Volta por os Hospitais de Portugal em Bicicleta

Vencer AVC

New Member
Foi um AVC, daqueles que não avisam, a não ser por via do senso comum. Emanuel Santos comia bem, bebia melhor ainda e fumava dois maços por dia. Andava num stresse constante na ânsia de criar a sua própria empresa, depois de uma vida de ganhos e perdas, estas a começar pela morte do pai e a acabar no emprego.

Foi no dia 6 de Novembro do ano passado. Uma madrugada iniciada com um formigueiro e terminada na inércia absoluta, atirado no patamar do apartamento, dedo encostado à tecla verde do telemóvel. À espera que alguém ligasse, porque a ele, ali perdido, os números pareciam hieróglifos. Foi socorrido. Foi diagnosticado. Foi quase desenganado. Não falava, não andava, não escrevia, não lia. Não recuperaria.

Recuperou. E decidiu mostrar aos outros como foi, por que foi e como se deve evitar. Nove meses depois, Emanuel Santos faz 40 km de bicicleta por dia, à velocidade de um sobrevivente. E vai levar a mensagem país fora, numa volta ao Portugal dos hospitais. Mete pés aos pedais no dia 29 de Outubro, com partida do Hospital de Vila Nova de Gaia, que foi o que o salvou. Com a foto do sobrinho no guiador. "É a minha inspiração".

"Quero ir aos hospitais dar o meu testemunho aos doentes que estão como eu estive", motivá-los a ter força. Emanuel quer chegar também aos jovens, àqueles que vê "com o copo numa mão e o cigarro noutra" quando passa pela Baixa. "Quero que vejam como eu fiquei".

Emanuel Santos pede agora a ajuda das autarquias por onde vai passar para arranjar formas de juntar plateias a quem contar a sua história. E acredita na solidariedade alheia para descansar dos quilómetros. "Nem que seja nos bombeiros".

"Ainda não chegou a minha hora". Com a palavra quase límpida, os gestos quase sincronizados e uma vontade de viver indomável, Emanuel parte por um ano. Ou o que for preciso. Estas coisas dos AVC não se compadecem com calendários estipulados, nem horas contadas. "Devagar chegarei onde os outros chegam".
 

Phalhas

New Member
Boa noite.

Caro Emanuel arrepiei-me ao ler estas palavras e só poderei tentar ajudar.

Sou professor e Presidente do Conselho Geral (órgão que integra professores, alunos, funcionários, pais, autarquia e elementos da comunidade) de uma escola secundária e gostaria imenso que tivesses a oportunidade de partilhar a tua experiência e a tua luta com toda a comunidade escolar.

A escola é a secundária de Bocage em Setúbal.
Nesta 4ª feira, em reunião do dito Conselho, vou apresentar a tua "luta" aos restantes conselheiros e propor apresentar-te um convite. Dependendo da tua disponibilidade, claro.

Grande abraço e força.

Rui Ermitão
 

pegasus

New Member
só um pormenor

''...Volta por os Hospitais de Portugal em Bicicleta ...'' ... em português isto quer dizer o quê ?
''...Foi um AVC, daqueles que não avisam...'', ... há AVC que avisam ?

desculpem mas às vezes custa-me ler textos com este estilo literário

Desde que tive um sindroma coronário agudo que redobrei os meus cuidados...
Muita gente não tem consciencia de que somos tão fracos como uma daqueles florzinhas que cresce perdida num passeio...

Acho bem que se aposte na educação, tendo em vista anular comportamentos potenciadores de problemas vasculares e arteriais, se bem que, por vezes o azar bate à porta de todos (cuidadosos ou não)

há por aí imensa gente que passou por problemas semelhantes...
mas este pais continua a preocupar-se mais com o futebol e as telenovelas
 

Padawan

Member
Caro pegasus, se a ignorância pagasse imposto, estava falido.
Espero que o azar não lhe bata à porta e o seu excelente Português se mantenha sempre assim.

Boa sorte

P.S. se o meu texto contiver erros é sinal que sou humano.
 

