2º maratona btt- geres .campeonato regional do minho de maratonas

zerui

New Member
Boa noite a todos,

Como membro da organização, quero agradecer a todos os que participaram.
Todos os que expuseram as suas criticas, muito obrigado e vão ser tidas em conta no próximo ano. A principal critica é a dureza e como já muitos o disseram, no Gerês não há planos. No entanto, já foi discutida a possibilidade de no próximo ano haver um 3º trajecto para o "Lazer".

Quanto há água, aí tenho que deixar algumas questões... no ano passado, houve garrafas de água e passamos 3 dias a apanha-las cheias do chão quando os últimos nem tiveram direito a elas. Este ano, nada melhor para resolver o problema do que depósitos de 1000 litros com torneiras para que todos abasteçam e chegue para o últimos. Como num dos postos havia algumas garrafas de água, já passei o dia de hoje a apanhar lixo e para meu espanto, umas dezenas de garrafas espalhadas monte fora, algumas cheias ou meio cheias.
Mas já se sabe que não se agrada a todos... até houve um participante que se queixou que a água dos depósitos estava quente e que a das fontes estava gelada.... Mas para mim, melhor é o pessoal que diz que na ultima subida não vi água! Eram só 3 fontes em 10km...
Mas pronto, para o ano vamos tentar melhorar ainda mais. Aceitam-se sugestões...

Marcações... aqui é a ferida.. eheheh.... fui eu que as fiz e saí às 7 da manha de domingo para confirmar se estava tudo ok fazendo todo o trajecto da maratona.
Regra geral, antes de cada mudança de direcção, estavam fitas do lado para onde virar e 3 fitas logo após a mudança. Como é que posso marcar melhor?
Nas zonas de descida, tinha fitas mais próximas e com cerca de 1,5mts para se verem facilmente.
Onde se via à distância que o caminho era a "direito", tinha fitas após os cortes de ambos os lados.
Nas zonas mais dúbias, fechadas ou rápidas, existiam placas amarelas com setas.
De todas as vezes que fiz o trajecto após a marcação, levei uma pessoa diferente comigo para ver onde é que ela tinha duvidas do trajecto a seguir. No domingo de manha, a ultima pessoa que foi comigo que nunca tinha feito o trajecto, pediu-me para colocar duas fitas em zonas sem cortes só pela razão de as fitas estarem espaçadas de mais numa subida podem criar a sensação de estarem enganados pela falta delas.
O pessoal das motas fez o trajecto no sábado sem o conhecer e não se enganou nenhuma vez.
Um ciclista fez o trajecto no sábado com metade das marcações, nas estradas só foram colocadas ao fim do dia, e não se enganou.
As placas, este ano eram de fundo amarelo para se verem bem ao longe.
Com tudo isto, já não sei por onde melhorar... mas aceito sugestões... e melhor ainda, aceito ajudantes para o próximo ano! :)

Quanto à partida, entrega de dorsais e atraso, já foi atrás explicado por outros. Para mim, foi o que se manteve de mau do ano passado e que no próximo ano não pode falhar. Sim, eu também ando de bicicleta, também faço maratonas, passeios e afins e sei bem o que custa aquela espera! :)

Se me disserem que há por onde melhorar, eu aceito. Nada nem ninguém é perfeito. Que para o ano estou motivado a fazer ainda melhor, estou! Agora, quando criticarem, dêem uma sugestão para resolver o problema.

Mais uma vez, obrigado a todos os que vieram! Os que agradecem, os que criticam, os que juram que nunca mais, os que gostaram, etc... Todos! Para o ano vamos tentar melhorar e cá estaremos para vos receber a todos!

Um abraço muito especial ao pessoal que completou a maratona e a meia maratona após as 15h00. Esses sim são verdadeiros heróis! Gente que não compete ou treina como atleta e que com todo o sofrimento ainda se tornou num FINISHER! E a história faz-se é deles! Dos que venceram a dureza do Gerês! ;)
 

