Xtr- trek 8500, 2009- alguÉm estÁ disposto a ajudar?

tadeu

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English Thread e Italian Thread quer dizer que uma enrosca para a esquerda e outra para a direita nada de mais ou seja rosca contraria. Mede-se o eixo da pedaleira medindo a largura do tubo onde se enrosca o dito. Regra geral é de 68mm ou 73mm o link nao esta a dar mas o eixo é um movimento pedaleiro Hollowtech II nas XTR que usam anilhas para se adaptarem as diferentes medidas do quadro. Nos desviadores dianteiros temos o top swing e down swing pois num o cabo do desviador vem por baixo do quadro e noutro vem por cima ai tens de ver no teu quadro de onde vem o cabo. Nas medidas tens de tirar o diametro do tubo onde se ataraxa o desviadro pode ser de 31.8 ou de 34..mm (normalmente). Quanto ao desviador traseiro penso que a diferenciação encontra-se no facto de um modelo ser normal e outro invertido. Quanto a dimensao da caixa tem a ver com o numero de velocidades se fores pra uma combinação de 3x9 aconselho caixa longa. E na questão da cassete depende se queres mais torque ou mais velocidade de ponta, torque para subir 12-34 top speed 11-32 é mais gosto pessoal.

Cumpts
 

fitty77

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Em relação ao desviador dianteiro, desconfio que seja 34.9, mas tens que confirmar a medida. Essa medida é a do diametro exterior do tubo onde encaixa o espigão. Para além disso deves ter outro cuidada. Como podes ver, esse desviador é dual pull, o que significa que o cabo tanto pode vir por baixo ou por cima, mas tens que ter cuidado, porque é um top swing, o que significa que a braçadeira fica abaixo do pino de balanço. O que pode acontecer é que haja algo no teu quadro que impeça a sua aplicação, por exemplo, nos quadros de carbono, o local onde é aplicado o desviador, por vezes impossibilita a aplicação deste tipo de desviador, devendo-se colocar um bottom swing, onde a braçadeira aparece por cima, e o desviador balança por baixo. Mas como éum de aluminio, deve dar na boa, mas confirma se não há ali nada a impedir a sua aplicação.

long cage e medium cage tem a ver com o comprimento da caixa do desviador, e isso tem a ver com a relação entre a pedaleira e a cassete a utilizar. Em minha opinião, dum modo geral, e se comprares relações standard, se quiseres usar as mudanças em toda a amplitude, ou seja, cruzando as relações (por exemplo andares na talega e no carreto maior da cassete, deves usar um long cage. Se não tiveres essa tendencia, até porque degrada mais a transmissão, e souberes quando deves trocar de prato por forma a evitar o cruzamento excessivo, podes usar um caixa média. Isso interfere também no comprimento a usar de corrente. Mas depende das relações a usar.

Em relação ao pedaleiro, sem saber as tuas medidas, diria que o 175mm é o mais usado. Usar uma medida diferente tem a ver com o ajuste que se pretenda em termos biométricos, e o unico beneficio que podes obter mecanicamente, será por conseguires exercer um binário maior, mas implica na rotação que consigas aplicar pelo que a potencia não é uma garantia que sairá melhorada (aliás, nem devia falar nisto, porque acaba até por nem fazer garnde sentido em temros de utilização da bike). Seja como for, isso nem é relevante, porque consegues compensar a necessidade de força pela escolha da mudança... Pessoalmente, diria que se fores uma pessoa de estatura normal, excusas de usar uma 180 e deves usar a 175. Para mais, deverá ser mais cara (normalmente é).

Em temros de cassetes, normalmente o que se usa para um pedaleiro 22-32-44 (42) é cassetes 11-32 ou 11-34. Claro que isso pode implicar no desviador a comprar, nomeadamente na questão do comprimento da caixa. Uma 11-32 dá-te mais conforto usando um caixa média, mas perdes em termos de relações baixas, porque a relação de transmissão mais curta é mais desfavorável. Eh pá, mas isso só fazendo contas, olhando para a forma como usas a transmissão e para as tuas necessidades em termos de relações....

Em relação à corrente, não te preocupes. Desde que seja para 9v está tudo em ordem. O facto de dizer dura-ace é porque também dá para estrada, sendo dura-ace o topo da gama da Shimano para estrada.

Em relação ao movimento pedaleiro é que tens que ter cuidado, porque esse é para estrada pelo que percebi (é um Dura Ace). Seja como for, não te deves preocupar com isso, porque o pedaleiro já traz.


Em relação a muito do que disse, existem outras considerações, mas que vai ter que ser com o tempo.

