17ª Troia - Sagres - 16 de Dezembro 2006

Status
Not open for further replies.

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
No outro dia diziam-me "então, ninguém divulga o troia-sagres este ano?"

Como eu não quero que vos falte nada aqui está o tópico.

17ª edição da mítica travessia Troia-Sagres.

Já lá vão quase 17 anos que o António Malvar se propôs a encarar o desafio, as informações gerais acho que já toda a gente sabe:

"[...] São 208 Kms medidos com roda 26" pneu de estrada 26x1.0 com o conta Kms afinado para um perímetro de 2030mm.
A bicicleta a utilizar é uma BTT, de 1 ou mais lugares, caracterizada como tal por apresentar: guiador de BTT, rodas 26, Cubo de Trás de 135mm e apoios no quadro para cantilevers ou travão de disco. Tudo o restante é da livre escolha de cada um. [...]"


Ou pelo menos, supostamente este é o lema.
Não ha inscrições, portanto não são nem à pala, nem à borla, nem grátis.
A travessia é efectuada em autonomia, podem ir com amigos, desconhecidos, podem ir para testar os vossos limites, podem ir porque... :)

Não sei será desta que irei marcar presença, já ando a dizer há vários anos que vou e depois não passa disso, portanto este ano recuso-me a pronunciar.

Mais informações sobre o assunto, bem como toda a história, podem ser consultadas em www.ciclonatur.pt

Boas pedaladas a todos.
 

Pedro Patarata

New Member
Já está no calendario. só se o tempo não se proporcionar, porque aquela aventura com chuva e vento de Sul deve ser o fim do mundo.
O ano passado gastei 8h:11m para chegar a Sagres e até podiam ter sido menos, não fossem algumas avarias. Este ano o objectivo é ficar nas 7 horas.
Recomendo vivamente a todos.

Pedro Patarata
http://pedropatarata.spaces.live.com
 

Bruno Barcelos

New Member
o ano passado fui o ÚLTIMO a chegar a sagres, com o tempo de 9h30....

este ano vingo-me!

se virem um risco e sentirem um safanão de vento... sou eu! :wink:

abraço e até tróia!

bb
 

José Carlos

New Member
Olá Bruno :p

Vais-te juntar ao grupo só com uma mudança!? Olha que este ano já somos muitos... 2 para ser mais preciso :lol:
Ah, mas não queremos cá batoteiros com rodas maiores... :twisted: :lol:

Vamos ver com a nova relação se os joelhos só me ficam a doer uma semana em vêz de duas :mrgreen:

Grande abraço! :wink:
 

PedroPadinha

New Member
Boas!

Este ano tava a pensar em participar...mas digam-me uma coisa, a maioria custuma levar familiares ou amigos que levem um carro de apoio com abastcimentos?

cumprimentos
 

José Martins

Administrator
Definitivamente, não vou poder ir, se bem que gostava de experimentar.
Ontem de tarde, estive na Novisport, em Vendas Novas e apercebi-me que só de lá, vão uns 20 elementos. Até há pessoal que vai substituir pedaleiras, colocar talegas de 48 dentes e tal, tudo artilhado.
Esta malta leva aquilo mesmo muito a sério, certamente têm ideia de ir a uma velocidade tal que nem vêm a paisagem.

Boa pedalada a quem vai participar.
 

BigFoot

New Member
A porra e voltar para setubal.. porque para incio pra mim era so apanhar o barco.. agora voltar para setubal ja complica td.. :evil:
Posso sempre ficar la para o ano, quando houver outra ediçao voces dexem ao algarve e subo eu pra setubal :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

jmenau

Member
In http://www.ciclonatur.pt
Por António Malvar.


"Como resultado da minha observação sobre o comportamento dos amigos que me acompanharam na edição de 2005, faço aqui um apelo a todos os que me quiserem acompanhar em 2006 para não rodarem em grupos maiores que 7/8 pessoas e peçam aos vossos carros assistência para não irem atrás do grupo de ciclistas à velocidade destes. As estradas estão abertas a toda a gente e não é correcto estarmos a prejudicar os outros utentes das vias públicas. Os carros que ultrapassem o grupo e vão parando aqui e acolá até à passagem do grupo. Por favor.

O Tróia-Sagres não é uma Organização da Ciclonatur, nem é uma organização sequer. É tão sómente o resultado de um convite que faço aos meus amigos para virem comigo fazer esta ligação por estrada de BTT e ajudarem-me a levar por diante esta minha obstinação anual.
Este ano a já "clássica" Tróia-Sagres em BTT será no Sábado dia 16 de Dezembro de 2006.
São 208 Kms medidos com roda 26" pneu de estrada 26x1.0 com o conta Kms afinado para um perímetro de 2030mm.
A bicicleta a utilizar é uma BTT, de 1 ou mais lugares, caracterizada como tal por apresentar: quadro de BTT, guiador de BTT, rodas 26 e apoios no quadro para cantilevers ou travão de disco. Tudo o restante é da livre escolha de cada um.

* Partida de Tróia às 8:00 para o 1º grupo
* O horário dos barcos em Setúbal que viabilizam este timing são: 7:15 e 7:30
* Cada grupo tem no máximo 7 pessoas
* Cada pessoa deve procurar encaixar-se num grupo que à partida se proponha a rolar a uma média que esteja ao seu alcance.
* As partidas são feitas segundo a vontade de cada grupo já constítuido, bastando apenas fixar a hora a que estão a partir.
* As partidas devem ser feitas espaçadas e não devem os grupos rolar juntos mantendo sempre uma distância razoável entre eles de forma a possibilitar o bom desenvolvimento do trânsito nas estradas, que embora não principais têm algum movimento neste fim de semana.
* Aconselha-se que os grupos mais lentos partam primeiro.
* Habitualmente fazemos 2 paragens de cerca de 5 cada para abastecimento. A primeira cerca do Km 78 junto ao cruzamento para S. Torpes em frente à Central Termo-eléctrica de Sines e a 2º na povoação do Rogil no café o Pão do Rogil, ao Km 155. No entanto cada grupo pode escolher fazer as paragens que quiser com a duração que quiser.
* O objectivo é chegar antes do Sol posto que por esta altura será cerca das 17h.
* Para fins estatísticos o tempo que normalmente contabilizamos é o tempo a andar, portanto as paragens não contam.
* Os carros de assistência não devem andar atrás dos grupos em marcha lenta mas sim deslocarem-se por etapas de cerca de 20 Kms cada esperando até que o seu ciclista ou grupo passe e alguns minutos depois arrancar de novo, ultrapassar o grupo de novo e parar uns quilómetros mais à frente, repetindo sempre esta tarefa. Próximo do Rogil e se assim o entender é de boa estratégia que o carro de assistência em antecipação prepare os cafés ou outras bebidas ou comidas no café "O Pão do Rogil" para quando o grupo chegar ter tudo preparado.
* Os carros de assistência devem tentar não perturbar o trânsito nas estradas e encostar sempre em local retraído na berma da estrada.
* à partida em Tróia os carros de assistência poderão pedir-me o traçado do percurso que vamos fazer para se orientarem a si e ao grupo que assistem.
* à chegada a Sagres pedimos a todos que nos indiquem quanto tempo fizeram no percurso para podermos efectuar as nossas estatísticas de participação que habitualmente pomos à disposição dos interessados sobretudo dos que me acompanha nesta minha "romaria" anual.

Eis então como nasceu o Tróia Sagres:
Quando fiz 40 anos, o que aqui entre nós, não foi assim há tanto tempo, estabeleci para mim próprio um teste anual para contrariar a sensação de velho que minhas filhas já adultas me faziam sentir.
Tinha de ser um teste duro e dificilmente ao meu alcance. Como por essa altura fazia atletismo de fundo e sobretudo ultramaratonas, não fazia muito sentido estabelecer objectivos no desporto para o qual estava bem treinado. Daí pensei na bicicleta que era algo que não praticava com regularidade.
Em cada Natal, com a reunião de toda a família, ficamos particularmente mais sensível ao tema da velhice e nesse mesmo ano de 1990 decidi que a viagem que invariavelmente fazia a Sagres para passar o fim de ano com a família passaria a fazê-la de bicicleta todos os anos até que pudesse. Este era o teste, ir de Tróia a Sagres de bicicleta num só dia e chegar antes de anoitecer.
Ora se por um lado com a minha devoção ao BTT, o que aconteceu logo no ano a seguir, isso tornou o objectivo a alcançar menos duro e fácil de conseguir, por outro lado a mudança da hora de Inverno para um hora mais cedo veio a tornar as coisas mais complicadas.
Nesse 1º ano de 1990 levei 10 horas e 25 minutos a chegar a Sagres depois de muito suor e lágrimas. Em 2005 no entanto gastei apenas 6 horas e 16 minutos.
Vários são os factores que podem contribuir positivamente para tornar a viagem mais fácil: ir em grupo, o tempo colaborar, não haver vento de frente, a boa alimentação nos dias anteriores, dormir suficientemente nas noites anteriores, comer um farto pequeno almoço no dia, e ter um carro de assistência.
Felizmente todos os anos há uns quantos amigos que respondem afirmativamente ao meu convite para me acompanharem nesta loucura o que torna a viagem mais agradável e o convívio ao jantar nesse dia transforma-se num dos bons momento da minha vida.
Baseado na experiência dos anos anteriores começo em Tróia por preparar a sandes que vou comer na 1º paragem e deixar na Assistência, encher o Camel-Bak de água até à 1º paragem e enfiar uma barra energética atrás na blusa. Durante todo este tempo mantenho-me bastante agasalhado por causa do frio. A seguir faço uns bons exercícios de aquecimento das articulações e procuro isolar-me por uns momentos para entrar descontraidamente no espírito do que vou fazer a seguir. Dou algumas instruções ao meu grupo de como vamos progredir em grupo, isto é; Vamos sempre em fila indiana cabendo a cada um a tarefa de puxar à frente durante 2 Kms se não houver vento de frente e 1 Km se o vento soprar de Sul com pouca intensidade, se o vento for muito forte encurta-se ainda mais o espaço que cada um puxa à frente.
A rotação faz-se por "queda" para trás do que vai na frente.
Procuramos rolar durante os primeiros 10 minutos a uma velocidade inferior a 30 Kms/h (sem vento) e a partir daí vamos progressivamente aumentando o ritmo durante os 20 minutos seguintes de forma a que nos fixemos numa velocidade de rolamento média de 35/38 Kms/h (nas zonas planas) até ao final em Sagres.
O percurso que faço é sempre o mesmo todos os anos e ano após ano tenho assistido a um progressivo melhoramento do piso das estradas o que também contribui para uma melhor e mais cómoda viagem

