VIII Maratona BTT - Trilhos da Raia - Idanha-a-Nova -14 Outubro 2012

arcturus

New Member
Foi a minha primeira participação nesta maratona. Já há alguns anos que ouvia falar (bem) mas nunca tinha calhado. Este ano lá me inscrevi e participei na meia maratona. Quero dar os parabéns à organização pois esteve fantástico. Adorei tudo. os trilhos eram fabulosos. As subidas excelentes. Os singles junto à barragem... o almoço, os abastecimentos... tudo muito bom. para o ano lá estarei. ´
Não tiraram fotos? Vi várias pessoas a tirar fotos durante o percurso, no entanto ainda não vi nada por aqui... Onde andam afinal os registos fotográficos deste evento extraordinário??
 

rjlcruz

New Member
arcturus... algumas podem ser adquiridas através do fotógrafo Paulo Ministro... basta pesquisar no Facebook!

Cumprimentos,

Ricardo Cruz
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Este ano desloquei me a Idanha pela 4ª vez, a 1ª foi para fazer a meia maratona da Maratona Internacional as restantes foi os Trilhos da Raia.
Das 3 vezes que fiz os Trilhos da Raia na 1ª ia para fazer a meia maratona mas mesmo na separação decidimos ir fazer o percurso grande na seria de 75km, escusado sera dizer que levamos umas 6 horas ou mais, mas a partir daí seria a reviravolta na decisão na escolha das distancias.
A partir daí depois de sermos brindados com tamanha beleza de trilhos, tudo bem marcado, sem margem para erros, abastecimemtos, que mesmo da 1ª vez em que fomos quase os ultimos, tinham de tudo ainda ficou decidido que seriam sempre as distancias maiores que iria mos fazer perante tanto profissionalismo sendo para mais uma organização amadora.

Em relação a este ano parece que já se formou e esta a formar aqui uma opinião unânima, ou seja tudo muito bom, sem falhas.
Em relação ao percurso foi verdadeiramente estontiante, quer em subidas, descidas, singles tracks e Paisagens, sim merecem ser escrito assim com letra grande.
As marcações sem falhas.
Abastecimentos sem falhas, nos locais certos, isto para quem fez os 95km que foi a distancia que fiz.
Os banhos frios, pois não nos apeteceu deslocar as piscinas, mas foi nos informado que a agua estaria fria no pavilhão, e quente nas piscinas, soube bastante bem a agua fria pois os músculos vinham já bem duridos, foi um revitalizante.
O almoço que já faz parte da praxe, e espero que nunca mude, estava muito bom, com direito a repetir sempre com boa simpatia de quem o servia.

Em relação a minha prestação tinha decidido que se fizesse entre 6:30h a 7:00h seria bom, fiz 6:18h em que 10km fiz com a roda de tras ligeiramente travada devido a uma queda que me empenou o disco do travão, o qual não consegui desempenar com as mãos, os discos avid XX são bem duros, mas mesmo assim empenaram depois de bater na rocha aquando da queda.

Agora em relação ao amigo Chaves, deduzo pela conversa do porco preto e visto que és das Caldas e estiveste a pernoitar no pavilhão. A conversa que fizeste que achavas que conhecias o pessoal de Abrantes, mas não tinhas a certeza de onde, é verdade conhece mo nos ,no Pedaladelas no Entroncamento.
 

tobias

Member
Boa Tarde
Não me vou alongar a fazer comentários à organização, porque o que foi dito anteriormente expressa quase de certeza o sentimento de todos os participantes, e a qualidade dos trilhos e organização só será novidade para os que participaram pela 1.ª vez.
Portanto muitos parabéns caros amigos da ACIN.
O que estou a estranhar , e eu quero ver aqui, são as de fotos do evento, porque fotografos/btttistas :exacto: encontramos muitos pelo caminho.
Cumprimentos a todos os participantes. :D:D
 
Last edited:

Pinto Infante

New Member
todos os anos, sem travões digo a mesma coisa.
A.C.I.N. vale a pena.:venia::venia::venia:
já o fiz pessoalmente, mas agora venho fazê-lo aqui.
esta rapaziada prova no terreno porque razão as inscrições acabam em poucos dias, e fazem com que esta região do País aos poucos a coloquem no calendário dos melhores eventos Nacionais.
em minha opinião é notório que quem escolhe os trilhos é amante desta modalidade envolvendo o rico e vasto património que existe a nivel de aldeias, história, barragem e a diversidade de trilhos que esta zona possui.
os degraus, e vamos no 8º foram atingidos com muita qualidade, onde o objectivo desta malta é mantê-la.
Um grande abraço e mais uma vez parabéns.
...tira as mãos do travão...a subir claro...
da Lardosa
Pinto Infante
 
