Varizes e ciclismo

meiabola

Member
Boas Miguel,

Já agora qual a razão clinica que o médico alegou para te aconselhar o abandono da competição ?

Talvez uma 2ªopinião médica ajude e ou esclareça.

Abraço.
 

Miguel Parra

New Member
Boas meiabola.

A razão alegada para o abandono era que o BTT implicava esforços excessivos, por exemplo ter uma parede daquelas que dóem mesmo a seguir a um plano ou uma descida. Segundo esse médico, em estrada isso não acontece, pelo que o esforço a que as pernas são submetidas é menor, ainda que mais prolongado. O BTT é uma constante mudança entre esforço máximo a subir, seguido de descida e assim sucessivamente. Por esta razão ele também alegou que não deveria praticar desportos que implicassem mudanças bruscas de velocidade, como ténis, futebol, etc., ou desportos de impacto como o basquete e outros. No meu caso, o problema parece estar na fragilidade das paredes das veias que não aguentam convenientemente a pressão sanguínea quando as pernas são submetidas a esforços.
Eu já tive várias opiniões entre abandonar, fazer a cirurgia e continuar, esta última sugestão feita por um médico de medicina desportiva. Mas a verdade é que as veias dilatam cada vez mais e tenho cada vez mais dores. Tenho o caso dum colega a quem foi removida uma safena magna e agora a sua queixa é que está a aparecer mais dilatada a safena parva, o que significa que a pressão passou para outras veias.
Só uma pergunta sincera. Não fiques preocupado, pois eu não sou médico. Tu foste operado em Junho? No meu caso disseram-me que as cirurgias às veias são mais aconselhadas nos períodos do ano mais frios. Não sei se isso implica outros cuidados.
Já viste as minhas belas pernas? Vê em www.belaspernas.com.sapo.pt e diz-me alguma coisa. Estas opiniões são importantes.
Um abraço
 

yjmalmsteen

New Member
boas eu tive mt tempo sem praticar kualker tipo de exercicio ...cerca de 7 anos. e no inicio do ano passado começei com o btt. embora nao faça competiçao gosto de fazer aquelas subidas que puxam pelo cabedal. ha 3 dias a olhar-m ao espelho notei que tinha uma veia no gemeo direito mais saida.. prai de 3 centimentos mas agora ta apagada....espero que seja so um falso alarme :S

saude e td d bom para o pessoal
 

sspt2007

New Member
Eh pá!... De facto tens umas belas pernas.
Agora a sério. Tem cuidado. Se tens dores é melhor esclareceres bem isso não vás arranjar algum problema mais sério. Eu conheco um praticante de BTT amador, mas que entra em competições, que já foi operado há alguns anos e está aí para as curvas. Não tem queixas e nas pernas dele não são notórias quaiquer veias dilatadas.
Tem é cuidado com o médico com que te metes.
Deixo-te no entanto uma dúvida. Se deixares a "bina" com o objectivo de fugir à faca é muito provável que tenhas de ser operado na mesma. Pelas fotos que vi a origem do teu problema não deve estar na prática do ciclismo, ainda que este o possa ter agravado. Se alguém na tua família tem varizes é porque deve ser hereditário.
Vai a um bom especialista que te ajude a esclarecer todas as dúvidas.

cumprimentos
 

trukes7676

New Member
ola amigos eu tb sofro do mesmo mal de voçes amigos a minha pergunta é se nao há nada para tomar para k isto melhore e nao a operaçao. já k em portugal temos k esperar um ano para aoperaçao
obrigada e abraço
 

Miguel Parra

New Member
Boas trukes7676.

