a garantia cobre isto?

froids

Active Member
Eu nunca disse que faço 1000kms sem limpar e lubrificar transmissão completa, com desmonte de pedaleira e k7 inclusive. Mas também não ponho óleo na mesma após cada volta, isso não ponho. Não é por não me dar ao trabalho, só que muitas das vezes não necessita.
O que não precisamos é de ser fundamentalistas! Quem daqui nunca fez 100kms sem lubrificar a corrente, em toda a sua vida de bttista, que ponha o dedinho no ar.

Quem me conhece, sabe que não sou um anjo, nem tão pouco poupo a minha bike a nenhum tipo de andamento, mas sou um gajo que por norma não tende a estragar material.
Uma corrente, uma kt e prato do meio duram-me bem uns 5500kms a 6000kms e isso é muito km. Infelizmente não leva é muito tempo a chegar lá, mas isso são outras conversas e outros andamentos.
Claro que saber trabalhar a transmissão também é importante, mas isso aprende-se ou com o tempo ou com umas pesquisas na net e bastante prática.
Mas isso e sobre a minha pessoa, sabe quem me conhece, e isso garantidamente que não é o Danielkesia!

Por resposta à questão, não as garantias não cobrem isso. Mas devia ser da responsabilidade do mecânico, pois que esse desviador estava mal afinado, isso estava.
Caso assim não fosse, a corrente não sairia do sitio dela. Podia partir em esforço, podia... mas não ali entalada.
Naquela situação, até a corrente mais cuidada e melhor oleada poderia partir.

Abraços
:xau:
 
Last edited:

oliana

Active Member
Epá! Isto está muito engraçado! Eu quero saber onde compraste essa corrente! Eu tambem quero uma!

Faz btt mais ou menos a sério e tens uma corrente 7000 km o tanas! Nem a brincar!

E em estrada tambem duvido!

Só acredita quem quiser não é?
 

Giantfreerider

New Member
Com cuidado, uma corrente dura-me mais de 6000kms, sim.
Eu limpo a corrente e cassete a cada volta. E ponho sempre óleo a cada 50kms.
E pelos vistos não é só a mim que o material dura...
E sim, dura a fazer BTT. No máximo apanho 10% de alcatrão nas minhas voltas.

Mas isto sou eu, que até um ficheiro excel tenho com tudo da bike, e apontado os kms a que tenho que fazer a revisão de cada peça.

Tratem-nas bem, que elas não vos deixam ficar mal!;)
 

dfilp

Active Member
Regra geral a minha corrente também dura entre 5000 a 6000km's, que é sensivelmente aquilo que faço num ano e 2 meses. Não vejo onde está o espanto se alguem as conseguir levar até aos 7000km's..
Mas uma coisa é certa, quando mudo, tenho de mudar cassete, corrente e prato. mas prefiro assim do que mudar corrente de 1000 em 1000km's, pois acaba por sair mais caro.
 

Giantfreerider

New Member
Ora ai está. Como vês não sou o único.
É claro que quando mudo de corrente, vai prato do meio e cassete também (além das bichas e cabos, pois basta afinar uma vez e dura estes kms todos sem desafinar).
Mas em vez de esta sempre a trocar de corrente, mesmo se fosse de gama mais baixa, prefiro usar uma XTR durante esse 6000 ou mais kms!;)
É uma questão de experimentar e ter cuiado com as manutenções.
 

jspereira

New Member
Pois a cada volta que ando e tudo limpo e lubrificado..... quando digo tudo e transmissao completa e desviadores e muito arriscado levar 1a corrente a 7000kms mas que chega CHEGA ja com uma grande tensao e com meio elo ja a mais da dilataçao do material .... Da trabalho limpar tudo e lubrificar e afinar mas compensa e a maquina nao nos deixa ficar mal.
 

elv1s

Member
Olhando para as fotos, a corrente "abriu" (partiu) com menos de 1000km. Como é material de desgaste, e até tem andado à chuva com pouca lubrificação, é certo que não há garantia.

Se o desviador empenou um pouco, umas marretadas devem endireitá-lo. Corrente será melhor uma nova, e se a cassete tb já se tiver danificado pela falta de lubrificação e andar à chuva meter nova também.

Já gastei uma cassete sram e corrente sram de 8v em menos de 500kms por andar à chuva em zonas de terra batida com areia solta. Era tipo esmeril do material, nem queria acreditar no desgaste. (comprovado por mim com ferramenta na corrente e olhómetro na cassete)
 

afpereira

New Member
eu também desengorduro, lavo e lubrifico toda a bike e no domingo passado fiz uma grande burrice, na maratona de Estremoz, quando chegamos ao ponto mais alto estava uma zona de assistência, aí e para tirar o pó e a areia da corrente e como estava a pressa só meti wd40 e os gajos da assistência a perguntar se queria óleo mas como estava a pressa não meti óleo e passado 20km parti a corrente, hoje penso se tivesse perdido 5 minutos teria chegado ao fim, assim fiquei a 4km do final e o pior é que deixei a chave multiusos no carro e ninguém teve a camaradagem de parar para me ajudar tentei durante uma hora tirar a porcaria do resto do elo para meter o elo rápido e desisti... por isso todo o cuidado é pouco...
 
