hospital...
 

canuco

New Member
Ainda vou mais longe....em Itália os "nossos" rafeiros alentejanos e os serra da estrela constam da lista de cães potencialmente perigosos!!!!
Estou cada vez mais confuso, então os tugas "fabricaram" cães assassinos???
 

korreya

New Member
Desculpem me intrometer na conversa...já privei e brinquei com muitos cães de variadas raças e a única vez que fui mordido foi por um caniche...dá-me a sensação que os mais pequenos são os mais refilões...
 
Top