wheeler pro39 de 2007

tartaruga

New Member
Boas,

Resolvi iniciar este post, para que possa partilhar com vocês, as minhas experiencias/sensações em relação a minha bike -a wheeler pro39.

Comprei a bike em 2007 e desde então ela ja sofreu alteração que devido à minha inexperiência resultaram em avanços e recuos nos componentes da bike.

Vou tentar fazer uma reconstrução histórica dos upgrades que fiz à bike. Não o fiz mais cedo porque não me achava capaz de escrever uma análise decente sobre uma bike, para mim elas eram todas iguais somente umas mais caras que outras e não entendia como havia "idiotas" que davam tanto dinheiro por uma bike. Hoje em dia sou um desses idiotas e estou arrependido de ter dado tão pouco pela minha. Neste momento, com o passar de alguns km's em cima dela, acho que já consigo descrever algumas sensações e transmitir as minhas experiências para outros não cometerem os mesmos "erros".

Mas vamos ao que interessa:

Era uma vez uma wheeler pro39 (aqui a bike ja não era virgem)

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equipada com os seguintes componentes:

QUADRO: Alloy 6061 (T4/T6) / WHEELER P.G.Hydratubing
SUSPENSÃO: RST GILA Plus T7 / W/ Preload adj . / 80mm
DESVIADOR FR: SHIMANO Alivio / FD-M411
DESVIADOR TR: SHIMANO Deore / RD-M511 SGS
MOV. PEDALEIRO: Alivio
PEDALEIRA: Alivio
SHIFTERS: SHIMANO Alivio / SL-M410 / Rapid Fire
TRAVÕES: HAYES MX 4 / Mechanical Disc Brake
CORRENTE: ???
RODAS: ?????
GUIADOR: Wheeler comp sobre elevado 31.8
AVANÇO: Wheeler comp 110mm
PUNHOS:Wheeler comp
ESPIGÃO SELIM: Wheller comp
SELIM: Wheeler comp
PEDAIS: VP??? paltaforma
PNEUS: Uns chineses que não sei o nome, Ching Cheng ou coisa parecida

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O primeiro upgarde que lhe fiz foi colocar uns bar-ends, pois achava que ia passar a subir muito melhor (esqueci-me é que o que faz subira bike são as pernas e não os acessórios).
Em seguida troquei os pedais de plataforma por uns pedais de encaixe. Depois de muito pesquisar escolhi os crank eggbeater mxr, é claro que na primeira volta cai (com a agravante de ser uma prova e nunca ter experimentado pedais de encaixe) e na segunda cai ... e na 30 volta cai. Achei que se calhar não tinha feito a melhor escolha.
Lá consegui vender os crank e decidi comprar uns shimando (m520) que ainda mantenho até hoje.

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Com o correr dos km e experiências em bikes de amigos comecei a achar que a minha suspensão não trabalhava lá muito bem. Era pesada, tinha pouco curso e não lia o terreno, parecia quase uma forqueta rigida. Mais algumas horas na net a procurar suspensãoeoutras tantas em conversas de café com amigos efui comprar uma suspensão - a Marzocchi MX pro ETA (o melhor upgarde que fiz até hoje na bike, adoro esta suspensão).

Voltas dadas km's galgados e começam as dores nas costas e a dormência nos braços. Mais umas tantas conversas de café até que há um ilumindado que me diz "isso passa écom um avanço mais comprido e um guiador recto". Então aqui o otário vai logo a correr para a loja de bikas ca da rua e diz com voz grossapara o vendedor "quero um avanço 120mm e um guiador recto". O homem bem me tentou convencer que o avanço era muito comprido para mim, mas eu que até percebia de bikes (emprehava pelos ouvidos o que os iluminados a rua diziam) não quis saer e trouxe um bbb de 120 e um woodman recto. Ograde problema foi que as dores não passaram e a dormência também não. Mas eu lá aguntava estoicamente as voltas de bike a pensar cá para mim tu és duro e isto é mesmo assim - o ciclista tem que sofrer.

Continuando a emprenhar pelos ouvidos e não pelos olhos como devia (salvo seja) troquei a pedaleira e o movimento por um Deore 2008, a cassete e shifters para o grupo deoree corrente para 9V não me lembro qual. Não haja dúvida que notei melhorias quer ao nível da passagem das mudanças mas sobretudo ao nível da pedalada muito menos esforço para atingir o mesmo fim.

Mais ou menos nesta altura tive que trocar o espigão de selim pois o meu original já era a segunda vez que entortava (não sei se os meus 100 kg estarão relacionados com isso). Penso que o problema do espigão esteve relacionado com o facto de ele estarmuito no limite por eu ser alto e fazer muito peso por ser gordo. Troquei então o espigão por um woodman (excelente relação preço/qualidade) que cumpre o seu dever estoicamente,aproveiteie troquei também o selim por um bbb lindissímo, branco que não sei o modelo (somente por motivos estéticos.