O que eu acho estranho é como tens material tão fraco na tua bike, e o quadro é mal empregado.... Nunca vi uma 8500 com 7v... Acho que sim, que deves fazer upgrade, mas com o dinheiro que vais gastar, não achavas melhor optares por meter tudo XT e evoluires outras coisas na bike (suespensão ou rodas, por exemplo)? Vi uma promoção na Kompressor, salvo erro, muito boa para o conjunto XT todo, incluindo travões. Seja como for, não te esqueças dos shifters que se não me engano, não referiste.

Outra questão tem a ver com a loja que escolheste, que neste momento, tendo em conta o cambio da libra, está longe de compensar. Procura noutras.
 

fitty77

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Nos desviadores dianteiros temos o top swing e down swing pois num o cabo do desviador vem por baixo do quadro e noutro vem por cima ai tens de ver no teu quadro de onde vem o cabo. Nas medidas tens de tirar o diametro do tubo onde se ataraxa o desviadro pode ser de 31.8 ou de 34..mm (normalmente).

Tadeu, permite-me o aparte, top swing e bottom swing, nada tem a ver com a passagem do cabo. A questão do cabo tem a ver com down pull ou top pull (neste caso é um dualpull, pelo que dá para as duas versões), mas bottom swing e top swing tem a ver com o tipo de desviador tendo em conta a forma comoa parte móvel aparece face à braçadeira de fixação, ou seja, se a caixa de desvio aparece acima ou abaixo da braçadeira. No caso, o que o Metallica referiu é um top swing, dual pull. Cumps
 
a medida do movimento pedaleiro e facil de saber, tens de medir o teu quadro naquela zona, se for 68 tens de meter 2 anilhas do lado direito, e 1 do lado esquerdo, se for 73, metes apenas 1 do lado direito(estas anilhas vem junto do movimento)
 

fitty77

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Em relação à análise que fizeste dos desviadores, é exactamente isso. Em relação ao tamanho, por norma os Shimano vêm preparados para duas medidas, bastando para tal remover ou colocar o espaçador fornecido. Seja como for, atenção que a medida que mencionas não é assim muito normal. Tiraste isso como, a olho, com fita métrica? Qual o tamanho do aperto do espigão? Sabes? Em principio será a mesma. Andei a ver na net e a medida que apareceu foi 34.9, longe dos 39 que mencionas.

A serie 9 é de carbono, e por norma quadros de carbono não permitem a colocação de um bottom swing devido ao formato que o tubo assume nessa área. Se o teu quadro permitir um top swing, até é melhor porque por norma penso que são mais leves. O bottom swing é mais giro... Mas como dizes e bem, tens que ver se nada interfere com a sua colocação (pelas fotos, parece que sim...).

Outra coisa, o desviador XTR que mostras nessa foto, já não é dual pull e é de uma série antiga. É um down pull
 

tadeu

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Tadeu, permite-me o aparte, top swing e bottom swing, nada tem a ver com a passagem do cabo. A questão do cabo tem a ver com down pull ou top pull (neste caso é um dualpull, pelo que dá para as duas versões), mas bottom swing e top swing tem a ver com o tipo de desviador tendo em conta a forma comoa parte móvel aparece face à braçadeira de fixação, ou seja, se a caixa de desvio aparece acima ou abaixo da braçadeira. No caso, o que o Metallica referiu é um top swing, dual pull. Cumps

Pois era isso fiz confusão :S

P.S: Para medir o quadro na parte do eixo pedaleiro mede-se só o quadro e não o eixo parece-me ser de 73mm..
 

fitty77

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Aqui está o tamanho do quadro no movimento pedaleiro: http://img687.imageshack.us/i/imagem0257f.jpg/
Ai está o tamanho do quadro, como podes ver é de 73mm 7,3cm, tirando os 3mm do movimento pedaleiro do lado esquerdo que não conta claro...

O que está lá: http://img830.imageshack.us/i/imagem0256v.jpg/

A largura do quadro: http://img844.imageshack.us/i/imagem0255.jpg/
A qualidade do telemóvel é que..................

Outra: http://img715.imageshack.us/i/imagem0254.jpg/

A medida do espigão é de 31.8mm, agora o aperto...
O que achas? :D

A medida do espigão deverá ser 31.6 e não 31.8. E pelo que vi na net, mas também pelas tuas fotos, parece-me ser 34.9 o exterior. Não tenho a certeza se um desviador bottom swing dá no teu quadro, não dá para ver. Seja como for, para estares descansado, e porque tens a certeza que dá (é o que tens...), optava pelo top swing.

Em relação ao comprimento da cx do pedaleiro, isso leva apenas uma anilha do lado direito, tendo em conta a medida que mencionas. É sem stress.
 
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