Rescaldo Zona 55/Corratec
Estreámos-nos este ano neste evento onde participámos na categoria Equipa de 6 Masculinos, com a equipa
ZONA 55/CORRATEC, apesar de não ser o tipo de prova (resistência) que nos agrade especialmente, quisemos experimentar, tendo o resultado geral sido bastante interessante.
Relativas a este evento temos
já disponível um álbum online. Estejam à vontade para usar o que entenderem.
Brevemente iremos publicar a nossa vídeo-reportagem, mais uma vez com o apoio da D'Maker (importador/representante GoPro em Portugal) que igualmente apoio esta Organização.
As nossas criticas prévias prendem-se com a tardia e muitas vezes falta de resposta aos diversos mails enviados pré-evento para os endereços disponibilizados, relativamente ao pedido de esclarecimentos e clarificação de situações relacionadas.
No que se refere ao espaço do evento em si, consideramos que tinha as condições essenciais, pena foi que os balneários e wc do pavilhão não estivesse disponível logo a partir de 6.ª feira, que tinha dado enorme jeito. Excelentes condições, com limpezas frequentes das casas de banho. Impecável. O serviço de massagens também foi uma mais-valia.
O espaço destinado ao acampamento foi devida e exemplarmente bem gerido pela Organização, dando apoio logo desde 6.ª feira na marcação de lugares. A crítica maior vai para a atitude menos própria de alguns grupos representados e de stands, como foi o caso da loja Tó Bikes, sem qualquer respeito pelos atletas que se encontravam a descansar. No sábado foi preciso reclamarmos junto da Organização já quase à meia noite, quando o nível de som estava a bombar como se estivéssemos num festival de Verão e não numa competição desportiva com 24H. Acalmaram depois mas a pouco e pouco lá voltaram ao mesmo para cerca de 1 hora depois desligarem, mas às 06H20 da manhã de domingo eis que voltaram ao ataque com toda a potência. Outros indivíduos/grupos acharam que deviam fazer uma desgarrada de buzinas dos seus carros e toca ao despique para mal do descanso de muitos.
O kit de inscrição, face ao valor pago, foi bastante acessível e razoável face aos produtos oferecidos e principalmente pelos serviços fornecidos.
O percurso achámos bastante técnico, com algumas zonas perigosas, principalmente com as diversas passagens dos atletas os regos e raízes que foram aparecendo e à noite exigiu extremo cuidado. Uma 1.ª parte bastante exigente a nível físico e de discernimento mental.
O serviço de refeições esteve a um nível suficiente. O fornecimento e despacho dos funcionários foi exemplar. Boa gestão e fornecimento das refeições, no entanto teria sido útil ter havido sempre por ali alguém da Organização para tentar resolver algumas situações, como seja a da apresentação dos chips/pulseiras. O pequeno-almoço foi fraquinho, sandes com amostras de queijo/fiambre e nem sequer café houve, pelo menos até às 08H00. O jantar e almoço com qualidade satisfatória, porém, sem possibilidade de acompanhamento de vinho ou cerveja, somente águas e sumo (ou talvez possamos dizer água colorida...).
Outro serviço a melhorar é, sem dúvidas, o da tiragem de tempos e controlo de atletas. O quadro de classificações disponibilizado bastante complicado de consultar, o fornecimento de pulseiras (para os tornozelos) a ser exigível, mas as disponibilizadas a terem comprimento muito curto, criando dificuldades ao impôr formas inventivas de os aplicar de forma a evitar a sua perda e o consequente pagamento de 100€. Se o levantamento dos chips correu bem, à excepção da obrigatória retenção de documentos pessoais, a entrega correu muito mal, com filas enormes de atletas a tentarem fazer as entregas com mais de 15 minutos a esturrar ao sol perante a dificuldade aparente da empresa na verificação dos chips. Aspetos a melhorar pela Fullsport.
Relativamente à segurança do percurso a nível humano/staff, zonas houveram que exigiam a presença de alguém. Os abastecimentos foram os necessários, apesar da pouca variedade.
De forma geral, apesar de algumas situações menos boas, decididamente as coisas que correram bem foram em maior, mas como é óbvio lembramos-nos melhor do que correu mal, principalmente neste momento que ainda não recuperámos de uma participação extenuante a todos os níveis (psicológico e físico) e ainda estamos um bocado resmungões.
Não podemos terminar sem deixar o nosso desabafo pela forma como é encarada a competição por alguns concorrentes, sem qualquer fairplay, recorrendo a tácticas desonestas para subir na classificação, porém por vezes apanhados, como foram alguns casos que tivemos conhecimento. Os nossos votos de melhoras a todos quantos sofreram acidentes no decorrer da prova.
Os nossos sínceros parabéns à Organização pelo esforço empreendido, que face à logistica que presenciámos, não terá sido pera doce. E só não são alvo de críticas aqueles que não têm a coragem e preserverança de mostrar o que valem.
Pela Zona 55, João Valério
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: