Óleo para tempo seco e para tempo humido

SPT_SPEED, se em 15 anos não foi à revisão, te garanto que quando a desmontares tudo que é borracha foi à vida, e também te garanto que não está a funcionar como devia, porque o óleo vai ganhando poeiras e ficando mais grosso, como tal, nunca consegue trabalhar da mesma forma. Também já tive uma 888 e sei que são suspensões de nunca se queixarem, autênticos tanques de guerra, mas cuidado que as aparências iludem! (A minha fiz isso durante 3 anos na altura, quando andava menos vezes na bike, quando foi pa revisão, teve que ir pa marca e só me levaram perto de 150€ em material lol)

O ideal para colocar nas bainhas é mais algum lubrificante à base de silicone, que faz o mesmo efeito que esse e ainda ajuda a proteger as borrachas dos vedantes. Existem alguns especificos, tipo o brunox, mucoff se não me engano, e etc, mas são caríssimos, como tal uso spray de tablier de carros que tem a mesma base e faz praticamente o mesmo com o acréscimo de ficar com a bike a cheirar a pinho hehehe

Tyto, o que importa é que esteja lubrificado nos pivots de rotação da corrente, entre as placas nas junções, e isso sim é lubrificação eficiente, não como algum povo anda com aquilo todo besuntado tipo porco no espeto. O estar seco por fora muitas vezes não quer dizer nada, basta ver os lubrificantes à base de cera.

Tocaste num assunto também bastante importante, o limpar bem a transmissão. Reaplicar é mais fácil, mas quando se testa um óleo novo principalmente, havendo uns que penetram bem melhor que outros, o pessoal não limpa bem a transmissão, e depois a culpa é dos óleos xD
 

Tyto

Member
Boas,

Sim só aplico o óleo nos elos de ligação da corrente e só uma gotinha em cada uma :).
Mas mesmo assim noto que agarra muita sujidade (especialmente nas roldanas do desviador, fica sempre aquela massa) e estou a falar do óleo da shimano!
 

SeteGu

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jOrGe.mRNh mas é normal ao fim de alguns quilómetros ficar com a corrente seca, seca, sequinha em que passando o dedo seja onde for só agarro pó?
 

SPT_SPEED

Member
Viva, pois o óleo que uso nas suspas também é de silicone. Mas sim,JORGE.MRNH, de facto são muitos anos e tenho de admitir essa possibilidade. Cumps
 
Long live the marzocchis lol. A minha tive-a durante 5 ou 6 anos e só me deu felicidades. E têm uma sensibilidade de inicio de curso que nem as fox têm.
Eu uso os sprays de tablier por serem baratos, tipo 2€ cada, e dá para as suspensões e para abrilhantar e proteger o quadro também. E fica a cheirar a pinho loool

SeteGu, depende do óleo, do terreno, dos km's, etc. Eu por exemplo, já usei shimano uns anitos e são óleos porreiros e baratos! (Arranjam-se a 4.9€ cá em portugal), mas tanto o seco como o húmido, não fiquei com a ideia que duravam muito. São óleos razoáveis diria.
Neste momento estou a usar um da brunox, para tempo seco, e na estrada faço 300km ou mais e a corrente continua bem lubrificada, porque o óleo depois de chegares nos pontos de rotação, vai-se espalhando pela transmissão. No monte, dura-me bem para as voltas de 40/50/60km, mas se for fazer mais 40 ou 50km, e me esquecer de lubrificar, como me aconteceu há uns dias, sinto bem nas mudanças que fica seca.

Tyto, isso é estranho. O PTFE deles, seco, era bem fininho, não tanto como o finish line, mas fininho, não agarrava muita poeira, mas também não durava muitos km's. Tanto com o seco como o húmido, às vezes a partir de 30km já notava a transmissão a ficar seca, daí ter mudado de óleos.

Pelo que leio, lá fora dizem que os melhores óleos são os rock n roll, os purple extreme e o squirt. Os primeiros já tentei mas não consigo arranjá-los por cá. O último já é bem conhecido e distribuído cá em portugal, e é normalmente o óleo de eleição de tempo seco, mas muito sinceramente não gosto muito. Dura sim, mas a cera tem que secar, ou seja, se meter logo antes da volta, já não faz efeito. E depois tem a particularidade de borrar tudo com aquela cor branca. Fica a bike toda sarapintada com aquilo lol. Daí ter começado a usar o brunox, que para mim dura uma voltinha completa e em vez de 11,90€ custa 5,90€. Talvez se fizesse voltas com mais de 50/60km, já iria precisar dos benefícios do squirt.
 