Eu já fui a vários cirurgiões vasculares. Para além de discordarem em muita coisa, uma certeza estava patente em todos - as varizes são irreversíveis. O facto de se ser operado não quer dizer que o problema desaparece. Mais tarde ou mais cedo voltam a surgir noutros locais. No entanto podem ser prevenidos os sintomas e moderar o avanço da doença, precisamente com natação, caminhada e ciclismo moderado (trabalho aeróbio, isto é, baixa frequência cardíaca 120ppm - 140ppm e rotação entre as 90rpm e as 110rpm, preferencialmente em terreno plano, já que a frequência cardíaca elevada faz aumentar a pressão do sangue sobre as paredes das veias, fazendo-as dilatar; devem-se evitar treinos com muito calor e devem-se pôr as pernas ao alto para que o sangue regresse ao coração para ser oxigenado). Existem medicamentos que ajudam a diminuir os sintomas: dores nas pernas, ardor, comixão, etc. VENOSMIL, PRISMA, CASTANHA DA ÍNDIA. Devem-se tomar banhos em água pouco quente e no final do mesmo passar água fria nas pernas a começar pela ponta dos dedos durante cerca de dois minutos. As veias diminuem de calibre com o frio. Por essa razão no Inverno não temos tantos problemas.
Eu pessoalmente, para além de já ter tomado os três medicamentos, treino com meias de descanso (estas devem ser calçadas com as pernas elevadas por forma a que o calibre das veias seja muito diminuto. A sua função é permitir um melhor retorno venoso. Dependendo do tipo de meia, elas podem mesmo evitar que o sangue circule pelo sistema venoso superficial, obrigando o sangue a voltar ao coração através do sistema profundo, onde, segundo os especialistas, não se formam varizes).

Espero ter ajudado. As minhas varizes estão em www.belaspernas.com.sapo.pt
 

pegasus

New Member
deve verificar a existência de varizes nos progenitores, especialmente do genero masculino

o trabalho dos musculos auxilia as veias a devolver o sangue ao coração, pelo que o desporto é, na maioria dos casos benéfico, pelo que as meias elasticas tazem especial beneficio às pernas sedentárias....

por esforço dedicado de um conjunto e musculos pode desenvolver-se o diametro de uma veia, so observando se poderá tirar conclusões...

assim, antes de mais, qual a sua origem? a circulação mais interna, provocada pelas meias em situações de esforço, pode levar a derrames...

as varizes na foto tem forte origem genética, abdicar do BTT nada resolverá...

e só se opera em caso de necessidade... especial atenção após os 50 anos

consulte um bom médico
 

Miguel Parra

New Member
Obrigado Pegasus.

Todos os meus irmãos, somos 4, temos as veias dilatadas, bastante notórias ao nível do tornozelo. Segundo a minha mãe, o meu pai também tinha as veias dilatadas, sem que nunca lhe tivessem causado problemas. Eu enquanto estou a pedalar, seja qual for o nível de esforço, não sinto qualquer dor. Apenas sinto alguma dor e ardor no final dos treinos ou quando estou parado em pé ou mesmo sentado.

Fiz um exame dedominado Angiodinometria (Doppler vascular colorido) com o seguinte relatório.

MEMBRO INFERIOR DIREITO
Permeabilidade, competência valvular, ausência de lesões parietais, boa compressibilidade, fluxo fásico com movimentos respiratórios e manobras de compressão proximal e distal das veias ilíaca externa, femurais, poplítea, tibiais e peronal.
Competência valvular da junção safeno-femural bem como do tronco da grande safena até ao joelho. Identifica-se 8cm abaixo da prega do joelho perfurante muscular insuficiente na região gemelar; desta perfurante segue-se um trajecto ascendente que depois descende para interceptar a veia safena interna 26cm da arcada plantar. Identifica-se perfurante de Cockett insuficiente a 20cm da arcada plantar que intercepta a este nível a veia safena interna.
Competência valvular da junção safeno-externa poplítea.
Ausência de outras perfurantes insuficientes.

