Várias Dúvidas...

ptuser_btt

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Boas pessoal...

Tenho aqui 3 dúvidas/problemas sobre os quais precisava da vossa ajuda:

1. numa burra antiga que tenho ao mudar para mudanças mais baixas, na cassete, necessito de no manípulo de passar 2 para ela mudar uma, isto é, se quero ir para a 5ª tenho de levar o manipulo até perto da 3ª. Isto continua a acontecer mesmo depois de ter vindo do mecânico já com cabos novos e supostamente afinadas. Esta situação não acontece tanto se ela estiver no suporte de reparação, livre de carga.

2. tou com problemas com os travões Avid Juicy 3, dado que para ter uma travagem efectiva, tenho de levar a manete quase a tocar nos punhos, pelo que na loja me disseram eles não têm afinação para além de um parafuso que regula o afastamento da manete do punho em repouso. Como posso afinar esta situação?

3. qual é o procedimento para trocar as pastilhas nos Avid, é que durante uma lubrificação as pastilhas levaram com algum spray e agora fazem uma brutal xiadeira e estão a travar mt mal, pelo que me disseram as pastilhas devem ter absorvido algum óleo e que a melhor solução é trocá-las, concordam???


E como isto já vai longo, obrigado desde já pela ajuda.
 

andrextr

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Respondendo à pergunta 3:

Para substituir as pastilhas, tens aqui o manual da Avid:
http://www.sram.com/_media/techdocs/AM Disc Brake Pad Install BB7 Juicy.pdf

É assim, eu também ja deixei cair oleo numas pastilhas, limpei-as e passado alguns quilometros (não muitos) elas voltaram a travar como dantes...


A pergunta 2 não sei a resposta, mas não poderá ser pouco oleo dentro do circuito hidráulico? É que acho que estes travões mantêm sempre a manete à mesma distancia, quer as pastilhas estejam gastas ou novas... Mas para isso é preciso haver oleo suficiente no deposito para encher o circuito caso elas estejam gastas.
Mas como te digo, não tenho a certeza.
 

MrOverclock

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Quanto à questão No 1, se é uma burra antiga, isso pode já ter algumas folgas e então já não funciona correctamente, pode também ser material de gama baixa que em conjunto com a idade faz isso. Ou pode até mesmo ser mal afinado, mas se dizes que sem carga não há problema algum, eu ponho esta hipotese de lado.
 

ptuser_btt

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Desde já obrigado pelas vossas respostas. Elas vêm de ao encontro do que eu penso tb. Já falei com o gajo da loja onde comprei a bike e ele diz que os travões não têm pouco óleo...não sei....

Quanto a burra velha deve mesmo ser desgaste dos componentes dado ela já ter +10 anos e nunca ter levado nada novo.
 

nelsonasp

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Saudações

Resposta 1:
A idade não perdoa, não deve ser só da afinação mas realmente do desgaste dos componentes, cassete ou corrente, analisa o desgaste e se for disso só tens que trocar o que estiver gasto.

Resposta 2:
Não será pouco óleo? A quanto tempo não sangras isso? Com o tempo o óleo tem tendência a perder a sua eficácia...

Resposta 3:
Troca de pastilhas, quando apanham óleo ficam realmente estragadas e se insestires em andar com elas, além de deixarem de travar vão começar a estragar o disco...

Abraço
 

Trek_men

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Em relação à questão das pastilhas experimenta passar uma lixa fina nas pastilhas, tentas tirar a camada que apanhou óleo.
 

t0k

Member
Se é necessário fazer força no manípulo para mudar a mudança antes de comprares cassete e/ou corrente nova julgo que deverias verificar a afinação do desviador traseiro, quem sabe mais tensão no cabo resolverá a situação, mesmo se não resolver cá eu continuava a apostar mais na troca do desviador do que no conjunto cassete/corrente.

A ideia do Trek_men para solucionar a chiadeira parece-m bastante boa, podes utilizar uma lixa de água pois é muito fina e deves conseguir manter as pastilhas com muito pouca rugosidade.

Tb aposto na falta de óleo no sistema dos travões.

Boa sorte :)
 

Tecnico_ttbike

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Bom isto tem o mesmo valor que uma consulta oftamológica pelo telefone :)

1 - Hipoteses:
a) Os cabos cederam um pouco, estica um pouco o cabo.
b) Tens o dropout ligeiramente torto
c) A corrente/cassete está mais que gasta.
d) O mecanico afinou isso num dia mau ou não te grama :) acontece!

2 - Hipoteses:
a) Falta de oleo... ve a vareta antes que gripe :)
b) Pastilhas gastas... mais que gastas

3 - Hipoteses:
a) Concordo, troca as pastilhas
b) Passa uma lixa bem fininha por elas (se for oleo esquece)
c) Larga os travões isso só te reduz o tempo por volta!

...ha sempre outras hipoteses, estas são por experiencia própria as que considero mais provaveis...

Boas mecânicas!
 

MrOverclock

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Agora lembrei-me de mais uma dica para a questão 3 (pastilhas com oleo)

Há tempos contaram-me um truque que nunca cheguei a experimentar:
Expremes um limão inteiro e lavas as pastilhas no sumo puro desse limão. Se até agora não arranjaste solução, acho que não custa tentar.

