2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

manilhasbike

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Foto dos MIGOS DA BINA


bttestarreja210908401ld0.jpg
 

andre.ginho

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Antes mais agradecemos os comentários.
São muito importantes e com elas se constroi e melhora cada edição.

Bem sabemos que a prova foi dura. Já o sabiamos porque já haviamos feito os percursos de bike.
Devo dizer que tirando as partes iniciais de 4 subidas, em que não era possível pedalar, todas foram feitas de bike e montados. Ninguém me contou, porque eu também as fiz, contudo concordo que são bem dificeis. Quanto a algumas descidas, 3 eram bastante técnicas e claro, perigosas, e mais uma vez digo que foram todas feitas de bike e montado. Digo isto e no entanto sou um atleta de capacidade média, não querendo com isto diminuir ou desprezar as vossas opiniões, pelo contrário.

Entendo e aceito a opinião. Se fosse eu a participar também me iria fartar de "mandar vir".

Acredito também que não é tudo menos bom, ou mau. Dentro de uma prova há muito mais que apenas os troços e isso também me parece justo ser lembrado e nisso o Exumer fê-lo muito bem.

Relativamente ao 80km, após a separação os troços eram diferentes, muito rolantes, todos sem desmontar uma unica vez, excepto talvez só num local por perda de tracção visto serem pedras e estarem molhadas.

Alguns, os que participaram no ano passado, se lembram que tivemos uma prova bastante acessível a todos. Basta ver que o 1º classificado dos 40km fez 1h36.
Este ano optámos por fazer algo bem mais dificil.

Para o ano garantidamente que os troços irão ser alterados na sua maioria e teremos um percurso de dificuldade média, alterando especialmente essas malfadadas subidas. Nunca vamos ter uma edição igual.

Espero que não se assustem por isso. :wink:

Já repararam numa coisa... nunca mais se esquecerão do dia 21 de Setembro.

Obrigado a todos e boas pedaladas.
 

Ucraniani

Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Se tirarem as subidas dignas de escalada :barafustar:, meterem umas mais próprias de btt,as descidas passam bem :aiui: ,mais não seja a pé,e melhorarem os reforços(bastava terem uns sólidos melhores,marmelada,barritas)posso ponderar :-K voltar à vossa magnifica terra,com muita simpatia da parte da organização :clap:,isso nunca pus em causa!
Já agora para quando as classificações?
Abraços e boas pedaladas!
 

fitty77

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

andre.ginho, nunca mais esquecerei o dia 21, nem o 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 nem o 29, que será mais ou menos o tempo que vai custar a passar o empeno de cima das minhas costas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A questão das subidas, não é tanto o problema de as terem feito ou não montados, numa de reconhecer o percurso. O problema é que a um ritmo mais elevado, o desgaste nesses pontos é assinalável, pois os musculos usados a andar a pé são outros, e o corpo ressente-se por esses musculos não estarem exercitados, não permitindo depois uma recuperação para as outras subidas. Digo isto, pois no final (já ia ao relantim, porque senão não chegava ao fim) qualquer subidazita da treta, obrigava-me a desmontar. Eu sei que se faziam bem montado, mas a verdade é que o empeno que levávamos já era bem grande. Quanto às descidas, bem, não me queixo. Quem as quer fazer montado, faz, quem não quer, desmonta. O problema é que havia locais em que as descidas quase que colavam com as paredes a subir, e aquela malta que não arrisca a descer, passava muito tempo a pé (o tempo das descidas, mais o das subidas). Para esses ainda deve ter sido mais custoso. Concordo que a dificuldade estipulada (principalmente a fisica) deveria ser Alta (o melhor até seria Muitissimo Alta...).

Eu já antes tinha referido a presença de pessoal em cruzamentos, mas o Exumer tocou num ponto que eu achei realmente muito bom nesta maratona e que não referi, mas acho bom reforçar pela sua importância, que foi igualmente a presença de pessoal nas zonas mais perigosas. Muito bom mesmo.
 
F

fgil

Guest
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Boas.
Num país onde se pretende incrementar e difundir a prática BTT, é inadmissível o traçado escolhido, sabendo que as inscrições estavam abertas a todos os que pretendem aliar a natureza à satisfação de pedalar e conviver com os demais companheiros, amantes do BTT. Ainda para mais num domingo! Acredito que a organização não teve o ensejo de intencionalmente magoar alguém, ainda para mais sendo este um evento também destinado à solidariedade. Confesso que durante a prova pensei - talvez pela desilusão, esforço e cansaço acumulados - que solidariedade queria dizer para a organização da prova, "arranjar" mais sinistrados para que o desafortunado Paulo Pedro não se sentisse só na sua infeliz desgraça. Acredito que não, sinceramente.
Este infeliz percurso é tudo aquilo que não se deve fazer para o fomento do BTT. Imagine-se o companheiro que entrou pela primeira vez numa Maratona! Imagine-se o que pensou ao longo do calvário que todos passámos! - Se são todas assim, obrigado, não quero! E ainda para mais ficou com uma noção errada do que é uma maratona, pois a v/prova será um misto de DH com escalada livre, sem arnezes e de bicla às costas!!! Deve ter perguntado: "Se era para ser uma caminhada, por que raio trouxe eu a bicicleta?"

Uma prova deste calibre deveria estar aberta apenas a profissionais, ser realizada num dia laboral da semana. A triagem far-se-ia por natureza, só os que levam este tipo de provas a peito e que auferem qualquer tipo de rendimento por isso participariam.

Agora, num domingo, onde a divulgação da prova está feita para todos os amantes de BTT, que se diz ser de dificuldade média/alta... Não chega, meus caros amigos da organização, isso não chega!

A desculpa para o traçado deste ano foi o traçado do ano anterior? Pelo menos foi isso que entendi. Isto é: ah! como foi fácil e tivemos queixas dos "pros", este ano vamos ver quem é que se queixa!!! Estes gajos não brincam aqui com a malta de Estarreja! para o ano é que vão ver!

São provas e pensamentos como estes que afastam as pessoas deste tipo de eventos, os quais não têm como fim último apenas as classificações, as taças e as medalhas. Numa prova com mais de 400 participantes, temos que pensar que nem todos pretendem a vitória, mas sim a pedalada em convívio em usufruto da natureza. E nem a vossa paisagem conseguiram difundir, visto ser humanamente impossível usufruir da vossa paisagem estando sistematicamente em sobreaviso com o traçado escolhido, no mínimo suícida por vezes.

Quanto aos demais items organizativos, nada a apontar, nem de muito bom nem de muito mau. O normal em provas desta natureza, a julgar pelas dezenas em que já participei. Quiseram primar pela diferença num traçado irreal! quanto a mim, falharam redondamente, não difundiram a prática do BTT, e muito temo que tenham perdido para a próxima alguns dos companheiros que nesta participaram.

Cordias cumprimentos.
 

assuncap

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Confesso, estive quase a arrancar um dos cartazes de "Zona de insultos" para levar até à meta.

A vossa organização estava quase impecável, notei algumas falhas nos abastecimentos.
Havia Cerveja nos postos de abastecimento e onde é que estava o tremoço!!?? Não é admissível ter cerveja sem tremoço. :wink:
Agora fora de brincadeiras, confesso que a min me surpreendeu... mas cada um é responsável por si.

Quanto ao percurso... já há pouco de novo a dizer. Este foi claramente um caso de excesso ambição. A organização estava claramente empenhada em fazer o melhor percurso possivel. Só que... deixaram queimar o tacho. Foi pena não deve ter sido fácil limpar aquelas descidas. Será que ninguém pensou que estavam a entrar em excessos?

>>>> Censurado <<<<<

Contudo, duvido que volte a participar num evento organizado por vocês. Pelo menos enquanto me lembrar do que sofri... e como eu deve existir muito mais gente.

É pena...