Este é o percurso
- Saída de Tróia na rotunda à saída dos ferry.
- Passagem por Comporta, Torre e Carvalhal
- Virar à direita para MELIDES no entroncamento a seguir.
- Passagem por Pinheiro da Cruz e Melides
- No entroncamento à chegada a Melides tomar a direita na direcção de Santo André/Sines.
- Em ALDEIA DE BRESCOS virar à esquerda para SINES
- Passagem pela Cidade Nova de Santo André, entrar na via rápida para Sines e na rotunda perto de Sines seguir em frente na direcção do Algarve.
- Na próxima rotunda junto à costa virar à esquerda na direcção do Cercal.
- Passagem junto à central Termo-eléctrica (aqui faço a 1º paragem de 5 minutos para abastecimento).
- Virar à direita para PORTO COVO num entroncamento mais à frente.
- Virar à esquerda na direcção ALGARVE no entroncamento a seguir.
- Virar à esquerda na direcção ALGARVE no 2º entroncamento a seguir.
- Passagem por Foros de Pouca Farinha.
- Virar à direita nas Brunheiras na direcção de Vila Nova de Milfontes.
- Passagem sobre a ponte do rio Mira junto a Milfontes e uns bons quilómetros mais à frente
- Sair para a direita na direcção do CABO SARDÃO,
- Virar para a esquerda na direcção de Fataca no entroncamento a seguir.
- Passagem por Fataca, cruzamento de Daroeira e Malavado.
- Virar à esquerda na direcção de S. Teotónio no entroncamento a seguir
- Virar à direita na direcção de Lagos no entroncamento ao chegar a S. Teotónio.
- Passagem por Baiona, Odeceixe, Maria Vinagre, Rogil (aqui faço a 2º paragem para abastecimento no café O PÃO DO ROGIL onde em antecipação já mandei o meu carro de assistência pedir para preparar um chá quente e uma tosta mista) e Aljezur.
- Virar à direita na direcção de SAGRES no entrocamento mais à frente onde se larga a estrada principal que vai para Lagos.
- Passagem por Alfombras, Bordeira, Carrapateira e Vila do Bispo.
- Em Vila do Bispo tomar a via rápida para Sagres.
- A tomada de tempo faz-se ao passar pela placa de entrada na vila.
- Chegada a Sagres, na 1º rotunda sair à esquerda na direcção do centro da vila. Na 2º rotunda junto à Praça da República, seguir em frente pela esquerda na direcção da Baleeira. - Como habitualmente este ano a paragem faz-se junto ao Posto de Turismo em frente à Praia da Mareta.
- Obrigado pela vossa companhia, camaradagem e encorajamento.

