Valvulas tubeless

njsfer84

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Boas, tenho uma Rockrider 8.2 de 2010 (com rodas rockrider) e vou experimentar converter os pneus e rodas em tubeless. Para já vou apenas fazer umas experiencias com os pneus de origem que serão trocados brevemente.
Acontece que fui comprar uma valvula tubeless numa loja e perguntaram-me para que rodas eram, porque, diziam eles, para cada marca havia um tipo de valvula diferente. Disse que eram da Rockrider e como não conheciam eu disse que da Mavic deveria dar, porque as rodas do modelo anterior eram.
A minha duvida é a seguinte: será que é normal haver valvulas especificas para cada roda, ou é normalmente univeral? É que eu não queria abrir a caixa da valvula sem ter a certeza que dava ou não para as minhas rodas, para se não der, poder trocar.
Sinceramente achei esquisito, porque pensei que uma valvula é uma coisa +- universal e porque as rodas serão +- todas iguais tirando a parte do tipo de valvula.
Btw as valvulas são presta.

Imagem das valvulas: h**p://www.go-ride.com/product_images/Tubeless%20Valvehr.jpg
Custaram 14€ :oops:

Cumps
 

peanuts

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Acho que só pode diferir se as rodas forem para válvula presta ou válvula schrader (válvula fina ou válvula grossa)
 

njsfer84

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Pois, eu tembém pensei nisso. Então será que posso abrir a caixa da valvula e começar a converter a roda? Estou aqui com umas pulgas para converter a roda de trás.
 

SURFAS

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Acontece que não é apenas colocares válvulas tubeless para teres umas rodas UST!!! Aliás essas válvula é exclusivamente para jantes UST que não é o caso das tuas, acho eu.

O que tens de adquirir é um conjunto No Tubes ou No Flats que é uma fita que irá selar a jante e o liquido para selar o pneu.

18828.jpg
 
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Silvas

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Boas,

Em primeiro lugar era bom saber exactamente que aros tens porque se não forem tubeless então essas válvulas não te vão servir para nada e em vez das válvulas tens de comprar o kit que o SURFAS mostra.
 

njsfer84

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Boas, primeiro de tudo gostaria de agradecer pela ajuda.
No entanto acho que eu me expliquei mal. Eu sei que não basta uma valvula tubeless para tornar as rodas tubeless.
O que eu quero é fazer uma conversão caseira das minhas rodas e pneus. Queria experimentar fazer a conversão no pneu de trás para servir como "teste" porque brevemente vou trocar os pneus e queria já saber como fazer a conversão em condições.
Como disse anteriormente a bicicleta em questão é um Rockrider 8.2 de 2010. O problema é que as rodas são da marca rockrider e não encontro nelas nada escrito. A única coisa que encontro é a descrição delas no site da decathlon que diz "aros Rigida Rival com discos brancos; cubos de roda Rockrider de disco SPD51/ DC32, rolamentos estanques; raios em aço inoxidável 2 mm".
Tirei as seguintes fotos e gostava que me dissessem o que acham delas:

Aro sem a fita de protecção:
img1919copy.jpg


Aro com a valvula tubeless metida:
img1920copy.jpg


Vista de perfil do aro:
img1926copy.jpg


Acham que dá para ver nas imagens se o aro dá para fazer uma conversão "caseira"?
É que eu já tenho o liquido, a valvula tubeless e as fitas para isolar a parte dos raios.
Eu encaixei a valvula tubeless sem problemas, logo deverá dar perfeitamente para o que eu quero.

Gostaria que me dessem então uma opinião se posso ou não andar para a frente na conversão "caseira" e se acham que os aros dão conta do recado.

Ps: os pneus são da marca Btwin, mas serão brevemente trocados por uns Maxxis Ignitor/Larssen TT ou Kenda Karma/Small Block Eight

Cumps
 

Silvas

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Essas válvulas não foram feitas para esse tipo de aros. Os aros UST têm uma depressão ao centro muito mais funda que é onde a parte de borracha entrar e garantir a selagem mas se achas que é capaz de resultar então força.
Depois conta o resultado, pode ser que o pessoal que queira também fazer uma conversão de aros normais tenha mais uma maneira de o fazer.

Não sei se já viste este tópico:
http://www.forumbtt.net/showthread....?highlight=Como+converter+rodas+convencionais
 

njsfer84

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Pois, eu não sabia que estas valvulas não eram especificas para este tipo de aros. Agora fiquei fdd porque gastei 14€ numa valvula que não é indicada. Mas de qualquer maneira vou ver se dá. Com uns O-rings pode ser que o ar não saia.
Depois se resultar eu digo ao pessoal.
Esse topico já conhecia.

Obrigado pelos comments
 

essence_s

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Não desanimes que a valvula é capaz de dar na mesma.Já gastas-te o dinheiro, n há nada como experimentar!!
Boa sorte nisso e depois , dá o feedback do trabalho
 

SURFAS

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Isso é um risco, o que estás a fazer!!

Não estás a converter nada em tubeless. Estás a colocar uma fita "normal" num aro normal com um pipo tubeless????
A fita que faz a conversão envolve o aro todo, parede lateral e fundo, que faz com que um pneu normal encaixe na fita!!!

