2º maratona btt- geres .campeonato regional do minho de maratonas

fakir

New Member
Boa tarde a todos...visto que ninguem abriu este topico aqui vou eu...

1º lugar dar os mais sinceros parabens ao helder cerqueira pela enorme e brilhante divulgaçao feita na promoção do evento...

visto ter participado na meia maratona aqui vos deixo os meus reparos....

partes positivas:

grande divulgação do evento,
trilhos fantásticos,
1º abastecimento 5*

partes negativas a meu ver mais que muitas....

saída muito tardia,não se tolera aqueles que ficam na cama ate a ultima e depois por consequencia fazem por a malta a seca para o arranque

eu ate tem algum treino e ate fui apenas só para me divertir,mas foi de dureza extrema para aqueles domingueiros que fazem o ser de uma prova de btt,percurso bastante duro e só se lembraram dos federados e mesmo esses gemeram....

2º e 3º ponto de agua tardio e dentro de uns tanques ,que nem a organização sabia dizer se era agua potável....

chegado ao fim (meta) nem uma garrafa de agua tinha,apenas uma tenda com produtos tipo barras ,geis e afins no qual se tinha que pagar...

banhos num balneário onde só cabia 5 pessoas e apertadas onde a pessoa responsável não queria abrir os outros balneários(dito pelo próprio).

depois vem o mais insólito,fomos no fim de almoçar a meta para um colega da meia maratona receber o seu troféu e é lhe dito que apenas a troféu para o 1º classificado,como não poderia deixar de ser o DAVID ROSA.

NO REGULAMENTO DIZ QUE EXISTE TROFEU PARA OS 3º PRIMEIROS...

prova a não repetir....

de salientar a excelente prestação de todos os elementos da equipa ASC-BIKE ZONE,PARABENS A TODOS



 
Boas a todos, tive pena de não participar, em todas as provas existe erros, no entanto alguns são graves, 1ª a segurança dos betetistas,outros não, claro que todos erros são graves mas fica o beneficio da duvida,o ano passado é certo que não correu nada bem, eu foi um dos que criticou mas sei que é dificel organizar um evento, agora vamos ver como vão ser o feed da parte da organização.
É que este ano era a contar para a taça de maratonas,a associação de ciclismo caminha no caminho certo....:mad::mad::mad::mad::mad:
Um grande abraço para quem participou e para quem organizou.:p:p:p:p
cump
 

Rorizbtt

New Member
Boas malta,

Estivemos presentes nesta maratona com 6 elementos e o empeno foi geral, mas o gráfico de altimetria era público, ja sabia-mos o k nos esperava...

De resto paisagens lindissimas, ou não fosse o nosso gerês!!!!

Como nao podia deixar de ser vamos publicar as fotos deste evento na nossa página do facebook!

Quando tivermos o link das fotos colocamos aqui...

cpmts
 

lau

New Member
boas

aqui fica o meu rescaldo desta prova muito dura:
pontos positivos: o gerês
Pontos negativos: quase 1 hora para levantar o dorsal assim não há prova que saia a horas, percurso da maratona poderia estar melhor marcado em alguns locais

Aqui fica o link do 1º video
http://youtu.be/k1Op-kxziLE
 

brn85

New Member
Não participei na maratona do ano passado mas acho que alguns dos erros graves que aconteceram no ano passado este ano não estiveram bem.
Podiam ter dito que os abastecimentos de água eram nas valetas dos caminhos! Isto quando existiam e estavam sinalizados.
Com uma dureza extrema da prova e com o calor, ter um verdadeiro abastecimento de água ao km 18 é mau.
O desespero de alguns fê-los abrir uns tubos que estavam nas valetas dos caminhos para beber e se refrescar.
Porque é que no final das subidas não havia abastecimento de água (sem garrafas individuais pois isso já se sabe que não pode ser)?
Porque é que na meta não havia água? Cheguei com o bidon praticamente vazio, e encontrar uma garrafa de água foi difícil. A sorte foi ter encontrado uma embalagem de garrafas que não era de ninguém que estava perto. E não fui só eu que achei aquilo uma preciosidade...

