A importância do capacete e de não treinar sozinho!

jassSM

New Member
Boas,

apesar de todos falarmos sobre isso, continua a haver pessoal que inconscientemente, continua a andar sem capacete. Hoje, no treino da manhã, encontrámos um companheiro em muito mau estado, que tinha dado uma queda bastante feia.
Enquanto esperávamos pela ambulância, percebemos que para além de treinar sozinho no "monte", estava a fazê-lo sem capacete... Resultado: um buraco bastante feio na cabeça, para além da perda de consciência (sem contar com as lesões da clavícula e das costelas, que não podiam ser evitadas com o capacete).
Quando o encontrámos, tivemos de entrar em contacto com o INEM, identificar o local e emprestar o meu casaco, porque entretanto entrou em hipotermia... E se não tivessemos passado? Aquilo não era propriamente Sintra ou Monsanto, onde tá sempre a passar malta (no resto do treino não nos cruzámos com mais ninguém nem com carros...)
As pessoas têm que se mentalizar que devem pedalar acompanhados e com o equipamento adequado, porque por vezes pode fazer a diferença entre a vida ou a morte (ou uma lesão muito grave)!
Tenham cuidado. O nosso desporto é de aventura, mas não se aventurem com a vossa vida!
Resta mandar um abraço e votos de rápidas melhoras aquele companheiro e que volte rápidamente aos trilhos!
 

stuby39

New Member
As melhoras para o colega do pedal e isto que sirva de exemplo a muitos.
Mas ao capacete podemos incluir falar ao telemovel e outras.
Abraços
 

JoaoPeixe

New Member
É por isso que raramente vou sozinho para o mato, e quando vou a cautela é sempre muita e claro aviso algumas pessoas (meus pais) que vou andar de bicicleta para aqueles lados ou então vou para uma zona de mato onde sei que passa sempre alguém...no entanto o capacete nunca pode falhar, não sei como ainda há pessoal que anda sem capacete...se sabemos que vamos sozinhos para o campo para quê arriscar o andamento?!(descer a arriscar, etc etc)
Rápidas melhoras!
 

visiense

Member
Capacete sempre!

Andar acompanhado, quando há companhia, e essa companhia está na mesma onda ou no mesmo ritmo. Se não, de certeza que não fico em casa porque vou sozinho! :)
 

2008

New Member
Desde já as rápidas melhoras para o colega do pedal.
Capacete uso sempre e para evitar andar sozinho no monte, comprei uma bike de estrada para fazer uns treinos.Resultado, o bicho do btt é mais forte e muitas vezes ando sozinho por sitios em que lá deve passar um bicicleta de semana a semana.Quanto a avisar alguem para onde vamos andar, acho bem , mas acho que é dificil que alguem que não conheça bem os trilhos dê conosco.Falo por experiência própria, pois já dei uma queda jeitosa em dobrei a pedaleira grande, quando espetei 8 dentes na minha perna.....Passou no local um colega do pedal e bombeiro tendo-me prontamente assistido, sendo que no local nada mais podia fazer, chamou os colegas para que me assistissem e posteriormente me levassem ao Hospital e embora ele soubesse exactamente o nome do local onde estava, não foi facil a comunição com a ambulância.
Por isso sempre que tiverem de andar sozinhos, tenham cuidado e tentem escolher um sitio macio para aterrar......
 

mataburacos

New Member
admito que eu sou um dos "aventureiros" (parvos) que tem por habito andar sozinho e sem capacete

n tenho capacete e apesar de ter perfeita noção dos riscos que corro (apesar de os tentar minimizar ) n é algo que esteja na lista de aquisições.
tv por ser um bttista de fim de semana n veja necessidade de usar um e talvez se algum dia acabar numa vala me arrependa disso...

ainda hj fiz cerca de 15km de trilho apenas com as chaves e um tlm que so ao ir lavar a bike me apercebi que estava desligado :fpalm:
 

alupo

New Member
Capacete trago sempre colocado na cabeça mas quando não tenho companhia para pedalar vou na mesma e trago o telemovel e um apito para o caso de cair num buraco ou ficar incapacitado de andar. Mas cada um é que sabe de sí, e se alguêm não usa o capacete de certeza que não lhe vou apontar o dedo nem julgar.
Um abraço:p
 

bbaixo

Member
Quanto ao não uso do capacete, lembro-me sempre de uma história que assisti na Ericeira.

Um senhor sai de casa (no centro da Ericeira) com a sua nova Specialized e sem capacete. A ideia dele era ir à praia do Sul ver as babes e a tomar uma café.