Last edited:

vRaptor910

New Member
Boas amigos, cá vai o meu rescaldo:
O secretariado foi rápido e eficaz.
A partida foi a horas.
O percurso era muito porreiro, muito rolante no início para no final aparecerem os singles e aquelas subidas que muita gente já conhecia, mas que ninguém já estava à espera ;).
O pó no início do percurso era muito, mas isso também se deve ao tipo de terreno e número de ciclistas a passar ao mesmo tempo. Para o final não se notava quase pó nenhum, também porque já andávamos distanciados uns dos outros.
As marcações estavam exemplares e os reforços muito bons.
Os banhos (nas piscinas) tinham muito espaço nos balneários e a água podia ser temperada a nosso gosto.
Realmente o almoço tinha um arroz um bocado esquisito (pode também ser se não gostar de coentros :)), mas o porto estava delicioso.

Deixo uma sugestão: apesar de não ligar muito à classificação (apesar de gostar de me ver numa classificação mais ou menos), penso que faltou um controlo 0 e um bocado mais rigor à medida que o pessoal entrava na box de partida.
 

Diogo112

Member
Fui o feliz sortudo bafejado por uma desistência, e ainda bem que assim foi, pois senão perderia uma das miticas que tinha em mente fazer este ano, pois ao longo de três semanas consecutivas assim o vai ser a 1ª já está (Trilhos da Raia), 2ª festival bike de Santarém (a caminho) e por fim 28 de Outubro será Tasca do Xico, que a par de mais outras: Alvalade -> Porto Côvo (também fiz), Portalegre, Raid Cabeça gorda, Trilhos de Baco Vidigueira, Douro bike race e Blackbulls a serem feitas no próximo ano, compõem as miticas que há em Portugal (isto na minha opinião).

Bem mas vamos ao rescaldo: Secretariado, almoço, marcações, partida a horas e trilhos tudo 5*.
O restante: Banhos e abastecimentos não usufrui por opção própria, mas deu para ver que estavam bem recheados, mas quando se anda devagar e precisa de ganhar posições tem de se fazer alguns sacrificios adicionais.

O meu desempenho, 4H40m55s, 346º da geral da meia maratona, fiz a meia maratona constipado todo entupido e ainda assim não me safei mal, em melhor condição de saúde poderia ter-me saído melhor, há que voltar no próximo ano, e fazer a inscrição a tempo e horas, pois o elevado grau de profissionalismo demonstrado far-me-ão voltar no próximo ano.

Uma coisa que eu adorei e não costumo ver noutras organizações o saco que continha o dorsal e a jersey não vinha carregado de papelada que para nada serve, ainda bem.

Parabéns ao ACIN e venha lá os IX Trilhos da Raia.
 
Last edited:

jorgemramos

New Member
Boa tarde é só para agradecer publicamente ao Manuel Salvado que pelo motivo de lesão me facultou (€) a sua inscrição e assim me proporcionou uma manhã excelente a ele o meu bem haja.
Agora os meus parabens á organização pelo excelente trabalho por eles efectuado.
E também um a parte vi um caramelo logo muito perto do enício onde tinha-mos uma recta em que ladeava-mo-nos uns pelos outros separados por uma vedação e não é que esse dito caramelo quiz saltar a vedação mas ficou preso pelos tomates no arame farpado,
como diz o outro deus escreve direito por linhas tortas não sei porque o fez pois o prémio é igual para o 4º ou ultimo lugar mas enfim.

Até para o ano assim espero.
 

Bigoia

New Member
Boa Tarde Pessoal da ACIN...
Em primeiro lugar, penso que todo o vosso esforço está refletido na beleza do resultado deste evento. Simplesmente mágnifico em todos os aspectos é o que na minha humilde opiniao vos posso dizer. É um previlégio para qualquer pessoa que goste de pedalar, participar nesta iniciativa e desfrutar da beleza deste " Cantinho" do Pais!! Parabens!!!

Apenas gostaria de salientar/perguntar o porquê de não haver controlo 0, e de não obrigar todos os participantes a entrar na manga de partida?? É uma coisa que me deixa curioso e com a qual todos anos que vou aos trilhos da raia fico desiludido e passado com os imensos "xicos expertos" que disso se aproveitam para arrancar a frente, fora da manga, e que depois se for preciso na primeira subida ja vão de burra na mão, ou atrofegados com a respiração a roubar o oxigénio de quem quer subir!! Que se perceba que não com o facto de esses "xicos expertos" me ficarem á frente, ou de arrancarem primeiro que eu, simplesmente acho que feio e um desrespeito pela organização.

