6º LAAC-LAACAR - Aguada de Cima - 05 Junho 2011

nasp

Member
É facil tá no pavilhão da Laac e sobes a rua sempre em frente que vais encontrar fitas logo a seguir. Pode tambem seguir as setas amarelas pintadas no alcatrão.
 

ruca

New Member
fui no passado fim de semana fazer alguns kms da prova, nomeadamente algumas descidas mais perigosas/ técnicas (uma em Agadão a chegar ao alcatrão e depois a descer para o ribeiro que temos de passar e depois uma outra antes de chegar à redonda!?!, onde se passa o rio) e parte delas fiz-las desmontado porque são realmente muito técnicas e acidentadas.....muito cuidado!!
Quanto à maratona, já sabem os kms totais e altimetria?
ruca
 

F.Moreira

New Member
Olá Pessoal, boas tardes.

Fui ontem fazer o percurso dos 40km e aqui fica a minha apreciação:

Penso que quando falamos de uma meia-maratona pensamos principalmente nas pessoas que não têm preparação para fazer uma maratona. As meias maratonas, quando eu comecei a andar de bicicleta, eram feitas para que toda a gente pudesse participar e sentir a adrenalina de participar numa "prova" e ganhar o gosto pela modalidade. Neste momento, penso que as organizações se estão a esquecer das pessoas que estão a dar os primeiros passos no BTT e estão apenas a ver a vertente competitiva da coisa.

Quando comecei a praticar BTT quem andava ía aos 80km e quem queria apenas participar ia aos 40km. É claro que havia sempre o bichinho da competição até mesmo nos 40km mas as provas estavam pensadas nas pessoas menos preparadas, pensadas de forma em que todos pudessem participar.

A semana passada fui a Alte fazer a maratona da taça, no mês passado fui a Leiria e há pessoas que têm ido sempre comigo e têm vindo a desenvolver o seu gosto pela modalidade. Na semana passada a minha mulher já fez o passeio em Alte e estava cheia de vontade em fazer a maratona da Laac mas aqui é que a coisa se complica porque ela simplesmente não consegue... Não está preparada para um "empeno" destes para começar... e posso também falar em mais um casal e um rapaz que foram tentar fazer o trilho connosco no sábado... Será que não era mais importante fazer com que as pessoas que começam a dar as primeiras voltas ganhassem primeiro o gosto pelo desporto? Eu pergunto isto porque uma coisa eu sei: se uma pessoa vai pela primeira vez a uma meia-maratona e apanha a deste ano da Laac, nos próximos tempos não vai querer ouvir falar de bicicletas.

Aliada às zonas demasiado técnicas para os principiantes está a questão da altimetria que considero exagerada para uma meia-maratona.

Ultimamente este tipo de situações tem-se verificado nas "meias", é certo que o pessoal cada vez anda mais e melhor mas acho que as organizações se estão a esticar um pouco no que diz respeito aos graus de dificuldade apresentados.

Por favor, não interpretem mal as minhas palavras, considerem-nas uma crítica construtiva e não destrutiva, até porque todo o vosso trabalho e as horas dispendidas merecem da minha parte todo o respeitoe consideração mas, numa próxima edição da prova (2012), façam também uma prova acessível a mais pessoas.

Atenção que esta é apenas a minha opinião pessoal e estou a dá-la porque acho que o pessoal da Laac, para além de todos os anos nos proporcionar momentos inesqueciveis, sabe ouvir e melhorar os aspectos menos conseguidos.

Fazendo das palavras do Gamito as minhas: "meias são para os pés" mas não para todos... isso é para gajos que já têm o cú com um calo que mais faz parecer o babuíno.

Estou inscrito para os 80 assim como no ano passado e sempre evitava ao pessoal que vai comigo uma seca tão grande à minha espera se eles também pudessem participar.

Digo-vos que o trilho foi muito bem escolhido mas que infelizmente não está ao alcance de qualquer um.

Continuem com o bom trabalho mas não se esqueçam dos menos preparados.

Um abraço,
Nando.
 

Amaral

New Member
Boas Nando!

Eu percebo a tua crítica e temos a noção que este ano realmente o grau de dificuldade aumentou, mas também quisemos levar a meia maratona a sítios onde nunca tinha ido para que as pessoas que habitualmente fazem a meia-maratona conhecessem os lugares onde a maratona costuma passar.

Já agora posso agradecer a crítica porque é muito bem vinda e bem fundamentada, destas opiniões nós agradecemos.

Abraços

Nuno Amaral
 

F.Moreira

New Member
Boas Amaral.

Eu é que agradeço a compreensão e o saber ouvir que vocês sempre mostraram.

À semana não tenho tempo mas no próximo fim de semana vou fazer a maratona e depois também vos dou a minha opinião.

Queres adiantar alguma coisa em relação aos 80km? São tipo os do ano passado? Qual a subida que este ano vale o leitão?:)lol

Um abraço,
Nando.
 

nasp

Member
E neste tipo de respostas que vemos o tão grande que é esta organização.

Nando, faço minhas as tuas linhas apesar de comparado contigo ser um verdadeiro empenado.

Mas dia 5 lá vou estar seja de que maneira for.
 

RUBEN FERREIRA

New Member
Boas Nando.

Agradeço a tua opinião e a tua critica, concordo com o que dizes,faço das minhas palavras as do meu colega Amaral,para o ano e caso se organize novamente a maratona da LAAC vou ter em consideração as tuas palavras.

Um abraço

RUBEN FERREIRA
 

Amaral

New Member
Boas!

Respondendo ao Nando, o percurso dos 80km, que em princípio terá cerca de 73km, não tem nenhuma subida para o leitão, mas acho que tem uma paisagem bastante mais bonita.