De qualquer das formas em qualquer loja do género do StationMarchê, encontras um spray para limpar pastilhas e discos de travão dos carros. Para tirar o oleo é uma maravilha. O motor do meu carro, por baixo, estava um nojo, nem foi preciso passar pano :mrgreen:
Só tens de ter o cuidado de fazer isso num local bem ventilado porque esse produto contem cloro e outras cenas maradas e começas a ficar com a moca :mrgreen:
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Amigo ptuser_btt... não te ponhas a inventar muito com as pastilhas, ainda mais quando ums novas só custam uns 10€, porque podes lixar o disco ou até mesmo o encaixe da pastilha na pinça... é contigo mas será bem mais fácil comprares umas pastilhas novas... poderás evitar outras complicações...

Um colega meu começou a meter produtos marados nas pastilhas para ver se tirava o óleo, começou a secar aquilo com o secador bem quente para ver se evaporava o óleo, etc... estava todo contente a pensar que tinha tido sucesso, fomos dar uma volta e ele após algumas travagens já tinha ficado sem pastilhas e já tinha a parte de ferro a raspar no disco, além da chiadeira e da vergonha (a malta não perdoa e até casa teve que ouvir umas bocas :mrgreen:) la´teve que comprar as pastilhas e ficou com o disco todo riscado...

É contigo... inventa para ai e se conseguires conta ao pessoal... mas sempre ouvi dizer que quando a pastilha apanha óleo é para trocar...

Abraço
 

ptuser_btt

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Pessoal quanto a minha burra velha, ela tem cassete de 7 velocidades. Será que lhe posso pôr uma cassete de 9 velocidades, tendo naturalmente de alterar os manípulos das mudanças, mas mantendo a pedaleira que tenho?
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Se no cepo couber uma cassete de 9v claro que é possivel... terás que mudar também a corrente e talvez o desviador...

Abraço
 

Rui Meireles

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Problema nº 3:
Eu óleo não apanhei, mas fiquei com os discos gordurentos, e consequentemente a bike simplesmente deixou de travar, apenas abrandava ligeiramente.
O mais "engraçado" é que isso aconteceu quando levei a bike a arranjar (numa loja "de nome"), levei-a a travar bem, saiu de lá assim. Quase que me cheteei com eles, pois começaram a insinuar que tinha sido eu e que o que eu queria era uma revisão gratuita da bike... Eles eram muito profissionais e nunca fariam isso... No entanto a minha bike estava à vista do público e qq pessoa que quisesse ia lá mexer nos discos com as mãos. Enfim, uma coisa é certa, não volto a por lá os pés. Se quiserem saber que loja foi, perguntem.

Resumindo, salvei as pastilhas raspando-as ligeiramente com uma lixa, e fazendo o mesmo com os discos, e posteriormente limpei os discos com alcool. De certeza que haverá produtos específicos para isso, mas comigo este método resolveu o problema.

Agora, passado uns meses, estou com o problema nº 2. Não sei se é falta de óleo ou pastilhas gastas...
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Vou dar aqui uma de Detective...

Misteriosamente apareçeu óleo nos discos e por consequência pifaste as pastilhas que milagrosamente conseguiste salvar e agora sentes falta de óleo no sistema...

Não andaras com uma fuga algures??? na pinça por exemplo... e por isso é que te foi óleo para o Disco...

Já agora de que travões estamos a falar??? Tu tens uma GT, serão uns Auriga Comp Disc?

Abraço
 

Rui Meireles

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Sim, são os Tektro Auriga Comp.

O q s passou foi:

Dezembro - Bike passa a travar muito mal de repente. Gordura nos discos. Salvo as pastilhas da maneira que disse, e volta a travar bem.
Hoje (Fevereiro) - Bike ainda está com as mesmas pastilhas. Trava bem. No entanto, tenho que puxar imenso a manete para travar, o q se torna incómodo.

Se fossem V-Brake, diria que era folga no cabo.
Sendo discos Hidráulicos, pode ser falta de óleo... É normal ter que atestar de vez em quando?
Mas poderá também ser pastilhas gastas? Pastilhas gastas dão este sintoma?
(Estou para aqui a falar e ainda nem olhei para as pastilhas, se calhar respondia logo à minha questão :roll:)

E se tenho fugas é em ambas as manetes...
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Se é em ambas as manetes o mais certo é ser mesmo pastilhas gastas...

Perguntei se eram um Tektro Auriga Comp porque uma vez, assim do nada, tinha a bike parada, apertei a menete, as pastilhas apertaram o disco e ao largar a manete as pastilhas não voltaram para tras, voltaram só passados uns 4 ou 5 segundos, olhei para a pinça e pingava óleo para o disco, ao colocar a bike no suporte para ver o que se passava e para limpar o disco rodei a roda acidentalmente e lá se foram as partilhas, ficaram cheias de óleo...

Pensei que te pudesse ter acontecido uma cena assim, até pode ter mesmo acontecido lá na loja onde levaste a bike e na volta os bacanos até tinham razão... é só uma hipotese...

Abraço
 
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