Pior ainda é o aparente responsável do 1ª abastecimento garantir umas 10 vezes que existia outro abastecimento ao KM 38 igual àquele.
Só depois de ter chegado à meta sem ver abastecimento nenhum é que me disseram que estava nas pontes! Ao KM 28!!! Só muda um algarismo...
A culpa foi minha por não o ter visto, mas com o trânsito e a distracção do ambiente "urbano" devia estar melhor sinalizado.

E um destes, alguém recebeu?

 

fakir

New Member
boas brn85...
quanto a esse pequeno trofeu ,esse trofeu apenas era para a martona,
na meia era um menos artesanal mas deram,pelo menos eu recebi...
 

cister monge tony s

Active Member
com todo o respeito por todas as opiniões, penso que esta esteve muito bem melhor do que a de 2011...assim à primeira vista apenas denúncio um único erro, foi ter saído fora de horas e tarde...8h00 devia ter sido a hora de partida...quanto ao resto, penso que estiveram bem...fiz a maratona...aconteceram coisas incríveis e diverti-me imenso apesar do enorme tareão que levei e...sou desta zona...
a altimetria foi dada a conhecimento do pessoal, há vários dias e era visível que as subidas seriam duras, muitas e longas por isso, penso que o pessoal deve ir munido de abastecimento para a distância que vai percorrer, mesmo contando que haverá abastecimentos...
foi bastante porreira, mesmo estando fisicamente muito bem, fiz a maratona consoante o meu andamento, foram cerca de 6 horas ilariantes e na última subída para a Pedra Bela ainda dei o meu último chocolate a um colega que estáva completamente "morto". espero que tenhas chegado bem ( por estrada) ao gerês. ainda tive 2 furos e um que afinal não era :)...simplesmente foi um dia espetacularmente bem passado e no fim, lá recebi o prémio de consolação:) a cabra como Finischer da maratona...:)
 

vifelgueiras

New Member
Boa noite a todos, venho aqui fazer o meu rescaldo deste evento que me desiludiu muito.

Depois do excelente tópico de promoção deste evento aqui no forum, com um excelente trabalho de promoção do Srº Hélder com fotos que faziam crescer uma grande vontade de participar neste evento e uma demosntração de que tudo estava a ser tratado ao pormenor com muitas semanas de trabalho de preparação investidas, eu estava à espera de um evento de excelência, tal não aconteceu.

Pontos negativos:

- Entrega de dorsais feita a conta-gotas, três comissários com um portátil a fazer entrega de centenas de dorsais??? alguém consegue entender esta situação??? Fui daqueles que chegaram cedo e esperei cerca de 20 minutos, quando saí, no exterior já estava uma fila com dezenas de pessoas.

- Zona de largada sem controlo zero??? Zona de largada sem as boxes identificadas e preparadas de véspera??? Já passava das nove da manhã e lá apareceu um comissário a estender fitas no chão que praticamente ninguém sabia o que pretendiam dividir e para onde nos deveriamos dirigir.

- Partida com mais de 45 minutos de atraso não é admissível (motivada pela entrega demorada de dorsais que já referi), levantei-me às seis e meia da manhã e de certeza que outros levantaram-se mais cedo que eu para depois estarem na zona de largada a "secar".

- Meia-Maratona com nível de exigência fisica/técnica completamente desajustada/desadequada a uma prova que pretende ser de lazer para a maior percentagem de betetistas que participam nesta distância. Não me considero um betetista sem preparação mínima e até aos 18 Km (1º abastecimento) fiz algumas centenas de metros com a bicicleta "à mão".

- Numa meia-maratona com 40 km e com dificuldades elevadas na sua primeira metade, penso que 1º abastecimento ao km 18 (praticamente meio da prova) é demasiado tarde.