Obrigado
95 KM =)
 

VARETAS76

New Member
Maravilha de prova.....

Nos trilhos da raia pela 1ª vez e fazer 94 km pela 1ª vez .....
Td em geral mt bom, percursos pedestres bons, alcatrão bom, subidas boas, descidas ainda melhor, estradas com pó bom, epahhh o calceteiro dakela estrada a dita calçada deve-me uma jante a tipa levou tal porrada ke toda vincadinha coitada :(
e o gajo devia ser despedido ke akilo não é trabalho ke se apresente .......
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh e maravilhoso maravilhoso foram estradões até mais não sempre a bombear e os singles e zona envolvente da barragem (onde foi o festival boom, ou é) muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito giro.
o tempo.......
adooooorei excelente tempo
esteve nublado, fez sol, chuva, nevoeiro, vento (contra come é da praxe) não há razões para dizer mal apanhamos kuase todo tipo de de meteorologia.....
almoço...
não gosto de porco no espeto (ou melhor tou farto) perceb ke pelo preço não possam fazer melhor, na minha opinião é um dos pontos onde podem melhorar... pouco mas podem (atenção a carne estava de facto saborosa)
banhos...
a agua fria não me incomodou (foi opção) mas akele vento ke entrava pela janela grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
o pessoal....
muita muita boa gente foi a 1ª maratona onde encontrei um homem a orientar no meio de uma recta sem hipotese de virar para qualquer outro lado, eh eh .... é em frente pessoal, lolol
Penha Garcia......... Divinal.... Soberbo.... Beautiful.................
Tirei umas 300 fotos vou tentar colocar algumas (nunca o fiz)

Parabens pessoal da ACIN grande grande Maratona
 
Só tive pena de rasgar o pneu traseiro e ficar pelos 40km...
E o pó não teima de largar esta maratona, mas o pessoal não desiste felismente. De resto um bom dia bem passado com o pesoal do btt.
 

Luis Gil

New Member
FANTASTICO.....5 ESTRELAS

Eu que por e simplesmente nao participo nestes tipo de eventos este ano optei por fazer este passeio e fiquei sem duvida maravilhado com a organizacao e tudo o que proporcionaram ao pessoal, será sem duvida 1 das quase nenhumas provas de massas que irei participar em 2013, sendo esta uma prova de final de Epoca foi sem duvida uma oportunidade para usufruir da paz e da tranquilidade de um passeio.... fui tao descontraido que nem dei pelos 90 e tal km's e nem sequer pelo acumulado...

Jorge Varetas... parabens pela tua primeira quase "tripla" 100 kms estiveste quase quase a alcancar essa mitica marca... para o ano ainda the vou ver a fazer Ultras e Resistencia.... tu tens fibra, força nisso nao fiques só do loado de fora.. dá-lhe com alma !!!

abraço a todos

Luis Gil
 

LuisBM

New Member
Grande Gil e Viegas mais uma vez obrigado pela vossa companhia e amizade!!

De resto e para a organização, tudo impecável, não falhou nada... não sei onde o pessoal tomou banho de água fria.. é q nas piscinas estava bem quentinha!!
Faltou talvez um controlo 0 mas para quem vai para o passeio o que interessa é o porco á chegada..

abraço e parabéns à organização
 

Duke86

Member
Para mim esteve tudo 5 ESTRELAS o percurso era muito porreiro, uma boa assistência, banho quente, e um almoço impecável!
Muitos parabéns a organização! Continuem assim!
 

VARETAS76

New Member
Obrigado
Luis Gil, kuase tripla disseste bem, mas não o é, e assim para o ano serpa 160 está nos objetivos e se calhar mais alguma dessas ultras mas tenho de me preparar para tal, eh eh

ahhhh temos de dar um calduço ao Chamusco... em Penha Garcia perguntei por ti esse malandro disse ke tinhas passado qd eu andava a tirar fotos lá no alto, pelo ke constato assim não foi, mas foi com mt agrado ke pedalei a teu lado.... e assim pelo ke percebo até dia 4-11 na "Barquinha Viva" certo???
 

bttpc2

New Member
:teclar: eu gostei dos trinhos , a companhia foi muido fixe :exacto:, percorso giro , e simgles brotais:hehe: .almoso foi bom :pipocas:. o umico pomto menos bom foi os abastesimentos . gostei ..... boas padaladas . :xau:
 

flaviosantos

New Member
boas

para nao variar, continua a ser uma prova onde nao se pode apontar nada...
No entanto tenho 2 pontos a focar , um positivo e outro como critica construtiva:

1º - o Jersey e espectacular...(e tenho mts...lolol)

2º o percurso podiam inovar mais um pouquinho pois ja vou a 4 anos e começa a ser mt repetitivo...

