X Passeio/Raid BTT "Vilaventura"- Vila Cã (Pombal) - 20 Outubro 2013

vilaventura

New Member
Olá Bom Dia pessoal...mais uma vez obrigada a todos os 236 participantes, colaboradores e patrocinadores que contribuíram para mais um dia 5*...foi sem dúvida fenomenal!!! Deixamos os nossos Parabéns a todos os vencedores dos prémios, referindo que as classificações serão publicadas assim que estiverem disponíveis!! Obrigada a todos e para o ano cá estaremos novamente para mais uma aventura com muita adrenalina... Deixem os vossos comentários!!
 

Pedrorof

Member
Das melhores provas de toda a região centro... estão de Parabéns!
O percurso esteve sempre bem sinalizado e bem apoiado pelo pessoal da organização sendo que o 1º Reforço tinha tudo e mais alguma coisa... até Caprisonnes!!! :D

Aqueles primeiros 18 Km´s doeram como poucos, subia-se com grandes inclinações e a descer eram Singletracks atrás de Singletracks (5 Estrelas o Trilho do Serralheiro)!

Optei pelo passeio por isso mesmo, se aqueles 18 Km´s iniciais já foram o que foram e chegando eu à divisão do percurso entre o Raid (45 Km´s) e o Passeio (30 Km´s), para mais sabendo eu que ainda não se tinha entrado na Serra da Sicó propriemente dita :D ... bem, não valia a pena deixar o pessoal com quem eu vim à espera!!! :D

Chegada a Vila Cã, com o alto patrocínio da Red Bull... Sabe sempre muito bem!!! :D

Para o ano estava a pensar, em jeito de conselho, para não se meter logo a carne toda no assador, mas que se lixe... assim é que é bom!!!

Um Abraço e até para o Ano,
 

Mangas Curtas

New Member
Boa tarde aqui vai o meu rescaldo... Pela 2ªvez em Vila Cã,e com muitas dúvidas em ir este ano em relação ao tempo de chuva e sabendo desde já que iria o terreno estar mau. Mas ainda bem q fui pois gostei imenso do percurso,durinho sem dúvida,a parte da lama e do terreno escorregadio e da pedra escorregadia q é bem pior!!!
Dois ameaços e uma queda sem gravidade,e um grande abraço aos meus camaradas de equipa,principalmente ao Vitor Araújo,e ao pessoal q me fez companhia na parte final penso q eram da equipa (Moher). Parabéns a organização e principalmente a imensa simpatica das senhoras q estavam nos pontos de control e reforço.
 

vilaventura

New Member
Pedimos desculpa, mas as classificações serão colocadas no nosso site e facebook apenas amanhã, visto que o informático teve 1 pequeno problema técnico com o computador, mas que amanhã já estará resolvido!!!
 

Skyforger

New Member
Primeira participação nesta prova e, muito provavelmente, será a última! Sem entrar em demasiados pormenores, achei o percurso desnecessariamente duro e desnecessariamente perigoso! Aqueles singletracks sucessivos eram autênticas ratoeiras, assisti a ínumeras quedas e eu próprio não fui ao chão porque devo ter feito kms com a bicicleta à mão. Descidas estupidamente sinuosas nas quais não tinha qualquer controlo na bicicleta (aquela lama fazia deslizar), subidas nas quais a bicicleta colava ao chão e um percurso demasiado técnico, principalmente quando pensamos que essa primeira parte do percurso era comum ao passeio, normalmente mais direccionado a pessoal menos batido. Detestei o percuro até ao primeiro reforço e quando aí cheguei já ia tão farto que pensei seguir por estrada. No entanto, a perspectiva de a partir dali entraramos na Serra do Sicó agradava-me e, inicialmente, parecia-me muito mais o meu terreno. Segui o percurso do Raid, subi até ao ponto mais alto por onde este passou e foi aí que parei. Nunca tinha desistido de uma prova sem ser por problemas mecânicos, ontem foi a primeira vez que o fiz. Entre lançar-me por uma descida cheia de calhaus e ir enfiar-me novamente na lama e olhar para o topo da Sicó e sentir o seu apelo, optei pela segunda hipótese. Arranquei o dorsal e lá fui eu serra acima, sozinho, até às antenas. Aí contemplei uma paisagem avassaldora, respirei fundo, descontraí e voltei a descer até Vila Cã, totalmente realizado e de alma cheia. Acabei por fazer o meu próprio percurso e não me arrependo da decisão. Continuar no Raid seria castigar o corpo, a mente e, principalmente, o material. Não valia a pena! Nada contra a organização. Reconheço que fez um excelente trabalho, gente simpática e prestável desde o secretariado e ao longo de todo o percurso, travessia do IC8 feita com segurança, reforço muito bem composto. Simplesmente aquele não era o meu terreno e quando não estou a tirar gozo do que estou a fazer mais vale ir por outra via, e foi o que fiz.

