V Passeio BTT Rota do Fumeiro

edumad

Member
Participei no ano anterior e tinha seguido as fotos dos novos trilho que se preparavam com grande atenção. As expectativas eram grandes.
Fiquei desiludido... mas a culpa cai toda no S. Pedro. Sei bem que aqueles trilhos seriam bem mais divertidos sem o lameiro em que se tornaram alguns óptimos single-tracks.


A organização foi óptima, o reforço impecável. Havia de tudo mesmo para quem como eu rola na cauda.
Como disse um amigo meu, a água dos chuveiros estava mais quente do que a do monte, por isso tudo bem. A mim soube-me bem. Bem também me soube o almoço.

O reforço energético com barras de cereais podia talvez ser mais cedo, para ficar mais distanciado do reforço propriamente dito.
 
Last edited:

Shira

New Member
Boas, na minha opinião estão a desvirtuar um grande PASSEIO de btt.
Mesmo com tempo bom, o percurso era muito duro, assim já cheira a percurso de competição, e não foi assim que conquistaram os bttistas em edições anteriores.
O percurso na minha opinião não era nada de especial, o mesmo do ano passado ao contrário, Single tracks bons mas repetidos.
O que não se pode deixar de felicitar é o trabalho desenvolvido pela organização, mas gostei mais em anos anteriores.
Banhos fantásticos e reforço muito bom.
 

edumad

Member
Devo concordar que chamar passeio será um pouco eufemistico visto que tinha + de 1000m de acumulado e que as subidas longas começaram cedo.

Mais duro ou menos duro, mesmo para recreio, depende da opinião de cada um.
 

Shira

New Member
Concordo plenamente, o que eu me refiro é que o passeio foi muito duro para o nivel da maioria dos participantes.
Outra situação que não gostei, foi a indicação de 1100 de acumulado e no final o meu gps indicar 1650.
 

Jorge Dias

New Member
Realmente a chuva prejudicou, e muito, o gozo dos trilhos que estavam reservados para mais um dia de BTT.

Mas se para nós, betetistas, o tempo foi mau, o que dizer para a Organização? Louvo aqueles que, sozinhos, à chuva e vento, aguardavam a passagem nos cruzamentos, e não deixavam de ter uma palavra de incentivo e de estimulo para quem pedalava. Esses, sim, são merecedores de elogios, não nós que estávamos a pedalar, porque o gozo, maior ou menor, era nosso.

Foi pena não podermos gozar, completamente, aqueles trilhos, mas nalguns consegui divertir-me, e isso é que conta :).

Mau, foi ter-me esquecido, num beiral duma janela junto à CGD, de algum material: bolsa de telemóvel (apenas a bolsa), luvas, vermelhas, banda do pulsometro da Garmin, e não sei se mais alguma coisa.

Se alguém poder ajudar a encontrar este material, agradecia o contacto, aqui ou por MP.

Divirtam-se,
Jorge
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Sou mais um felizardo que participou ontem em mais um passeio organizado por esta malta "Pedalar Vieira", não tenho uma única queixa a fazer (TUDO PERFEITO). Pois a única "queixa" cai sobre a lama/água, que nos obrigou a ser mais zelosos, devido ao estado lastimável daqueles brilhantes single´s, quer a subir, quer a descer.

Mas no fundo sabíamos bem o que iríamos encontrar.. o vicio/vontade de dar ao pedal pela Cabreira, é que nos foi convencendo de que lá a chuva/lama não se iria fazer sentir. :D

...quanto a quem diz que gostou mais de edições anteriores, sei porque o dizem... a 1ª vez que se pedala na Cabreira, é um constante descobrir de coisas (fauna/flora) novas... agora, por mais que se faça, nem tudo é de novo. Por isso não podemos de todos "culpar" a organização.

O terreno estava pesadíssimo, fazia com que as subidas parecessem ainda mais acentuadas... o que tornou um evento doloroso para os mais "destreinados". Com um dia de sol, TUDO seria diferente para melhor.... teríamos paisagens maravilha para apreciar, parava-se para tirar umas fotos, dar umas rizadas, etc.. etc... ontem, era olhos postos no chão a ver o melhor sitio para passar e toca a pedalar para terminar rápido.. olhar para o horizonte de nada servia... o nevoeiro serrado e o vento mal nos deixava olhar em frente.

