Valvula IFP (amortecedores Rockshox)

andrextr

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Boas.

Tenho um amortecedor Rockshox ARIO com a válvula IFP no fundo (como todos os amortecedores têm). Uma vez que o meu amortecedor é destinado ao XC deve vir de fabrica com uma elevada pressão na câmara IFP (a camara IFP é a responsavel pela plataforma do pedalar).. isto torna o amortecedor muito duro no inicio do curso, não bombeia, mas também não é sensivel e em impactos de alta velocidade a roda resalta muito durante o impacto.

2229401.jpg


A minha questão é se alguém já brincou com esta válvula, e se já experimentou a reduzir a pressão... Dá para repressurizar facilmente a câmara com uma bomba de amortecedores normal ? caso o resultado não seja como esperado....

Cumps.
 
Bem... és tú e o Indiana Jones! vamos à aventura!

Mexer até podes... mas o que lá está não é ar... é um gas inerte que não temos maneira de lá recolocar.
Se quiseres lá colocar ar, a tua bomba de ar e um adaptador correcto fazem o serviço, mas nunca vai ficar na mesma.

Se está saltitona é quase de certeza o Rebound... deve estar muito rápido, tenta acrescentar mais um click de cada vez que andas.

VT
 

andrextr

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O rebound está bem ajustado, o amortecedor é que não tem sensibilidade nenhuma devido à plataforma de pedalar IFP, e em impactos rápidos como raizes, a roda em vez de engolir a raiz suavemente dá um impacto forte ao bater na raiz e resalta... só no resalto é que sinto a amortecer... é tal e qual como acontece numa Epic com o BRAIN pouco sensível.



As razões pela qual pergunto isto é que no manual de serviço oficial da Rockshox, encontrei que no caso do Rockshox MONARCH e VIVID, dá para abrir o corpo do amortecedor, e para isso é preciso efectivamente esvaziar a camera IFP. No final do serviço de manutenção eles dizem para meter 250-300psi com ar ou azoto como diz na imagem seguinte:

ifp.jpg




E como existem amortecedores no mercado que dão efectivamente para regular a pressão IFP, quer seja os manitou SPV ou os 5th element:

5th-E-Air-shock.jpg

4. IFP Air Pressure - Lower pressures (50-90psi) will provide a softer ride & lower blow-off threshold for sharp edge hi-speed bumps (large & small), and are ideal when the going is on the slippery side or you're looking for a smooth ride. Higher pressures (95-125psi) will provide a firmer ride control, firmer pedalling & a higher blow-off threshold for sharp hi-speed bumps (large & small) & work well when it's dry & pedally. If you alter the IFP pressure by more than 20psi you will need to check your sag again & possibly alter the main air chamber pressure. (mais em http://www.tftunedshox.com/faq/cat/5th-element-air/97.html )

Tirado do manual do 5th element:
"The IFP air pressure settings control the position sensitive damping feature of the shock. IFP air pressure adjustments vary the starting compression force that affects the pedaling platform & high-speed blow-off.The IFP air pressure range is 75-125psi. Lower pressures will provide a softer ride & lower blow-off threshold for sharp, highspeed bumps. Higher pressures will provide a firmer ride control, firmer pedaling &higher blow-off threshold for sharp, high-speed bumps."




Tudo isto leva-me a crer que alterando a pressão dessa válvula "mágica" poderia obter melhores resultados e tornar a traseira da bike muito mais reactiva aos pequenos impactos, e não como um CEPO que parece bloqueado e só absorve as porradas valentes....


A unica coisa que me impede de reduzir a pressão é o facto de não ter uma bomba com esse adaptador senão ia já experimentar !!

PS: reparem que no 5th element eles recomendam 90Psi no IFP enquanto que no rockshox são 300Psi... 3x mais !!! :shock:
PSS: as rockshox SID também trazem valvula IFP na parte superior da perna direita não trazem? E para que serve isso? Para eleminar o bombeio e tornar a suspensão menos sensivel certo?
 
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