Já agora quero agradecer as vossas opiniões, mas nós respondemos e aceitamos as critícas com cordealiadade porque as opiniões e critícas são válidas, não respondemos daquela forma apenas para parecer bem.

Cumprimentos

Nuno Amaral
 

resmungão

New Member
Boa tarde pelo que li vai ser um bom empeno a sorte é depois o bom LEITÃO so espero que o nelson náo se esqueça das inscrições
 

Amaral

New Member
Boas!

Aqui vão as altimetrias e planimetrias.

Meia-maratona:
planimetria40.JPG


altimetria.JPG


Maratona:

maratona.jpg


altimetria%2080.JPG


Abraços

Nuno Amaral
 

F.Moreira

New Member
Olá Pessoal,

conforme disse que faria, chegou-se o fim de semana e fui mais uma vez até aos trilhos da Laac-Laacar. No sábado de tarde, com muito calor e muita sede à mistura, lá fomos (eu e o Bruno "Click" Rodrigues) fazer o percurso da meia... quanto a isto só vos posso dizer uma coisa... a água na Redonda estava espectacular:)... mas passemos à maratona.

Domingo, e a julgar pelo calor que se fez sentir no sábado, o melhor seria sair bem cedinho... 07.45 da matina e já estávamos em cima das "burras"... parte inicial conforme já sabíamos que seria até à divisão, seguida de um falso plano e da descida para começar realmente a subir quase até ao Caramulo... o calor começava a apertar mas, felizmente, alguém se tinha esquecido das "ventoínhas ligadas" durante a noite, felizmente até à capelinha, o pior foi depois... na continuação da capelinha até ao km 33 o gajo que deixou as ventoínhas ligadas, esqueceu-se delas no máximo ou seja, mesmo a descer quando o vento vinha de frente era dificil chegar aos 20km/hora (sim, a descer)... O Click decidiu ir encher o "pote" à fonte do estradão das heólicas e passou-se o momento cómico do dia, o vento era tanto que não conseguia acertar com a água no bidon e as bicicletas quando colocadas de lado para o vento levantavam do chão ficando mesmo na perpendicular... nunca tinhamos andado com tanto vento... que cena...!

Começa a descida e consequentemente acaba o vento, voltamos a rolar mas a rolar bem... velocidades na ordem dos 60 durante muito tempo, é óptimo para o pessoal descansar depois de tanto tempo a subir... Frágua, Lugar de Boi, Mosteririnho, Agadão e apanhamos o percurso da meia... aí já nos sentíamos em casa, "carregamos mais um pouco no pedal e ainda lavamos as bikes antes do almoço" - diziamos um ao outro mas tudo isto com um pensamento que nos perseguia... não passámos por ninguém e ninguém passou por nós... seríamos os únicos no trilho?... subimos da Redonda até ao Casarão e avistamos as primeiras bikes, à nossa frente, em 2 grupos distintos e ficámos mais contentes, afinal não éramos os únicos tolinhos no meio do monte... chegámos a casa às 12.15...

Resumindo: 4.30 horas em cima delas com duas paragens para comer qualquer coisa... o principais obstáculos foram o vento entre a capelinha e o começo da fase de descida e o calor que para o fim já se fazia sentir...

Não é uma maratona fácil, tem cerca de 1700mt de ascenção em 73km (isto tudo valores aproximados), e digo que não é fácil porque cheguei ao fim meio enjoado, coisa que me acontece nas maratonas mais puxadas... tem zonas muito técnicas quer a subir, quer a descer, e teve ainda uma dificuldade acrescida devido a um passeio TT, que foi efectuado na noite de sexta para sábado e que acabou por "minar" o trilho, já que tinha muitas zonas comuns...

O grau de exigência é o adequado para uma maratona, quer ao nível físico, quer ao nível técnico e pessoalmente penso que em comparação directa entre ambas as distâncias faz muito mais sentido o percurso e grau de dificuldade da maratona do que propriamente a meia, para a qual já expressei a minha opinião na semana passada.

Aconselho vivamente, a quem tiver preparação, fazer a maratona e não a meia... vão ver que não se vão arrepender.

Até lá... boas pedaladas.

Deixo uma palavra de apreço a toda a equipa da Laac, em especial ao Ruben e ao Amaral que dão a cara pela prova, que não têm tido vida fácil com as marcações,uma vez que as mesmas estão constantemente a ser arrancadas, pintadas e mudadas de sitio...

Um abraço,
Nando.
 

RUBEN FERREIRA

New Member
Boas Resmungão.
Se estás com problemas em fazer a tua inscrição entra em contacto comigo para este nº tlm 919138595 a qualquer hora do dia.Posso ajudar-te.
Abraço
RUBEN FERREIRA-LAAC
 

resmungão

New Member
Boa tarde RUBEN mas o Nelson do vicio do pedal esta a a tratar da minha inscrição mas de qualquer maneira agradeço a desponibilidade em me ajudar mas de certeza que quero ir a esta prova que de tanto se fala pela positiva claro
 

RUBEN FERREIRA

New Member
Boas pessoal.

As inscriçoes já ultrapassaram em muito o limite dos 300 inscritos, pelo que não vamos poder validar todas as inscrições com muita pena nossa.Vamos encerrar as inscriçõs e só validamos os 1º 300 pagantes.Quem ainda não regularizou o pagamento que o fassa o mais breve possivel.
Um abraço
RUBEN FERREIRA-LAAC
 

petit_23

New Member
Boas pessoal!

Ontem fui fazer o reconhecimento da maratona e gostei do percurso. Este ano parece ser menos duro que o ano passado, estou enganado? Concordo com o Moreira, a maratona é acessível para quem tiver alguma preparação.
Boas pedaladas
 
Top