XCM Internacional - Vila do Conde - 26 maio 2013

Sergio82

New Member
Realizou-se esta manhã a XCM Internacional de Vila do Conde e faço um balanço muitíssimo positivo da prova. O elevado nível de profissionalismo e o rigor foram as notas dominantes ao longo de toda a prova: participantes organizados em boxes, partida a horas, dorsais com chip (o que tornou desnecessário parar para efetuar o controlo, já que este era feito através de sensores... pelo menos no 1.º e no 2.º controlo, no 3.º foi manual); enfim - um conjunto de pormenores que me impressionaram e a que não estou habituado nas maratonas que se vão realizando na Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
O percurso foi excelente, com alguns trilhos novos para mim - destaco o percurso em single track na Junqueira, próximo do Rio Este (entre o km 8 e o 11, sensivelmente) e a passagem pela Cividade de Bagunte. (Penso que os participantes da Maratona foram presenteados com uma passagem pelas praias de Árvore e Azurara.) Apenas lamento o engarrafamento ao km 6, mas felizmente não durou muito. Os cruzamentos estavam muito bem vigiados (escuteiros, GNR, etc.) e os abastecimentos (um líquido ao km 16 e outro líquido+sólido ao km 21), não sendo excecionais, estavam muito bem localizados.
Aproveito para destacar o bom ambiente entre os participantes e a simpatia dos voluntários e responsáveis da organização!
A organização (Câmara Municipal de Vila do Conde, Clube de BTT "Asas nos Pés", Clube de BTT "BravusCuras", Clube de BTT da Casa do Povo de Retorta, Clube de BTT "Os Rompe Trilhos" e Junta de Freguesia da Junqueira) estão, naturalmente, de parabéns! :clap:
 

Peixoto 69

New Member
Se há dias que não devemos sair de casa hoje foi um deles, pelas 6:30 da manhã saí de casa em direcção a Vila do Conde para mais uma etapa da Taça de Portugal XCM.
Não é meu apanágio criticar os eventos em que participo, mas este tenho de o fazer, até porque estamos a falar de um de competição(XCMI),e o que se passou hoje não devia ter acontecido, marcações praticamente só com fitas, placas só as de perigo, só podia dar no que aconteceu era só pessoal a enganar-se, os escuteiros estavam mais interessados em falar ao telemóvel do que em informar os atletas, eu mais uns quantos colegas passamos por um, que estava a falar ao telemóvel, em vez de nos mandar para esquerda, deixou-nos seguir em frente, conclusão mais um engano e uns quantos minutos perdidos, o percurso estava engraçado mas continua-se a exagerar nas paredes cheias de pedras e buracos a parte final era bastante perigosa, podia-se ter evitado fazer 4 kilometros no meio do transito o que deu um ciclista atropelado espero que esteja bem, já agora a passagem pela areia era escusada.
Haveria mais situações que poderia enumerar, mas não vale a pena bater mais no ceguinho, espero que a F.P.Ciclismo chame os responsáveis a razão.
Isto tudo só podia dar no que deu, depois de todo meu esforço, quando chego a meta sou informado pelos meus acompanhantes que a prova ia ser anulada.
Disse cá para os meus botões já foste, mas foi um bom treino.
Para acabar banho com água fria, deu para arrefecer os ânimos.
Parabéns aos meus 2 colegas de equipa que estiveram Presentes, Ricardo Gomes, Ademar Teixeira e ao director da equipa Ricardo Rodrigues
 

petit_23

New Member
Peixoto, subscrevo o que comentaste. Ségio82, de certeza que não fomos à mesma prova!!! Ou então tiveste sorte e correu-te tudo bem.
É inadmissível uma prova da Taça estar tão mal marcada. Aquela descida logo no início também não cabe na cabeça de ninguém, a ideia deve ser colocar uma subida para partir o pelotão e não uma descida para afunilar e juntar o pessoal. A parte final também era desnecessária, andar na areia é no Titan Desert! Também tenho de falar nos escuteiros, pois nos últimos kms quando saímos da areia, ia a rolar com outro colega e num cruzamento perguntámos para que lado ir, mandou-nos para a direita, começámos a subir mas não víamos fitas, nisto ao olharmos para trás apercebemo-nos que o pessoal que vinha atrás de nós estava a seguir em frente indicados pelo mesmo jovem...
Também ouvi comentar que a prova ia ser anulada, o que para quem se levantou cedo para fazer uma viagem longa é muito mau. Não há indemnizações? E acho que deveríamos ver a nossa classificação.
 

