Volta aos mecos 2010 - Gaia

Como cheguei a horas e em estado de executar o início do Rescaldo, aqui vai:
Gostei de ver o empenho e o imenso trabalho do Team2experience e seus amigos ser coroado de êxito, início com mais de uma centena de participantes, organização irrepreensivel de fazer corar muita boa organização, com fins opostos a esta ou seja o lucro.
Percurso interessante e mesmo para o nivel 1 que cumpri com o amigo Rui Vigo na integra, várias subidas de elevado declive, muitos singles track, imensas travessias dificies de descortinar mesmo com gps, boas descidas, etc, etc, terão sido o tópico certamente para os restantes niveis.
Chegada premiada com uma garrafa de água e uma T-Shirt alusiva ao evento.
Faltava dizer que o espírito deste evento supera de longe o das competições e para mim isto e a essencia do Btt na verdadeira ascensão da palavra, parabéns a todos participantes e até breve. Deixo algumas fotos e link do picassa


http://picasaweb.google.pt/carlosaraujo44/VoltaAsoMecos2010Gaia?feat=directlink



DSC00009.JPG


DSC00015.JPG


DSC00021.JPG


DSC00045.JPG
 
Last edited:

vmnogueira

New Member
Caro Carlos,

não poderia concordar mais com o teu rescaldo! A organização está de parabéns pois deve ter tido um trabalho monumental para "montar" um evento onde reencontrei um modo de estar no BTT que é muito do meu agrado.

Como diria alguém: "Eu gosto é disto!" :)
 
Muitos parabéns mesmo....

Adorei o evento... Rui, Carlos e restante comitiva... MUITO OBRIGADO!

Uma critica apenas;)... Contava estar com vocês os dois no final, mesmo, para vos dar um puxão de orelhas:D. Amigos, duro é favor. Muito bonito sem dúvida, mas que dureza. Muito bom mesmo. Estão de parabéns.
 

depinho

New Member
Carlos, Obrigado pelas fotos, vou carregar algumas mas não tinha forças para tirar mais.
Quando falamos em empeno, generalizamos tudo. Ontem soube o que é um empeno. Empeno é quando acabamos e nem forças temos para sair da bike,doh, temos de mandar com a bicha para o chão, esquecemos os riscos e saímos de mansinho. Empeno é não nos podermos vergar, com dor nos rins ao acordar :evil:.
Fiz o nível 2 com o Pedro e o Noval, e não sei descrever, as consecutivas subidas do piorío e descidas de partir tudo, nem um bocadinho para recuperar. Mais de 10 horas a levar porrada, e mesmo quando pensamos que o regresso por estrada era canja, nunca pensei que aquela marginal tivesse tantas subidas e com a ajuda de vento a teimar colar-nos ao chão.
Mas o gozo foi mesmo esse, consegui:yeah::yeah:
Venha outro e um grade abraço ao Carlos e à sua equipa ( até a água era quente)
voltaaosmecos2010gaia37.jpg
hqvoltaaosmecos2010gaia38jx
 
Last edited:

pedro30

Member
boas vou resumir em poucas palavras... desafio cumprido durissimo, lindissimo, excelente evento em prol do btt ..
parabéns á organização .. continuem porque é de pessoas como voçes que o btt precisa ... abraço para todos... para o ano se houver mais cá estaremos.PARABÉNS
 

neutron

New Member
Boas..Parabéns Carlos e Rui

Mais uma vez magnifico, percursos fantásticos a subir e a descer e duro QB, este será o futuro do BTT. Por obrigações familiares tinha de estar na Exponor na Festa de fim de Escola do Rodrigo (o mais velho) e com muita pena minha não fiz o percurso todo com o meu par. Fomos até ao KM 60 0u 70, devido á hora e voltamos para tráz pela N222. Cheguei a casa atrasado, o costume, mas ainda deu para ir á Festa e com 120 Km e 2550 de acumulado nas pernas , nas costas em todo o lado... um espetáculo.
Vou programar fazer a volta completa para provar a dureza completa.
As outras equipas do BTT de Matosinhos ainda devem andar por lá....não dão noticias, excepto o presidente que me ligou da Barragem de Crestuma a perguntar se eu também queria umas PAPINHAS...

