1ªs VOLTAS - 1º EMPENO - COMO PROCEDER?

Sou possuidor de uma decathlon rockrider 8.1 há cerca de 1,5 meses. Apenas fiz estrada e dois passeios de monte, um deles em valongo de apenas 24 km e o outro, já mais puxadinho, que foi a meia-maratona de 40 KM a "rota dos besouros sepins-cantanhede", passeio esse fertil em lama, chuva e terreno acidentado. Posto isto, passados uns dias, quado vou para montar a bike (tirei-lhe as rodas para poder limpar melhor e tambem mudar uma camara de ar) não pude deixar de reparar que as rodas da minha "bichana" apresentam um ligeiro, mas visivel empeno! :mrsock: as mudanças tambem não estão a funcionar correctamente, mas aí provavelmente com um afinação irá ao sitio, agora empeno nas rodas não compreendo, será normal? com uma chave de raios irá ao sitio? ou será motivo para uma reclamação?
Jukgo que a bike sendo de btt será para ser usada nesse meio ambiente.

peço uma opinião dos amigos bttistas mais experimentados,

Obrigado
 

BCasquinha

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Re: Será normal??

Boas, ...podias ter posto um tópico mais explicativo do teu problema, mas enfim...diria que é normal isso acontecer os componentes têm que "ir ao sitio".
Afina as mudanças e desempena a roda e não deves ter mais problemas durante uns tempos....se tiveres é que já não é normal lol.
 

ZeTT

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Re: Será normal??

Um amigo meu tem uma bicicleta igual a essa e teve problemas na roda traseira ao nivel do cubo que tinha uma folga e fazia uns barulhos estranhos. Ele accionou a garantia e ficaram de resolver o problema esta semana. Parece que essas rodas são o elo mais fraco da bicicleta.
Se fosse eu, reclamava, a não ser que saibas o que estás fazendo ao mexer nos raios.
 

j miro

Member
Re: Será normal??

nas rodas novas os raios não costumam vir totalmente apertados. Depois de alguns Km de campo deve ser feita uma revisão para reapertar os raios e desmpenar os aros, isso deve ser feito por quem perceba do assunto, porque a roda também tem de ser desempenada ao alto para não ficar ovalizada. Quanto aos restantes componentes, porcas e parafusos devem ser reapertados e afinados, assim como os cabos das mudanças devem ser também afinados, pois esticam sempre quando são novos.
Geralmente a Decathlon costuma informar os clientes dessa revisão, que também é feita por eles por causa da garantia.

Boas pedaladas
 

MrOverclock

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Re: Será normal??

Subescrevo o que o j miro disse.

Depois da rodagem há que fazer a primeira manutenção. rodas empenadas mudanças e travões desafinados é perfeitamente normal
 

Jepas

Super Moderador
Re: Será normal??

Boas,

só precisas de fazer 2 coisas:

mudar o título do tópico (como já foi dito) e fazeres uma primeira revisão (normalmente gratuita) na loja. As mudanças e as rodas, depois de desafinadas só irão ao sítio através de mão humana.

Jepas
 
Re: 1º EMPENO - COMO PROCEDER?

Jepas said:
Boas,

só precisas de fazer 2 coisas:

mudar o título do tópico (como já foi dito) e fazeres uma primeira revisão (normalmente gratuita) na loja. As mudanças e as rodas, depois de desafinadas só irão ao sítio através de mão humana.

Jepas

Muito agradecido pelas dicas dadas por todos os intervenientes. Quanto a revisao gratuita só está programada para os 3 meses. será aconselhável andar assim com as rodas?
 

Pax

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Re: 1º EMPENO - COMO PROCEDER?

Nem por isso! O empeno pode agravar-se e tornar a sua correcção muito mais difícil e por vezes em casos extremos, mesmo impossível, mas estou a falar numa utilização no monte e agressiva.

Se for em passeios soft por alcatrão penso que não há muitos problemas...
 
Re: 1º EMPENO - COMO PROCEDER?

Pax_Eco said:
Nem por isso! O empeno pode agravar-se e tornar a sua correcção muito mais difícil e por vezes em casos extremos, mesmo impossível, mas estou a falar numa utilização no monte e agressiva.

Se for em passeios soft por alcatrão penso que não há muitos problemas...

Vou levar a bike, hoje mesmo. não vou arriscar porque inclusive o disco tambem roça nas pastilhas, na zona onde está empenado! :(
 

rjcm

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Re: 1º EMPENO - COMO PROCEDER?

MrOverclock said:
Depois da rodagem há que fazer a primeira manutenção. rodas empenadas mudanças e travões desafinados é perfeitamente normal

O que é exactamente a rodagem? Em quilómetros..

Isto porque também comprei bike nova à pouco tempo, tem cerca de 300km, com muito pouco alcatrão (infelizmente não há tempo para mais...). Será que a devo levar À loja para a falada revisão? Na altura que comprei, como é numa loja que conheço, falamos que qualquer coisa que notasse para passar lá, mas não me referiram nenhuma revisão geral tipo estas...
 