- Já participei em muitas maratonas BTT e hoje encontrei pela 1ª vez uma em que os atletas chegavam ao fim e não existia água, será que era para utilizar uma fonte que existia perto do pódio?

- Balneários para banhos com 4 chuveiros de agua quente para quase um milhar de betetistas???

- Já passava das 14:30 quando saí do Gerês e as barracas das bifanas+bebida que recebemos de oferta ainda se encontravam fechadas, nessa altura já várias dezenas de betetistas tinha acabado a sua prova e não havia bifanas para ninguém. Tive que abdicar da oferta e ir comer qualquer coisa a outro lado.

Penso que são demasiados pontos negativos para voltar a participar nesta Maratona, espero que a organizaçao possa aprender com os erros para que a maratona do proximo ano corra melhor.
 

Olibrito

New Member
Como de costume a partida foi em grande velocidade e nesta maratona foi logo a subir, os primeiros km em alcatrão e depois continuava a subir em terra.
Desde logo consegui-me manter no grupo da frente e com boas sensações.
O primeiro abastecimento de equipas estava ao km17 e eu mantinha-me entre os primeiros, a prova estava a correr-me bem, muitas subidas duras, muitas descidas técnicas (algumas descidas, na minha opinião, não fizeram sentido para uma maratona com aquele grau de dureza e de acumulado).

O rescaldo completo aqui:http://filipebrito.blogspot.pt/2012/10/xcm-campeonato-reg-do-minho-geres-071012.html
Também serão disponibilizadas fotos.

Cump.
 

hugo_frade

New Member
Tenho a dar os parabéns à organização pois estiveram muito bem e evoluiram MUITO em relação a 2011!
Foi bom ver tantos atletas e toda a Vila do Gerês a viver este evento, o ambiente estava óptimo!

Quanto ao percurso, fiz a maratona e o empeno foi enorme, mas sempre com muito gozo! Os pontos de água na minha opinião eram suficientes e prefiro beber de uma fonte natural e fresca do que de um garrafão que esteve horas ao sol! As marcações estavam boas, e os single-tracks deliciosos! Penso que deveriam existir zonas mais rolantes, principalmente no percurso da meia-maratona para tornar o evento mais apelativo ao pessoal com menos preparação. Na subida à Pedra Bela deu um aperto no coração ver tanta gente no limite da exaustão...

A atribuição de dorsais no secretariado, responsabilidade da UVP-FPC, apenas tinha dois elementos a fazer tudo, numa total confusão de computador, folhas escritas à mão, dinheiro, enfim... Atrasou em demasia a partida, mas julgo que a organização aqui não podia fazer nada...

Resumindo: Parabéns Hélder e restante organização! Prova memorável num Gerês que não conhecia tão DURO!!!

(gostei da sandocha de carne grelhada no 1º reforço e da bifana no fim... Bons pormenores!)
 

mondraker_lover

New Member
Nota ZERO. A não repetir.
Depois da divulgação positiva que me convenceu inscrever na maratona estava à espera de mais.

Secretariado uma miséria, partida com meia hora de atraso (a beneficiar quem chega tarde e a más horas), marcação a rever, muito estradão... penso que 85% das subidas foram em estradão. O não haver água na meta nem em zonas tidas como tal (abastecimento liquido) também não pode passar sem ser frisado. Lixo deixado pelo percurso.
E na minha opinião foi exageradamente duro. Sim é btt e estamos no Gerês, mas 2300 D+ para 62 km ou é "d+" ou sou eu o fraco, aquele q passou dezenas de atletas na ultima subida, vindos da meia maratona e completamente exaustos.

Notas positivas vão para a envolvência com a Natureza que o Gerês nos proporciona, povo acolhedor e sempre a incentivar. Também gostei da lembrença de finisher a cabra típica. Quanto a banhos n tenho razão de queixa, água quente e espaço necessário

Mas para o ano não contem comigo, estou habituado a melhor, a pedalar mais e a pagar menos.