Esta é a curta história do Tróia-Sagres em BTT
Participações melhor tempo
1990 - Sozinho - 10h 25m
1991 - 2 loucos (acabo sozinho) - 9h 45m
1992 - Sozinho - 8h 36m
1993 - Sozinho - 8h 15m
1994 - 2 loucos (acabamos 2) - 8h 02m
1995 - 2 loucos (acabo sozinho) - 8h 05m
1996 - 8 loucos (acabam 7) - 7h 23m
1997 - 18 destemidos, 2 loucas mulheres (acabam 10 e as 2 mulheres) - 6h 38m
1998 - 40 destemidos, 4 loucas mulheres (acabam 39, incl. 4 mulheres) - 6h 32m
1999 - 48 destemidos (acabaram 32 ) - 7h 02m
2000 - 57 destemidos, 1 destemida mulher (acabaram 52, incl a mulher) - 6h 23m
2001 - 63 destemidos, 1 mulher (acabaram muitos e a corajosa mulher) - 6h 42m nota: Todos os tempos apontados foram realizados pelo grupo em que eu me inseria excepto em 2001, que fiz 6h 55m
2002 - 165 participantes, algumas mulheres, (acabaram mais de 90%), melhor tempo que constitue novo record: 6h 04m. Bati o meu record pessoal e fiz 6h 17m.
2003 - Fomos 333 ciclistas, muitas mulheres, acabaram quase todos. Houve muito vento de frente e não foram batidos records.
2004 - Cerca de 226 participantes, entre eles algumas mulheres. Novo record do percurso, José Salgueiro 5h 35m.
2005 - Mais de 350 participantes, muitas mulheres, apesar de rolar muito tempo sózinho, melhorei o meu tempo para 6h 16m."


Por António Malvar.
In http://www.ciclonatur.pt .
 

nautilus

New Member
BigFoot said:
A porra e voltar para setubal.. porque para incio pra mim era so apanhar o barco.. agora voltar para setubal ja complica tudo.. :evil:
Posso sempre ficar la para o ano, quando houver outra ediçao voces dexem ao algarve e subo eu pra setubal :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia

Eu sou do algarve tenho que sair de casa cedo para chegar ai a tempo :mrgreen:
Ainda não percebi foi quem faz os grupos :?:
Tenho estado para fazer esta voltinha mas tem sido sempre no ultimo fim de semana dezembro e com a passagem de ano tenho falhado :evil:
Vamos lá ver este ano :wink:
 
Domingo vou já começar treinos/estágio para o Troia Sagres

Vou partir de Cascais junto ao Forte da Cidadela às 9.00h e vou até à Expo e volto, não sei bem quantos kms são mas já é uma boa tirada
Tenho apoio com carro (claro o meu pai) e vou de bicla de estrada, quem quiser aparecer será bem vindo.
O andamento será calmo :D :D :D
 

jpsantos

New Member
Boas,

Felipa vejo que estás toda empenhada ai no Tróia-Sagres :D as vezes faço o percurso Carnaxide Algés Guincho Expo Carnaxide dá cerca de cento e poucos Kms é bom para alternar dos trilhos, presumo que esse percurso que estás a dizer seja cerca de 80 Km :yeah:

Em relação ao "meu" Tróia-Sagres é com muita pena :cry: :cry: que não vou poder acompanhar o pessoal no dia 16 em principio vou fazer no dia 2 ou 3 de Dezembro sozinho.

Já agora... porque noto algumas dores nos punhos ao fim de algumas horas a pedalar, subi ligeiramente a posição do guiador para retirar alguma pressão, vou comprar uns "bar-ends" (detesto bar-ends :eish:) para alternar a posição de condução, os pneus finos já cá cantam :hehe: e mais dicas ???....

Desde já desejo uma boa viagem até ao Algarve a todos que embarcam nesta aventura e em especial ao António Malvar pelo contágio do desafio :clap:.

João Santos
 

miguelromao

New Member
gandas malucos estrada não eu só gosto de pó ou lama, estrada só para atravessar para outro trilho.

Mas respeito muito este pessoal é preciso ter coragem com mistura de prazer.
 

luis

New Member
Eu fiz o Troia-Sagres pela 1ª vez o ano passado e estava com receio à partida, nunca tinha feito 200 km´s, mas lá fui.
O dia amanheceu com muito frio e sem chuva, à hora marcada juntei-me com uns amigos e lá partimos, rolámos sempre a uma média de 28/30 kms/h e fizemos 2 paragem durante o percurso para reabastecer.
Durante o percurso fomos passando vários grupos que rolavam um pouco mais devagar, até que a certa altura nos vimos integrados num grupo que rolava ao nosso ritmo, este tipo de grupos acabam por se formar naturalmente.
Como conselho posso dizer para não andarem sempre a puxar à frente de um grupo, o segredo é puxa um puxa outro, assim divide-se o o esforço por todos e a coisa faz-se bem, não custa nada. :D :D
Vemo-nos por lá.

