A pedido não de várias famílias mas de vários amigos, deixo aqui a análise da máquina que irá acompanhar-me nas minhas aventuras em 2013.
Tentei de uma forma breve, justificar todas as escolhas, sobretudo todas as novidades e se me esqueci de alguma coisa, desde já peço desculpa.
Quadro: Olympia Nitro 1.5 29er 2013 (tamanho XL 53cm)
- Nada a acrescentar ao anterior porque geometricamente é igual. Muda apenas a estética que para mim está brutal. Sem dúvida, o quadro mais lindo que tive até hoje. De resto, passagem interior dos cabos impec, colocação da pinça de travão traseiro impec, escoras impec, slooping impec, desenho da zona do eixo pedaleiro impec, desenho de todo o quadro impec e que mais pedir? Bem... para ser ainda mais perfeito (porque não há nada mesmo perfeito hehe) só mesmo uma 949 29er, a nova topo de gama da Olympia onde infelizmente não existe tamanho de quadro para mim. Mas também estou muito feliz com a NITRO. A deste ano fez 40 Maratonas, muitos e muitos treinos e está impecável (já foi vendida).
Suspensão: Rock Shox SID RLT 29
- Espectáculo! Pressão correspondente ao peso do ciclista na camara positiva, rebound a gosto, gate a gosto e está pronta a bombear e a bloquear conforme o piso e irregularidades que apanhe. De resto, a robustez de uma REBA aliada à sensibilidade característica da SID. Que mais pedir?...
Guiador: PRO XCR Carbon
- Saltou da anterior para esta. Guiador cortado nos 64cm (leva 4cm de bar-ends) e com 5º importantíssimos de elevação de forma a dar mais conforto e segurança nas descidas.
Avanço: PRO VIBE (estrada) 90mm/10º
- Na última usei o PLT, nesta vem o VIBE. É praticamente mais do mesmo mas com mais robustez e um pouco mais leve. O que vinha de origem era um Ritchey WCS de 90mm e 17º de inclinação mas devido à altura do selim, ficava demasiado inclinado.
Bar-ends: SNV Light
- Leves, estética simples e sempre uteis naquelas subidas mais ingremes e para aliviar a posição das mãos/pulsos. Protegem também os esigrips e “trancam” a saída das mãos e de punhos do guiador em caso de metereologias mais agrestes.
Shifters: Shimano XT SL M780 10v
- Nada a apontar. Por enquanto, fiel ao rapid-fire que nunca me deixou mal.
Travões: Shimano XT BR M785
- Progressividade, potência (com pastilhas semi-metálicas BBB), fácil afinação, fácil manutenção, estéticamente lindos... também que mais pedir?...
Espirais: Olympia
Discos: Shimano XT
Punhos: ESIGRIPS Chunky
- Não ensopam, não deslizam, não rodam, absorvem “n” impactos, fáceis de limpar, confortáveis (mesmo sem luvas) e a condizer é claro com a máquina.
Grade Bidon: KLS Podium
- Depois de umas pequenas transformações, agarram os bidons com unhas e dentes. Parece que foram feitas para este quadro e são bem leves e baratas.
Roldanas desviador: SNV Light
- Para mim um dos componentes do ano. A marca até podia arriscar com uma garantia vitalícia para estes rolamentos que são fantásticos. A roldana também tem uma longevidade incrível.
Pedaleiro: Shimano XT FC M785
- Uma novidade: cranks de 180mm. Já eram para ter vindo para a anterior mas deixei-me andar. Agora vou aproveitar todas as potencialidades deste cranks ...
Corrente: BBB BCH 102
Vinha de uma Sram 1091 Hollow Pin, até que a meio da época pediram para testar a BBB. E pronto... resistência incrível, difícil de enferrujar, díficil de partir (até mesmo de retirar um elo), aprovada e segue novamente para a próxima época.
Desviador F: Shimano XT FD M786
- Continuidade...