....dizem que a capital do BTT é em Tábua (para mim até à data é Vieira do Minho), no dia 25 de maio lá estarei (Tábua) para ver se realmente têm ou não trilhos melhores do que na Cabreira (não me parece). ;)
 
Last edited:

General Freddy

New Member
Viva "Medroso#78"... e todos os amantes do BTT!

Tábua não é a Capital do BTT.

Dizem que é o Paraíso do BTT, mas paraísos, capitais ou catedrais, são todos os eventos em que as organizações dão tudo para que nós, betetistas,

tenhamos um GRANDE DIA DE BTT, e não tenho a menor dúvida que o pessoal de Vieira do Minho está nesse lote de organizações, conforme pude testemunhar no ano passado.
:exacto:

Espero que, na visita a Tábua no dia 25 de maio, todos se divirtam, pois tudo iremos fazer para que isso aconteça!

Grande abraço!!!



 

Neo Rider

New Member
Boa noite a todos,

Venho desta forma, em nome da PedalarVieira Associação, agradecer a todos os participantes pela vossa presença. Foi mesmo pena a chuva não nos ter deixado nem um minuto pois dessa forma não puderam desfrutar em plenitude de tudo aquilo que foi preparado.

Caro Shira, conforme imagem em anexo pode comprovar que aquilo que diz está errado. Apenas 28% do percurso foi do ano anterior e desses 28% 17% foram de estradão em terra batida, 5% em estrada (inicio e chegada) e 6% de trilhos (Trilho da Cerca e parte do Trilho da Corça). Portanto não percebo o seu poste em relação ao ser igual ao do ano passado ao contrário.

Em relação ao acumulado de subida, qualquer passeio no Norte (Zona Montanhosa) tem acima de 1000 mt de acumulado de subida, mas compensados de + de 1000 mt de descida. No caso deste passeio a informação passada foi a dada pelo GpSies.

Em relação ao facto de parecer competição, só o parece devido a vários factores que não são o percurso. primeiro vimos de um periodo de meses de chuva e pergunto quantos km treinaram nos ultimos 2 meses? Talvez a falta de treinos sejam uma das razões aliadas ao mau tempo que se fez sentir. O andamento era livre, sem tempos e sem prémios por isso é caracterizado como passeio.





Mais uma vez obrigado a todos pela vossa presença, são vocês que nos fazem continuar a trabalhar. Temos de meter umas cunhas a S. Pedro para que no Passeio Rota do Fumeiro não chova mais, hehehe :wink:

General Freddy, um abraço e concordo com o que diz, PORTUGAL é um paraíso, a capital do BTT. Só há bom btt graças ao fruto do trabalho e do prazer de quem faz algo pelos outros. Que tudo corra da melhor forma na vossa maratona.
 
A visita à Serra da Cabreira já era um desejo que me perseguia há algum tempo.

Quando me deparei aqui no Fórum com o anúncio do V Passeio da Rota do Fumeiro, não hesitei, não passava deste ano, e nada melhor do que aliciar alguns dos camaradas do pedal a disfrutar da beleza da Cabreira, embora para alguns não já não fosse novidade.

O testemunho deixado pela organização com fotografias dos trabalhos na preparação dos trilhos, demonstravam uma organização empenhada e esforçada, e os trabalhos eram levados a cabo debaixo de condições semelhantes às que encontramos ontem, mal sabiamos nós o que nos esperava.

As fotografias também me aguçavam o "apetite" por ver in loco a beleza magnifica da Cabreira e poder disfrutar daqueles fantásticos trilhos.

Anseava desesperadamente pela chegada do grande dia, e desesperava por ver que as previsões meteorológicas não eram as mais desejáveis para gozar da melhor forma do passeio.

Apesar da muita chuva e lama e do persistente nevoeiro, deu para ver que a Serra da Cabreira tem paisagens deslumbrantes, os trilhos e os single tracks são do melhor onde já pude pedalar, pena foi que o tempo não tenha ajudado e o dia teria sido perfeito.