Parabéns..Estejam atentos ao Raid foto do BTT de Matosinhos, também guiado por GPS e neste caso obrigatório tirar fotos.




mais
http://picasaweb.google.pt/neutron.mad/VoltaAosMecos2010Gaia#
 

martinholiveira

New Member
Boas!
refeito do empeno, aqui estou pronto para dar os parabéns à organização pela dureza e beleza do traçado. É de louvar a boa vontade e empenho na organização de eventos que têm por objectivo promover o convívio saudável e dar a conhecer as regiões, bem como os belos trilhos com os quais somos presenteados. Será este o caminho para o "regresso às origens" do btt, onde "meia dúzia" de amantes da aventura que é partilhar a dureza, a entreajuda e camaradagem, se juntam e desfrutam o prazer dos trilhos percorridos por longas horas?? Espero que eventos como este ganhem expressão entre outros eventos que visam apenas o lucrar com esta paixão de alguns, e moda para outros. Fazer bem e de borla, é de louvar! Um grande abraço, e contem comigo num proximo evento.
Martinho Oliveira

galitosciclismo.blogspot.com
 
Last edited:

HR

New Member
Os TombaTrilhos foram e por mim falo, vim de barriga cheia e satisfeito com o dia de PURO E DURO Btt... o nível 2 foi feito mas o 3 ficou "atravessado"... para a próxima assim será!!!

Algumas fotos:


A descida dura como o raio!
dsc00029y.jpg


Os 3 companheiros...
dsc00027nh.jpg


Zona de "banhos"...
dsc00035uc.jpg



Um agradecimento à organização pelo esforço empenhado e por tudo o que proporcionaram!

Um agradecimento aos amigos "Tombas" pelo companheirismo!

A todos Um Abraço e até breve...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

kemp

New Member
Olá,

Como já esperávamos o percurso foi tão duro quanto variado.

Á chegada fomos bem recebidos com direito a água e uma camisola alusiva ao evento.

Estes eventos marcam sem duvida uma outra forma de estar no btt.

Agradecemos á organização o enorme esforço que teve para proporcionar este excelente dia a todos os participantes.

Obrigado.

Podem ver o nosso rescaldo e fotos no blogue Geotrilhos.
 

ivan luis

New Member
Bem... Fiz o nível 3 e simplesmente adorei. O percurso de início não estava muito ao meu gosto, mas depois as coisas foram melhorando, atingindo um nível excelente. A parte final então era digna!

Aproveito para agradecer o companheirismo de todos os meus colegas do BTT Matosinhos e em especial ao Nuno Silva do Team Rocky Mountain que foi o meu parceiro durante vários quilómetros em direcção à meta! Foi um prazer ter pedalado ao teu lado :yeah:

Ao Carlos e ao Rui, o meu obrigado por terem proporcionado um dia de BTT de grande nível a todos os amantes deste desporto.

Abraço
 

tregosa

New Member
Olá a todos;
Antes de mais MUITOS PARABENS para a organização (foi dos melhores, se não, o melhor dia de BTT que já tive).
Obrigado por me darem a conhecer ainda melhor este pais que tanto amo que se chama PORTUGAL, é lindo e com coisas tão maravilhosas.
Não fiz o 3 Nível, que era o meu objectivo, fiz o 2º Nível e fiquei todo empenado. Mas já está marcado o dia para fazer restante do Nível 3.
Este tipo de provas é o verdadeiro e bom espírito do BTT. Espero que comecem a proliferar mais iniciativas como estas.

Bem-haja a todos os que organizam e participam, neste tipo de passeios.

Jaime Faria (Team 29´s)
 

famel

New Member
Infelizmente não pude participar na Volta aos Mecos, mas é com grande satisfação que vejo os comentários a este passeio.

De imediato sou levado a pensar em passeios recentes com o mesmo espírito (Lenda da Agra e Trans Mixões) que tiveram "apenas" 200 e 140 participantes, respectivamente.

http://www.bttalega.com/series.html

https://sites.google.com/site/transmixoes/

O que se passa? O pessoal gosta é de pagar para ter mau BTT? Fica a questão.

Aos organizadores, obrigado e votos que seja a primeira de muitas Voltas aos Mecos.
 

sergio.sousa

New Member
Bem meus caros, sou o primeiro Soldado Desconhecido a deixar aqui um pequeno relato do que foi a Volta aos Mecos para 7 bravos!

Pois bem, começamos todos muito bem em Gaia e tal e fomos todos por ai fora por entre vilas, aldeias e cidades até que aparece o primeiro GRANDE meco! Sim senhor foto da prache e tal! Bom continuando e mais alguns trilhos urbanos e.... outro meco. Este merecedor de uma subida bem bem bem inclinada....no minimo!! Depois a descida é que foi excelente! O team2experience ainda nos apanhou no 2º meco e acompanhou a malta por algumas centenas de metros.

