Via da Plata com início em Vinhais, Portugal

aas

New Member
Caros amigos!

Após 6 (seis) peregrinações em bicicleta pelo Caminho Português, decidi-me por uma experiência pela Via da Plata... na dificuldade em fazer o caminho completo, decidi-me por iniciá-lo em território português, aproveitando a variante que passa no Norte de Portugal.

Eu e o meu companheiro de aventuras Jacobianas lá seguimos para a localidade de Vinhais, com um track de GPS de apoio... e algumas informações (nada favoráveis...) de altimetria.

O início foi algo difícil, realmente, com uns primeiros 35Km de "sobe e desce" constante, com inclinações demasiadas, e com uma temperatura tão elevada que fazia "suar as pedras"...

Mas depois veio a recompensa: o percurso é digno dos melhores elogios, em termos de paisagem, de monumentalidade e mesmo de trilhos para a prática da bicicleta de todo o terreno... um verdadeiro "must" que não esquecerei tão cedo!

Um relato, tão completo quanto consegui fazer, pode ser encontrado em:

http://portodigital.pt/aas/Santiago/2010/08_03_ViaPlata_Vinhais/


Espero que gostem e que se lhes "aguce o apetite".

Um abraço para todos,
Adeus e até ao próximo empeno,

A. Augusto de Sousa
 

nfh

Member
A Via de La Plata começa já a ser pensado por mim como o próximo desafio, talvez não para 2012 mas mais lá para 2013 ou 2014.
A intenção é fazer o caminho desde o seu início, na zona de Sevilha. Pelo que tenho lido, o caminho é mesmo duro. Se o nosso Alentejo interior é o que é, nem quero imaginar aquele percurso de sul a norte da Extremadura :).

O percurso que vocês fizeram deve ter muitas semelhanças com o Caminho Português, não?
 

aas

New Member
Viva nfh,
Semelhanças... não são muitas! Tem bastante mais terreno sem alcatrão e usa mais vias romanas ainda visíveis. Passa em menos localidades "importantes".
É "verde", ou não fosse um caminho Galego; isto é, não apresenta as dificuldades que, imagino, caracterizam os percursos do Sul...
Abraço,
AAS
 

nuno.fbc

New Member
Bom dia

Parabéns pelo feito e bela foto-report.
Deu para recordar passagens do Camiño que fiz o ano passado (Braga-Chaves-Cea-Santiago) com dormida em Chaves (pensão Império) e no Albergue de Cea.... curiosamente, também jantei em Cea, no mesmo restaurante.....(acho que pouco mais tem).

Que vontade de repeti-lo........

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 

aas

New Member
Caro Nuno,
Chaves-Santiago em dois dias? Boa!!! Isso já não é para o meu empen(h)o... com ou sem "H", tanto dá! :)
Abraço e boas pedaladas!
A Augusto de Sousa
 

nuno.fbc

New Member

JAL

New Member
Caro Augusto, acabei de ver a sua fantástica crónica e as não menos "fabulásticas" fotografias, e quero desde já dar-lhe os parabéns pela qualidade da reportagem. Acontece que eu sou o outro maluco que na companhia do autor do post anterior (Nuno Campos) fez o mesmo percurso a partir de Chaves em dia e meio, mas realmente concordo que foi rápido demais e por isso penso que vocês desfrutaram mais das belezas do caminho.
Vêr a vossa reportagem, foi como rever o caminho que também fiz. Ai que saudades..............!
Quanto ao empen(h)o, estive a ver o seu perfil, e constatei que o meu amigo é mais velho que eu, mas pouco. Por isso acredite que é perfeitamente capaz de o fazer. Não tinha era tempo para tirar tantas fotografias, e perdia-se a foto-report.
Mais uma vez, obrigado pela excelente foto-report que tão boas memórias me trouxe.

Saudações BTTistas

Jorge Lopes
 

cacaofire

New Member
boas pessoal,..,para quem quer fazer a via de la plata de sevilha santiago,.,.é muito bonito,.,.mas muito duro,.,.acbei de o fazer este ano com outro amigo,.,.tb já conhecia a ,.,.via algarviana,.,.e nem me quero lembrar do,.,.cerro do calvário,.,.em plena estremadura,.,.durissimo,.,.,.mas é espectacular,.,.,.fizemos 8 dias mais o dia da chegada a santiago pelas 16h.,,.posso dizer que a altimetria ronda em media 1900mtrs acomulado,.,.por dia com duas etapas,.,.uma de 137km,.,.,.e outra de ,.,.zamora a puebla de sanabria de 159km,..,.,.com chuva e trvoada,.,.sempre pelo caminho do peregrino,.,.muito pouco alcatrão,.,.só para aguçar o apetite na etapa de 137km,.,.ficamos num convento ,em que fomos para a mesa logo que chegamos pois ia ser feita a oferenda da comida,.,.só depois foi o banho,.,.tb utilizamos sempre que possivel os albergues privados,pois os municipais estavam muito cheios,.,.anda muita gente pela via de la plata,.,.,.mas a doer é de ,.,.salamanca para cima,.,.duro mas com paisagens de cortar a respiração,.,.só ha uma palavra,.,.bem haja a alta montanha,.,.,.no total foram 1021km,.,.,.não esqueçam de assinar o livro e colocar a ,.,.,.VIEIRA.,., no rincom del peregrino,.,..boas pedaladas,..,
 

aas

New Member
Caros Jorge Lopes e Nuno Campos,

Obrigado pela apreciação da minha reportagem. Foi feita com muito... "carinho"... :)
O caminho merece realmente algum tempo de assimilação... e fazer (muitas) fotografias é um dos meus gostos pessoais que se amplifica e muito quando faço o caminho. Isto não é compatível com andar a correr (nem eu conseguiria, provavelmente). Aliás, o meu amigo AC que normalmente alinha comigo nestas aventuras é um paciente, pelas esperas a que o obrigo vulgarmente...

Quanto ao caminho em si... pelas vossas palavras sente-se bem o prazer que vos deu fazê-lo :) A mim também, é realmente muito bonito!

Um abraço e... pode ser que um dia nos encontremos por aí!
A. Augusto de Sousa
PS: outras reportagens minhas podem ser vistas a partir de www.portodigital.pt/aas
 

aas

New Member
Caro "Cacaofire",
Isso desde Sevilha é "outra loiça"!!!! Parabéns, porque isso é muito duro... mais ainda pelas trovoadas e demais "familiares" :-D
Etapas de 159Km? Ok... até me sinto envergonhado :-/
Um abraço,
A. Augusto de Sousa
 

cacaofire

New Member
boas,.,.aas.,,.não tens que sentir-te envergonhado,todos os dias eram 7h a 8h em cima da bike,.,.claro que com alforges é sempre mais durito,.,.mas essa etapa tinha uma razão de ser,.,.era ir jantar a bragança,.,.pois um amigo ia-nos buscar a puebla de sanabria e como tal foi esforço extra planeamneto,.,.,.mas para caminheiro o esforço está no seu espirito,.,.,.mas tb te digo para fazeres em 8 ou nove dias tens que fazer etapas de 90km,.,.ou mais por dia,.,.

ha dois anos fiz o caminho do norte,.,.,.irun,.,.santiago,.,.como paisagens é lindissimo,.,.com o mar sempre presente,.,.e altimetria tb,.,.,.todos os dias 1900 a 200mtrs,.,.mas parece que foi mais facil,..,pois as subidas eram interminaveis ,.,.logo subias lentamente,.,.a via da prata não.,,.são paredes por isso a dureza,.,.
xau,.,.boas pedaladas,.,.
 
Top