Vialonga - AeroGeradores - Fugir pela vida!!!!!!!

hferreira25

New Member
Olá

Este post serve apenas para contar o que me aconteceu hoje e para que não caiam no mesmo erro que eu.

Gosto de andar por caminhos novos e por isso hoje lá me perdi por sítios desconhecidos.

Perdi-me por Vialonga por um sitio que há 4 aerogeradores. Para ir parar ao sítio que queria tive que saltar uma rede que dizia "Propriedade Privada". Na altura pensei que era propriedade da EDP (por causa dos AeroGeradores) e resolvi saltar a rede. Ia descansado a atravessar a propriedade (não estava a estragar nada) e vejo um tractor na minha direcção que se atravessou há minha frente. Sai um gajo a gritar cmg que eu não podia estar ali, que os BTTistta lhe estragavam as vedações, entre outras coisas. Peço desculpa, digo que vou já sair da propriedade dele e venho para trás. Vejo que me vem a seguir, salto a rede de novo pelo sitio mais perto que vejo. Já fora da propriedade dele vejo que me vem a seguir com uma forquilha e posso dizer que vinha a gritar cmg e não era apenas para me assustar mas sim para aleijar ou pior... Começo a correr em sentido a uma ribanceira (no sentido de uma pedreira e Bucelas) por cima de ervas e lá encontrei um caminho aberto onde consegui montar na bike e fugir dele.



O homem parecia msm maluco e capaz do pior, não vão para lá

Cumprimentos
 

mrespt

New Member
Sacavas do espigão e enfiavas-lho pela goela abaixo :p

Agora num registo mais sério: quando diz propriedade privada, é a evitar de todo. Dispomo-nos sempre a esses episódios! Também há quem respeita pouco as cenas dos outros, e depois pagam uns pelos outros.
 

zurb

New Member
se calhar ficou furioso com tolerância zero a trespassadores devido aos roubos de material agrícola que têm acontecido com frequência. Mesmo assim antes um maluco com forquilha do que cães :)
 

Jocas22

Active Member
se dizia propriedade privada quem estava mal eras tu e não quem te perseguiu, ainda que possa ter exagerado. Temos de respeitar os outros pra sermos respeitados.
 

klaser

Well-Known Member
Tavas mal tu mas quem ficou pior era ele....Invadiste,pediste desculpa e já ia a sair...ele se quiser que chamasse a polícia mas partir para a agressão não tem razão nenhuma,era o que faltava...
 

Jocas22

Active Member
@klaser, imagina que o homem foi vitima de roubos á pouco tempo. O melhor mesmo é não o fazer a não ser que saibamos que o dono não se importa.
 

klaser

Well-Known Member
Fui vítima de roubo há tempo..tu vens aqui me fazer uma surpresa,entras no meu portão e dou-te um tiro...Há que ter bom senso,se entrassem lá dois malandros no escuro,com ferramentas e tal,com toda pinta de ser para gamar....agora um gajo de bike,equipado,pediu desculpa e já estava a se retirar...tenhamos calma..
 

Nuno Silv@

New Member
desculpa lá o homem diz-te que lhe dão cabo das vedações e tu em vez de perguntares onde podias sair sem estragar nada saltas a rede outra vez, eu se fosse o gajo também vinha atrás de ti
 

Jocas22

Active Member
independentemente dos pormenores, o que queria dizer era: NÃO PASSEM PROPRIEDADES PRIVADAS DEVIDAMENTE ASSINALADAS SEM SABEREM SE O DONO SE IMPORTA
 

ric2009do

New Member
aquela estrada mesmo que seja privada não e de ninguém que tenha um trator aquela estrada deve pertencer a empresa daquelas novas arvores que nasceram em tudo o que sitio (ventoinhas) que não servem de grande coisa a meu ver...
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom, tenho que admitir que perseguir alguém com uma forquilha é um bocado excessivo para além de assustador e psicopata...

Mas sinceramente, se existe uma propriedade privada, vedada e com indicação disso mesmo por que raio é que pensam em lá entrar sem autorização?! Se calhar vou tentar saber onde alguns de vocês moram, parto-vos uma janela, salto lá para dentro e instalo-me na vossa sala a ver televisão até me apetecer. Aposto que adorariam... sim... sim...

Eu não sei se o homem foi ou não roubado recentemente, e se os Bttistas lhe provocam ou não muitos danos na vedação, mas vamos assumir que sim, que à conta dos Bttistas volta-e-meia a vedação está danificada e a precisar de reparação. Quem é que paga isso? O proprietário claro... Ou vocês contribuem para algum fundo com o objectivo de reparar essas vedações? Pois, bem me parecia que não.

E se o facto de a vedação estar em baixo acaba por facilitar a entrada de outras pessoas e perde-se o controlo de quem por lá circula e a segurança do local? E isso facilita o reconhecimento do local por potenciais ladrões? Mais uma vez, são vocês que contribuem para a substituição das dezenas de milhar de euros que os roubos de cobre provocam de cada vez, fora os prejuízos na paragem ou danos da produção? Mais uma vez, parece-me que não...

E se ele tem animais de pastagem que podem fugir? Imaginem a carga de problemas que ele terá se uma vacas, ovelhas ou cabras fugirem e provocarem acidentes como às vezes acontece?

Quanto à forquilha, como disse é excessivo e um principio de que algo de muito grave possa acontecer mesmo para o homem da forquilha. Basta apanhar um Bttista que anda armado (não duvido que os haja), ou um cinturão negro de uma arte marcial e está tudo estragado.