FJOTA

New Member
boas

Para a organização, todos agradecemos que não tenham disponibilizado as garrafas de agua, no ano passado era inadmissível e inacreditável a quantidade de garrafas espalhadas, se o ZERUI diz que demoraram 3 dias a apanhar garrafas...mesmo assim de certeza que escaparam bastantes, quase que não era necessario marcações, por isso foi muito bem este ano, e agua até nem faltava no caminho.
Em relaçao ao 2º abastecimento, a maioria não deve ter parado, 1º porque não sentiamos necessidade e 2º porque fomos ''enganados'' por um elemento (deverá ter percebido mal, acontece) que o 2º era ao km 38... ora se iamos para os 40, não havia a necessidade de parar no 38, mas mal sabiamos o que estava para vir, no proximo ano deixo a ideia de um aviso no 1º abastecimento seguinte, nada de mais um sinal como os que havia a informar, assim não era por ''passa palavra'' que eu origem a mal entendidos.
Na prova em si, gostei mais da do ano passado, podemos ver mais do gerês, este ano, devido ao traçado, o que mais vi do Gerês foi pedra/areia/terra...passei mais a olhar para o chão...ehehe
 

hrbc

New Member
Não criticando nem elogiando, faço unicamente um reparo construtivo.
Se para promoverem e chamarem para a prova atletas de formas sugestivas estavam sempre presentes, acho que a organização na pessoa do Helder Cerqueira havia de dar o corpo ás balas para responder ás criticas e perguntas com que alguns participantes avançaram. Isto por forma a pormos o gerês como rota de todos que gostam de pedalar no gerês e para bem do futuro da maratona.
 

zerui

New Member
Obrigado FJOTA pelos comentários. A sugestão está apontada! ;)

Relativamente à paisagem, vou ter de discordar... eheheheh... com tanta subida dura como todos dizem, o que não faltou foi tempo para olhar para o lado e apreciar a paisagem! :)
Ou a força foi assim tanta que as subidas foram feitas em ritmo de corrida? :)

Abraço!
 

fakir

New Member
boas helder
ja me consegues dizer porque que o 2º classificado nao teve direito a premio ??
é que no regulamento dizia que tinha direito
 

Carlos bn

New Member
boas matujuano... então se a maratona era dura pk tinha no cartaz dificuldade media??era só para enganar?não se admite estar das 8 as 9h para levantar o dorcal...
Só tenho mais uma coisa a dizer Geres para mim nunca mais
 
Fakir eu percebi a pergunta logo ao inicio, e como tal a transmiti a ACM o sucedido.
Comprendo a indignação mas apos a cerimonia de podio e estando o secretariado ainda aberto tambem não recebemos nenhum atleta a alertar do engano ou esquecimento.
Os rescaldos dos eventos servem para recolher informações do que correu mal e bem com o objectivo construtivo e não numa demanda de caça as bruxas.
E mais uma informação, para que não haja duvidas ou mal entendidos: Não foi publicada a altimetria?
Entrego me de corpo e alma a criar este evento, admito todos os reparos e criticas contrutivas, não admito é que tentem denegrir a imagem do btt no Gerês e dos que lá tenta criar um evento e trabalham para isso.
Dai, estamos a recolher todas as informações e a trabalhar nas melhorias, para o ano lá estarei com a mesma equipa, na mesma serra e com mais experiencia de braços abertos a quem se quiser juntar a nós no dia que se dobra a Serra do Gerês.
Alguma questão estão a vontade de contactar, se precisarem de alguma coisa para os lados do Gerês tambem cá estou e disponivel.
Abraço
 

jmmribeiro

New Member
Penso que a organização já se apercebeu do que de menos positivo aconteceu na Maratona. Algumas das coisas não opino porque não passei por elas, tipo secretariado, ou mesmo os banhos.

Uma das coisas que mais me ressaltou durante a maratona foi a impreparação das pessoas, tipo não saberem a altimetria, os kms dos abastecimentos nem tão pouco os kms totais da prova. Reconheço que eu se calhar exagero na preparação das provas que efetuo, mas sei quando vou subir, quando vou descer, quando vou rolar, o que me permite efetuar uma gestão, quer do esforço que dos reabastecimentos sólidos e liquidos. Depois é fácil atirar a culpa aos outros.

Outra situação que me custa ler é o constante ataque aos federados, chegaram a escrever que espumámos no aquecimento antes da partida. O fato de sermos federados não nos torna super-homens nem nos anestesia a dor, sofremos como os outros, treinamos provavelmente um pouco mais, mas não vamos para as provas para comer feveras ou tirar fotografias, pois grande parte de nós tem a cor duma camisola a honrar. Nem sei o que estava disponivel nos abastecimentos, pois não parei em nenhum. Qualquer um pode ser federado, basta pagar a inscrição na FPC e a única vantagem que tem é ter uma boxe destinada à partida, tipo "cavalo de desporto". Já leram algum federado dizer mal dum betetista da promoção? Penso que não.