MEMBRO INFERIOR ESQUERDO
Permeabilidade, competência valvular, ausência de lesões parietais, boa compressibilidade, fluxo fásico com movimentos respiratórios e manobras de compressão proximal e distal das veias ilíaca externa, femurais, poplítea, tibiais e peronal.
Competência valvular da junção safeno-femural bem como do tronco da grande safena até ao joelho. A este nível a safena interna recebe uma tributária proveniente de perfurante de Boyd que se situa 39cm acima da arcada plantar evidenciando neste nível fenómenos de refluxo. Identificam-se duas comunicantes de Cockett, uma a 20cm e outra a 25cm da arcada plantar a partir da qual se identificam trajectos venosos que interceptam a veia safena interna a estes níveis.
Junção safeno-externa poplítea com normal permeabilidade e competência valvular.

Será que algum dos navegantes deste fórum me poderá dar umas luzes sobre o que fazer. Alguém está ou já esteve numa situação parecida?

Um abraço
 

sspt2007

New Member
Já foste operado às varizes? Conta como foi.

Olá pessoal.

Infelizmente tenho alguns problemas de insuficiência venosa e, por "ordem" do médico, sou obrigado a andar de bicicleta, quer em treinos quer em provas, com umas pouco habituais meias até ao joelho :mrgreen:. Farto disto, e com o constante medo de forçar mais um pouco com medo que rebente alguma veia, decidi parar por algum tempo para fazer um tratamento, inicialmente com medicamentos e se não resultar com cirurgia.

O que eu pretendo é a opinião de quem já foi operado e voltou a competir.

Como reagiram as pernas? Mais cansaço? Cãimbras? Dores?

Com o tempo voltaram a surgir varizes?

Obrigado.
 

_riplas_

New Member
Re: Já foste operado às varizes? Conta como foi.

Eu não sei nada do teu estado clinico, mas isso parece-me um tanto estranho..
o exercicio moderado é uma força positiva para aumentar o retorno venoso, dai que devia fazer bem e nao o contrario. as meias elásticas também o são. não me parece que uma veia vá "rebentar"...qunado muito formam-se ulceras venosas que são chatinhas de curar, mas tb nao e de um momemnto para o outro qe se formam.

oq ue acontece quando se retiram as veias insuficientes, cujas valvulas que auxiliam o retorno venoso nao funcionam correctamente, o sangue arranja "outro caminho" para passar, deixa de seguir por onde seguia e passa a seguir por outras veias, que elas poderam ficar por sua vez insuficientes também. mas antes de qualquer cirurgia os medicos costumam pedir um mapeamento venoso para avaliar o custo-beneficio do mesmo. caimbras??? não me parece que se tenha mais, dores?? também nao deve ser diferente, mais cansaço??? a insuficiencia venosa causa cansaço, se deixares de ter insuficiencia venosa, deixas de ter esses sintomas caracteristicos.

vê la bem, eu não recomendo a ninguem uma cirurgia sem ter mesmo necessidade da mesma. pernas "pro ar" tds dias, agua fria no banho, massagens circulares sentido ascendente nas pernas, e também há bons cremes apra reduzir os efeitos da insuficiencia venosa.

As meias ate ao joelho, nao me parecem mt boa solução, se é pa ser meias elasticas, ou e perna toda ou e melhor tar quieto, deves ficar com as pernas mt inxadas...deves deves...
 

jpsantos

New Member
Boas sspt2007,

O teu tópico foi junto a um já existente :wink: podes aproveitar para tirar algumas informações.
 

ESTIMA

New Member
Eu tenho varizes na perna esquerda, nunca doeu, passo muito tempo de pé, e nunca tive qualquer tipo de cuidados com elas.
Eu não entro em competições, apenas as voltas do fim do dia e o monte do fim de semana.
Será que devo consultar o medico, ou como não me doi devo ignorar.
 

Gavião

New Member
:p Será que o Meiabola ainda anda por aí? :mrgreen:
Fui operado às varizes no dia 21 de Outubro e hoje 31 (a esta hora já é dia 01 de Novembro) fui tirar os pontos da virilha.
Encontrei este tópico e tava a seguir a evoução do meiabola, para ter ideia de quanto tempo terei de ficar parado. :twisted:
Alguém sabe qual o tempo de repouso e a partir de quando podemos começar a pedalar?
 

atouguia

New Member
Boas pessoal.

