5º Raid BTT Minde - Minde - 17 Junho 2012

MMTS

Member
:Dboas malta... tambem vou participar neste fantastico raid de minde, e ontem lá fui eu fazer um reconhecimento com objectivo principal de passar na tão falada subida das antenas... e confesso que não gostei, é realmente uma subida impraticavel, aquela coisa não dá mesmo para subir e a descida, vai lá vai é termenda... conclusão a passagem por este local não vai superar as espectativas... "Deus queira" que não traga nenhuma surpresa desagradavel para nenhum participante... até domingo e boa sorte a todos...

ps::eek: a malta gosta de pedra, mas de cascalheira nem por isso...
 
Last edited:
Eu em Outubro , depois de ter feito o Caminho de Fatima com uns amigos , e como fiquei em Fatima mais uns dias , tirei um track e testei ai essa zona que não conheço e por acaso calhei subir essa "Subida Demoniaca" até as antenas e posto de vigia e depois como tinha de regressar a fátima , tambêm a desci.
É sem qualquer duvida Horrivel de fazer , seja a subir ou a descer tal o perigo causado pelo piso de tal forma inconstante causado pela pedra solta.
Eu como não sou nenhum super-heroi consegui subir montado prai metade dela , ou seja 1Km , o resto foi na versão PéTT ( ou trailrun ) e isso quer a subir e a descer....
E domingo nem tou a pensar que seja de outra forma , o que desejo apenas é que chegue eu e todos os outros de volta a Minde sem mazelas, que isso é o mais importante.
 

kikasmarea

New Member
Pois é,já ouvi comentários muito pouco abonatórios sobre o prcurso deste ano,o que me leva (e outros) a pensar não estar presente na prova de domingo.Parece que algum artista achou que o percurso seria o óptimo para a prova ficar mais famosa,mas parece que não vai ser assim. Alguém mais já testou o percurso?
 
Boas.
Vou participar pela primeira vez nesta prova e por momentos fiquei com "medo"! :D Ainda bem que já tinha decido que só fazia os 30Km, já imaginava que para uma pessoa com a falta de preparação como a minha não fosse fácil e se apanhasse esse bocado ainda me ia ver bem lixado para acabar isso!
Nunca mais chega Domingo! :cool:

Nunca se esqueçam que para muitos estes passeios são uma forma de (também) retirar prazer do btt, não apenas de fazer o melhor tempo ou esfalfar-se todo para dizer que fez.
 

Jon Lord

New Member
Boas
Acho que não é necessário fazer nenhum drama sobre o percurso, de facto a subida pelo cascalho é impraticável a partir de certa altura, quando chegarem lá alguns até vão agradecer por terem que desmontar, aproveitam para ver a paisagem com a cidade de Fátima ao fundo,quanto à descida, à um ano atrás aquilo era só pedra, um gajo chegava ao Vale Alto aflito dos pulsos, tanta pedra que apanhava, à uns tempos atrás andaram lá uns gajos de moto 4 e além de alargarem o single, a terra ficou toda remexida, já não passo lá à um ou dois meses, mas pelos vistos continuam lá a passar mais moto 4 e motas a degradarem o piso, desconfio que muito boa gente vá subir e descer a serra a pé, mas estamos a falar de 1/4 do percurso, que presumo vai ser duro mas inesquecível.

CSilva
 

BTT MINDE

New Member
Olá pessoal,

Efectivamente ponderámos seriamente o percurso deste ano. Queríamos algo inédito e com um grau de dificuldade acima da média. Tem sido sempre essa a marca do Raid BTT Minde.

Por esse motivo optámos por efectuar uma passagem no alto das antenas do Vale Alto, a 676 m. de altitude. Não há ponto mais alto no PNSAC e tem uma paisagem emblemática! Será um desafio espectacular para a maioria, até porque há esse troço de 150m. na subida em que só uns poucos passarão em cima da bicileta. Vamos ver quem será!

Com diz o Jon Lord: duro mas inesquecível!

Não se esqueçam que o evento começa já este Sábado com a festa Natura, com a abertura do secretariado (a partir das 16h) e com o 1.º Minde Old Bikes!

Boas pedaladas,

Natura Minde
 

Nozes

Active Member
Não,amigo,aquele caminho não dá para apreciar paisagem nenhuma. Além que Fátima fica nas nossas costas,mesmo a pé temos de ir a ver onde colocamos os pés,sob pena de nos magoarmos ao andar em cima daquela desgraça. É um verdadeiro calvário.
Quanto à descida,não me parece que tenha andado por lá muita gente de moto,porque teriam deixado o trilho mais limpo. Para quem está muito apreesivo,vou tentar explicar os problemas com que nos deparamos ali: Pedra solta,inclinação,pouca largura do trilho para ultrapassar,pouca visibilidade e alguns obstáculos (pedras) de grande porte. Aqui seria onde eu tentaria recuperar alguns lugares,uma vez que a técnica é o meu ponto forte,mas o piso impossibilita velocidades muito altas,em poucos metros teria os 2 pneus completamente retalhados,e as canelas em sangue das pedras levantadas pela roda da frente.

Mas isto é apenas uma parte do percurso,sim...e se o resto do percurso compensasse este calvário,nem estaríamos aqui com estas reflexões todas. Mas o que se passa é que até ali são 25km de estradão sem o mínimo interesse,técnica,paisagem ou seja o que for.