Voltando à prova, há muito tempo que não via tanta gente a agoniar numa prova, a praguejar contra tudo e contra todos. Achei o percurso muito bem marcado, só fiquei com dúvidas numa altura em que me apercebo de fitas do meu lado esquerdo provenientes duma descida, o que me suscitou algumas dúvidas, mas só no final percebi que era do pessoal que vinha da meia maratona. A partir do momento que se fez a junção das provas as placas com a indicação para a meta mencionavam tipo "meia maratona 10Km" o que pode induzir em erro de que aquele percurso não pertence à maratona. Se o percurso é o mesmo basta referir apenas os kms que faltam para o final.

Quando me apercebi da falta de água tornei-me um "animal" mais poupado, até que uma fonte resolveu o problema, quanto à análise da qualidade da água, isso logo se via.

O que não gostei mesmo, mesmo, mesmo, foi da última descida, pois o cansaço já era muito e a concentração mental não era a melhor e pelos vistos havia alternativas.

Em termos gerais gostei da prova, quero dar os parabéns aos organizadores, não é fácil montar uma estrutura destas, com a responsabilidade acrescida do Campeonato Regional do Minho, mas há que encarar e aceitar os erros e tudo fazer para que a próxima edição seja plena de sucesso, que é o que eu desejo, pois depois de tanto empenho e dedicação, reconheço que não será fácil ler alguns posts deste rescaldo.

Com um abraço amigo,

José Ribeiro "Power".
 
Last edited:

RCC_T_BOURO

New Member
Outra situação que me custa ler é o constante ataque aos federados, chegaram a escrever que espumámos no aquecimento antes da partida. O fato de sermos federados não nos torna super-homens nem nos anestesia a dor, sofremos como os outros, treinamos provavelmente um pouco mais, mas não vamos para as provas para comer feveras ou tirar fotografias, pois grande parte de nós tem a cor duma camisola a honrar. Nem sei o que estava disponivel nos abastecimentos, pois não parei em nenhum. Qualquer um pode ser federado, basta pagar a inscrição na FPC e a única vantagem que tem é ter uma boxe destinada à partida, tipo "cavalo de desporto". Já leram algum federado dizer mal dum betetista da promoção? Penso que não.

Sr. José Ribeiro eu fui um dos que "atacou" os federados pelas rasões já referidas, poi não gostei absolutamente nada de ver dois camaradas a preocuparem-se somente com eles próprios quando estava um outro caído no meio das pedras e por ter as baiks a estorvar, quando se encontravam a prestar auxilio.
Sei que eles pedalam para o cronómetro mas este tipo de comportamento não é digno.
Não sou federado nem tenciono ser, assim como também não tenho nada contra os mesmos, pelo contrário, admiro e tento não estorvar quando passam por mim o que é recorrente os da maratona ultrapassarem os da ½ na parte final.
Referi-me aos federados pois esses dois traziam dorsal de fundo azul. (penso serem federados)
As minhas desculpas aos federados se é que de alguma forma os ofendi, menos ao comportamento desses dois que nem sequer os conheço...
 

hesitate

Member
Sinceramente ainda não entendi por que se queixam tanto da dureza da prova, foi disponibilizado um track com a o percurso e respectiva altimetria, toda gente sabia para o que ia, portante acho que deve encarar a dureza como parte integrante da prova. Não sou mais do que ninguém e logicamente a última subida doeu, mas sinceramente foi a que mais gozo me deu. Quanto às marcações não tenho nada a dizer, apenas poderiam evitar a confusão de união da meia com a maratona. O ponto onde realmente a organização esteve muito mal foi no secretariado, não se admite..
 

joebraga

New Member
Sinceramente ainda não entendi por que se queixam tanto da dureza da prova, foi disponibilizado um track com a o percurso e respectiva altimetria, toda gente sabia para o que ia, portante acho que deve encarar a dureza como parte integrante da prova. Não sou mais do que ninguém e logicamente a última subida doeu, mas sinceramente foi a que mais gozo me deu. Quanto às marcações não tenho nada a dizer, apenas poderiam evitar a confusão de união da meia com a maratona. O ponto onde realmente a organização esteve muito mal foi no secretariado, não se admite..

Nem mais ;)
 
Top