27.5 ou 29 vantagens e desvantagens ?

Jocas22

Active Member
mas ainda há algumas marcas a apostar "teimosamente" nas 650b mesmo pra xcm/xc enquanto outras nem as têm em catalogo. A duvida se é que se pode chamar duvida é o que irá suceder?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Quanto mais pedalo na 29er, mais a adoro! Este fim de semana fiz cerca de 130km (90 no sábado, 40 no domingo), no sábado, trilho misto, mas mais rolante! No domingo, single track´s + single tracks.... falta da 26 em trilho apertado e bem serpenteado?! NUNCA. Não é num teste de um dia que se fica com a mesma ideia que tenho... é preciso fazer km.. quanto mais pedalamos mais à vontade se ganha para usar e abusar delas. ;)

....quer-me parecer que muito boa malta que há tempos defendia cá as 26, hoje até já anda de 29er, mas nem vem cá dizê-lo (têm "bergônha"). :D
 

ernez

Active Member
Julgo que a 29 também ira continuar maioritariamente com a roda 29, no xco, basta ver que este ano foi o ano das fs, absalon e nino, deram o mote mas com vitoria para a 29 arco-íris.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
A minha opinião é a mesma do amigo Medroso#78
Amigo ORANGE_77 eu ainda fui a tempo comprei primeiro a 29 e casei depois :rotfl::rotfl::rotfl::hehe::hehe:
 

CarlosDBG

New Member
Não concordo e até acho que 650b será o standard do futuro. Veja-se a Specialized que não tinha essa oferta e agora até já têm uma Demo.
Veja-se também o caso da Scott com a topo de gama: http://www.praquempedala.com.br/blog/brasil-cycle-fair-2014-scott-spark-700-premium-2015-linda/
Lembro-me também de ver uma reportagem da equipa da Merida a apostar nas 27,5 para este ano, pela relação técnica/rolagem desta medida.

Mas para o mote final, qual foi mesmo a bike que Nino Schurter utilizou este ano?
 

KROOS

New Member
Boas pessoal, estou um bocado indeciso porque há pessoal a dizer que gamas baixas nao compensa comprar roda 29, e estou um bocado naquela :s porque tenho um orcamento a rondar os 400 euros e queria uma roda 29
 

nunokas

Member
Boas.

Basta ver que o maior player do mercado apostou forte e feio nas 650B (caso não saibam a Giant também produz muita coisa para outras marcas) ;)

cumps
 

Jocas22

Active Member
a Giant desde o inicio que só pensa nas 650b, nao querem ter 2 medidas, bla,bla, bla

cada marca tem a suas preferencias, e corredores profissionais usam o que as marcas que patrocinam mandam, isto parece claro pelo menos pra mim

o que me interessava mais era saber o que pensam do que constatei, todos tem 29, so alguns 650b
 

maddog

Member
Jocas já sabes a minha opinião e porque fui para a 27,5.

Relativamente as 29 nao posso opinar, pois não consegui fazer teste a fundo mas esteticamente nao me agradada nada ver um quadro S no meio de duas rodas 29"... sao gostos.

No entanto acabei de adquirir uma 27.5 Carbon e para já estou a gostar bastante, ainda conta com pouco mais de 200km mas já deu para notar algumas diferenças para a 26, e para já são todas para melhor.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Aqui um à parte, o pessoal diz que'' à e tal um quadro S no meio de umas rodas grandes nao fica bem'' mas certamente que muitos nos seus carros montariam umas jantes maiores porque até ficavam melhor, quem nao gosta de trocar umas jantes 13 por umas 14 ou 15.
Tal como o maddog disse e muito bem, sao gostos, quem gosta e pode tem uma 29 num quadro S quem nao gosta ou nao pode nao tem.
 

Jocas22

Active Member
maddog,
tambem sabes o que penso, pessoalmente nao sinto necessidade nem de uma nem de outra. Pra mudar seria apenas pra descer melhor, dai sempre a 29. Pra rolar é-me indiferente, por um lado nao ligo a isso e por outro tenho a fininha. Tambem podia comprar uma FS mais pra descidas, mas como nao ligo a descidas, agora obviamente quem sobe tem de descer convinha nao ser tao mau a descer.

Mas não queria investir numa sem futuro, pra isso já tenho uma ;) Pra alem de que a minha da pra por rodas 650b
 

IbianPahiva

New Member
Se isto for uma pergunta parva desculpem la o jeitotinho :p

Como podemos saber se a nossa 26" da para converter para 27.5" (650b) ? troca-se apenas o pneu ou é jante e pneu? :rolleyes:
pergunto isto pois tenho uma RR 8.1 e caso fosse possivel quando precisasse de trocar os pneus por desgaste poderia pensar no assunto.

Uma vez mais sry pela nabiçe mas a minha epoca de andar nisto "hardcore" foi quando apenas havia 26" quando ainda tinha a minha specialized rockhopper.

Cumps
 

Hardskin

Well-Known Member
Tens que trocar as rodas e os pneus.
Mas antes disso tens que saber se o quadro tem espaço para a roda 27 atrás, e a suspensão igual para a roda da frente.
No teu caso penso que não dá, mas tens que confirmar isso.

Boa sorte.:yeah:
 

Tiagobart

Member
É incrível o numero de 29 que se ve nas provas. Infelizmente as 26 vão mesmo cair em desuso, há coisa de um ano não pensava assim, mas a quantidade de bikes 26 a bom preço que se veem por esses classificados e os preços das 29 sempre lá em cima... Andei pouco em 27,5 e já andei uns kms em 29, mesmo sendo baixinho, acho a 29 substancialmente diferente, melhor rolar, melhor transposição de obstáculos... Pena não haver orçamento, senão...
 

Medroso#78

Active Member
No sábado passado na 9ª etapa do NGPS, pedalei muito tempo com um grupo de jovens, dentro deste grupo, estavam 2 meninas, ambas muito "bunitinhas", baixinhas, típica mulher portuguesa estão a ver?! :D Até dava gosto vê-las a andar... rolar, subir, descer, ultrapassar obstáculos.. via-se que tem muita horinha de selim mas... de 26 não fariam melhor. :)

Hoje, já com 2 anos de 29er, as 26 sim, é que me parecem desproporcionais. Um amigo meu tem um filho com 13 anos, já há um ano que pedala de 29er... sem stress algum. ;)

Já agora, e a grande maioria dos putos (8,10 anos) que ainda bem pequenos andam de 26?!?!?! Pedalam que se farta... descem degraus, etc.. etc.. não vos parece desproporcional (rider/tamanho da bike)?!?!
 

Jocas22

Active Member
Medroso,
esse argumento do desproporcional é mais psicológico. Confesso que não me diz nada. Pra mim prevalece sempre a função sobre a forma na escolha de bike ou componentes.
 

Medroso#78

Active Member
Tudo dependo do valor que se está disposto a gastar obviamente! Mas hoje no mercado dos usados, já aparecem 29er de todos os tamanhos a bom preço. Há malta que está a passar de HT para FS, outros por uma outra marca/modelo, mais leve, ou pela versão do ano seguinte... enfim, é uma questão de estar atento. :)
 
Top