PBM

New Member
... há AVC que avisam ?

Boa Noite.
Sem querer entrar em polemicas...a resposta a esta questão, quanto a mim, claro, é sim...dizem os entendidos que antes do AVC costumam surgir uns avisos prévios...mas pronto...não sou medico nem percebo nada de AVC´s...quanto ao resto...força ai Emanuel vais ter por este país fora muito pessoal a dar-te apoio e a incentivar-te...eu serei um deles com toda a certeza...
Boas Pedaladas
 
Já agora, pegasus, mais uns "pormenores":

- é "síndroma" que se escreve, com acento agudo, bem como "país", no contexto em que está; também se escreve "consciência", com acento circunflexo;
- o seu estilo literário, se é que se pode chamar assim, não deixa também de ser, digamos, original: ausência de pontuação, confusão de géneros, enfim...

O que lhe recomendo, já que teve esse síndroma coronário agudo, é apenas isto: trate-se!

Back to topic:

Um forte abraço de ânimo para este senhor que pedala para sinalizar a sociedade de um dos perigos que a ameaça. Força!
 

agirão

New Member
Vencer AVC, desejo-te felicidades e força!

pegasus! Importa-se de esclarecer o que está errado no texto do colega Vencer AVC?

Eu, como professor de Língua Portuguesa, gostaria de saber o que encontrou de errado! Sabe que o colega Vencer AVC utilizou uma forma mais culta de escrever uma expressão!?

Procure saber qual e porquê!

Já agora, "estilos literários"...em que contexto!?

Já agora, o seu texto está minado de incertezas de pontuação e outras...graves!
 

Vencer AVC

New Member
Boa tarde Amigos, obrigado pelo apoio.
Antes de mais nada quem escreveu o texto foi uma jornalista, mas o meu português ainda está mal, eu so recuperei o saber ler a cerca de 3 meses.
A pessoas talvez por falta de coragem de o fazer, eu vou correr os meus riscos, a minha pulsaçao não pode atingir os valores das V/, com o AVC fiquei com uma defeciência cardiaca, e tenho 1 carotida entupida e a outra a 50%.
Mas pondo a minha vida em perigo eu não sou pessoa para desistir, e preciso de fazer isto. Preciso de ir aos outros doentes dar apoio, e fazer junto aos jovens um plano de prevençao.
Se no fim desta volta eu conseguir salvar uma vida, dou-me por satisfeito, ja a pensar na do proximo ano.
Desculpem o meu portugues, estou a reapreender a escrever.
Deus vai-me ajudar, CORAGEM.
 
olá amigo Emanuel,está quase a chegar o grande dia da partida,quando te convidei a divulgar a tua viagem aqui no fórum,disse-te que o pessoal te iria apoiar a 100%,e tens visto que é verdade,mas infelizmente há sempre algém que se sente num patamar acima dos outros,pois se por um lado há quem nos apoia a 100%,há outros que no alto da sua ignorancia se acham no direito de se afirmarem com meia duzia de fisolofias,amigo em lugar de procurar erros em noticias,junte-se ao Emanuel no dia 31 ou quando passar perto da sua cidade,pode ser que com a simplicidade,e a força do Emanuel aprenda alguma coisa,olhe eu já tenho esse prazer,o orgulho de ser amigo de um grande homem.

amigo já agora,não é que os AVC,avisam mesmo,mas isso é melhor não lhe explicar pois com certeza estará mais enteressado em encontrar erros no meu tópico,mas se fosse a si enformava-me,pois esses avisos podem salvar vidas.

Emanuel aquele abraço,e um obrigado aqueles que já aceitaram o meu pedido de ajuda,para receverem o Emanuel.

offtópic-grande Agirão,já não falamos a algum tempo,ainda não me esqueçi do teu pedido para o teu projecto,sabes que podes contar comigo.um abraço grande amigo.
ainda não te tinha falado,mas andava com ideias de te contar o projecto do Emanuel,para veres o que podes fazer por ele ai em Coimbra.um abraço amigo
 
Top