7ª Maratona BTTascaduXico - Pinhal Novo - 28 Outubro 2012

Mepim

New Member
Ora agora é que o yetke falou bem!!!! :cheers:

Vamos ter calma que o ano passado a "discussão" foi parecida, quem anda na Arrábida sabe que nesta altura do ano a lama é inevitável, mas tudo se faz. As vacas caso se verifique que temos de lá passar vai de certeza ser à mão porque é impossível melhorar até lá, mas até isso faz parte do BTT.

Outra zona que vai estar bastante "encharcada" vai ser a da Comenda, e aí sim vai doer, a subida da comenda com a lama que vai lá estar vai ser empeno valente.

De resto percurso 5* para a maratona, preparem as pernas que o empeno vai ser dos grandes, subidas como Pedreira, Comenda, Rasca, Embaixador e outras não vão perdoar!!! O que vale é que a seguir a uma bela subida estará sempre uma bela descida, e neste percurso não podia ser mais verdade!!

Fiquem tranquilos que os "Tasqueiros" não nos vão desiludir com toda a certeza!!
 

Xeryff

New Member
Obrigado pelos vossos posts, quero-vos dizer que, mais uma vez esta organização está a fazer tudo por tudo para que o nosso dia em conjunto (nós a "bulir", vocês a pedalar) seja mais um dia memorável pela positiva.

A Arrábida é linda, vamos ser brindados com um dia de sol, pequeno almoço, febras e entremeadas grelhadas, agua pé novinha e fantástica, apoio mecanico...nada nos irá estragar este dia entre Amigos.

Zé Nora
 

oliana

Active Member
Já conheço bem as passagens da maratona. Só ainda não estou é a ver bem as direções. Tenho feito algumas passagens pela zona. Se não chover na tarde de sábado, vai ser muito mais divertido. Doutro modo a maior distância vai ser um pouco sofrida. O barro está em muitas zonas, não só nas Vacas, mas tambem na encosta das antenas e na Comenda. No entanto já estou acostumado a sofrer aí. Nunca mais me esqueço da maratona do SL Benfica. Choveu todo o dia.
Como não dão chuva no domingo, só podemos esperar mesmo divertimento.
Esta vai ser a minha primeira Tasca du Xico. Estou ansioso. Afinal, são alguns dos meus trilhos de eleição.
Quero desejar á organização e aos participantes, boa sorte e que tudo corra bem. Que toda agente se divirta.
Até domingo!
 

tessifol

New Member
Já conheço e bem o precurso da Meia maratona e digo que não se apanha assim tanta lama. Vais ser giro ver o pessoal a escorregar na pedra no inicio dos moinhos e alguma lama depois de passar o desvio da descida das vacas. Estou pouco apreensivo é da parte do trajecto que vai até ao cruzamento do cai de costas, ai sim apanha-se muita lama.

não vai deixar de ser um fartar de rir, pelo menos dos tratamentos de pele dos condutores e dos tratores heheheh
 
Last edited:

Azofree

New Member
A seguir à estrada que vai para as antenas e a seguir à Comenda vai ser lama até aos dentes eheh, em boa hora despachei a minha inscrição, fonix. Acho que o percurso até está bem delineado o problema foi a meteorologia complicar.

É verdade que grande parte do pessoal que participa nos 40 km vai para o convívio, mas o percurso desculpem lá, não tem a ponta de interesse. Curiosamente o melhor é mesmo a descida das vacas.
 

damiaobtt

New Member
Boas "jacare" eu já Descarreguei o trek no meu Dakota 20 e esta tudo ok !
Descarrega primeiro no Gpsies e depois converte para ficheiro GPX vais ver que não falha !!!
 

jlalmeida

New Member
nao sei se é do meu gps (dakota 20) , se é das maos , mas o percurso da maratona nao me aparece na totalidade no garmin.

Não conheço o dakota 20 , no caso do meu Etrex Vista Hcx só cabem em active log 10000 pontos e o track tem mais de 11000. Imagino que o problema deverá estar aí. "encolhe" o track "jacaré" . :D
 

alcides

New Member
Também não quero entrar em discussões mas entristece-me os comentários de alguém que, na Arrábida, parece só conhecer alcatrão e estradões. É verdade sim desde que começámos a estudar o percurso que definimos que queriamos fazer as vacas a descer, felizmente temos muitos users que nos apoiam e não se importam de levar com um pouco de lama, ao fim ao cabo são 300 metros de lama para um percurso de 47km (na meia-maratona). A decisão não será fácil e nunca agradará a todos, só no sábado tomaremos a decisão e até haver claridade do dia poderemos fazer alterações. Espero que acima de tudo venham com o espirito aberto, com a vontade de passar um boa manhã, sem correrias para desfrutar de um dos paraísos do BTT, fazer novas amizades e no fim cheguem sujos mas com um grande sorrisso.
 