Last edited:

mataburacos

New Member
Agora o que me confunde e que perguntas como saber se afinarao as mudanças e os travoes ?Entao se as mudanças estavao desafinadas isso via se e sentia se..... se os travoes tambem estavao desafinados tambem acho que sentias ao ires levantar a bike terias que notar as diferenças.....

se leres o meu primeiro post vais ver que relatei a situação.
pedi uma afinação de travoes pq andava a ouvir um restolhar e qd me entregaram a bike a manete da frente nem descia quase. acabei por sair de lá com o problema remediado (pq o disco desde que a comprei sempre roçou nas pastlhas qd a roda inclina) e não resolvido

qt às mudanças queixei-me que a 4ª por vezes saltava. pq é que n vi mais cedo?
simplesmente pq com este tempo pouco andei e quando andava eram voltas de 6 ou 7km pela zona.

certamente vou-me entalar pq a revisão foi à 2 meses e da mesma forma que eu alego que a bike n andou eles me alegam que andou.

qt ao resto da discussão sobre correntes e respectiva duração n é o que me preocupa. sei que vou ter que pagar uma corrente nova, só quero saber é se o facto do desviador estar enfiado no pedaleiro a ponto de este nem sequer rodar é resultante de uma má afinação da parte da loja.
continuo a achar altamente improvavel ter o desviador enfiado no 2º ou 3 prato do pedaleiro qd ia a subir em 2ª mudança por culpa minha

obrigado pela ajuda, dicas e juizos
 

petiagos

New Member
Só ido lá e relatar a situação para verem o que dizem ...
Consoante a conversa ... logo resolves ...ou aceitas ou mudas de assitência.
Agora uma coisa é certa ...não descuides a limpeza e lubrificação da transmissão ...que ela vai sempre andar certinha...;)

Boa sorte para a resolução do problema.
 

elv1s

Member
Quanto ao desviador parece que foi resultado da quebra da corrente que depois se prendeu no desviador e o levou à frente.

Resta saber se quando fez a revisão devia ter levado corrente nova. Mas aí como tinha tão poucos kms até se poderia pensar que estavam a querer fazer gastar mais €€ e vender corrente sem fazer falta.
 

mataburacos

New Member
a questão da corrente nc foi colocada
alias em nenhuma das 3 revisoes que fez se "queixaram" do estado da corrente ou k7, até pq a principal razão dela la ir era para ser lubrificada no eixo (que é o que acumula mais porcaria... massa + trilho n é uma boa combinação)

a unica "discussão" que tive com eles por causa da corrente foi qd lhes pedi numa das revisões para me colocarem um elo rapido e demoraram 1 semana para dizer que n havia elos compativeis com a corrente

ja pensei em mudar de sitio, mas o local mais perto acho que é a binaclinica e ainda são quase 10km pra cada lado, alem de que me parecem ser careiros.

btw a corrente n partiu (no sentido da palavra), uma das partes do elo saltou, mas ela continua unida e no sitio onde devia estar.
o desviador é que esta a prender o pedaleiro
 

petiagos

New Member
Podem ser mais careiros ou não ... mas que o rapaz, que é o António Valério, ... percebe daquilo ... lá isso percebe ...
 

elv1s

Member
Se calhar nunca vieram com a conversa da corrente, porque nem usam a ferramenta para medir o desgaste. E deviam.

Se o desviador está empenado, endireitar, com mais ou menos jeito, vão cobrar mão de obra. Existindo desviadores de 8v a 10€ ou pouco mais, achas que compensa ? Depende do que cobrarem.

Nunca fui à binaclinica, mas por acaso já os contactei por email e foram bem prestáveis. Até pode ser uma boa ideia ir pedir opinião noutro lado. Careiros porquê? Porque vendem material caro? Acho que o que interessa aqui é o custo da mão-de-obra e o serviço ficar bem feito.
 

mataburacos

New Member
são 9v (se importar)
o serem careiros refiro-me à mão de obra (pelo menos a tabela de 2009 que esta no site)

cobram 7.90 pela afinação de travão (cada) qd eu paguei metade disso (ok que ficou mal feito :lol:)
 

dfilp

Active Member
Mataburacos, o que não falta aqui no forum, no youtube ou pela internet em geral são videos ou fotos a explicar as coisas mais basicas de mecanica que não custa nada a prender, desde afinar mudanças, mudar uma corrente, pastilhas, sangrar travões, montar peças, lubrificar, limpar, etc. Se calhar sai-te mais barato comprar alguma ferramenta propria e começares a aprender a fazer as coisas mais bascas, se te preocupas tanto com a mão de obra.

Por essas fotos eu continuo sem perceber o que é que o desviador pode ter de mal. Não sei de onde és, mas se fores da minha zona, nem me importava de te ensinar o basico, e se possivel resolver o problema.. Ou então indicar-te uma loja bastante boa, onde sem duvida não te irias arrepender de passar a ir.
 

mataburacos

New Member
sou de lisboa
perto de mim tenho a actionbikes e a binaclinica (que conheça) e ainda a loja das biclas ou lá como se chama na praça do municipio.

ja esta na loja. ja tem corrente nova (16€)
falta afinar o desviador. apos algum dialogo la se chegou a acordo que poderia ter sido o parafuso mal apertado que fez com que o desviador "escorregasse" no quadro.
sinceramente continuo sem ver outra forma do desviador ir parar ao prato grande qd eu ia em 2ª numa subida
 
Top