PenduluM

New Member
Eu so tenho a dizer que foi a pior maratona de vila do conde que já fui.

Andei mais tempo em paralelo e alcatrão do que em terra, se tinha levado a bike de ciclocross tinha feito melhor prestação.

As marcações ao inicio estavam boas, do meio para o fim nem por isso.

Aquela descida ao inicio em que estive quase 3 min engarrafado com a bike na mao era escusado, para partir o pelotao é numa rua larga em terra ou ligeiramente a subir, nao num single track a descer.

Os percursos das outras epocas eram muito mais tecnicos e interessantes.
 

Polegar

Active Member
espero bem que não anulem a prova. Fui competir e é verdade que não estava tão bem marcada como outras da taça, no entanto não estava pintada assim como se fala. Agora também é verdade que muitos atletas andam a enganar-se a si próprio com as classificações caso saem, porque vêem que estão mal e não voltavam atrás. Apanhei assim uns quantos e poucos foram os que voltaram atrás.
 

jorgemramos

New Member
Polegar concordo plenamente contigo. Também acho que não deviam anular a prova pois também saí muito cedo de casa e fiz tantos km para agora virem com essa treta de anular a prova ou atribuir os lugares do ultimo posto de controlo,para mim quem os que decidiram passar a meta todos ao mesmo tempo é que deviam ser desclassificados .
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

....Sou um dos que lá esteve (maratona), e não tenho tantas criticas negativas a fazer.... Apenas e somente o engarrafamento inicial. Depois daí foi SEMPRE de "punho enrolado". Quando à "parede" que apareceu, não de grave, até foi porreiro (eu gosto). A passagem pela areia, foi diferente, nunca o tinha feito, e FOI PARA TODOS IGUAL. ;)

....Da minha parte dou os meu parabéns à organização, foi a minha 1ª participação num evento por V.C., fica a certeza que voltarei. ;)

obs: Só não levou o track no GPS quem não quis. ;)

...Ps: O que provoca cegueira a muita gente (daí não verem as marcações), é a cede de vencer. Até vos compreendo mas.... acima de tudo.... CONTROLEM-SE, VÁ!!!!!!!!!!!! :D
 
Last edited:

JMCCN

New Member

epinto68

Member
boas, o artista que aparece na primeira foto entrou logo a seguir há rotunda, uma cena que assisti foi a um parvo empurrar de propósito um ciclista que ia sua frente só para em ganhar lugar, cenas lamentáveis que coloca em risco a integridade física dos participantes, não falado em insultos proferidos a uma jovem atleta, não somos todos ( prós)cada um anda ao ritmo que pode. Quanto ao responsável pelos os Escuteiros devia ter dando mais informação ao miúdos como estarem colocados nas curvas.
 

JMCCN

New Member
Boas outra x,
Por serem demasiados os casos de participantes sem dorsal/frontal que aparecem nas fotografias, acho que a organização deveria promover um inquérito/averiguação do sucedido.
Ainda por cima, o que as tais fotografias retratam parece ser um "grupo organizado", com equipamentos caros e boas bikes que decidiu de forma abusiva, diria, malandra, misturar-se com quem, de boa fé e, certamente, com custo gastou, 12€50! Nesta altura devem estar satisfeitos com o feito, mas não de consciência tranquila. E para que se divulguem alguns destes "criminosos" é melhor ver as fotos:


https://www.facebook.com/photo.php?...106.1073741826.100002296718870&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=466229703463583&set=a.466224473464106.1073741826.100002296718870&type=3&theater


https://www.facebook.com/photo.php?...106.1073741826.100002296718870&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=466230090130211&set=a.466224473464106.1073741826.100002296718870&type=3&theater
 

epinto68

Member
boas, aquele artista que tem a camisola 4480 é o código postal de vila do conde não sei se pertence a vila do conde ,mas é de um grupo cá do burgo.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

.....Já fiz maratonas sem dorsal, mas com o mesmo pago. A organização já não tinha...... e já vi situações de não fazerem inscrições no próprio dia, e a própria organização aconselhar a malta a participar, não assumindo qualquer problema que pudesse surgir (sem seguro/dorsal). ;)

Ainda há dias fiz uma e não levei dorsal. Cheguei para o levantar, após imenso tempo na fila, chega a minha vez, e teria que voltar para trás, para a fila que estava ao lado (achei lamentável tal situação), de cabeça quente nem lhes respondi, e pus-me a andar dali para fora (desisti de esperar pelo mesmo). No final já mais calmo fui lá para o levantar, e claro, para levar a minha lembrança e a senha para o almoço. Por isso não sabemos bem o que se passou. Vamos com calma. :p

Ps: mas que há penetras que ainda gozam com quem paga, LÁ ISSO HÁ!!!!!! :suabesta:
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Não participei (já não faço a Taça XCM há 2 anos) mas pelo que vejo isso não correu mesmo nada bem.