Parabens e pelo trabalho e boa sorte para o futuro!
 

vilaventura

New Member
Boa noite Skyforger!!!! Primeiro que tudo a Vilaventura quer agradecer a sua presença na nossa X edição!!!! Em relação aos comentários, tem razão ao estado do terreno, mas também sabe que o mesmo ficou assim pela chuva que caiu com muita intensidade na sexta-feira e no sábado, e isto não podemos controlar. Se isso não tivesse acontecido teria sido o melhor percurso de sempre. Mas tirando isso, segundo as suas palavras, tudo foi positivo.....obrigado pelo reconhecimento.
Assim a Vlaventura convida a experimentar a fazer o percurso em tempo seco.....e vai dizer que o percurso e simplesmente BRUTAL.....garanto!!!!
Em 2014 gostava muito que estivesse presente....a sua presença e o nosso único Prémio.

Obrigado pelas suas palavras
Cumprimentos

VilaVentura-Vila Cã
 

Skyforger

New Member
Sim, obviamente que a meteorologia é impossível de controlar. Podiam eventualmente ter feito algumas alterações de última hora, mas não conheço a zona, logo não sei se tal seria possível e viável. Já esperava o terreno pesado e a lama, o que não esperava era trilhos tão técnicos, pelo menos até ao primeiro reforço. Mas lá está, o que para mim era demasiado técnico, para outros foi um percurso de sonho, portanto não liguem muito à minha opinião :) Normalmente pratico ciclismo de estrada e o BTT faço-o apenas como forma de desenjoar da estrada, logo a minha técnica é algo de miserável...No que ao BTT diz respeito, sou mais adepto de percursos mais longos e rolantes, subidas extensas e afins. Daí ter optado a meio do percurso por ir trepar a Sicó em vez de continuar o Raid. Mais uma vez reafirmo, acho que fizeram um excelente trabalho, mas não era a prova indicada para o meu perfil. Ainda assim, fiquei curioso em conhecer melhor esses trilhos sem chuva e sem lama.

Cumprimentos
 

vilaventura

New Member
Bom dia....agradeço desde já a compreensão. Para nós será uma honra recebê-lo novamente em Vila Cã, quando tiver disponível e tiver o desejo de experimentar os nossos super singles é só contactar-nos!!!!!

Cumprimentos

VilaVentura-Vila Cã
 

vilaventura

New Member
A sair a classificações fresquinhas!!! Mais tarde publicaremos as restantes: Passeio - Classificação Geral, Maior equipa, Participante mais novo e mais velhos e terminarem o Passeio ou o Raid...

Raid - Classificação Geral

1385231_598756993519652_1511088874_n.jpg

1379343_598757033519648_1360154746_n.jpg

1375854_598757063519645_1258191239_n.jpg


Raid - Classificação por Escalões

1391778_598756930186325_1711676363_n.jpg

1395253_598756933519658_11730361_n.jpg

1377003_598756926852992_1728468300_n.jpg
 

tiagofernandex

New Member
Bem, assim de forma rápida e eficaz.. 1o ano e podem contar comigo para os próximos de certeza! O percurso estava fantástico!! Em alguns sítios a fazer lembrar o grandioso Eiras Single Track e a fabulosa Maratona de Tábua dos MK Makinas! Custou me a parte da pedra mas por culpa de ir de hardtail e não no sofá de 150mm que tem a suspensão na revisão :cool: Juntando a um percurso do melhor que ha, bons abastecimentos, bom almoço, bom banho, organização super simpática, numero de participantes pequeno, epa perfeito! Continuem o bom trabalho, parabéns e venha 2014!
 

J.M.F.F.

