Boas,
Como já foi acima indicado, a diferença principal está no facto do XTR ser mais leve (penso que 200/300gr) e também bastante mais caro (+600Euros). Quanto à durabilidade, partindo do princípio que o XTR é construído com tolerâncias mais apertadas e materiais mais "exóticos", há partida é mais durável.
Pessoalmente, tendo em conta o uso que dou à bike (o chamado all-mountain) deixei de usar o XTR há uns anos atrás pois danifiquei algum material (algumas quedas, 1 galho na transmissão) e começou a ficar muito caro substituir XTR por XTR. Mudei para o XT M770 à 4 anos e não me queixo em termos de durabilidade (faço cerca de 2000km ano, quase todos fora de estrada, incluindo invernos com temperaturas negativas e lama qb). Claro que há sempre material que se desgasta e tem de ser trocado, eu por exemplo troco as correntes a cada 3-6 meses (dependendo do tipo de uso), a cassete e pratos dianteiros a cada 2/3 anos, cabos, bichas e calços de travões quando necessário. Se calhar se fosse material XTR durava mais 1 ou 2 anos, mas dificilmente o dobro do tempo (para justificar o dobro do preço).
Em termos de funcionalidades, o XTR de 2011 (M980) tens novidades/melhorias que não encontras no XT de 2011 (M770-10), tais como novos travões (mais potentes e de desenho mais ergonomico). No entanto, o XT de 2012 (M780) já "copia" as funcionalidades do XTR de 2011 e pelos preços que tenho visto online está a metade do preço do XTR (600€ contra 1250€).
Na minha opinião só te compensa gastar o dinheiro se já tiveres o resto do material da bike (rodas, quadro, forqueta, etc) de topo de gama. Se não é o caso, eu aconselhava-te a comprar o XT M780 de 2012 (já há venda em alguns websites) e com os 650Euros que te sobram podes comprar 1s rodas mais leves ou uma suspensão de topo ou outros componentes para melhorar a performance da tua bike para além da transmissão e travões.
Cumps.
Mig.