Ps. Sugestão para a próxima edição: Substituir as zonas de insultos por zonas de samba, para animar a malta :mrgreen:
 

exumer

New Member
Epá, mas que é que se passou desde que isto "virou a página"? Ta tudo maluco ou quê?  :wtf: :evil:

fgil said:
Confesso que durante a prova pensei - talvez pela desilusão, esforço e cansaço acumulados - que solidariedade queria dizer para a organização da prova, "arranjar" mais sinistrados para que o desafortunado Paulo Pedro não se sentisse só na sua infeliz desgraça.

assuncap said:
Cheguei a afirmar que voçes eram hipócritas... com essa campanha de sensibilização ao Paulo Pedro versus o percurso estilo Kamikaze.

Não vou sequer comentar isto,  mas façam-nos um favor.. se tiveram pensamentos destes ao menos mantenham-nos só na vossa cabecinha e não os partilhem aqui connosco, ok? Acho que passamos bem melhor sem eles  :greg:

Querem comentar comentem, este espaço é para isso mesmo.. Digam bem, digam mal,  mas leiam o que escrevem e tenham ao menos um bocado de juízo e bom senso antes de carregarem no botão "enviar".

Boas pedaladas
 

Yorda

New Member
Olá todos.

Quero deixar aqui a minha opinião sobre esta maratona e meia-maratona.

A Maratona (prova de 85 km) foi das melhores em que já participei, não foi a mais exigente fisicamente, pois noutras houve em que passei mais tempo no selim, tinham mais metros de subida acumulada, tinham mais quilómetros, tive um gasto energético maior com uma frequência cardíaca média mais alta.
Estou a lembrar-me da PTG100 de 2007 com os seus 107 Km e mais de 2000 metros de acumulado, também da G100 de 2007 que acabou por ser G80 onde demorei mais de 6 horas para completar os quase 2100 metros de subida, ou mais recentemente a Maratona do Tremoço com os trilhos super-lentos devido à muita lama. Não me refiro à Ultramaratona SRP 160 de Abril de 2008, pois apesar lá ter estado não a pude fazer devido a uma queda um mês antes, essa com mais de 3000 metros de acumulado.
Esta maratona também não foi a mais exigente tecnicamente, pelo menos nas descidas, pois apesar das elevadas pendentes, o piso era pouco pedregoso e irregular e não eram descidas muito longas, cerca de 100 metros de desnível em 400 ou 500 metros. A descida do Ventoso tem um desnível de 300 metros em quase 3 Km de extensão com pedra solta, aguçada e muito irregular, essa, para mim é de impor respeito. Já no que se refere às subidas eram do mais exigente que já fiz, não pela extensão que eram curtas, mas devido a serem logo a seguir a curvas fechadas ou a descidas pronunciadas, razão pela qual exigia que se desmontasse e se subisse com a bicicleta às costas, mas isso, na minha opinião, também é BTT, na versão XC-Maratona. Não sei precisar, mas que tenha feito 2 km desmontado, incluindo alguns troços de descida, passagem de valas e rios, isso são cerca 2% do percurso total, o que na minha humilde opinião não me parece muito.
Esta é a minha opinião sobre o percurso que tanta polémica gerou e que eu considero que teve muitos dos ingredientes para se tornar uma prova de referência na zona centro deste país de surpresas.

Quanto à Meia-Maratona penso que o traçado era descabido, pois não tenho ideia de nenhuma prova de 40 Km que tivesse tanto acumulado de subida. De referir que ao km 32 já se tinha subido cerca de 800 metros e tendo em conta que os primeiros 5 km eram quase planos isso equivale a uma subida mais pronunciada que de Águeda para o Caramulo. Nem mesmo a PTG-50 tem uma inclinação média tão pronunciada e é uma das "meias" mais exigentes fisicamente em que já participei. De referir que a Meia-Maratona do Vale do Vouga anda na casa do 600 metros de desnível em quase 50 Km e a PTG-50 de 2008 anda na casa dos 1200 metros em quase 60 Km e foi por muitos considerada a meia mais dura de sempre em Portalegre. Para quem não tem por hábito treinar mais de 1 vez por semana, usando a bike para uma volta de cerca de 40 a 50 km ao fim-de-semana com os amigos esta prova era um calvário. Acho que os percursos deviam separar-se aí ao km 5 e o pessoal da "meia" fazia a segunda metade da maratona de 80. Eram uma solução como havia outras.