tessifol

New Member
A organização não pode fazer milagres, apenas "trabalhar" com o que tem, e neste momento acho que está muito bem conseguido o percurso da MM.
Foi o melhor dadas as condições e se quem vai com medo de se molhar ou sujar mais vale ficar em casa. Eu cá vou para me divertir, com ou sem lama o que me importa é o convivio(e o abafadinho).
Continuem o bom trabalho :)
 

jlalmeida

New Member
Eu conheço muito razoavelmente a Arrábida e compreendo os argumentos da organização, quer fazer uma boa maratona, a exemplo dos anos anteriores e parece que está a trabalhar para isso. Todos sabemos que a Arrábida com chuva tem de se evitar alguns trilhos e pronto. É difícil fazer 40 kms de Arrábida sem passar por trilhos com lama, até aqui tudo bem e nada a acrescentar. Milagres não há.
A minha questão vai centrar-se apenas na questão "descer a descida das vacas". Parece que não estou muito enganado e acho que a "descida das vacas" é a que liga o alto da serra do louro (trilho dos moinhos) ao cruzamento de Vale Barris. Não tenho problema em descer aquilo à mão já a subi algumas vezes e portanto para baixo todos os santos ajudam desde que não escorregue e bata com os dentes (traseiros) no tapete, é mais minuto menos minuto. Sou um veterano em escalão mas não um veterano no BTT e já andei muitas vezes com a bike à mão, mas quando posso andar em cima não ando em baixo. O que eu acho estranho é que sei de certeza que com tempo seco talvez 4 ou 5 participantes descem esse local montados , com tempo molhado não arrisco o número dos que seriam capazes, portanto quando alguém diz que é um ponto de honra fazer aquela descida só "porque sim" fico a pensar que se calhar estou enganado e aquilo é fácil e eu é que sou medroso.
Atenção, eu não escrevi isto porque discorde do percurso, acreditoi que para aproveitar bem o traçado,evitando outros pontos críticos, o melhor mesmo é descer ali, tudo bem eu compreendo. Não tenho nada contra a descida das vacas, faça-se! Agora não me digam é que aquilo é para fazer montado porque pode haver quem acredite e e o tente :D .
Quanto ao percurso em si, foi o que a organização escolheu, portanto é o que teremos de fazer se quisermos participar. :p :p

Sem stresses!!!

Cumps
 

kreisp

New Member
@jlalmeida: É isso mm. Além disso, calcário molhado parece manteiga :)

Há uns 15 anos atrás eu descia aquilo, agora tenho medo :)
 

PauloCoutinho

New Member
Acho que descer o trilho das vacas com as condições atmosféricas desta semana e juntar cerca de 900 pessoas a descer o mesmo é colocar em risco a segurança de quem lá vai passar.

Já quanto à lama isto é BTT e o BTT é isso mesmo, todo o terreno. Quem não quiser lama não vai.
Já o barro/pântano da zona da ribeira na comenda é outra coisa. Isso é só para nos deixar as carteiras mais vazias no fim do mês :D penso que seria bom considerarem uma alternativa.

Vamos esperar. Esta organização já nos demonstrou que é das melhores em Portugal a organizar provas por isso deixem-nos agir.
 

jlalmeida

New Member
nota: Eu repito que não me importo de descer aquilo à mão mas não me venham dizer que "vai ser o ponto alto desta maratona" ou coisas desse tipo. É um ponto de passagem e pronto.

Paulo Coutinho, a questão da quantidade até não deverá ser problema. A maratona sai 30 minutos antes da meia maratona e quando a malta chegar aos moinhos a coisa já vai "esticadinha" .
Se é com descida das vacas , que venha ela mas com cuidadinho porque não tenho ossos numerados e tenho de trabalhar à segunda feira :) .

Abraço e muito sol :cl::cl: e vamos fazer uma festa nos trilhos.
 

froids

Active Member
Abraço e muito sol :cl::cl: e vamos fazer uma festa nos trilhos.

É isso mesmo!
Eu também conheço bem a Arrábida e até sou dos que faz as Vacas montado. Pelo menos seco, já que molhado e enlameado a coisa muda de figura. Mas também não é uma descida que faz todo o percurso. Além de que, ainda assim, o dia irá ser de festa!
É divertido andar na lama, digam lá que não é?!
A malta suja-se, dá umas quedas engraçadas e dá para dar umas boas risadas a conta de nós próprios e a conta dos amigos. Umas boas gargalhadas junto com malta amiga, em contacto com uma zona natural privilegiada?
Afinal, não é isso que é o BTT? Se calhar para muitos, não. Mas para mim é!
E se no final tiver que passar duas horas a afinar a bike e a pô-la novamente ok, lá terá que ser. Se isso me importa muito?! Nadinha!

Como alguém já disse algures, não sofram por antecipação.
E essencialmente, mantenham o espírito aberto, porque afinal o BTT não é um desporto de meninos como o futebol. Ou será?!

Abraços
:xau:
 
Top Bottom