As classificações costumam ficar disponíveis na hora, coisa que desta vez não está a acontecer. Provavelmente a UVP estará a ponderar no que fazer.
 

ChIkInHo

New Member
Só ainda não percebi, na Meia-Maratona como é que tanta gente que a 2km da meta (numa zona em obras junto a uma ponte) se perdeu, CULPA DOS ATLETAS POIS NAO SABEM DISTINGUIR AS FITAS DAS OBRAS POR FITAS DA PROVA, SENDO ELAS IGUAIS, falhando o "Posto de Controle 3" e só 5 é que foram Desclassificados!!! :fpalm: :twisted::wtf:
 

frito30

New Member
Abstendo-me de comentar os eventuais erros de marcação, pois, comigo correu tudo bem. Se calhar, devido ao ritmo lento que levava, ia mais atento ao percurso, só deixo dois reparos:

- houve pessoas que iam atràs de mim e que, não me tendo ultrapassado já estavam na meta quando cheguei. Não me causou desconforto porque não estava a lutar por nenhuma lugar em especifico, no entanto fica o reparo;

- bem mais grave que o anterior, vi, por duas vezes nesta maratona uma situação que me deixou boquiaberto e "triste". Em subidas apertadas e técnicas vi dois "artistas" a empurrar o colega da frente para o desviar. Sem "pedir" a esquerda, porque muito provavelmente estavam ofegantes. Das duas uma, ou eram pessoas mudas (sim, pode acontecer) e então têm que arranjar um método mais eficiente e menos perigoso, por exemplo uma campaínha, ou então eram completamente estupidos porque estavamos a rolar na ordem do lugar 60 da meia- maratona (sem qualquer lugar honroso em vista).

De resto, não senti simpatia da organização, se calhar mal habituado das ultimas em que participei que foram uma verdadeira festa de BTT.
 
Aos participantes da XCM Internacional,

A XCM Internacional é uma prova organizada por entidades que pretendem, acima de tudo, promover o desporto, sobretudo o BTT, pelo que se envolvem de forma graciosa e empenhada em todas as realizações que integram o projeto de BTT que desenvolvem. Após a realização da primeira edição deste evento em 2012, sentimos estar preparados para evoluir e receber uma prova da Taça de Portugal de XCM. Assim o fizemos, demonstrando esse interesse à Federação Portuguesa de Ciclismo que sempre nos transmitiu o seu apoio e colaboração. Lamentando o sucedido na edição de 2013, sentimo-nos bastante desiludidos pelo que aconteceu, apesar do enorme trabalho e dedicação que transmitimos à mesma, sempre com o objetivo de proporcionar agradáveis momentos a todos os que gostam do BTT, seja praticando a modalidade ou somente como espectadores. Apesar de tal, continuaremos a tudo fazer para promover o BTT.

Boas pedaladas

A Organização



 

pofa

New Member
Aos organizadores da XCM Internacional,

Em 2012 correu melhor, mas nem de perto se justifica os comentários negativos que li, nem o ocorrido na meta .

--
Dorsal 94
Paulo Ferreira
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada "frito30", este tipo de evento não tem NADA a ver com os passeios que se fazem por aí (os "passeios" que se refere, têm uma ar mais "familiar"/acolhedor), com reforços MEGA, come-se, bebe-se, sempre sem pressa.... com o pessoal da organização sempre por perto e tal.... a ver se queremos mais alguma coisa... é engraçado. :D

...Estes tal como ontem, é algo mas virado para a vertente competitiva. Eu gosto de ambos. Há dias em que gosto de "sózinho" testar os meus limites. :)

ps: já depois do banho estive com o pessoal da organização a felicita-los pelo trabalho realizado, e a comprar o jersey deste ano, e não poderia ser mais bem atendido. Tudo malta 5* ;)
 
Top