L.Pinto >>TombaTrilhos<<
 

RCC_T_BOURO

New Member
Duro, duro, duro...
Demasiado duro, até para alguns federados que gemiam até mais não, mas já sabia para o que ia...
Tenho a lamentar um triste episódio com dois bttistas ( os prós ) penso que vindos da maratona e a ultrapassar a todo custo os que no primeiro singltrack junto de um regato, um camarada do pedal caiu no meio de umas pedras no referido regato e a única preocupação destes dois ... foi que tirasse-mos as baiks do trilho.
Não é por nada mas deu-me vontade de cravar com eles pelas pedras abaixo para ver se gostavam que os ajudassem... TRISTES
 

shadowplay

New Member
Boa noite!

Há muito tempo que não faço rescaldo de eventos, mas neste caso quero mesmo fazer, porque há sem dúvida muitos pontos a melhorar.

Em primeiro lugar, foi notável o trabalho da organização, a nível de promoção do evento, esclarecimento de dúvidas, logística, etc. No entanto, cometeram-se alguns erros que já não se cometem há muitos anos no BTT.

Quanto à dureza do percurso, sejamos sensatos, seria possível fazer um percurso acessível no Gerês? NÃO!! Normalmente, vemos picos de 400mt relativamente ao nível do mar, hoje tivemos de 800mt, quem foi, já devia saber para o que ia :) Sugestão: fazer uma mini-maratona de 20/30km para quem gosta de pedalar, mas que não tem disponibilidade de se preparar devidamente para um percurso desta dureza! Por mim, podia ter mais um par de subidas, mas acho que já foi duro q.b. :)

Pontos que devem ser melhorados:

- Levantamento de dorsais! Era perto de um milhar, não uma centena de participantes. Um evento com esta dimensão, tem de proporcionar aos atletas a possibilidade de levantamento de dorsais antecipada (ex.: lojas de bicicletas). Não estavam à espera que fossem todos no Sábado até ao Gerês para os levantar, certo? Com isto, atrasou-se a partida... às 10h já se faz sentir mais calor por aquelas subidas enormes!

- Eu até ao 1º posto de abastecimento, cheguei em relativamente pouco tempo e ainda com água, mas certamente que muitos colegas nossos chegaram passado 1h30, ou 2h, porque foram 18km sempre a subir, e mesmo para quem vai com 2 bidões de água, justificava-se um abastecimento líquido intermédio. Os abastecimentos têm de ser pensados pelo tempo previsto de chegada e não pelo número de kms já percorridos, o Gerês é uma realidade diferente do habitual...

- Tentando ser construtivo na minha critica, quem faz uma meia maratona ou maratona deste calibre, queima muitas calorias e desidrata sempre um pouco. Como é habitual, na chegada há sempre água com fartura e, muito bem, na maioria dos eventos algo para trincar. E aqui as minhas expectativas, e certamente de muitos colegas nossos saíram um pouco furadas. Eu fui directo ao carro, bebi e comi o meu "lanche" de recuperação. Mas voltei logo para tomar banho e comer um par de bifanas! Em primeiro lugar estive bastante tempo para descobrir o lugar delas, depois, foi a grande desilusão saber que estas só estariam disponíveis a meio da tarde! Isto faz algum sentido? Pela óptica do atleta que pagou a sua inscrição? Nenhum! Não se pode servir lanches na hora do almoço a quase um milhar de potenciais clientes? Já fiz muitas maratonas e nunca tinha visto algo tão insólito! Por isso, para o ano façam um pequeno abastecimento no final, mas a horas em que todos possam usufruir. A nossa vida não é só andar de bicicleta, e é normal não poder passar o dia todo no local da prova.