Desviador T: Shimano XT RD M781
- Aqui a novidade da patilha que dá mais tensão à caixa do desviador evitando assim as batidas na escora e que a corrente salte dos pratos. Acho que agora este XT ficou mais “forte” que qualquer SRAM...hehe
Rodas/Cubos: Ztr Crest + Miche 966 F:9-15mm R:10mm
- Mais uma novidade. Ainda é cedo para falar do comportamento destas rodas mas para já gostei muito do seu peso, da sua estética, do seu desenho e não notei para já qualquer torção ou falha das mesmas. Após o 1º teste, alguns raios ficaram com menos tensão mas isso é normal e também aconteceu o mesmo nas últimas. Com mais uns testes logo se verá. Não acredito muito que aguentem com o meu peso (83kg) e condução agressiva mas veremos. À mínima falha, entram novamente as DT Swiss XR400 que esta época fizeram 40 Maratonas sem qualquer falha.
Pratos: 26/40 SNV Light
- Continuidade na resistência, na precisão da passagem entre pratos, na fiabilidade, no que de melhor é feito por cá.
Selim: FIZIK Tundra 2
- Mais uma novidade e um regresso quase às origens. Hehe. Já tinha corrido com FIZIK e este tundra impressiona-me como é que um selim que mais parece uma tábua, sem furos prostáticos, sem grandes “almofadas” , apresenta um conforto tão grande. Tem o mesmo peso do último (190gr) e estéticamente também parece ter sido feito para este quadro. Quanto ao selim anterior (Arte Selle Misy ou EKOY) tenho pena de o deixar pois também é muito confortável mas parti dois esta época exactamente no mesmo sítio e não quero mais arriscar. Atenção que isto pode dever-se ao facto de usar o selim mais à frente mas de qualquer maneira, acho que um selim não pode partir assim.
Protecção da bicicleta: 4&2Impact
Espigão: Thomson Elite 31.6 / 410mm
Pneus: Continental X-King RACE SPORT 2.2
- Outra novidade “mas pouca”. Apenas passagem do Protection para o Race Sport, por uma questão estética (risca vermelha) e também para poupar umas gramas. Penso que não será por menos 60TPI´s na base do pneu que ele irá furar mais mas de qualquer maneira, outro componente que à miníma falha e voltam os Protection. De resto, boa durabilidade, magnífica tracção, bom peso (540gr), um pneu para toda época e para o que der e vier.
Líquido Anti-furo: Caffelatex
Pedais: BBB BPD-14
- Mais uma aposta na continuidade. Estes da foto são os desta época que fizeram 40 Maratonas sem nunca terem sido abertos e no final da mesma, sem quaisquer folgas e a rodarem na perfeição. Foram agora abertos para a 1ª manutenção e para prepará-los para a próxima época. De resto, bom peso, bom preço, boa estética, boa abertura para fácil escoamento de sujidades, excelente base de apoio para o sapato, do melhor!
Cassete: Shimano CS M771 (11-36)
Apertos rápidos: MICHE
Peso: Sub-10
Preço: Sub – 3000€
Para questões de preços, agradeço que contactem o importador pois eu não os tenho. De qualquer maneira já adiantei para ficarem com uma ideia que esta máquina FULL XT, com uma SID RLT, rodas ZTR Crest, periféricos Ritchey WCS e com um peso de 9,8kg (quadro XL), fica abaixo dos 3000€. Só o quadro anda à volta dos 1700€.
Se quiserem um catálogo com todas as máquinas de 2013, modelos, componentes, etc, podem ir ao site do importador e fazer download do catálogo que se encontra no canto superior direito da página.
Qualquer dúvida sobre esta análise não hesitem. Mas só sobre a análise. Discussões por exemplo sobre vantagens e desvantagens de 29ers, nesta altura do campeonato poupem-me a essas discussões e até porque se não estou em erro, já existem tópicos desses para o efeito aqui no fórum.
Boas pedaladas Olympicas!