Eu também sofro do mesmo mal. Passo muitas horas em pé e como tal tenho varizes na perna direita. Agora, por ordem do médico, uso meias de contenção até à coxa. Gostava de saber é se alguém usa algum tipo de meia para treinar e fazer provas.

Cumprimentos,

Vitor Sarabando
 

clms

New Member
boas

nem mais, mais um com uma variz, a minha na perna direita abaixo do joelho.

Desde puto que a mesma por cá anda, pois quando coemcei a jogar à bola apercebi-me que tinha um altinho, mas nunca passei cartão. Agora com trinta anos a mesma aumento significativamente, muito devido à idade e ao BTT. Após várias insistências da minha mulher e depois do meu pai e primo terem sido operados a uma variz, lá me decidi a ir ao médico.
O meu grande receio, ter de deixar o BTT ou mesmo o Bodyboard.
Após chegar ao médico e contar o meu estorial, não fumo, não bebo, não me drogo, não f..., não tenho problemas de saúde, só faço desporto ele pediu para ver a variz e de imediáto disse "é para operar". Mas depois disse-me é complicado dizer a uma pessoa para ser operada quando não tem incomodo, nem dores, mas eu é que sabia. Que com o avançar da idade a recuperação era mais lenta.
Não me disse para deixar de fazer desporto, mesmo quando lhe disse que o fazia com algum nivel competitivo, apenas me aconcelhou a usar meias a proteger a varis, coisa que não faço, pois já lá vão vários anos de BTT e nunca tive problemas, sendo certo que a meia apenas atenuava uma pancada.
Fui fazer um exame ás pernas para confirmar a operação e o resultado foi o que o médico esperava, ou seja operar.
Vou voltar ao médico no final de setembro e vou ser operado no inicio de dezembro. Não existe melhor ou pior altura para operar, como ele diz os hospitais já te~m ar condicionado, mas eu acho que deve ser melhor no interno, por conhecimento de causa do meu pai e primo.
O médico diz que para fazer vida normal, cerca de três semanas, ou seja apartir daí posso dar uns passeios à beira mar e apartir das seis semanas começar com o btt e bodyboard gradualmente.
Há ainda se virou e disse "você tem rolo de treino?" eu repondi "não" e ele disse " então invista em um, que é bom para a recuperação e para terinar quando está a chover e assim a mulher já não se pode queixar de andar a gastar dinheiro nessas tretas"
Só mais uma coisa, o meu pai com 50 anos levou mais cerca de três semanas a recuperar que o meu primo de 35, o qual foi trabalhar ao fim de duas semanas

cump

depois dou noticias
 

luisfoliveira

New Member
A minha namorada teve uma flebite há uns dois anos e entretanto, mesmo não sofrendo eu de problemas vasculares, tenho tido contacto com esta questão. E do que me tenho apercebido, uma das coisas que dá realmente algum alívio a estes problemas é dormir com as pernas ao alto. Para quem teve flebites, é uma das duas coisas essenciais à recuperação, isto com a meia de compressão.
Agora dormir com as pernas ao alto envolve algum investimento, exige um colchão que não tenha molas e um estrado reclinável. Eu durmo com um e digo-vos que é mais confortável que dormir em plano. Procurem conselho dum bom médico.
Em relação ao investimento, eu pesquisei muita coisa e o que há de incomparávelmente mais barato é o ikea. O estrado não é muito difícil de montar e com o colchão adequado a coisa fica, para uma cama de casal, pelos 450€.
 

clms

New Member
já fui operado à variz e já estou de volta sem limitações, cerca de 50 dias depois

correu tudo bem... três semanas depois começei a fazer "rolo" depois fiz um teste em estrada mas ainda não estava em condições, continuei no rolo e agora sim, estou praticamente ao mesmo nivel que estava.

www.carlossantosbtt.blogspot.com
 
Top