Gostava ainda de apontar dois pontos a melhorar, primeiro a falta de óleos de lubrificação nos postos de abastecimento, pois com a passagem de rios e zonas muito enlameadas, com os kms em cima as transmissões sofrem muito. Segundo, falhas nas classificações que possibilitou a atribuição de um trofeu e depois a rectificação justa para salvaguardar a verdade desportiva. Aliás a verdade desportiva deve ser um valor sagrado que devemos sempre respeitar e fazer cumprir. A talhe de foice digo também que quem se inscreve numa determinada prova, recebe o dorsal ou frontal para essa prova e depois faz outra, para mim deve ser dado com desistente, pois não termina a prova para a qual se inscreveu. Por exemplo as "lebres" das provas de fundo e meio-fundo do atletismo não são qualificadas. O Lewis Hamilton em Spa à algumas semanas atrás ao "atalhar" numa chicane também foi penalizado e passou de 1º para 3º. Contudo esta é apenas a minha opinião.

Concluindo gostava de referir que o nível desta organização, da Maratona, merece o meu apreço, pois pelo que tenho lido e visto quer em termos de segurança, marcações, logística, riqueza do traçado e paisagens está com certeza a elevar o nível de exigência do BTT português.
Para o ano contem comigo, melhor preparado, espero eu.
 

ricardo76

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Olá a todos,
também particpei na prova (para quem se lembrar levava uma camerazinha no capacete) e vou deixar aqui a minha opinião.
Estarreja bela terra, terra do samba e BTT e supresa das supresas não adivinhava um percurso tão desnivelado como foi (pensava que subidas assim só por sandim ou sanguedo :lol:) deu luta mas cheguei ao fim ainda não sei em que posição mas a partir de determinado momento já só me via a acabar aprova sem pensar em andar muito rapido pois já não tinha pernas .A meu ver acho que dada a dificuldade da prova não colocaria os 40 km´s e tinha colocado 25 km´s e talvez não existisse tantas bocas mas não se pode agradar a todos portanto a meu ver estão de parabens pelo vosso esforço_Organizãção muito boa pela primeira vez consegui ouvir antes da partida as indicações do percurso(pode ser que ouça mal mas estava bem audivel para todos), marcação sem falhas, admirei o facto de terem andado a criar trilhos (os dos insultos original!!!) e toda a segurança que providenciaram ao pessoal pois vi bombeiros em todas descidas perigosas e a avisar, salvo erro por ironia do destino só faltava alguem onde caiu um «betêtista» mas foi logo socorrido .A esse colega do pedal as melhoras rápidas .Para mim só faltou ali um ponto a mais de agua devido aquelas subidas dignas de caminhadas mas faz parte deste desporto .
Vi alguns exegeros por parte de alguns concorrentes principalmente nas descidas pois não se conseguia acabar as descidas devido ao trafego e havia pessoal destemido por sinal que queria passar por cima alguns até pelas silvas foram :lol: mas nada de anormal pois isto é o vicio do BTT que por vezes levam a exageros(qts vezes não deram por vcs a verem futebol e a dizer palavroes descontroladamente eu já!).As subidas claro que eram exageradas devido ao desnivel e as descidas até acredito que seja possivel descer algumas (eu consegui até onde a coragem me levava ou o trafego) mas não dava com tanta gente ali .A partir do reforço trajecto perfeitamente rolante só foi pena eu já estar estouradinho e não ter muitas pernas para andar mas gostei de ter aguentado e ter chegado ao fim.
Aos que foram a primeira vez a uma prova não se assustem que não são todas assim contudo algumas provas podem ser melhores em trajectos e ser piores em outros aspectos(segurança e marcações) e até prefiro assim segura , com boas marcações e um um pouco dura(tv nos obrigue air com mais cuidado).
E é esta a minha opinião sobre esta prova .
Ao Colega Paulo Pedro desejo um futuro mais risonho e espero que a contribuição de todos sirva para te ajudar um pouco mais.
Cumprimentos pedaleiros para todos vós,
Ricardo76(BTT Sanguedo)


p.s. até ao fim da semana coloco um video da vossa prova no nosso blog(http://unidospelopedal.blogspot.com)
 

montanhas

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

(pensava que subidas assim só por sandim ou sanguedo )
Caro Ricardo76 eu treino varias vezes por Sandim e por Sanguedo e até por Canedo e nunca me deparei com nenhuma subida que não fosse ciclabel pelo menos como aquelas que todos ou quase todos sofremos para subir em Estarreja visto que tu conheces algumas para a minha terra temos que marcar um treininho para me mostrares esses trilhos que ainda não conheço para assim se para o ano eu for a Estarreja já ir em forma...aguardo o convitete
 