Mas se calhar essa reacção pode já ser consequência da má educação de muitos dos nossos companheiros. É que tipicamente, quando o Tuga faz borrada ainda se acha no direito de mandar bitaites. Não terá sido este o caso, mas depois paga o "justo" pelo pecador.

Costumo andar na Apostiça, que fora o estradão - na verdade é uma estrada municipal não pavimentada - e que é livre de se circular lá, o resto é propriedade privada. Recentemente verifiquei que a vedação na zona da entrada da Fonte da Telha está constantemente deitada abaixo e claramente danificada e que há um esforço por parte dos donos de reparar aquilo, tentando criar novas formas de evitar a passagem por lá com remendos e reforços. No entanto há por aí um ou uns espertinhos que se dedicam a destruir a vedação para poderem entrar na propriedade.

Até houve aqui alguém neste fórum que já falou em falsificar uma chave de um portão maior que lá existe numa área de vedações mais altas porque era fácil!!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo que leio a Guarda Florestal apenas admoesta quem apanha a andar lá dentro, mas não duvido que muito em breve possa começar a haver a passagem de multas e outras formas de represálias por pressão dos donos da propriedade! Que o pessoal andasse lá dentro sem autorização já estaria a transgredir mas se não provocasse prejuízos, menos mal. Mas neste caso vê-se que há má fé e intenção de destruir.

Nós não sabemos a história do homem da forquilha, mas não descarto a hipótese de que algo assim se tenha passado. É que a vida está dura para toda a gente e mandar bitaites quando não nos sai do bolso é fácil.

Seja como for, se calhar o homem até tem razão em fazer o que fez e não é tão maluco como isso. Vejam lá se não houve já aqui o alerta para se evitar o local? Infelizmente neste país a única "justiça" a que se pode aspirar é à das próprias mãos. Se se estiver à espera das autoridades (aperreados por más leis muitas vezes, é verdade) ou dos tribunais (completamente aleatórios e suspeitos nas decisões que tomam) é a vergonha que sabemos.
 

abelha2

Active Member
aquela estrada mesmo que seja privada não e de ninguém que tenha um trator aquela estrada deve pertencer a empresa daquelas novas arvores que nasceram em tudo o que sitio (ventoinhas) que não servem de grande coisa a meu ver...

Os terrenos podem ser alugados para se rentabilizar.

Junto aos aerogeradores não podem haver arvores e etc, mas plantaçoes rasteiras, pastagens entre outras não influenciam o vento, e são mais uma fonte de rendimento.

Eu por norma quando vejo vedaçoes etc, nao passo porque se o dono a pos lá geralmente é porque não quer que se passe lá, e temos de admitir que ha colehas que não tem cuidado nenhum, estragam arvores pequenas etc...

O user obviamente errou, mas não era razão para o dono, vigilante ou seja quem for, atacar a pessoa.
 
Quando era teenager, na década de 90, uma vez passei-me foi com um motociclista a fazer cross num terreno de família. Tinha andado uma tarde toda de enxada na mão, numa plantação de árvores. Estava muito cansado e transpirado, a descansar sentado num saco de adubo orgânico, antes de voltar para casa. De repente, ao longe, vejo um idiota com uma moto de motocross, que saiu de um estradão público e entrou no terreno, para ir fazer cross por cima dos altos e baixos dos buracos onde estavam árvores plantadas (mais tarde segui o rasto dos pneus e ele tinha destruído 8 árvores recém-plantadas). Na altura perdi o controle e corri para o gajo de enxada na mão. Para sorte dele e também minha (podia hoje estar preso), o gajo conseguiu escapar.

Naquele dia, a conjugação da impulsividade da juventude, do esgotamento físico, de ver um idiota a destruir o teu trabalho por simples divertimento ou prazer; fizeram com que naquele momento perdesse completamente o autocontrole. Algo que felizmente nunca mais voltou a acontecer comigo, que sou uma pessoa de natureza calma e pacífica.


Pode ter sido algo parecido que aconteceu com o agricultor. A agricultura em Portugal é uma vida cada vez mais dura, com rendimentos baixos e inconstantes. Trabalhar de sol a sol, sem férias ou fins de semana (especialmente para quem cria animais). Sobem os custos dos factores de produção e a burocracia do estado / UE é cada vez pior. As alterações climáticas (mais secas ou chuvadas torrenciais repentinas, tempestades de granizo, vendavais como o de Janeiro último). Mais recentemente, o crime organizado impune (roubam-se metais, alfaias, combustíveis, sistemas de rega, animais e culturas). Alguns caçadores que só fazem porcaria por onde passam.

Depois de um dia duro a passar por isto tudo, eis que aparece mais um daqueles chatos do BTT a estragar a vedação... Terá sido isto? :confused:

Para finalizar, temos de compreender que há alguns proprietários de terras que têm razões fundamentadas para estarem chateados com alguns praticantes de BTT. O que obviamente não justifica reacções tão drásticas como esta.

Já vi neste fórum fotos de algum pessoal do BTT, orgulhoso (reafirmo algum pessoal, não todo), a:
- Roubarem frutas ou legumes, que colocam na mochila ou comem, enquanto sorriem ao lado de bicicletas caríssimas;
- Meterem-se com animais nas pastagens;
- Estragarem árvores, para fazer trilhos, pregar placas, fazer estacas ou pontes.

Para além disto, temos a eterna questão do lixo, com fitas sinalizadoras, garrafas de plástico, embalagens de substâncias energéticas, câmaras de ar furadas...
 
Top