CMSR

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TOUTETERRAINE said:
Pax_Eco said:
Nem por isso! O empeno pode agravar-se e tornar a sua correcção muito mais difícil e por vezes em casos extremos, mesmo impossível, mas estou a falar numa utilização no monte e agressiva.

Se for em passeios soft por alcatrão penso que não há muitos problemas...

Vou levar a bike, hoje mesmo. não vou arriscar porque inclusive o disco tambem roça nas pastilhas, na zona onde está empenado! :(

tambem tens o disco empenado? ou é só a roda? porque normalmente aros empenados nao afectam o funcionamento do disco. será que não ha outro problema que ainda nao tenhas detectado?
 

Bravellir

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Eu verificava primeiro se a roda está bem montada. Se a tiraste para trocar pneu e agora esta empenado aro e disco???? E as velocidades com problemas??

Parece estar mal apertada, ou apertada demais.

Tira fora a roda e volta a apertar. Verifica se fica bem encostada atrás nos encaixes, dos dois lados. Não apertes demais. O aperto rápido só deve começar a apertar depois da alavanca passar o prolongamento do eixo do aperto.
 

MrOverclock

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rjcm said:
O que é exactamente a rodagem? Em quilómetros..

Eu não sou um "Expert", mas eu não diria que se possa medir em quilómetros. Eu levaria para a tal revisão quando as mudanças deixassem de entrar e/ou quando os aros começassem a empenar!

Eu sou quem faz as minhas próprias "revisões" por isso estou constantemente a afinar aqui e ali. Mas por acaso foi +- aos 300km que precisei de dar um jeito nas mudanças :mrgreen:
 
A "bichana" já está no ferreiro (decathlon MAIA, muito simpáticos), preferi desta maneira visto ainda estar muito verde para mexer nestas "coisadas". Vamos ver agora se alegam má utilização e me fazem pagar algo! Não calhava nada bem :s
 

FDR

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Caro TOUTETERRAINE,

O que se passou com a tua bike em relação aos empenos nas rodas e desafinição das mudanças é perfeitamente normal nas bikes novas, o material acaba sempre por "ir ao lugar" e necessita sempre de afinacão depois da primeira voltita...

A questão dos discos empenados já não é tão normal, a não ser que tenhas encostado o disco a alguma coisa...

Essa parte da primeira revisão ao fim de 3 meses não faz sentido nenhum por parte da Decathlon, porque ao fim desse tempo se calhar já vais é que ter de trocar algum material de desgaste... acho que essa revisão gratuíta devia ser feita mais cedo...

Boas pedaladas!!!!
 
Fui buscar hoje a "bichana" e parece muito melhor, os discos já nao raspam nas pastilhas, o pneu da frente parece 5*, agora o de trás :| não sei não. Existe algum metodo eficaz, para verificar o empeno sem ser so pela observação? Já me falaram tambem que pode ser o pneu :?:
 

rjcm

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Uma maneira muito caseira, mas que tem toda a lógica e comigo tem resultado:

numa zona fixa do quadro, por exemplo a escora, encosta o teu dedo de maneira a que a ponta do dedo/unha fique tangente ao aro, de modo a não o travar. Depois põe a roda a rodar com a outra mão e mantém o dedo quieto sem mexer.
Só tens de ver se a distância do aro ao dedo/unha se mantém, ou se sentes o aro a tocar-te ou a afastar-se.

Espero que sirva.

Quanto aos pneus, às vezes dão a ilusão óptica de empeno, sobretudo se não estão bem centrados no aro...
 

Guga_x

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Se for complicado com o dedo podes utilizar um daqueles apertos de plástico. Colocas na escora e cortas a ponta de maneira a que fique quase a tocar na roda com a distancia de +/- meio mm. Depois rodas devagar e vês se há alteração na distância entre o pneu e a ponta de plástico.
 

Bravellir

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Guga_x said:
.. distância entre o pneu e a ponta de plástico...

Devias querer dizer aro. O pneu por vezes fica mal montado ou deforma, e inclusivamente induz em erro quem olha para a roda. O empeno deve sempre ser verificado para o aro.
 
Ora boas pessoal, peço desculpa de só agora voltar ao tema de meu interesse, mas familia que trabalha de 2ª a sábado e chega a casa só após as 21h assim o obriga. :back2topic: Só agora fiz o tal teste que aqui alguns companheiros sugeriram, virei a bicla de pernas para o ar e lá executei o mesmo, e verifiquei que tem um ligeiro empeno no aro aí de uns 1/2 mm. Contudo quando tiver tempo e a chave de raios vou tentar eu mesmo recuperar este empeno, contudo fui alertado tambem por um amigo mais experiente que pode ser do cubo :?: . Sendo do cubo existe algum teste que eu possa fazer em casa sem ser pela apenas e só visualização, é que assim á 1ª vista não me parece.

O meu obrigado antecipado a todos que possam ajudar. :yeah:
 
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