Observações:

- Por favor, desclassifiquem os colegas que fazem ultrapassagem perigosas na chegada da meta! É um autêntico absurdo! Se ainda fosse para a discussão de um 1º lugar...., mas para ficar na posição X00º em vez da X01º? Não gosto nada deste tipo de atitude, e deve ser punido pois por um acto tão infantil põem em risco a integridade física de quem está a participar tranquilamente, sobretudo quando teve mais de 40km de possibilidades para ultrapassar calmamente.

- O Gerês é fantástico!

- Gostei muito da recordação final, e de todas as pessoas que assistiram e nos davam força!

- Relativamente programa de acompanhantes, apesar de não ter usufruído, e daí não saber como correu, queria realçar que isto é algo que muitas vezes é "esquecido", e é de louvar o facto desta maratona ter pensado também em que nos acompanha e fica várias horas sem nada para fazer :)

Quanto a esta maratona, na minha opinião, a nota é positiva. Estou certo que na próxima edição algumas arestas serão limadas e não se cometerão erros de "principiante", proporcionando a todos nós um evento ainda mais agradável.
 

joebraga

New Member
Não vou alongar-me muito, para mim a maratona foi excelente, muita dureza nada que não fosse anunciado através de gráficos e dados de altimetrias, até a meia maratona era de respeito, avisei alguns amigos que tivessem algum cuidado com a preparação. De resto paisagens fantásticas subidas duras e descidas brutais, o Gerês é assim.
Uma palavra para o pessoal que estava no segundo reforço da maratona , muito simpáticos e atenciosos - obrigado pela atenção. Na última subida para a Pedra Bela tanto eu como o meu colega de pedalada de ainda facultamos algumas barras e bananas para um pessoal da meia-maratona que estava completamente de rastos, espero que se encontrem bem ;)
Ponto muito negativo do evento os levantamentos dos dosais , é inadmissível a demora . querem uma sugestão deixem lá essa história do campeonato e façam uma maratona/ passeio normal à vossa maneira , acho que toda aquela demora foi devido a isso.
;)
 

salgado52

Active Member
imgp2995m.jpg


imgp3011k.jpg


imgp3027.jpg


imgp3029.jpg


imgp3033a.jpg


imgp3034o.jpg


imgp3055.jpg


imgp3058x.jpg



São imagens únicas que dificilmente alguma vez esquecemos,parabéns aos organizadores por nos proporcionarem estes belos momentos.

É óbvio que ninguém gosta muito de esperar quando são atribuídas horas para isto,horas para aquilo e não são cumpridas (secretariado no sábado e partida no domingo com cerca de 30min cada uma delas) mas são situações que não podemos crucificar uma organização por elas terem acontecido.

Houve melhorias em relação ao último ano ainda que a questão dos abastecimentos tivesse voltado a falhar (no 1º abastecimento só havia água quando lá chegamos) e isto não deveria ter acontecido de maneira nenhuma,pois num evento com tamanha dureza (e aqui estou-me a referir aos praticantes domingueiros,pois são quem mais sofre) se fossemos reconfortados com bons abastecimentos (reposição de energias desperdiçadas) a esta hora as críticas seriam bem menores,valeu o 2º abastecimento,aqui sim,já ficava-mos mais animados.

Ao longo do percurso (meia-maratona) fui ouvindo muita contestação pela dureza,amigos/as em sofrimento total,eu não sendo da região não me posso muito manifestar é possível que o Hélder pudesse ter escolhido menos dureza,mas também não à muito a volta a dar,isto é mesmo assim,sobe-se muito logo desce-se muito.

Agora,um agradecimento e um carinho muito especial aos manos Pereira com quem fiz a prova,foram momentos únicos ter tido a vossa presença,foi uma prova de trás para trás,eh!eh!eh!como à muito não fazia,sem stress,sem objectivos numa qualquer tabela classificativa,enfim foi mesmo desfrutar as paisagens os trilhos e a vossa companhia,um muito obrigado e um bem-hajam.