Cumprimentos betetistas
Hugo “Espigão” Carvalho
Tentei de uma forma breve, justificar todas as escolhas, sobretudo todas as novidades e se me esqueci de alguma coisa, desde já peço desculpa.
Quadro: Olympia Nitro 1.5 29er 2013 (tamanho XL 53cm)
- Nada a acrescentar ao anterior porque geometricamente é igual. Muda apenas a estética que para mim está brutal. Sem dúvida, o quadro mais lindo que tive até hoje. De resto, passagem interior dos cabos impec, colocação da pinça de travão traseiro impec, escoras impec, slooping impec, desenho da zona do eixo pedaleiro impec, desenho de todo o quadro impec e que mais pedir? Bem... para ser ainda mais perfeito (porque não há nada mesmo perfeito hehe) só mesmo uma 949 29er, a nova topo de gama da Olympia onde infelizmente não existe tamanho de quadro para mim. Mas também estou muito feliz com a NITRO. A deste ano fez 40 Maratonas, muitos e muitos treinos e está impecável (já foi vendida).
Suspensão: Rock Shox SID RLT 29
- Espectáculo! Pressão correspondente ao peso do ciclista na camara positiva, rebound a gosto, gate a gosto e está pronta a bombear e a bloquear conforme o piso e irregularidades que apanhe. De resto, a robustez de uma REBA aliada à sensibilidade característica da SID. Que mais pedir?...
Guiador: PRO XCR Carbon
- Saltou da anterior para esta. Guiador cortado nos 64cm (leva 4cm de bar-ends) e com 5º importantíssimos de elevação de forma a dar mais conforto e segurança nas descidas.
Avanço: PRO VIBE (estrada) 90mm/10º
- Na última usei o PLT, nesta vem o VIBE. É praticamente mais do mesmo mas com mais robustez e um pouco mais leve. O que vinha de origem era um Ritchey WCS de 90mm e 17º de inclinação mas devido à altura do selim, ficava demasiado inclinado.
Bar-ends: SNV Light
- Leves, estética simples e sempre uteis naquelas subidas mais ingremes e para aliviar a posição das mãos/pulsos. Protegem também os esigrips e “trancam” a saída das mãos e de punhos do guiador em caso de metereologias mais agrestes.
Shifters: Shimano XT SL M780 10v
- Nada a apontar. Por enquanto, fiel ao rapid-fire que nunca me deixou mal.
Travões: Shimano XT BR M785
- Progressividade, potência (com pastilhas semi-metálicas BBB), fácil afinação, fácil manutenção, estéticamente lindos... também que mais pedir?...
Espirais: Olympia
Discos: Shimano XT
Punhos: ESIGRIPS Chunky
- Não ensopam, não deslizam, não rodam, absorvem “n” impactos, fáceis de limpar, confortáveis (mesmo sem luvas) e a condizer é claro com a máquina.
Grade Bidon: KLS Podium
- Depois de umas pequenas transformações, agarram os bidons com unhas e dentes. Parece que foram feitas para este quadro e são bem leves e baratas.
Roldanas desviador: SNV Light
- Para mim um dos componentes do ano. A marca até podia arriscar com uma garantia vitalícia para estes rolamentos que são fantásticos. A roldana também tem uma longevidade incrível.
Pedaleiro: Shimano XT FC M785
- Uma novidade: cranks de 180mm. Já eram para ter vindo para a anterior mas deixei-me andar. Agora vou aproveitar todas as potencialidades deste cranks ...
Corrente: BBB BCH 102
Vinha de uma Sram 1091 Hollow Pin, até que a meio da época pediram para testar a BBB. E pronto... resistência incrível, difícil de enferrujar, díficil de partir (até mesmo de retirar um elo), aprovada e segue novamente para a próxima época.
Desviador F: Shimano XT FD M786
- Continuidade...
