É duro fazer btt e atletismo ao mesmo tempo

A.M.F

New Member
Neste momento estou a fazer treinos de btt e atletismo na mesma semana,faço dia sim dia não ,com um dia de descanço que é a quinta-feira.É muito duro,porque os músculos trabalham de forma diferente.No principio era bastante penoso,mas agora já está tudo bem.Na parte do atletismo ganhei mais força de pernas para o btt,já consigo atacar as subidas mais íngremes sem problema,também corro bastante na areia temos uma praia espectacular aqui na FIG DA FOZ.
Faço os treinos a minha maneira,na parte do atletismo já fui muitos anos federado sei como me hei-de treinar,mas no btt como ainda novo nestas andanças ,faço treinos que vi no forum adaptados para mim,se alguém me podesse ajudar na parte do btt agradecia.
Tenho 46 anos ,no atletismo na meia-maratona tenho 1h 08 e aos 10 mil 31 minutos e no btt a meia maratona tenho 2h 10 ,mas só tenho 1000km nas pernas que é muito pouco e espero que para o ano venha a melhorar.
 

Cândido Morais

New Member
esses tempos no atletismo sao recentes ou quando eras mais novo?, porque se forem recentes, se melhorares a força de pernas e a tecnica poderas fazer muito boas provas no btt.
 

ncarvalho

New Member
"Fazer btt e atletismo ao mesmo tempo" não deve ser nada facil.. porque ou se usa os pés para pedalar ou pra correr....
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério...
Eu em criança fiz atletismo... nada muito sério, mas dava me gozo.
Entretanto parei qualquer desporto muito tempo... e recentemente (com quase 30 anos) comecei com o BTT.

Por vezes tenho a vontade de ir fazer um treininho de bicicleta, mas a preguica de equipar, pegar na bicicleta etc etc.. é mais forte.
Por isso já pensei em fazer uma corridinha (atletismo) apenas para esticar as pernas...

Mas gostava de ouvir opiniões, preferencialmente justificadas, sobre estas duas modalidades. E como se complementam ou não??

Cumps,
NCarvalho
 

ALNM

New Member
ncarvalho said:
Mas gostava de ouvir opiniões, preferencialmente justificadas, sobre estas duas modalidades. E como se complementam ou não??

Como nos treinos de triatlo ou, neste caso,mais próximo dos de duatlo.

Fiquei "picado" com o tópico e com a pergunta do ncarvalho. Agora não tenho tempo para estruturar as ideias, mas não posso deixar de responder, mas . Voltarei assim que tiver tempo. Para já deixo umas notas soltas; pode ser que promovam a discussão do tema que me parece muito interessante.

Vejo diversas vantagens em combinar corrida e ciclismo:
1. Tanto a corrida como o ciclismo são modalidades aeróbicas e o sistema cardiovascular é igualmente treinado nas duas.
2. O efeito de cross-training. Isto é, uma modalidade complementa a outra, permitindo não sobrecarregar sempre os mesmos grupos musculares.
3. A corrida é muito mais eficaz para perder peso do que o ciclismo.
4. O equilibrio muscular é fundamental em qualquer modalidade. Neste caso, é útil trabalhar outros grupos musculares que não apenas os recrutados no ciclismo. Neste capítulo, a musculação é a modilidade mais importante, mas a corrida, se bem orientada, pode dar um contributo positivo neste capítulo.

A grande desvantagem de utilizar a corrida como "cross-training" para o ciclismo é que a corrida é um desporto mais violento, sobretudo para as articulações. Há que não fazer dela a modalidade principal e saber doseá-la com períodos adequados de recuperação. Não será o caso do A.M.F. já que, pelo tempo que tem na 1/2 maratona, parece estar habituado à corrida.
A natação, se praticada de acordo com um planeamento especifico, é igualmente importante e não tem a violência da corrida.
O ski é outra modalidade útil no período "off-season" (mais noutros países)

Eu diria que o caso do A.M.F. é excepcional. Sobretudo se os tempos que refere são actuais. Ele é um atleta. Não terá, pois, dificuldade em conciliar as duas actividades e ao conciliá-las está a favorecer a recuperação. A título de exemplo, eu diria que há quem faça treinos bi-diários, com a idade do A.M.F. . Pessolamente, não vejo necessidade de o fazer nesta idade porque os prejuízos a médio prazo podem não compensar as alegrias e os prazeres do curto prazo. E sugiro algumas restrições:
- Um dia por semana de repouso absoluto é indispensável -não substituir o descanso da actividade desportiva com outra actividade física ou mesmo intelectual stressante;
- não usar os mesmos grupos musculares no mesmo dia, isto é, corrida e ciclismo no mesmo dia não;
- não fazer o mesmo tipo de treino em dias consecutivos, mesmo que em modalidades diferentes. Isto é, não juntar treinos anaeóbicos de resistência, ou treinos intervalados;
- respeitar o organismo. Para isso há que saber observar muito bem os sinais de aviso que ele nos dá: irritabilidade, sintomas semelhantes aos da constipação, falta de vontade. Nessa altura, vale mais saltar o treino ou, quanto muito, manter-se nos ritmos lentos.

Voltarei.

Antonio


P.S.: acabo de ver que já há um tópico sobre este assunto: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,8568.0.html
 

A.M.F

New Member
Estes meus tempos são recentes,refugiei-me para o btt,para desanubiar um pouco o atletismo que já o pratico há 25 anos.E com o decorrer da idade já não faço 2 horas de corrida contínua,nem bidiários como fazia,agora faço 4 treinos de atletismo com corrida continua de puls 120-140 que é treinar aeróbicamente,treino fartlek com o método de VAN HAKEN e treino fraçionado com séries de 1000mts para 2m55-3m mas são 5,com 1m20 de intervalo e 2 treinos de btt ,um ao meio da semana de 25 km e outro ao domingo de 3 horas em que faço a rolar e fartlek adaptado e estou a me sentir bem,mas ao príncipio foi doloroso porque os músculos não encaixavam,porque são 2 formas de trabalhar e tenho 1 dia descanço por semana.Espero de melhorar os meus tempos,porque nas séries faço-as sem custo algum.
É aí que nós vemos a nossa condição fisica,agora sinto-me mais motivado,não quero ser nenhum campeão mas durante a minha vida,sempre andei a correr,já fui as melhores provas portuguesas e continuo a ir.É uma forma de estarmos bem com a vida.

A.M.F
 
Top