A Organização este Excelente a todos os níveis.

Gostei particularmente do pormenor dos dorsais serem personalizados, a sinalização e marcações estavam impecáveis não deixando a mínima probabilidade de alguém se perder.

O reforço um must de variedade e qualidade.

Foi sem dúvida um grande dia de BTT a repetir com toda a certeza.

Boas pedaladas
 

Shira

New Member
Caro Neo-Rider, eu não estou a por em causa o excelente trabalho que tiveram na realização do evento.
A minha opinião é que achei o percurso muito duro para um passeio, e que era muito parecido ao dos outros anos.
E na minha opinião é escusado fazer um percurso com 1650 de altimetria para este ser bom.
Quanto ao gpsis, só dar 1100 de acumulado isso não sei. Mas o que sei é que no google deu 1650, e a foto de satélite que colocaram também era do google, assim sendo também poderiam colocar a altimetria do google, e o pessoal já sabia com o que contar.
Abraços, obrigado pelo vosso trabalho e até para o ano.
 

Medroso#78

Active Member
....já tenho saudades daqueles single "treck´s".... a subir, a "rolar" e a descer. Aquele lá no cimo da serra, até à antena.... seguido do single "abrigo do garrano" (onde esteve também o "xor" presidente a tirar fotos), que espetacular..... mesmo molhados (nem tinha muita lama quando passei), deu-me um gozo daqueles..... depois aquele a descer até cá em baixo ui... mas que delicia. :D
 

brn85

New Member
Foi a primeira vez que participei neste evento e de facto o tempo não ajudou. A chuva constante e o vento até nem me incomodaram assim tanto. Pior foi o estado em que a chuva deixou os trilhos. Muitos deles quase não se podia andar quando lá passei. Acredito que os primeiros tenham tido melhor terreno, mas os últimos já só encontraram lama e mais lama. Apesar disso gostei bastante da organização, sempre com pessoal bem dividido pelo percurso, e muitos a fotografar, um pré-reforço e um reforço muito bom, e depois a beleza natural desta zona, que de facto merecia um belo dia de sol para ser apreciada ainda mais!
 

bel-to

New Member
Vou ser muito rápido na minha analise...
Parabéns Vieira do Minho, mais um evento espetacular a todos os níveis. Sendo um participante desde a segunda edição e do homem e a serra...criticas?!não sei aonde e a quê...a única falha desta malta foi não ter convidado o S.PEDRO para a festa, daí a chuva e a muita lama nos trilhos...~
Agora a serio, Vieira do Minho organiza dos melhores passeios que eu conheço e que já são alguns...continuem assim! Prova disso é o numero participantes que galopa de uma forma vertiginosa de uns anos para o outros!
NOTA-tentem manter os trilhos e as pontes ciclaveis,pois é um crime deixar ao abandono(ainda há cerca de 1 mês foi repetir a volta de há 2 anos com alguns amigos que não conheciam a cabreira e eles ficaram encantados com os trilhos.

abraços e ate um dia destes:#1:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Logo que estejam os trilhos "100 lama" apitem, a malta numa vagazita volta de novo a Vieira do Minho. Mais uma vez obrigado. ;)
 

PEDALARVIEIRA

New Member
Boas a todos,

A Pedalarvieira vem por este meio agradecer a palavras de todos aqueles que fizeram comentarios aqui no forum!!

A pedido de muitas pessoas a Pedalarvieira, vai convidar todos aqueles que pretendem repetir o percurso do V Passeio BTT Rota do Fumeiro numa data que será divulgada daqui a uns dias.

Esta volta será feita com os membros da Pedalarvieira " sim, nós tb queremos faze-lo :D" numa manha de domingo.

Pois parece que o S. Pedro decidiu fechar a torneira e com isso, vocês vão poder ver e apreciar todo o percurso de uma forma melhor, tanto a nivel de terreno como de paisagens!!

Assim que tivermos uma data, será prontamente divulgada!

Cumpts
 
Top