Member
Ultimamente escrevi no rescaldos 1 ou 2 vezes, mas como vim aqui ver as classificações e deparei-me com o comentário de um Sr. em que critica de forma gratuita, injusta e inapropriada os trilhos deste evento, pois existem comentários que não fazem sentido, aliás a forma como são feitos é incoerente, 1º critica e depois diz que é da estrada e não tem técnica, e que a culpa possivelmente é dele, sem duvida que é dele, enfim devia ter-se informado melhor sobre a prova. De qualquer forma criticar aqueles singles iniciais fabulosos (com uns ROCKET RON fizeram-se na boa) e a dureza do Sicó, demonstra na realidade uma falta de conhecimento do que é o puro e verdadeiro BTT, pois é aqui nesta zona ( serra do Sicó) onde estão dos melhores trilhos do nosso Pais.

Concordo plenamente com o amigo "Bonhe8", simplesmente espetacular, então aqueles singles são de uma adrenalina fora de serie. Quanto á pedra, meus amigos é o ex-líbris do Sicó, está tudo dito, quem quer estradões vai para o Alentejo.

Peço desde já desculpa á malta da VILAVENTURA, mas tinha que vir aqui dizer o que foi na realidade o vosso evento.

Abraço
Jorge
 

tiagofernandex

New Member
J.M.F.F. eu não disse mal da pedra, pois até gosto! A questão foi que tinha a suspensão da Specialized Enduro na revisão, e fui numa rígida emprestada :D E já não tava nada, mas nada mesmo habituado a andar em pedra numa rígida :fpalm:
 

Skyforger

New Member
Caro JMFF, já imaginou se todos gostássemos de amarelo? O mundo seria uma chatice! Eu dei simplesmente a MINHA opinião e para MIM aqueles trilhos não me agradaram. Se ler com atenção o que li atrás vai perceber que me refiro apenas ao que senti e não ao que os outros sentiram. Aliás, ao longo do percurso fui ouvindo opiniões de quem estava a adorar e de quem não estava a achar grande piada. É impossível agradar a todos e acho que essa diversidade e liberdade de opinião é que fazem o mundo girar. Não, não sou adepto de trilhos técnicos e sinuosos, muito menos com lama à mistura. Isso faz de mim um desconhecedor do que é o puro e verdadeiro BTT? Então que o seja, pouco me importa! Mas já agora, defina lá isso do puro e verdadeiro BTT, é que já ando nisto das bicicletas há uns anos e ainda não houve uma alminha que me apresentasse uma definição convicente e universalmente aceite! O MEU BTT consta em poder ir de bicicleta onde bem me apetecer, não ficando limitado à estrada. Daí a sigla TT (Todo o Terreno). É esse o meu conceito, é essa a minha filosofia e não me sinto nem mais nem menos "bttista" (detesto esta expressão) por não me atirar por trilhos técnicos. Acho que redutora é a sua visão e a de outros que fui apanhando pelo caminho que se acham uns grandes malabaristas da técnica e que atropelam literalmente quem se mete nestes eventos apenas para se divertir e quem encara as coisas de uma forma diferente da vossa. Posso dizer que, como nabo do BTT que pelos vistos sou, procurei facilitar a passagem a quem ia montado nos locais em que eu levava a bicicleta à mão, mas não me livrei de ouvir expressões do mais arrogante e tacanho que possa imaginar, deixando-me a pensar onde anda o tal espírito de entreajuda e de camaradagem que os bttistas tanto apregoam e que os distinguem dos "selvagens" que andam na estrada...! Conheço bem a Sicó, quer por estrada, quer fora dela, conheço a sua dureza e senti-a no passado Domingo quando optei por não continuar o Raid e decidi ir subir ao ponto mais alto da Serra. Apesar da minha decisão de não completar o Raid e de não ter gostado do percurso, teci elogios à organização, quer pelo trabalho desenvolvido no percurso que apresentaram, quer na restante logística e simpatia envolvida. Nada a apontar e não me arrependi de deslocar a Vila Cã. Como disse, foi a minha estreia na prova e possivelmente não voltarei, não porque tenha sido mal recebido (bem pelo contrário), mas porque as características do percurso não são bem ao meu gosto. Havendo outras opções, fazem-se escolhas. Viva a diversidade, o poder de encaixe, a liberdade de opinião e o bom senso!

Abraço
Ricardo
 

J.M.F.F.

Member
Viva á liberdade de expressão, opinião, etc ... sim Sr.