Quando eu estava a passear com a minha cada metade junto ao Hotel Vila Galé, apercebo-me da aproximação calma deste parceiro. Ao passar por uma pequena rampa de acesso ao parque de estacionamento do hotel a roda da frente escorrega e sem tempo para reagir o parceiro cai e bate violentamente com a cabeça no lancil do passeio.

Imediatamente prestei-lhe assistência, o acidentada não sabia onde estava, foi chamado os bombeiros e passado 15 min ele lá se lembrou do número de telefone da filha para quem eu telefonei.

Isto passou-se às 11h-11h30 de um domingo. Sei que o parceiro teve no hospital em observação até às 18h do mesmo dia...

Teve sorte, a brincadeira não lhe correu muito mal...
 

edununo

Well-Known Member
Ando várias vezes sozinho, mas entre isso e ficar em casa, prefiro a primeira.
Capacete uso sempre. Nem sei como é que alguém anda sem ele. Mesmo um de 10 euros já dá muito mais protecção do que andar sem ele, por isso não é por se ter um orçamento reduzido que há argumentos válidos para não o usar.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

Apesar de, inicialmente andar sem capacete (inconciência minha, confesso) agora não prescindo desse excelente meio de protecção da "carola". É verdade que encontra-se muitos betetistas sem capacete, e por acaso até já chamei a atenção de alguns. Esse acessório pode salvar uma vida (de certeza que já salvou muitas situações). Considero um acessório imprescindivél/obrigatório, assim como se leva uma camara de ar suplente ou o telemóvel. Em relação a andar sozinho só aconselho em caminhos que circula alguém ou que algum amigo conheça, de fácil acesso (para o caso de uma emergência, ser de fácil localização).

Fiquem bem.
 

alferes

Member
Boa tarde,

Lamento o sucedido ao colega do pedal. Desejo-lhe umas rápidas melhoras!

Andar sem capacete é um ato de irresponsabilidade! Quanto ao facto de andar sozinho, temos obrigação de minorar ao máximo os fatores que controlamos, no entanto, qualquer “solitário” e não só, sabe muito bem quais os riscos inerentes à prática desta modalidade.

Não será por causa dos mesmos, com certeza, que a maior parte de nós ficará em casa e deixará de sair pedalar se não tiver companhia!

Cumprimentos.
 

jassSM

New Member
Como devem ter percebido não tive o objectivo de apontar dedo a ninguém ou de proibir ninguém de andar sozinho, porque também o faço muitas vezes... Apenas alertar novamente para a importância do capacete (mesmo que seja um de dez euros como dizia um companheiro), e lembrar que não devemos andar sozinhos por zonas que não dominamos...
 

Rider 33

New Member
outra vez do mesmo, é verdade!
parece que se continuam a cometer irresponsabilidades destas por esse pais fora! eu até já nem levo camâra de ar, mas capacete, SEMPRE :)
 

dr_dudix

New Member
Devo dizer que ando muitas vezes sozinho, mas como já foi dito, mais vale isso do que ficar em casa parado. Obviamente que não corro tantos riscos como quando ando acompanhado, seja a descer, seja na escolha dos sítios para onde vou, embora em 90% dos trilhos na minha zona não passe ninguém...

Quanto ao capacete... sempre! Ainda há 3 semanas dei uma valente queda numa descida (terra e pedras). Quando me levantei tinha o capacete a meio da cabeça e os óculos a 2/3 metros de mim. Fui ver os danos e tinha o capacete completamente esmurrado do lado esquerdo... nem quero imaginar se fosse a minha cabeça :(
 

essence_s

New Member
Sem querer atacar ninguem, infelizmente ainda há muitos artistas "estradeiros" que teimam em treinar com o chapeuzinho ou com o gorro na cabeça!Imaginem uma queda mesmo que seja no alcatrão a 30/35 km por hora...adivinhem lá qual é uma das 1ªs coisas a bater no chão....
 

patakito

New Member
Quanto ao capacete, até as dezenas de pessoas que vejo utilizarem a bicicleta como meio de transporte o deviam utilizar.
Quanto ao andar sozinho, já me questionei, já me questionaram, mas vou continuar a fazê-lo. O volume de treinos (durante a semana) que tenho e o horário dos mesmos, não permitem que ande acompanhado.
Levo sempre o telemóvel com bateria por segurança mas posso cair e não conseguir chegar ao mesmo e/ou ando por zonas onde nem sequer rede há. Andei em busca superficial de aparelhos GPS que permitissem a visualização da localização remotamente, pois sempre arranjava alguém que desse uma vistas de olhos, mas sem êxito. Como tal, vou continuar a andar e acreditar que tudo correrá da melhor maneira. ;)
 
Top