5 Cumes 2013

zé biclas

New Member
Não concordo com o hell_on_wheels, quando se refere que quem se prepara para realizar 55km, faz mais 3 ou 4km.
Por acaso até foi mais que 3 ou 4Km e quem está a fazer a gestão de esforço para 55Km e a dar tudo é complicado levar com o bonus. Eu estou preparado para fazer maratonas e já fiz algumas, e não gostei de levar com o bonus. Tem tudo a ver com a gestão de esforço!
 

El Nino Torres

New Member
Fui a esta prova pela segunda vez. Nada tenho apontar à organização.

No seguimento dos comentários pros vs azelhas vs etc etc... Não sou um pro a descer, tenho algum cuidado, e se há coisa que me irrita é ter atrás de mim um apressado a me pressionar e a mandar bocas. Lá passam até serem apanhados na subida seguinte... Faço btt para me divertir. Se demoro 3h, 4h ou 5h a concluir uma prova quero que se lixe. É por causa da falta de espírito que muitos aqui falam, das pessoas com mania que são boas (não falo dos federados, que esses estão lá para ganhar) que raras são as provas em que me inscrevo hoje em dia. Aqui há uns anos havia mais respeito. Se ia um azelha à frente o pessoal não se importava. Hoje em dia tudo mudou. Parece que competimos todos. Prefiro ir aos passeios com GPS, ali vejo outro tipo de respeito, zero competição, etc...
 

Zé Mendes

New Member
Ao amigo José Figueiredo e restantes membros da organização. Boa ou má a maratona deste ano já passou. Mto ainda se vai falar (de certeza) mas eu e outros como eu que gostam de pedalar porque gostamos esperamos para o ano voltar a fazer a Maratona 5 Cumes, simplesmente porque vale a pena participar.

E acho que todos concordam comigo.
 

dmcd

New Member
Participei este ano pela primeira vez e gostei bastante dos trilhos.
Acho que no próximo ano a organização corrigirá todas as questões faladas anteriormente e será mais um grande evento.
Até para o ano.
 

Addax

New Member
Costumo ir às provas dos Amigos da Montanha e é a primeira vez que tenho alguma coisa a apontar. Como não sou pro e não sofri com o engano inicial só senti falta de mais ZA com água.

Essa discussão de federados vs promoção não leva a lado nenhum. Existe de tudo em ambas as partes.
Posso dizer que nunca impedi a passagem de nenhum federado nem da promoção. Sempre que avisavam ou sentia que alguém me ia ultrapassar eu facilitava a passagem. Assisti a uma discussão no abastecimento de sólidos e acho uma atitude desnecessária. O pessoal afinal vai para se divertir ou para viver uma manhã agitada?

Um outro reparo que aqui quero referir é alertar o pessoal que deita para o chão plásticos das barras, do gel, garrafas de água fora da ZA, ... enquanto ia cheio o peso era maior e conseguiram andar com ele, porquê depois de vazio deitar para o monte? Não foi um, nem dois, nem três pessoas que vi a terem esses atos. Estive para chamar a atenção mas não me queria chatear porque quem faz isso nem sempre reage bem.

Boas pedaladas
 
P

promoção2014

Guest
Ola forum,

Antes de mais queria referir que apenas participo neste forum com o intuito de expor uma situação que me chegou ao conhecimento e que pode ser do interesse dos atletas que participaram na maratona dos 5 cumes.

Após consulta dos resultados e por acaso ao clicar no atleta vencedor da maratona lazer (5 cumes) podemos constatar que o mesmo não tem qualquer registo da sua passagem no 1º posto de controlo electrónico.

Este facto suscitou a curiosidade pelo que tentei descobrir se o atleta em questão aparecia nas fotos da primeira parte do percurso (1º e 2º cume), o k não se veio a confirmar.

No facebook há fotos de um fotografo que se encontrava imediatamente antes do 1º Posto de controlo e o atleta não aprece em nenhuma foto, o que é de todo muita coincidência, bem como em fotos que foram tiradas no 1º ZA onde também não é visto.

As primeiras fotos onde o atleta é visto é já no inicio da subida para o 3º cume, local onde vem junto dos primeiros atletas federados.

Estes factos no meu entender constituem uma falha grave por parte da empresa que monitorizou as classificações, pois apesar de ser um sistema muito eficiente e moderno, na prática não desclassificam quem não passa nos controlos, permitindo que todos os que por qualquer motivo tenham atalhado constem na respectiva lista de classificação.

Também pode ter acontecido que seja a própria organização (AM) a não assumir a desclassificação do atleta por qualquer motivo, deixo aqui a dúvida.

Em relação ao atleta não vou tecer qualquer comentário pela sua conduta, só acho que a verdade desportiva deveria estar a cima de qualquer erro, seja ele propositado ou não.

Quanto ao resto da classificação poderá haver mais casos idênticos visto já outros utilizadores deste forum terem mencionado ter visto alguns participantes a atalhar no 1º cume.

cpmts a todos!
 