Eu NA MINHA OPINIÃO se não gostasse de um percurso ou não fosse ao meu jeito e gosto, apenas diria isso mesmo, e não iria dizer que era demasiado duro e que não havia necessidade, e ainda por cima criticar aqueles single tracks, dos melhores que já fiz, a fazer-nos lembrar os de Tabua. Enfim, isto é o que eu diria, mas felizmente temos liberdade para nos exprimirmos como achamos melhor e mais adequado.

Para mim uma definição por excelência do verdadeiro e puro BTT é precisamente os trilhos que o pessoal de Vila Cã nos presenteou.

Eu sou federado e faço competição (XCO e XCM) a nível nacional e regional, logo a minha onda é competição pura e dura, e quanto mais técnicos e duros forem o percursos, melhor para mim. Conclusão, não estamos em sintonia, muito pelo contrario, e sendo assim o melhor é ficarmos por aqui dado que não vamos chegar a lado nenhum. Valeu pela troca de opiniões.
Abraço
Jorge
 
Last edited:

kaska

New Member
"Afinal, contra todas as expectativas, não choveu. Lama, havia pouca e fez uma calor danado. A chuva só veio depois do almoço, já nós estávamos na esplanada improvisada no edifício da associação de Vila Cã, depois de bebido o cafézinho da praxe.
Quanto ao passeio... foi espectacular, este passeio é daqueles que ano após ano fica melhor, os trilhos são sempre fenomenais, e este ano a pouca lama que havia deu um toque especial de "habilidade" que faz querer voltar atrás e fazer de novo. O empeno foi brutal, desde calor a cãibras... foram 50kms com 1270 de acumulado, estou mesmo fraquinho. Valeu-me o Tiago e Rogério (novo elemento do grupo) que sempre me acompanharam e esperaram por mim.

Este passeio é dos mais equilibrados que eu conheço, tem sudidas boas (sem serem impossíveis), tem descidas boas (sem serem demasiado técnicas ou agrestes), tem espaço plano para rolar e descansar as pernas, tem single-tracks (muitos e bons) até onde menos esperamos por eles, tem pessoal simpático e atencioso na organização, tem um bom almoço, um secretariado rápido... e tem tido a boa ideia de resistir à tentação de não aceitar um grande número de inscrições, visto que isso ia estragar o divertimento de todos.

É um passeio que faz parte da minha agenda, desde que o descobri em 2009. Muitos parabéns a toda a organização. Com medo da chuva e da lama, apenas 3 de nós foram suficientemente afoitos a ir até Vila Cã. Eu já disse num ano anterior que em Vila Cã nunca chove durante o passeio, mas não acreditam, eheheh."

Este é o rescaldo que se pode ler no nosso blog, mais fotos e vídeos que consegui arranjar:
http://riomaiorbtteam.blogspot.pt/2013/10/vila-ca-2013.html

Mais uma vez, obrigado à Organização pelo excelente dia de BTT com que mais uma vez nos brindou.
 

vilaventura

New Member
Passeio - Classificação Geral

1385199_599056793489672_973428741_n.jpg

1376500_599056783489673_2135453051_n.jpg

1383602_599056756823009_674744910_n.jpg


Passeio e Raid - Classificação Maior Equipa

1379367_599057450156273_483445575_n.jpg


Passeio e Raid - Classificação Maior Equipa Inscrita

1378378_599057046822980_739095389_n.jpg


Passeio e Raid - Classificação Mais novo e Mais velho

1385755_599057206822964_270748343_n.jpg
 

vilaventura

New Member
Obrigado pessoal por todos os vossos comentários, apesar da maioria ter adorado o percurso, temos de respeitar todas as opiniões...mesmo assim o balanço está a ser mais que positivo!!! Valeu o esforço ao tentarmos td para que ficasse do vosso agrado...Obrigado Malta
 
R

rmcs

Guest
Mais uma vez em Vila Cã e mais um ano a desejar a próxima edição!
É certo que o terreno estava durinho, mas a qualidade dos trilhos (singles espectaculares, bem ao gosto dos DENT´s da Roda Pedaleira) e a simpatia de toda a organização fizeram esquecer o "empeno" que trouxe de Pombal.
Um abraço a toda a organização,
Ricardo Duarte (Roda Pedaleira - Coimbra)
 
Top