Mas é igual para todos,domingo não se cortem e vamos até Minde ver do que se trata então! Não fiquem em casa a pensar "e se..." ;)
 

luis.andrade

New Member
kikasmarea
Pois é,já ouvi comentários muito pouco abonatórios sobre o prcurso deste ano,o que me leva (e outros) a pensar não estar presente na prova de domingo.Parece que algum artista achou que o percurso seria o óptimo para a prova ficar mais famosa,mas parece que não vai ser assim. Alguém mais já testou o percurso?

Eu fui fazer o reconhecimento do percurso no fim-de-semana passado.
Não sou nenhum expert, longe disso, e se concordo que a subida é tramada, a descida não me causou grande apreensão. Talvez porque não a consigo descer à velocidade que o Nozes conseguirá, mas afinal de contas ele faz Downhill e como alguém aqui já disse o homem é um "dinossauro" do BTT com montanhas de experiência. A verdade é que embora devagar, nem sequer precisei desmontar para descer o single do Vale Alto. Sim, não fui muito depressa e domingo conto passar lá à mesma velocidade, ou seja, o mais depressa possível dentro dos meus limites (= devagar).

A verdade é que estou entusiasmado com o Raid de amanhã, provavelmente até mais com a possibilidade de vir a conhecer pessoas com quem falo aqui no fórum ou admiro os seus tópicos, como o kikasmarea, o MMTS, o Nozes, entre outros.

Até Domingo!
 

VITOR HUGO

New Member
parece que este desportos aos poucos deixa de ter regras!!!!!

""Classificações: TODOS os atletas serão classificados (excepto desistentes) independentemente de se terem inscrito numa distância e terem feito outra;""

então o porque de dorsais diferentes!!!!

o porque de postos de control....


 

cula_ru

Member
Anda tudo stressado. Venham mas é dar ao pedal de mente aberta e não se chateiem tanto.
Provavelmente vão haver atletas que não se sentindo bem durante a corrida terão a hipótese de fazer o percurso mais pequeno e ainda poder ver a sua classificação ser apresentada no final.
O mesmo para aqueles que afinal até se sentem melhor e decidem pedalar mais um bocadinho.
Tb achava chato se fizesse a corrida e visse o nome como desqualificado só porque fiz o outro percurso...

O percurso é muito fixe! Tanto o de 30 como o de 50 (42)
Não se pode agradar a todos e também não tem graça fazer sempre o mesmo percurso todos os anos.
Dá para apreciar as paisagens, dá para curtir os trilhos dá para andar depressa e dá para andar em cima de muito calhau. Por isso tem tudo.

A ultima subida às antenas é só para gente dura, poupem as energias até lá e vão ver que corre bem. Com jeitinho dá para fazer a maior parte da subida em cima da bike. ;)
 

bakano

New Member
Vai fazendo a tua corrida e gere tu o teu próprio esforço.

Se queres competição forte e feio vai fazer o Nacional... por alguma coisa se chama Raid. Penso que o espírito não é esse.

Cumps
 

luis.andrade

New Member
O bakano tem razão. Até porque quem quiser ficar bem classificado, só tem de se chegar à frente e pedalar para o conseguir.
Olhem, comigo não precisam de se preocupar. Vou "na minha calmaria" e tentar divertir-me ao máximo!!!
 

kalinas

New Member
boa tarde
a organização dá como o unico argumento para passar naquela súbida(não ciclavel),não repetir tragetos.essa não por favor.tem a parte de alvados,covão do feto,são mamede,etc,etc.
estou inscrito,mas se me fosse fornecido o track antes,certamente não iria.deixo uma pergunta á organização.o que é que vocês fizeram ao nivél de percurso,que já não estivesse feito ou aberto por outros???
abraço e até amanhã
 
Last edited:

cula_ru

Member
Se calhar é mesmo melhor os meninos e meninas que têm medo de ir às antenas ficarem em casa. Se não ainda começam a chorar pelo caminho. lol
 

kalinas

New Member
cula-ru
não trates por meninos e meninas a quem tém idade para sêr teu pai,e quando conheceste as bikes,muitos dos que vão a minde já andavam á muito tempo.tém respeito e diz aos teus 30 colegas de minde que fizeram a pré inscrição e que depois não pagaram,que para o ano que vém fazem um passeio guiado só para vós.
 

cula_ru

Member
oh my god....

Não se vai agora sentir ofendido com aquilo que estou a dizer?... tou a brincar.

BTT é mesmo assim é dureza e dificuldade, temos de saber nos adaptar às varias situações que existem na natureza a aos vários obstáculos...
Não se pode agradar a todos como já disse.
Já lá subi 2 ou 3 vezes e é duro mas chegas lá a cima e dizes: "FDS consegui! Altamente" É a sensação de superação. ;)
 
Cula_Ru.

A brincar , a brincar...

Nessa tua perspetiva; de um lado estão os meninos e meninas que choram por não fazerem aquela estupidificante subida, do outro está quem ??? Os homens como tu ?
Poderia, seguindo o teu raciocínio dizer que, se calhar é melhor os pseudo-campeões ficarem em casa e deixarem este passeio apenas para quem o faz por lazer e irem às provas federadas mostrarem o que dizem que valem !!!

Mas eu estou apenas a brincar.:mad:
 
Top