Desviador T: Shimano XT RD M781
- Aqui a novidade da patilha que dá mais tensão à caixa do desviador evitando assim as batidas na escora e que a corrente salte dos pratos. Acho que agora este XT ficou mais “forte” que qualquer SRAM...hehe
Rodas/Cubos: Ztr Crest + Miche 966 F:9-15mm R:10mm
- Mais uma novidade. Ainda é cedo para falar do comportamento destas rodas mas para já gostei muito do seu peso, da sua estética, do seu desenho e não notei para já qualquer torção ou falha das mesmas. Após o 1º teste, alguns raios ficaram com menos tensão mas isso é normal e também aconteceu o mesmo nas últimas. Com mais uns testes logo se verá. Não acredito muito que aguentem com o meu peso (83kg) e condução agressiva mas veremos. À mínima falha, entram novamente as DT Swiss XR400 que esta época fizeram 40 Maratonas sem qualquer falha.
Pratos: 26/40 SNV Light
- Continuidade na resistência, na precisão da passagem entre pratos, na fiabilidade, no que de melhor é feito por cá.
Selim: FIZIK Tundra 2
- Mais uma novidade e um regresso quase às origens. Hehe. Já tinha corrido com FIZIK e este tundra impressiona-me como é que um selim que mais parece uma tábua, sem furos prostáticos, sem grandes “almofadas” , apresenta um conforto tão grande. Tem o mesmo peso do último (190gr) e estéticamente também parece ter sido feito para este quadro. Quanto ao selim anterior (Arte Selle Misy ou EKOY) tenho pena de o deixar pois também é muito confortável mas parti dois esta época exactamente no mesmo sítio e não quero mais arriscar. Atenção que isto pode dever-se ao facto de usar o selim mais à frente mas de qualquer maneira, acho que um selim não pode partir assim.
Protecção da bicicleta: 4&2Impact
Espigão: Thomson Elite 31.6 / 410mm
Pneus: Continental X-King RACE SPORT 2.2
- Outra novidade “mas pouca”. Apenas passagem do Protection para o Race Sport, por uma questão estética (risca vermelha) e também para poupar umas gramas. Penso que não será por menos 60TPI´s na base do pneu que ele irá furar mais mas de qualquer maneira, outro componente que à miníma falha e voltam os Protection. De resto, boa durabilidade, magnífica tracção, bom peso (540gr), um pneu para toda época e para o que der e vier.
Líquido Anti-furo: Caffelatex
Pedais: BBB BPD-14
- Mais uma aposta na continuidade. Estes da foto são os desta época que fizeram 40 Maratonas sem nunca terem sido abertos e no final da mesma, sem quaisquer folgas e a rodarem na perfeição. Foram agora abertos para a 1ª manutenção e para prepará-los para a próxima época. De resto, bom peso, bom preço, boa estética, boa abertura para fácil escoamento de sujidades, excelente base de apoio para o sapato, do melhor!
Cassete: Shimano CS M771 (11-36)
Apertos rápidos: MICHE
Peso: Sub-10
Preço: Sub – 3000€
Para questões de preços, agradeço que contactem o importador pois eu não os tenho. De qualquer maneira já adiantei para ficarem com uma ideia que esta máquina FULL XT, com uma SID RLT, rodas ZTR Crest, periféricos Ritchey WCS e com um peso de 9,8kg (quadro XL), fica abaixo dos 3000€. Só o quadro anda à volta dos 1700€.
Se quiserem um catálogo com todas as máquinas de 2013, modelos, componentes, etc, podem ir ao site do importador e fazer download do catálogo que se encontra no canto superior direito da página.
Qualquer dúvida sobre esta análise não hesitem. Mas só sobre a análise. Discussões por exemplo sobre vantagens e desvantagens de 29ers, nesta altura do campeonato poupem-me a essas discussões e até porque se não estou em erro, já existem tópicos desses para o efeito aqui no fórum.
Boas pedaladas Olympicas!
Cumprimentos betetistas
Hugo “Espigão” Carvalho