Continuando a aventura lá nos íamos despachando por entre alguns trilhos um pouco mais arborizados e menos urbanos até que...... a minha roda de trás começa a mostrar, ou melhor, a gritar por ajuda! " Ajuda que eu já fui! " - dizia ela! Pois um barulho bem estranho vinha do cubo da roda!! Paramos em Sandim para ver o que se passava...e aparentemente havia um problema com o cubo da roda!
Voltamos a montar a roda na bicla e seguimos viagem por mais alguns quilometros mas sempre com a roda em alta gritaria e em especial quando ficava solta de pedaleira! Até que em Sanguedo pura e simplesmente deixei de ter qualquer ligação entre a força que fazia e a roda! Ou seja o cêpo foi-se!

Eu o único dos 7 que tinha GPS com um trilho minimamente visivel e correcto ia ficar pelo caminho sem possibilidade de fazer nada!!! Enfim :(

Mas não!! Logo à frente numa pequna descida para Vila Maior um garajeiro tipico de Zundapps, Famel's e Boss's aparecia mesmo à nossa esquerda na rua!! Salvação?? hummm....

Travei a funda e lá parei a bicla! "Oh amigo tem a oficina aberta? É que tenho aqui um problema na roda de trás!!". E diz ele: " De bicicletas vou chamar o meu neto que ele perceber melhor disso!". E lá veio o neto. Um rapaz da nossa idade com algum jeito e experiencia de BTT para perceber logo que eu estava arrumado!! Desmontamos a roda e cassete para perceber qual o problema afina! E sim o cêpo não engatava e por isso tinha a roda livre! Azar! É chamar um táxi porque o Vosso guia já foi!

Mas não. Este mecânico improvisado chamado Sérgio (por acaso tem o mesmo nome que eu) insistia que me emprestava uma roda da bicla dele para eu segui viagem! Ora bem: como eu não queria desistir e tinha mais 6 Soldados à minha espera toca a aceitar o negocio! Vamos lá torcar de roda! Ainda tentamos trocar apenas o cepo mas a minha DTSwiss não é igual a uma roda Rodi com cubo Shimano. Por isso toca a desmontar pneu, cassete e disco para colocar todo o meu material (o meu pneu, a minha cassete e o meu disco) na roda que ele me ia emprestar!

E pronto. Afinamos o travão de trás e ao fim de 1h30 arrancamos! Cheiiinhos de fome! Mas com uma roda praticamente nova na minha SPZ Stumpjumper 08!

Paramos em Corgas de Lobão numa pizzaria (ah pois nao se brinca!!) para comer qualquer coisa leve!! 14euros a cada um não me parece que tenha sido muito leve o almoço!! :) Mas o bife à cigano e a pizza de entrada assim com o pau de alho e bebidas (nao vale a pena dizer quais) estavam um estrondo!! Era mesmo o tipo de alimento leve e energético que precisavamos! Ainda por cima comemos na varanda e tudo!!

Toca a levantar ferros, ou melhor, biclas e siga viagem com o calor a apertar!

O resto já sabem! A subida para o mecos dos 4 conselhos foi um estrondo! As vistas deslumbrantes e as descidas para o rio Arda um mimo! O banho quase obrigatório no rio foi um espectáculo! Chegados a Oliveira do Arda e resolvemos apenas olhar para o São Domingos porque já se fazia bastante tarde. A minha avaria tinha custado muito tempo.... infelizmente não fomos ao 4 meco e resolvemos vir para o Porto pela N222.

A subida ao Monte de S. Domingos fica prometida para uma próxima viagem!

O que importa realçar disto tudo é a aventura, o espirito de camaradagem que temos ( ou que temos que ter) ao longo de 11 ou 12 horas perdidos no meio de um Portugal que é magnifico e muito rico!

Uma palavra para o team2experience e para este tipo de Raids, Voltas, Passeios ou o que quiserem chamar!
É muito mais interessante seguir uma rota num GPS, fazer orientação (ainda que controlada) e gerir a autonomia, do que pagar 20, 25 ou 30 e muitos euros para fazer 40 ou 50 km num percurso que muitas vezes apenas tem a promessa que está marcado!

Obviamente que não é qualquer um que se aventura neste tipo de acontecimento e ter alguns anos de experiência é muito importante mas, este tipo de percursos tem que continuar. Este tipo de aventura tem que continuar!

Chegamos ao fim com uma sensação de que podemos ainda fazer mais e que os limites apenas estão na nossa cabeça!

Team2Experience: obrigado pela aventura!

Forte abraço!
 
Last edited:

sergio.sousa

New Member
E agora quem leu o meu testamento pergunta: mas a tua roda DTSwiss nao ficou no garajeiro?????

