Bem meus caros, sou o primeiro Soldado Desconhecido a deixar aqui um pequeno relato do que foi a Volta aos Mecos para 7 bravos!
Pois bem, começamos todos muito bem em Gaia e tal e fomos todos por ai fora por entre vilas, aldeias e cidades até que aparece o primeiro GRANDE meco! Sim senhor foto da prache e tal! Bom continuando e mais alguns trilhos urbanos e.... outro meco. Este merecedor de uma subida bem bem bem inclinada....no minimo!! Depois a descida é que foi excelente! O team2experience ainda nos apanhou no 2º meco e acompanhou a malta por algumas centenas de metros.
Continuando a aventura lá nos íamos despachando por entre alguns trilhos um pouco mais arborizados e menos urbanos até que...... a minha roda de trás começa a mostrar, ou melhor, a gritar por ajuda! " Ajuda que eu já fui! " - dizia ela! Pois um barulho bem estranho vinha do cubo da roda!! Paramos em Sandim para ver o que se passava...e aparentemente havia um problema com o cubo da roda!
Voltamos a montar a roda na bicla e seguimos viagem por mais alguns quilometros mas sempre com a roda em alta gritaria e em especial quando ficava solta de pedaleira! Até que em Sanguedo pura e simplesmente deixei de ter qualquer ligação entre a força que fazia e a roda! Ou seja o cêpo foi-se!
Eu o único dos 7 que tinha GPS com um trilho minimamente visivel e correcto ia ficar pelo caminho sem possibilidade de fazer nada!!! Enfim
Mas não!! Logo à frente numa pequna descida para Vila Maior um garajeiro tipico de Zundapps, Famel's e Boss's aparecia mesmo à nossa esquerda na rua!! Salvação?? hummm....
Travei a funda e lá parei a bicla! "Oh amigo tem a oficina aberta? É que tenho aqui um problema na roda de trás!!". E diz ele: " De bicicletas vou chamar o meu neto que ele perceber melhor disso!". E lá veio o neto. Um rapaz da nossa idade com algum jeito e experiencia de BTT para perceber logo que eu estava arrumado!! Desmontamos a roda e cassete para perceber qual o problema afina! E sim o cêpo não engatava e por isso tinha a roda livre! Azar! É chamar um táxi porque o Vosso guia já foi!
Mas não. Este mecânico improvisado chamado Sérgio (por acaso tem o mesmo nome que eu) insistia que me emprestava uma roda da bicla dele para eu segui viagem! Ora bem: como eu não queria desistir e tinha mais 6 Soldados à minha espera toca a aceitar o negocio! Vamos lá torcar de roda! Ainda tentamos trocar apenas o cepo mas a minha DTSwiss não é igual a uma roda Rodi com cubo Shimano. Por isso toca a desmontar pneu, cassete e disco para colocar todo o meu material (o meu pneu, a minha cassete e o meu disco) na roda que ele me ia emprestar!
E pronto. Afinamos o travão de trás e ao fim de 1h30 arrancamos! Cheiiinhos de fome! Mas com uma roda praticamente nova na minha SPZ Stumpjumper 08!
Paramos em Corgas de Lobão numa pizzaria (ah pois nao se brinca!!) para comer qualquer coisa leve!! 14euros a cada um não me parece que tenha sido muito leve o almoço!!
Mas o bife à cigano e a pizza de entrada assim com o pau de alho e bebidas (nao vale a pena dizer quais) estavam um estrondo!! Era mesmo o tipo de alimento leve e energético que precisavamos! Ainda por cima comemos na varanda e tudo!!
Toca a levantar ferros, ou melhor, biclas e siga viagem com o calor a apertar!
O resto já sabem! A subida para o mecos dos 4 conselhos foi um estrondo! As vistas deslumbrantes e as descidas para o rio Arda um mimo! O banho quase obrigatório no rio foi um espectáculo! Chegados a Oliveira do Arda e resolvemos apenas olhar para o São Domingos porque já se fazia bastante tarde. A minha avaria tinha custado muito tempo.... infelizmente não fomos ao 4 meco e resolvemos vir para o Porto pela N222.
A subida ao Monte de S. Domingos fica prometida para uma próxima viagem!
O que importa realçar disto tudo é a aventura, o espirito de camaradagem que temos ( ou que temos que ter) ao longo de 11 ou 12 horas perdidos no meio de um Portugal que é magnifico e muito rico!
Uma palavra para o team2experience e para este tipo de Raids, Voltas, Passeios ou o que quiserem chamar!
É muito mais interessante seguir uma rota num GPS, fazer orientação (ainda que controlada) e gerir a autonomia, do que pagar 20, 25 ou 30 e muitos euros para fazer 40 ou 50 km num percurso que muitas vezes apenas tem a promessa que está marcado!
Obviamente que não é qualquer um que se aventura neste tipo de acontecimento e ter alguns anos de experiência é muito importante mas, este tipo de percursos tem que continuar. Este tipo de aventura tem que continuar!
Chegamos ao fim com uma sensação de que podemos ainda fazer mais e que os limites apenas estão na nossa cabeça!
Team2Experience: obrigado pela aventura!
Forte abraço!