vale a pena recuperar bike da sucata?

MADCoelho

New Member
Boa tarde pessoal, a uns dias atrás fui a uma sucata daquelas que têm tudo a procura de uma peça para o meu carro e vejo la no meio da tralha uma bike que parecia ser alguma coisa de geito, perguntei ao homem quanto queria por aquilo e ele disse que se comprasse a peça levava a bike de borla....

quando vi mesmo bem como é que estava ate fiquei com pena da dita..... tirei aqui algumas fotos para vocês verem como está, gostaria que me dissessem se vale a pena arranjar, que modelo é? isto presta? basta clickarem nos links sffvr. obrigado.

http://prntscr.com/3da3fv

http://prntscr.com/3da3xy

http://prntscr.com/3da4ce

http://prntscr.com/3da4nt

http://prntscr.com/3da4yw
 

Joseelias

Well-Known Member
Parece-me que essa é uma Orbea Dakar de 2003 pelas imagens do google. E pelo desviador usado, pela suspensão, e por ter ainda suporte de v-brakes e vir equipada com uns devia de ser uma de entrada de gama da marca. Até o guiador parece ser de aço, bem como o espigão de selim por isso não é um quadro de topo.

Podes sempre ficar com ela e pesar o quadro para ver quanto pesa e se não tem fissuras, e outros problemas para lá da pintura. Se vale a pena ficar com ela tens que avaliar por ti. Seria uma melhoria em relação ao que tens? Gostarias de ter uma segunda bicicleta para usos mais específicos como uma single-speed, uma bicicleta urbana, de viagem, ou preparar esse quadro para fazeres estrada até colocando uma forqueta rígida?

Podes sempre apontar para uma montagem low-cost já que o quadro já o tens e costuma ser a peça mais cara na bicicleta. Podes até dar uma olhada no olx para ver o que por lá se vende. E basta dar-lhe uma pintura ou simplesmente mandar polir e envernizar e fica logo com outra cara.
 

TiagoMAIAC

New Member
Boas,

Achei engraçado ao ''teres pena'', mas sem querer ferir-te os sentimentos, como deves imaginar isso é lixo.

Mas tentando ser mais agradável, sei exatamente que bike é essa e à volta de que ano é. (Tenho um amigo que teve uma igualzinha)

Já deves ter lido que é uma Orbea, hehe, modelo Dakar de 2002 ou 2003, já não me lembro bem. Agora sei que existia um modelo Disc, esse tem o apoio traseiro, mas deve ser o de entrada com Cantilever.

Quanto a se vale a pena recuperar, isso parte de ti. Tens de ter noção que periféricos são todos lixo. Está aí trabalho que ninguém, a não ser tu, depois de o fazeres vai valorizar.

Cumpz, e boa sorte
 

MADCoelho

New Member
eu tava a pensar em meter uns componentes e roda-la so na estrada, tenho um specialized para mato, fissuras nao tem, alias ele nao tem é nada de... bom. o polir e envernizar sairia caro nao?
 

MADCoelho

New Member
ainda à pouco olhei para ela e disse a mim mesmo: que lixo que isto é. mas ainda estou a pensar em limpar tudo o que ela tem, decapar e pintar, usa-la para estrada com forqueta rigida como disse o camarada Joseelias.


a bike em si nao e nada de mais mas... olha a ver vamos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Contacta umas oficinas de pintura de carros e pergunta-lhes em quanto ficaria a repintura ou decapagem e verniz. Tenho ideia que até nem é tão caro quanto isso pelo que já li.

Se estiveres a considerar a montagem de uma segunda bicicleta útil e sem grandes aspirações de teres aí uma máquina de topo, sempre sai mais barato que a compra de um quadro novo mesmo que fosse da mesma gama.
 