atce

New Member
boa noite pessoal. apos a minha estreia o ano passado, numa prova toda enlameada onde a cassete traseira ja so aceitava 3 andamentos, que me fez trocar cabos e bixas, nao poderia deixar de repetir a dose, pois apesar do estrago material, foi sem duvida a prova que me deu mais gozo fazer ate hoje, pelo que levava expectativas altas.
bem, de facto e' muito revoltante ver elementos a chegarem às 9h e passarem à frente de pessoas (como eu) que estavam no local de partida desde as 8h30. Tendo poucas 'provas' nas pernas, nas ultimas tenho chegado cedo para nao apanhar engarrafamentos. Sim é chato levantar às 6h30, mas para mim é mais chato ter de parar a meio das provas... Nao me ocorre uma forma de evitar que estas personagens continuem a desrespeitar tudo e todos. Mas se calhar ter alguem da organizaçao tipo 'fiscal' a apontar os dorsais destas pessoas e depois aparecer DNF na classificaçao final nao era mal pensado.
Ao contrario do que foi dito, a prova arrancou a horas, a malta la atrás é que, pela quantidade enorme de ciclistas, arrancou minutos mais tarde (o ano passado so passei na linha de partida ja o cronometro contava 6 minutos). Quanto ao esticar do pelotão, revelou-se que a descer nao é a opçao mais correcta, isto porque, uma vez mais, existem pessoas que exageram e põe em causa a integridade fisica dos outros, como ja foi reportado aqui (as melhoras para todos os que se magoaram). o ano passado aquela longa subida foi mais cautelosa e tambem seleccionou melhor quem anda mais/menos.
depois o referido erro inicial de marcação/encaminhamento. toca a virar a bike, bate com roda e pedal no vizinho, volta para trás.. e foi uma confusao desgraçada cume acima, federados a ultrapassar amadores, e depois a promoçao, e depois os amadores com mais andamento, e depois, e depois.. quero ainda assim referir que 99% dos federados/promoçao foram cordiais na forma como pediram um "jeitinho".
quanto aos abastecimento, por acaso so estava às espera do km24+- e km51+-, pelo que o do km12+- ate foi bem vindo. no entanto, no pre-prova, pareceu-me logo que a distancia entre o 24/51 era demasiada, o que se veio a confirmar. De facto todos nos tinhamos conhecimento da kilometragem de ambas, e sim podiamos ter 'organizado' melhor a nossa hidrataçao, mas como foi dito o calor que se fez sentir contribui para que a agua transportada tmb servi-se para refrescar a cabeça, peito, costas, tudo :p
no entanto, o que me deixou de rastos foi a distancia final, 62km quanto estava à espera de 56 no max. a contar com isso, apenas bebi uma garrafinha ao km51, claramente insuficiente para os 10km que ainda tive de fazer. foram depois uns 6km de sofrimento :D pelo que, a apontar uma falha verdadeiramente da organizaçao, terá de ser este diferencial de km's totais.
quanto ao percurso, muito pó como referido, descidas em que nao via quase nada, tudo à base do 'deixa seguir na roda e logo se vê', mas felizmente tratou-se dum percurso com poucas pedras (que poderião ter causado muitos acidentes por esta falta de visibilidade). duro mais que q.b., partilhando da ideia de que é exagerado para uma meia-maratona. o 3º cume foi o mais dificil, tanto pelas paredes que tinha, como pela água que ja me estava a fazer falta :p
quanto aos postos de controlo, tambem uma inovaçao. mas parece-me que para 62km apenas 2 pontos sao poucos. para quem atalha, mais uma tristeza ao qual a organizaçao é alheia.
portanto queria agradecer aos amigos da montanha, nao nos podemos esquecer que meter tantos participantes numa prova é extremamente dificil. coisas novas como a ponte sao sempre bem vindas. muita força para vós e a próxima será igual ou melhor.
por ultimo, gostaria de dar uma palavra de apreço e felicitaçao a todos os paraciclistas. parabens pelo vosso esforço, garra e vontade. nao sendo eu um 'mero' ciclista ludico, cheguei estoirado ao fim, e foram 3 os atletas que ficaram à minha frente, inspirador!
 

Castafiore

New Member
Boa noite! Eu pedalo para me divertir, ando sempre na liga dos últimos, demorei 8 horas a fazer a meia maratona, mas consegui! como fui dizendo "não vim de Sintra para desistir" :) tenho a certeza que não me intrometi nas pedaladas de ninguém, aliás, são muitas as vezes em que paro para deixar passar quem quer andar, não me revejo de todo nessa discussão, na minha opinião, trata-se apenas de um problema de formação e educação. Adorei o empeno, para o ano lá estarei AM! Gostava de ter a fotografia que me tiraram na ponte, fui a última atleta a passar por lá. AM para o ano à que pedir apoio ao São Pedro para mandar água do céu e sobre os mentirosos do desporto, que fiquem em casa a tratarem-se da inveja e que percebam que para se vencer é preciso trabalhar!
 

nfh

Member
Em relação à hora de partida, por ter sido eu a introduzir aqui alguma entropia sobre este assunto, retiro desde já o que disse sobre o atraso da mesma :). Na altura fiquei com essa impressão, mas constato agora que de facto a partida foi dada a tempo e horas.
Também faço notar que as críticas que apontei à organização são construtivas e não ponho em causa o grande esforço que os Amigos da Montanha empenharam na realização desta prova.
Não há como negar todos estes pormenores que já foram apontados, mas que de modo algum comprometem a imagem que os AM têm vindo a construir ao longo das várias edições desta maratona, ainda que alguns fossem mais admissíveis numa organização amadora. O que é importante é que a edição de 2014 tenha estas arestas bem limadas.
O que de facto lamento são todos os atropelos que foram feitos por muita gente. E neste caso as minhas críticas não são apontadas ao pessoal federado, pois a esses eu admito qualquer manobra mais arriscada, porque é para a competição pura e dura que lá estão :). Eu referia-me antes à malta da promoção que não olhou a meios para progredir no terreno ou que reclamavam quando alguém era obrigado a desmontar à sua frente por causa dos que seguiam mais adiante. Critico também aqueles que, mesmo após os atletas pedirem espaço para avançarem nas subidas, teimaram em empurrar a bicicleta no centro dos trilhos.
 

jscorrentes

New Member
Boa tarde,

Alguém sabe me dizer se é possível fazer o trajecto dos 5 Cumes ou se há alguma parte cortada e que seja difícil contornar?

Obrigado.

JS
 
Top