Bons Treinos
Luis Romão
 

ferbikes

New Member
Pooooois é também eu fiz pela 1ª vez o Tróia Sagres no ano passado eeeee encheu a medidas do ego e não só…… 208 km…… puxa tantos….era o que eu pensei e pensava na altura. Mas treinei em alcatrão com a minha BTT de tramac (pneus 1.2 pressão de 4.5 bar com um garfo e uma talega das grandes…..um F1….
Plano para 2006.
1. Treinar em plano e grandes distancias (Setúbal-A.Sal –Comporta-Troia)
2. Setúbal -Montijo
3. Levar a BTTTramac ao Raposo (afinação final)
4. Comer bem nos dias anteriores
5. Levantar cedo no dia
6. Procurar um grupo para sair de Tróia com os meus companheiros
7. Carro de assistência em Sines. O meu querido pai pode se levar um pouco mais tarde.
8. Comer sempre pelo caminho
9. Mudar de roupa no meio do caminho em Troia 2 graus em Mil fontes 16 graus(isto foi a melhor coisa que fiz em 2005)
10. Comer umas sandocas em Rogil
11. Chegar a Sagres com +-7h00


Ferbikes
Quintajense FC
è claro que tive a pernas a arder na subida da Carrapateira.
 
1º Treino para o Troia Sagres já está Cascais Expo Cascais quase 100 kms rápidos e muito planos

2º Treino próximo sábado Sintra - Negrais - Malveira - Torres Vedras - Ericeira - Sintra, este é um pouquinho mais duro
 

José Carlos

New Member
Acho que também posso chamar o 1º "treino" para o Troia-Sagres à "voltinha" deste domingo, se bem que não gosto da palavra treino.
Foi apenas mais uma volta domingueira mas desta vez feita em cima daquele piso duro e negro e com a companheira destinada a estas brincadeiras.

Sim, porque o Troia-Sagres é, por mim, encarado como uma brincadeira e um dia para rever amigos e conhecidos.
E vejo-os quase todos, os participantes... vão-me passando!! :lol:

Foram uns belos 140 km's brindados com um belo creme de peixe e uma bifana maravilhosa (sim, nesse sítio que estão a pensar - Vendas Novas) :mrgreen:

Claro que a coisa era para ser muuuuuiiiito mais soft, mas como há por aí meninos que não se pode dizer: mata,
que eles dizem logo: esfola... deu no que deu não é MrLamb!!??? :lol:

A conversa foi do tipo:
"Olha, ali no marco diz que "só" faltam 32 km's para Vendas Novas" (dizia eu já com 50 na pernas e numa observação meramente informativa)
"Pois, estamos perto...." (isto foi o amigo MrLamb a "lançar a esparrela, na qual eu caí que nem um patinho...)
"Bem que podiamos lá ir comer umas bifanas..." (é daquelas coisas que não se diz, NEM A BRINCAR!!!!)
"Boa ideia... têm lá uma sopinha de peixe.... hummmm" (disse ele que tinha acabado de tomar um 2º pequeno almoço em Alcochete)
"Bem, temos 50, mais 30 até lá... 80... no regresso se formos directo são uns 60... Isto tudo dá uns 140... (na altura até pareceu uma coisa de gente normal)
"Sim, eu não tenho hora para chegar a casa.... (pronto, estava a baile armado)
"Eu também não... disseste sopinha de peixe!!??? Bem, com a média que temos (25 km/h) ás 16:00h estamos no Barreiro. Vamos nessa. (de certa forma sinto-me responsável)

E pronto, lá fomos.

O dia esteve sempre espectacular com o sol a proporcionas belas paisagens de campos verdes, e mesmo numa estrada como a N4
deu para apreciar tudo à nossa volta visto o fluxo de tráfego ser pouco.

Aquela que era para ser uma simples volta para testar a relação das máquinas, acabou por ser bem mais do que isso
com umas pequenas "assaduras" naquele sítio (derivadas aos selins diferentes das habituais montadas) e um resto de dia bastante "relaxado". :mrgreen:

As relações acabaram por se revelar eficazes para um evento como o Troia-Sagres embora eu esteja a equacionar a mudança para um carreto maior.
Os 40/15 desta relação foram um pouco "pesados" nas últimas subidas. Mas o exercício ultimamente também tem sido.... nulo!

Vamos ver o que se consegue neste mês que falta!

Abraços a todos e boas voltinhas! :wink:
 
Status
Not open for further replies.
Top