MADCoelho

New Member
eu faço isso em casa, decapar e pintar sei fazer, estava a pensar em comprar um forqueta rigida e montar para estrada. o quadro nem e pesado, tive um Vag que era muito mais pesada que isto, e nao foge muito a regra, e leve e nao tem nem mossas nem fissuras o que já é bom. como nao gastei dinheiro com ela talvez a arranje e venda quem sabe. mas duvido muito porque depois o valor sentimental e maior do que o comercial kkkkk
 
Ao restaurares a bike, sempre vais ter uma história para contar ;) Mas para isso vais ter que gastar bastantes € ;) Mas acredito que saia dai uma boa espingarda...
 
se fosse eu ficava com ela, tratava da pintura em casa e as peças comprava usada baixa gama só para ter outra a rolar, para o mato tenho outra (como tu) e essa ficava para ir ao pão e dar umas voltas pequenas em estrada, eheh
 

MKII

New Member
Boas.
Tudo vale a pena! Desde que seja desejado por nós próprios. Nem que seja sucata.
Como se costuma dizer: ''-O lixo de uns, é o tesouro para outros!''
E assim foi com o meu mais recente projeto. Por incrivel que pareça é uma VAG GRANIT alloy7005, que foi uma das minhas primeiras grandes bicicletas nos altos andamentos de btt.
 

MADCoelho

New Member
com as peças que tenho em casa, o que me sairá mais caro e a forqueta rigida e umas rodas, de resto penso ter o que ela precisa para rolar, a pintura nao tou a pensar em gastar mais de 30 euros com decapante e tinta.
 

Joseelias

Well-Known Member
Aí está uma bicicleta que vale a pena ter. Mesmo que não seja um topo de gama serve muito bem para fazeres estrada, para a usares como uma bicicleta utilitária e até a preparar para viagens, pois o quadro tem apoios para alforges. A combinação de cores está bem conseguida e o quadro prateado fica aí a matar. Tens é que o envernizar pois o alumínio vai oxidar e perder o brilho.

Se quiseres ser preciosista podes sempre mandar fazer uns decalques com o nome da marca e o modelo e colocar antes de envernizar.
 

MKII

New Member
Boas. Obrigado pelas dicas e pela vizualização das minhas imagens que não apareceram no post anterior.
Ela ainda está em construção! Começei esta semana e ainda está em fase de ensaio para rodas 37-622/700 x35c.
Quanto ao quadro já fiz a montágem para mandar à gráfica para por na bike. Quanto à pintura, ele vem assim de origem com aluminio polido 7005, que é composto por zinco e não magnésio como o 6061 que é mais oxidante à salinidade.
 

MKII

New Member
Deixo aqui um pequeno excerto para se compreender melhor a coisa:

[h=3]Diferenças entre Alumínio 6061 e 7005[/h]Muitos fabricantes indicam a liga de alumínio usada para fabricar seus quadros. Uma das grandes dificuldades das ligas de alumínio é permitir a solda, e as ligas 6061 e 7005 são praticamente as únicas que toleram solda adequadamente. Metais podem ser tratados termicamente (têmpera) para se tornarem mais resistentes. No caso do 6061, a têmpera usada em ciclismo é sempre a T6. Não existe quadro de bicicleta 6061 que não receba têmpera.
Não dá para julgar a qualidade de um quadro apenas pela liga. É possível fazer quadros muito bons tanto com 6061 como com 7005, com pesos equivalentes. Assim como também é possível fazer quadros ruins com ambas.
A liga 7005 é um pouco mais resistente, porém mais densa (pesada). Ela permite fabricar tubos com mesma resitência, mesmo peso e paredes um pouco mais finas que o 6061. O principal aditivo da liga 6061 é cromo, enquanto que o principal aditivo da liga 7005 é zinco.
Controle de qualidade, design do quadro e bom manuseio dos materiais são fatores muito mais decisivos na qualidade de um quadro do que a liga de que ele é feito.
 

FMCurto

Active Member
Exacto, eu fiz o mesmo num quadro de uma rockrider (decapar e deixar em cru) e posso afiançar que se perdeu algum brilho com o tempo foi uma diferença muito marginal.Vai muito do tipo de aluminio, mas no meu caso julgo que é 6061.
 
Last edited:
Top