Se queres fazer a tal conversão caseira:

Pega-se em 2 câmaras de ar roda 20 e abrem-se em todo o seu comprimento, com cuidado para o corte ser feito na parte exterior da câmara e ser direito, corte limpo, sem irregularidades.

De seguida basta esticá-las e instalá-las, tal e qual as fitas de aros dos kits tubeless. Há que verificar a tensão da borracha, verificar se tem fissuras, etc, etc.

A seguir instala-se o pneu e enche-se, atenção que e aconselhável usar uma bomba com bastante pressão, pois com a normal bombita que usamos, vai ser um cabo dos trabalhos para conseguir encher o pneu. Depois de estar cheio, e com muito cuidado, corta-se o excesso de câmara de ar, que entretanto ultrapassa o aro... e usar o liquido selante.

[video=youtube;WRM7gq1fcoQ]http://www.youtube.com/watch?v=WRM7gq1fcoQ[/video]

Embora não o recomende, há quem nunca teve problema :teclar:
 

pepelento

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Tenho umas rodas dtswiss x420sl convertidas apenas com fita, válvula e selante notubes. Zero problemas. Se fizeres uma pesquisa aqui pelo fórum, tens mais 500 que fizeram o mesmo. A questão é se os pneus (que suponho não são tubeless) vedam com o líquido. Uns são mais fáceis de converter do que outros. Alguns não dão mesmo.

Aconselho a usar fita própria, como a notubes ou a da roval.
 

njsfer84

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Boas, mais uma vez acho que não fui bem compreendido.
Vou tentar explicar-me melhor. Eu sei que na foto do meio a valvula está metida juntamente com a fita que vem na jante de origem, mas isso foi só para mostrar que a válvula encaixa bem.
Quando for para converter a roda em tubeless, tiro essa fita azul. Depois limpo bem o aro, e vedo a parte interior da jante com fita adesiva preta tipo de electricista. De seguida uso aquela fita da tesa cinza e vedo o resto do interior da jante. Só no fim disso é que abro o buraco para a valvula. Depois dela estar no lugar, meto o pneu ao sitio, junto um bocado de liquido selante e tento encher com um compressor.
Basicamente é isso. Agora espero que a valvula não perca ar. Á partida não deve perder, porque ela veio com uns O-rings em borracha que devem isolar bem. Mas só experimentanto.
Estarei a proceder certo?
Tenho mais uma pergunta a fazer:
É preciso usar algum liquido para o pneu aderir melhor á jante, ou por norma ele "cola" bem. A jante tem uma pequena saliência que deve fazer com que o pneu não saia fora, mas se impede que o ar saia ou não é que só experimentando.
Obrigado pela ajuda
Cumps
 

Peixinhus

Active Member
Antes de meteres o liquido deves insuflar o pneu a seco, para veres o resultado. Só depois deves analizar se as fugas podem ser colmatadas com o liquido.

Abraços
 

njsfer84

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Pois, já tive a ver o videos e está interessante. A cena da camara de ar por fora é que não dá em nada. Mesmo que se corte bem deve ver sempre alguma coisa. E depois se furar durante um passeio, e como não haverá água e sabão por perto, para tirar o pneu deve dar trabalho por causa do atrito da borracha do pneu e da camara. Acho que o método da fita adesiva no aro é mais limpo.
Mais uma coisa, se o liquido (comprei da slime) não vedar as porosidades do pneu ou se por alguma razão o pneu ou jante perderem ar pelos lados, dá para recuperar o liquido?
E já agora os pneus tubless "a sério" não precisam de liquido, certo? Mesmo numas rodas convertidas? É que se assim for, compro uns tubless e esqueço o peso a mais.

Cumps
 

PlayGhost

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Se por alguma razão o pneu perder ar, é natural que possas perder parte do liquido. Pelos poros do pneu (Rocket Ron) já perdi algum liquido também nada de especial. Pelos poros apenas perdeu nas primeiras 2 semanas. Depois vedou por completo. Os pneus tubeless "a sério" não precisam de liquido, contudo penso que será sempre melhor ter o liquido para vedar eventuais "furinhos" que se possa ter.
 

njsfer84

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Pois, então se calhar vai ser mesmo isso.
O pessoal diz para encher os pneus tubeless com compressor por causa do debito de ar. E o que se faz quando se tem um furo ou se perde ar num passeio/prova com tubeless? Usa-se camara? É que não deve haver ninguém que leve compressor no camelback. (lol)
 

Silvas

New Member
O compressor é bom mas só na fase inicial, até as paredes do pneu "colarem" às paredes do aro. Depois tudo o resto pode ser feito com uma câmara de ar normal por isso essa questão de usar um compressor para encher um pneu tubeless furado ou com perda de ar não se coloca.
 

PlayGhost

New Member
O liquido nos pneus não é milagroso, mas reduz e muito os furos. Eu prefiro ter a bike mais pesada, mas evitar algumas chatices.
 

vanio

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converter rodas em tubeless

Boas

Estou na mesma situação que tu estavas,e com a mesma bike!
Sempre conseguiste converter?Que dizes vale apena?Trocas-te de pneus?


Abraço
 
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