Com o passar dos km e a falta ausência de manutenção minha cassete estva um pouco destruida e então decidi muda-la. Quando fui a loja (entretanto mudei de mecânico para um que percebe de bikes) apareceu-me um negocio da China e comprei uns shifterssram X7, um desviador X7, uma cassete 9V sram e uma correte sram por um preço louco e troquei e até hoje digo - sram para sempre (não critiquem porque gostos não se discutem).

Entratanto houve uma lesão no joelho e muito tempo parado, quando voltei estava ainda mais gordo e sem calo no "ananás", troquei de selim por um sofá da bbb e estou muito satisfeito.

Estou neste momento em faze de adaptação a um guiador novo, um pro em carbono e a equacionar a troca do avanço, que neste momento é o wheeler comp original, mas experimentei um mais curto e sinto-me melhor.

Como este post já vai muuuuuuuuuito longo deixo a análise do guiador para depois onde irei adicionar umas fotos das diferentes fazes da bike.

Para os mais novos fica só uma ajuda - Nunca emprenhem pelos ouvidose tentem experimentar sempre primeiro antes de comprar, irão poupar algum dinheiro com isso.

Abreijos
 

Bruno212

Member
Bem Tartaruga

:clap: Muito bom... Muito bom mesmo

Está demais esta análise e (ao que parece tive a honra de ser o primeira dar um feedback)

Estás a ver que não custa nada...

Agora é só continuar a postar e talvez a cronicar

Bons trilhos com a tua wheeler

Bruno212
 

Paulo Fernando

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Tenho uma igual, ou melhor quase, porque a minha é a Pro 19 que veio equipada com V-brakes.

Apesar de ainda estar toda de origem, portanto com componentes de qualidade sofrível, nada adequados à prática de BTT mais exigente, gosto muito do quadro, não pela sua beleza mas sim pela confiança que ele me proporciona e devido a esse pormenor, ando a guardar e a comprar aos poucos componentes mais eficientes para assim poder desfrutar das suas excelentes capacidades que estão escondidas por detrás da sua simplicidade.

Isto é meramente uma opinião pessoal, mas eu com a minha Wheeler nesta versão mais simples, com a suspensão que apesar de ali estar (Gila T7) faz muito pouco, mesmo assim, gostava mais de descer com ela em partes técnicas do que com a Epic que tive e que vendi por nunca ter tido a confiança suficiente nela. Mas repito, é meramente a minha opinião pessoal e tem a ver com as 3 cambalhotas que dei com a EPIC e que me traumatizaram bastante e que ditaram a sua troca por uma OCCAM (com mais curso).
 

tartaruga

New Member
Boas,

a minha análise da RST Gila T7 é que ela é muito má. Quando é necessário que trabalhe a sério, por exemplo em descidas com muitos buracos ou raizes, ela não tem poder de recuperação o que a faz "empancar" nos vários obstáculos. Isso a mim causou-me alguns dissabores e sustos pois não conseguia controlar a bike.
Outro problema que a RST tem é o seu peso excessivo o que a torna difícil de conduzir.
Acho sinceramente que foi um dos melhores upgrades que fiz foi a troca da suspensão pela MX pro eta. Esta marzocchi é um suspensão que eu considero impecavel. Trabalha muito bem nos terrenos mais acidentados recuperando rapidamente mas não provocando um saltitar excessivo. Nas subidas ou em estrada, ligamos o bloqueio, e o eta entra em funcionamento permitindo um pequeno curso que torna a condução bastante agradavel.
 

tartaruga

New Member
Boas,
Depois de trocas e baldrocas com o guiador e com o avanço acho que finalmente encontrei uma solução que me agrada.
Como avanço instalei o pro xc-r Bart Brentjens series com 80 mm de comprimento;
Como guiador optei pelo pro Cross Country Riser Carbon Composite com 680 mm de largura;
Substitui ainda a caixa de direcção pela pro RS-11;
Aproveitei a onda de upgrades e troquei as anilhas de direcção por umas em carbono da bbb (somente por motivos estéticos) e adquiri um ciclometro de pro, o SX4 - wierless.
Como estive muito tempo parado devido a problemas físicos optei por comprar um selim mais confortável ( BBB BSD-12) até voltar a estar em forma e depois logo se vê se volto a usar o Anatomicdesign que tinha.
Depois destas trocas todas, e apesar da bike se apresentar com uns imponentes 13,2 Kg, noto que a condução se tornou mais fácil.
A troca da caixa da direcção é um upgrade que acho muito valioso e nada dispendioso. Por uns miseros 25 aerios consegui um muito melhor controle da bike, o que se revela fundamental em trilhos mais técnicos.
O guiador mais largo em conjunto com o avanço, alem de permitirem um maior controle da direcção evitam as dores nas costas e braços.
O ciclometro cumpre a sua função e é bonito.
O selim eliminou as dores no "ananás" que eram extremamente incomodativas.
Abraços
 
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