Sim ficou! Amanha vou lá busca-la e levar a roda emprestada de volta ao dono!

Deixo também aqui um abraço de obrigado ao Sérgio Queiros por me ter tentado arranjar a minha roda e por no fim me ter emprestado a roda da bicla dele!

Não é todos os dias que no meio do nada se encontram pessoas disponiveis a ajudar sem pedir nada em troca!

Este é o espirito do real e verdadeiro BTT!!

abraço
 

mondraker_lover

New Member
Muito bom, tenho de dar os parabéns a todo o pessoal que tornou possivel esta volta aos mecos com custo zero,

Depois de marcar presença na arga e no sicó, tinha a ideia que eu e os 3 aventureiros iriamos completar esta volta aos mecos sem fugas, mas tava muito mas muito duro o percurso, picos e mais picos, descidas extreme, travessias de rio e riachos, pneu rasgado, teve um pouco de tudo (menos facilidades) ... a decisão tomada foi sair para o nivel 2 e sem margem para duvida que foi a decisão acertada. No final fica mais um registo de missão cumprida, num grande dia de BTT!!!

Ei-de regressar mais preparado e com a consciencia que não é nada fácil

*é o rebolation :D
 

nunoklein

New Member
Vou fazer um relato em dois actos

1º acto - Antecedentes e o que é o nivel 3.

Desde á algum tempo que me desinteressei por Maratonas e afins. É certo que ao contrário de outros
tenho mais facilidade em andar de Btt á semana do que ao fim de semana.

Costumo reservar quatro fds por ano para o Btt e mais alguns dias de férias para uma travessia.

Este ano falei com o Carlos Oliveira e disse-lhe que ia á Lenda da Arga. Logo ele me convidou para fazer a Volta aos Mecos.

- Lê os rescaldos do ano passado e olha que é muito dura mas espectacular.
- Ok, eu vou ao nivel 3.

Sou fácil de convencer para estas coisas.

Fui á Lenda da Arga. Gostei muito. Encontrei láo Carlos e o Rui e fiz parte do percurso com eles.
´
Perguntei-lhes a Lenda da Arga é nivel 3?
Não é nivel 2, disseram eles.

Não pode ser pensei eu.

Próximo desafio feito o Idade da Pedra dos Bttralhos. Fantástico tambem.


A data da Volta aos Mecos calhava bem. É que ia fazer a Via Algarviana em autonomia entre 27 e 30 de Maio. Era uma boa preparação.
Num dos dias da Via Algarviana em que incluia a serra de Monchique tinha feito 114km e 2900m de acumulado. Isto deve ser o Nivel 3, pensei eu.

Mais uns treinos nas semanas seguintes, equipa formada com o Furras.
Uma olhada para os dados que iam aparecendo 160km, 4000m de acumulado.
Isto não deve ser assim tão dificil, faz-se.
O acumulado deve estar exagerado o dia tem muita luz o tempo está bom, bora lá.

Pelo segunda vez, a primeira tinha sido na Via Algarviana eu não acreditava no que as pessoas me diziam.

Pela segunda vez me arrependi, não do desafio, mas de não escutar os outros.

Quando tiver forças contarei o dia da Volta aos Mecos....
 
Este é o meu tipo de evento preferido.
Enfrentar desafios que apelam ao trabalho de equipa (7 elementos - equipa "Às Volt1nh@s"), onde a entreajuda tem que estar sempre presente para que consigamos atingir o objectivo a que nos propusemos (Nível 2,5 - sim nível 2,5 porque acabamos por fazer 124kms).
Parabéns aos organizadores. Ainda conseguiram melhorar este tipo de evento ao introduzir vários níveis de dificuldade possibilitando assim àqueles que estão menos bem preparados fisicamente a participação.
Foi um traçado duro quanto baste, mas só assim é que faz sentido.
 

Superfraquinho

New Member
Parabens pela Excelente organização e pelo durissimo e belo passeio que nos proporcionaram.

Duas equipas de superfraquinhos estiveram presentes na "Volta aos Mecos 2010".
Como havia apenas um GPS acabamos por fazer "apenas" o nivel 2 pois eu e o meu companheiro estavamos com algumas duvidas fisicas.

Aqui fica o video deste magnifico e duro passeio:

[video=youtube;NBVQWXhxIwU]http://www.youtube.com/watch?v=NBVQWXhxIwU[/video]

(tambem podem ver a partir do nosso site em superfraquinhos.com)


Abraços a todos

António Pereira - Superfraquinhos
 
Last edited:

iElysio

New Member
Eu nem sei o que perdi de certeza! tambem era um pouco complicado devido á minha pouca preparação fisica :S
 
Top