Wishbone ou triangulares. Qual a melhor ligação escora?

Boas..

Ando tentado a montar uma rigida, como segunda bike, para dar uso a um material que tenho lá em casa.
O material que será para aplicar neste quadro é perifericos RItchey WCS ALU, pedaleiro RaceFace, travões Formula Oro K24, mudanças X9, rodas SunRims com cubos Ringlé..portanto material de qualidade.

Após uma consulta no mercado, pretendia um quadro barato e com algumas garantias, optei pela marca nacional PRIME, tendo a escolha recaido pelos modelos WRC.
A duvida que se põe é mesmo entre os dois modelos para esta gama. A WRC1 tem um peso mais elevado que o WRC2, sendo este em tubos hidroformados. A grande dirfença reside na escora traseira em que o WRC1 tem a ligação em "WISHBONE" e o WRC2 tem a ligação triangular.

Qual a melhor opção? A diferença de peso é cerca de +/-100gr segundo o importador.

Será que alguém me pode dar uma ajuda?

Cumprimentos.
 

tkul

Utilizador Banido
quanto custam esses quadros?

qual a melhor opção? nada como experimentar.
eu diria que não irás sentir grande diferença........... :mrgreen:

se for para montar uma coisa leve... vai para o mais leve.
se for para montar uma coisa para ires mais longe... escolhe um quadro em aço! :D
 
Boas..

O WRC1 custa aprox 75€ e o WRC2 custa 95€...o preço é idêntico..a questão é mesmo a ligação da escora.

Se alguém conhecer estes quadros e puder dar a opinião agradecia.

Cumprimentos.
 

jol8485

New Member
Se as 100 g fazem diferença vai pelo mais leve, senão vai pelo outro porque o triangulo é mais resistente.
Claro que a não ser que sejas muito agressivo, acredito que o whisbone dê conta do recado sem problemas.
 

mokito

Member
eu tenho um WRC 1 e tenho me dado bem ele.. optei por ele para variar visto ter tido sempre bikes com a traseira em triangulo e ate agora tou a gostar.. e diferente.. penso q da aquele toque de exclusividade visto ver se mais facilmente triangular q wishbone..
 
Boas..

Desde ja agradeço as ajudas até agora obtidas..
Quanto á opinião do mokito, eu também já tive uma Giant ATX com a ligação em Wishbone, e na altura gostei muito do comportamento mas nunca experimentei uma bike com a ligação em triangulo.
A escolha deve recair na ultima opção (WRC2) pois as "ditas grandes marcas" também usam este tipo de ligação e com bons resultados de rigidez.

Se alguém tiver alguma experiencia com estes quadros por favor comente.

Cumprimentos. :D
 

mokito

Member
tal como já tinha dito tenho um Prime WRC 1 branco.. recebi finalmente as peças q faltavam pa por a SID XC 2000 operacional na quarta e dei uma voltinha ontem de manhã com ela (uns 20/25km) e gostei da nova condução.. fiz uma subida em estradao aqui perto q vem do rio e a bike portou se mt bem, ta leve, responde bem as mudanças d direcção.. em termos de amortecimento penso q esta apta para o uso q dou (voltas domingueiras e umas provas q por aqui vão havendo).

anda um topico na analises e testes sobre um WRC 1 tbm. acho q do sprintoso :)
 

diaz

Member
Boas

Em primeiro lugar deixa dizer que tanto ligações em Wishbone como uma ligação triangular, transmite imensa rigidez e segurança, mas o wishbone tem um toque de exclusividade a mais e fica um pouco mais bonito. Veja-se os quadros da trek rígidos entre outros ...
Pessoalmente e posso estar a dizer uma grande bacorada mas a ligação das escoras ao quadro através da tecnologia Wishbone, dá mais aerodinâmica à bicicleta, na medida em que vai haver menos força exercida sobre o quadro nesse ponto, a curvar.

Relativamente à marca nacional prime, acho de muita boa qualidade, pessoalmente tenho uma prime dual, mais virada para 4x, dual e dirt jumping e só tenho a dizer bem da marca. O quadro prima pela resistência e sendo este um quadro de dirt é bastante leve comparado com as outras marcas. No que toca aos modelos WRC já pedalei num WRC 2, e que bem que o branco lhe ficava e o quadro é óptimo, uma excelente opção preço/desempenho. Excelente rigidez lateral, absorve os impactos mais pequenos, estabilidade a descer e é bastante favorável a subir. Penso que a Prime ainda vai dar muito que falar, pela sua qualidade face ao seu baixo preço. O problema e espero estar enganado é que por ser uma marca nacional criada por ex trabalhadores da Vag, as pessoas olham um pouco de lado e preferem as vezes investir em marcas internacionais não tanto pelo desempenho que vão tirar da bike, mas sim pelo simples facto de ter um nome pintado no quadro tipo "specialized", ou "trek". Com isto não estou a igualar a qualidade da prime a essas duas gigantes do ciclismo, mas é por demais evidente que em muitos casos quadros nacionais serviriam perfeitamente para as comuns necessidades de um desportista.

Vai dizendo algo sobre essa montagem

cumpts
 

a4ndr3c

New Member
boas eu tenho um quadro prime wrc 1 preto fosco e nao tenho nada a dizer. Vim de uma FS que nao valia nada e este é outra coisa, relativamente leve mas para o preço é exelente. Sem duvida um quadro a ponderar.
Neste momento nao quero outra coisa. :D
 
Top