JAndrade
 

parada

New Member
Boas malta
Parabéns à Ass. Cabra do Gerês pela excelente prova de BTT.
Fiz a maratona de 2011 e a deste ano, e meus amigos, foi umadiferença de 1000%.
A única falha k aponto, foi na entrega dos dorsais, mas estafoi da responsabilidade da ACM. Levantei-me às 5:30, cheguei bem sedo e estive1h na fila.
Marcações e ZAs 5*. A ideia da coca-cola foi ótima.
Agora o percurso. Era mto duro, era, mas à mta malta k não sabepedalar em provas. Eu k até ando razoavelmente bem na primeira subida não passeium bttista, até pensei estar no meio de campeões. Depois rebentam, acaba a água,vem as caibras… No 1º empeno em terra um bttista da meia maratona parecia kestava a competir comigo, desmontava nas subidas, mais à frente já pedalava àminha frente, claro, rebentou! Até deu pena vê-lo no início da subida para a pedrabela.
Tive pena do percurso não se ter estendido mais para a zonaPortela do Homem como aconteceu na maratona de 2011. O terreno e a vegetação nãosão iguais! Reparem no percurso logo a seguir ao desvio da maratona/meiamaratona, vegetação rasteira e paisagem a perder de vista. É deste Gerês k gosto!
Abraço especial a um camarada espanhol de Ourense que paroupara me tirar uma foto. Pedalamos juntos até eu parar para apanhar castanhas.
Abraço a todos

 

salgado52

Active Member
Para que constatem que não foi "pêra doce" depois de descarregar o track no programa da Garmin,eu nem estava a acreditar muito bem,foram estes os valores:

Distância - 39,64 km

Ganho de Elevação - 1897 mt


Posto isto,palavras para quê!!!!!!!!!!!!!
 
Eu sou dos que fui a maratona e adorei. Sabia para o que ia, tinha uma noção do que seriam 2600mt de acumulado em 63km, ou se ia subir ou descer, não havia que enganar. O percurso da maratona foi fantástico, muito duro, mas como o fiz com tempo (cerca de 6h), nunca tive falta de água (utilizo dois bidons), nunca tive falta de alimento (levei 5 geis e 2 barras energeticas), parei em todos os abastecimentos e tive sempre de tudo (água, coca-cola, bolo, pao com queijo, chouriço, barriguinha, marmelada)... não foi a maratona em que acabei com o maior enpeno, pois sabia para o que ia e como teria de fazer para acabar bem. Tive pena de não haver mais single-tracks, pois são esses que me enchem as medidas (aquele ultimo foi um autentico alucinio, demais mesmo, para mim valeu o esforço da subida até a Pedra Bela). O levantamento dos dorsais foi muito demorado, a ACM tem melhorar o seu modo de funcionamento, demasiado lentos, pois os números eram atribuídos na hora(pelo menos os da promoção),se já os tivessem definidos era só dizer qual era, fazia-se a validação e ficava o levantamento dos mesmos mais acelerado. De louvar o programa, de recepção aos atletas no sabado, pena o Heldér nao ter dito que seria necessário levar o dorsal para ter direito a caipirinha... Em relação ao passeio de barco da minha acompanhante, a mesma adorou e pelo que me transmitiu será uma viagem a repetir.

Para o ano estarei ai outra vez, para a 3º edição deste evento, pois para mim é daqueles tipos de maratona "Quanto mais me bates mais eu gosto de ti". Paisagens únicas trilhos únicos, Gerês no seu esplendor.

P.S - Um agradecimento especial ao cister monge tony s , foi ao meu colega a quem deste a barra, depois ainda passei por ti e falamos um pouco, a tua barra parece que foi milagrosa, depois de deixar-mos o homem e pensarmos que ele iria pela estrada, ele voltou ao trilho e ainda conseguiu acabar a maratona, pois era algo que ele queria muito, ficam aqui os parabéns ao mesmo pelo seu esforço descomunal.

Cumprimentos e até a uma próxima
 
Top