NDSL

New Member
Boa noite,
gostaria de saber se alguém tem feedback dos lubrificantes da Morgan Blue. Eles têm um kit de limpeza que me parece ser bastante completo (http://www.morganblue.net/products/pro_kit/) , só fiquei na dúvida é que este kit traz o óleo "Race Oil - Road" este será adequado à prática de BTT?
Esta marca também tem o "Extra Dry Lube", indicando que este já é próprio para BTT, mas será para todas as condições (tempo seco e húmido)?
Pelo menos na descrição do óleo diz que repele as poeiras e sujidades e que também é à prova de água.
Alguém ja usou este lubrificantes?
Obrigado pelos esclarecimentos.
 

orange

Member
Actualmente tenho usado maioritariamente o Extra Dry Lube e até ao momento, plenamente satisfeito. Após a limpeza da corrente, prato pedaleiro e cassete, e após tudo seco, aplico uma pequena quantidade tal como recomendado pela Morgan Blue e em voltas até 100kms resulta bem (isto com tempo seco. Com chuva e afins ainda não testei).

Esqueci de referir que a corrente não agarra sujidade por demais, no entanto fica mais escura que usando o da Squirt (que acabei por vender pois não gostei).

abr.
 

NDSL

New Member
Obrigado pelo feedback. Fui a uma loja hj e recomendaram para o tempo actual (outono/inverno) usar o Race Oil, pois resiste melhor ao tempo húmido. O Extra Dry Lube é mais adequado para tempo seco, apesar de referir nas propriedades que é resistente à água, uma vez que por ser mais líquido poderá sair mais facilmente em contacto com água.
Assim vou optar pelo kit com o Race Oil para experimentar.
Cump.
 
Boas... tenho andado com um problema ultimamente.
Tenho usado um lubrificante normal da dechatelon e cada vez que saio para fazer 30 ou 40km chego com a corrente, k7 e pedaleira numa vergonha... completamente preta e cheia daquela massa dura dificil de tirar devido as poeiras. Sei que isto deve-se ao lubrificante e a minha questao é....
Que lubrificante aconselham para nao agarrar tanta sujidade na corrente?? Detesto andar com a corrente assim toda cagada.
Boas pedaladas
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Existem lubrificantes á base de ceras.

1 - Lavar e limpar muito bem a transmissão toda, pode ser com petróleo.

2 - Deixas secar/ evaporar esse solvente.

3 - Aplicas o SquirLube, metes unicamente uma gota de lubrificante em cada elo de corrente. Mais nada. Depois de secar ( cerca de 15 minutos), repete.( o repetir somente é necessário na 1ª vez) e não meter o oleo na corrente na zona da K7 ou dos pratos!!!

4 - Deixas secar novamente, mais uns 15m e podes ir pedalar.

NOTA: Lubrificar com este material tem de se ter estes cuidados. senão não vai funcionar.

Eu gosto de SquirtLube da bikeinvention
http://www.squirtlube.com/

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Se quiseres continuar a utilizar o lubrificante que tens agora. A sugestão que te faço, é também limpares a transmissão toda, e depois aplicares, esse lubrificante do mesmo modo ( gota elo a elo)... Não se deve meter excesso de lubrificante, e este deve ser aplicado somente na corrente.
 
Last edited:

SCHECKLER

Member
Eu uso Finish Line Ceramic Wet Lube no Inverno... é caro, mas aguenta na boa 200kms com agua e 100 kms com lama, a corrente fica um pouco preta da cera mas as mudanças entram bem e não faz barulhos, depois de usar mais de uma dezena de marcas este produto finalmente convenceu-me!
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Em relação a corrente ficar preta, arranjei um lubrificante que deixa a corrente sempre "limpa" :D

O lubrificante que uso é o Shock Silicon Oil, que se utiliza nas suspensões no radio-modelismo.

Apesar de não ser um lubrificante para correntes, o que é certo é que alem de ser fácil de limpar da cassete e corrente no final de cada volta(fica como novo), e mesmo na lama ou pó a corrente não faz barulho.

Se andares regularmente em estrada, apenas precisas de substituir o lubrificante a cada duas voltas( se não lavares a bicicleta)
 

Mr.sa

Active Member
1º isso vai-te acontecer com qualquer óleo húmido, se não tiveres cuidado com a quantidade que usas.

2º Ter calma, e meter gota a gota, até preencher todos os elos da corrente, 1 gota por elo.

3º Não tens pachorra para o anterior? Fácil, metes só em 1/3 da corrente óleo, mas certifica-te que depois fazes rodagem pela transmissão, para espalhar bem.

4º Usar óleos à base de ceras, o que vão ser à partida mais caros, ou porque o são, ou porque terás de usar mais vezes.

5º Optar por um óleo melhor à partida, ajuda sempre a ter uma melhor limpeza e aumenta a durabilidade da transmissão, porém, ter sempre cuidado de limpar o excesso de óleo da corrente, pois só serve para estragar e encher de porcaria.

Dito isto, eu uso dos óleos mais carotes que andam no mercado, e apenas esse, compro por volta dos 9€, por acaso a última foi a 8.50€, que é o óleo da Squirt que é à base de ceras. Estou muito contente.

Depois é uma questão de veres o que encontras nas lojas perto de ti
 
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