MINOVO 3

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Classificações não saem á cena? Acho que esta na hora de Os Morenos dizerem alguma coisa ao pessoal que ainda anda meio empenado.
 

Carlos Loureiro

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Bom dia mais uma vez!!!

Então não é que o pessoal da organização ainda não se dignou a colocar as classificações !!!!???? :mrsock: :mrsock:

Será uma maneira de pôr um bocado de agua na fervura, pois pelo menos o pessoal estaria mais preocupado em analisar as performances .

Não demorem muito........ !!!!

Um abraço e até á próxima !
 

fitty77

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

exumer said:
Epá, mas que é que se passou desde que isto "virou a página"? Ta tudo maluco ou quê? :wtf: :evil:

fgil said:
Confesso que durante a prova pensei - talvez pela desilusão, esforço e cansaço acumulados - que solidariedade queria dizer para a organização da prova, "arranjar" mais sinistrados para que o desafortunado Paulo Pedro não se sentisse só na sua infeliz desgraça.

assuncap said:
Cheguei a afirmar que voçes eram hipócritas... com essa campanha de sensibilização ao Paulo Pedro versus o percurso estilo Kamikaze.

Não vou sequer comentar isto, mas façam-nos um favor.. se tiveram pensamentos destes ao menos mantenham-nos só na vossa cabecinha e não os partilhem aqui connosco, ok? Acho que passamos bem melhor sem eles :greg:

Querem comentar comentem, este espaço é para isso mesmo.. Digam bem, digam mal, mas leiam o que escrevem e tenham ao menos um bocado de juízo e bom senso antes de carregarem no botão "enviar".

Boas pedaladas

Acharem a prova dura é uma coisa, e acho que sim, devem colocar as vossas opiniões. Agora cair em exageros, com declarações deste tipo é triste. Já é triste apenas pensar que isto poderá sequer passar pela cabeça de uma pessoa, mas mais triste é colocar isso aqui. Tenham calma. Respirem fundo e vamos mas é todos pedalar antes que isto descambe. Cumprimentos
 

coelhone

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

eheheh habituam-se a andar á beira mar...tou mesmo a ver o pessoal devem ter pensado ah e tal estarreja, aquilo deve ser sempre á beira da ria e depois "pumbas"...
Meus amigos o btt é mesmo isto, há umas mais duras, outras nem por isso...ainda ontem um amigo meu dizia numa determinada "parede": " -isto ir,...vai, nem que seja á mão".
Vejam o lado positivo ficam com mais preparação para as proximas.
 

brunooliveira

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Gostei muito da prova, dureza, paisagens bonitas, e cada um ao seu ritmo faz-se muito bem.

Apesar de não ser muito experiente nestas vidas, ia com ideia de fazer uma prova mais rolante e com uma média mais elevada, mas o percurso não o permitiu e ADOREI.

Parabéns a todos a logística estava boa. Acho que estas provas tem um valor de inscrição excessivamente elevado, mas isso já são outras politicas e o mal não é desta organização.

Abraço e Continuem a divertir-se com o btt e desporto em geral
 

ricardo76

New Member
Re: 2ª Maratona de Estarreja - 21 Set 2008 - "ROTA DO ANTUÃ"

Caro Montanhas convite feito!
Convido-te a vires e tambem partilhares alguns dos teus trilhos aqui por estas bandas e desafio-te a irmos dar a volta dos 4 concelhos .
Fico á espera depois de uma resposta tua (podes sempre ir ao nosso blog responder).
CUmprimentos Pedaleiros,
Ricardo76
 
Top