NO GLOBAL : PARABENS ACIN!
 

kapinha

New Member
Boas
A ACIN está de novo de parabéns! Continua a ser uma delícia ir aos vossos eventos e a terras de Idanha.
Já muito foi dito, pelo que vou tentar focar alguns pontos em que julgo ser possivel melhorar. Por ordem cronológica e com sentido construtivo.

Fui ao secretariado no Sábado e continuo a achar estranho (acontece em mt eventos) como basta referir o nº de dorsal e nome (dados públicos...), sem q nos peçam identificação ou qq confirmação. Ainda por cima, tal como o ano passado, não tive direito aos castiços mini-adufes... :(

A partida continua a ser algo confusa, com malta a aparecer de todos os lados e até a arrancar junto à Câmara... O PC0 ajudaria nesta situação.

O percurso é óptimo, se bem q algo repetitivo em alguns pontos. A ida a Penha Garcia é uma mais valia (só indo lá se percebe o porquê...), mas faltou-me o Monsanto (sempre a vê-lo ali por perto...), assim como a passagem pela bela aldeia de Medelim e seus balcões. O q sugeria, até p variar, era encurtarem as ligações (anulando assim algum excesso de estradões...) entre localidades, e levar a malta a Medelim, Penha Garcia, MOnsanto e Idanha a Velha. Assim incorporavam todas as emblemáticas, tinham (ainda) mais pontos de interesse e desafio. Por falar nisso, pq não terminar com a principal calçada romana de Idanha (ainda q a deste ano seja top ;))? Ou mesmo com aquele circuito de ciclovias na zona do Centro Cultural? É q a parte final, dentro da vila, é algo caótica, com carros e bikes ao molho, sem ninguém a controlar (mm nos cruzamentos "cegos" finais).

Parti com a sensação q seriam poucos abastecimentos p tanto km, mas dada a localização e a enorme abundância e diversidade, estava errado. Talvez um ponto de água ali p os lados da barragem se justificasse.

O almoço estava bom, se bem que aqueles coentros a condimentar o arroz não terão sido a melhor opção... Mas de realçar a grande capacidade logística daquele pessoal!

Marcações mt boas (boa ideia aquelas fitas), com excepção de 2 ou 3 viragens mais abruptas, especialmente aquele gancho à esquerda e a subir, numa travessa de P. Garcia...

Não sabia, de antemão, da água fria no pavilhão, senão tinha ido às piscinas. Mas só o facto de se poder pernoitar no pavilhão, é excelente.

Atenção que estou muitíssimo satisfeito com o q a Acin nos proporcionou! Mas acho que se pode sempre melhorar! ;)

Depois falo sobre alguns pontos extra organização, esses sim, negativos...

Agora vou ali malhar uma ginjinha... ;)
 
Last edited:

Eurico.Oliveira

New Member
Boas. Parabéns à organização !!!
Trilhos bons ,com paisagens expectaculares.
Singles muito fixes
Subidas do melhor
Boas Sinalizações
Reforços Q.B. -Aquela nata no Z.A 3 soube-me (nem tenho palavras para descreve-la ) muito boa.
Banhos nas piscinas ;) , se pudesse ficava lá mais um cadito !!!
Almoço 5* , Os amigos espanhóis é que falavam um cado altito !!!! :)
Obrigado pela manhã de btt ,muito bem passada na companhia de todos ...
 

cjribeiro

Member
Boas a todos.
É o 2º ano consecutivo que participo neste evento, para mim está 5 *, sem qualquer duvida.
Não vou repetir o que já foi dito, mas reforço o facto de achar mais correcto que se faça o CP0 (ZERO) , isto para evitar de ver gente a arrancar junto da Camara Municipal e de outros locais diferentes do ponto correcto.
O facto de parte do percurso ter sido repetido, é um facto a constatar, mas nada a opor, se vamos na 8ª edição na mesma zona, chegará a pontos de haver algo repetido, mas como é apenas uma vez por ano, não está mal! para variar vai-se a outras ao longo do ano - lol.
O percurso após a barragem este ano foi diferente, aquela calçada a subir fui durita, se estivesse molhada seria problema, mas o btt tambem é a pé!
De resto, tudo a que diz respeito á organização achei bom e tenho em conta continuar a participar neste evento, caso o TI GASPAR não venha a lixar mais isto.
Cumprimentos
 
Top