V-Brake Alhonga vs Disco Mecanico Shimano M415

btt_

New Member
Será que vale a pena trocar os V-brake por discos mecanicos? O peso penso que não compensa... É que um amigo está disposto a darmos pois trocou os dele por hidraulicos. Queria ouvir mais opiniões.

Agradeço desde já.
 

PMRR

New Member
Olá,

tens vantagens e desvantagens...

A vantagem é que não vais perder mta força de travagem com chuva, lama, etc como acontece com os v-brakes
A desvantagem é que vais pôr mais peso na bike.

Acho que é uma questão de prioridades
 

Jepas

Super Moderador
Se as rodas tiverem as fixações, avança. Se são dados não perdes nada e se não gostares podes voltar aos v-brakes. O ideal seriam discos hidráulicos, mas assim sempre teremos um feedback sobre as vantagens dos v-brake face aos discos mecânicos.
 

btt_

New Member
Ok obrigado pelas opiniões. Então dentro de 2/3 dias ele dar-me-á os travões de disco e logo que montar darei uma voltinha para testá-los e darei o feedback... Penso que a melhoria da travagem em chuva/lama é importante pois com os meus travões actuais, por vezes, apanho alguns sustos (já dei algumas quedas) por um aumento enorme da distancia de travagem e também falta de sensibilidade...
 

Metal_Man

New Member
Isto é tudo muito relativo amigo btt_. Já tenho falado com pessoal que me tem dito que uns bons v-brakes são de longe superiores a uns travões mecanicos. Mas monta lá e depois diz alguma coisa sobre eles
 
Last edited:
Boas. Os travões de disco, no aspecto visual acho que ficam melhores numa bicicleta. Já esses travões que tu tens não devem ser grande coisa(como os meus), o meu irmão tem na Trek dele uns calços da BBB, que acho que já não se fazem, aquilo sim trava e ao contrário do que se diz por aí, em lama também trava, na dele não se nota diferença, na minha sim... e bem! Vê lá, é como o Jepas diz, eu prefiro os V-brake, mas se gostas desses põe, também se não gostares é fácil :D

METALLICA
 
Last edited:

btt_

New Member
Boas, só pude testar hoje os travões pois estou com os joelhos "empenados" depois de ter dado 6/7 quedas no mesmo dia :p (deve ser para compensar todas as vezes que não caí)
O que notei foi que o poder de travagem aumentou ligeiramente, não muito mas sempre ficou ligeiramente melhor (mas os meus calços já estavam longe de novos :p) com a vantagem de não perderem tanto poder de travagem pois os discos não sujam e molham-se muito menos. Mas sinto menos control na travagem não conseguindo travar de forma tão gradual e bloqueando muito as rodas ou simplesmente travando de menos... Talvez seja uma questão de habituação.

Esteticamente, a bike ficou visualmente mais apelativa mas ainda não estou 100% convencido com os discos... Com o uso ficarei com uma opinião mais formada pois foram testados muito ao de leve :)

Obrigado a todos
 
Top