Eu sabia que ia ser polémico, mas esta resposta ficou me atravessada pela demagogia e falta de seriedade...
Jazz said:
Então experimenta levar uma martelada com capacete e depois sem ele. Se ainda estiveres inteiro, vem cá contar como foi.
Ok, este argumento parece-me um pouco primário. E se eu experimentasse dar-te uma martelada com o teu capacete posto, tu deixavas? Claro que não. Mas não vamos por aí: primeiro porque a probabilidade de ir a andar de bicicleta e receber uma martelada na cabeça ou no capacete é, convenhamos muito baixa...segundo, porque uma martelada não se compara a uma situação real de acidente em que existem muitas mais variáveis em causa para o estudo do impacto. Mas adiante...
Antes de responder a este tópico, preocupei-me em ir ver mais posts neste fórum acerca deste assunto, e encontrei um muito interessante:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,1966.0.html
Observei que uma esmagadora maioria das pessoas que escreveram naquele post usa sempre o capacete e destes também grande parte acha que devia ser obrigatório o seu uso. Os argumentos que normalmente usam são experiências pessoais de inúmeras quedas que tiveram ou assistiram e que não tiveram consequências mais graves porque usavam o capacete. Ou que o Joaquim Agostinho não teria morrido se levasse o capacete. Ou a comparação ao uso do cinto de segurança. Ou postam fotos de capacetes partidos, acidentados e vídeos de acidentes em que os desgraçados aterram de cabeça.
Provavelmente também a maioria que afirmou este tipo de coisas deverá fazer btt de modo recreativo ou talvez mesmo desportivo, havendo poucos os que usam no dia a dia, por exemplo, para ir para o trabalho, ir às compras, enfim, como meio de transporte mais do que para lazer. Poucos ou nenhum utilizador que usa sempre o capacete referiu estudos ou casos que provem que o uso do capacete de modo obrigatório aumenta a segurança dos ciclistas em geral...
Por outro lado, há uma minoria, uns três ou quatro utilizadores deste fórum (fg, fbruno69, pintainho,...(desculpem se esqueci alguém)) que defendem que o uso não deve ser obrigatório, e usam como argumento uma série de sites e estudos devidamente referenciados. Referem também que existem vários tipos de uso da bicicleta (desporto, para treinar, recreio, deslocações diárias como meio de transporte, etc) e que conforme o tipo de viagem, se deve usar ou não o capacete.
Diga-se de passagem que eu defendo esta minoria...pausa: antes de continuar deixa-me relembrar isto:
Todos os dias vou de bicicleta para o trabalho e uso nessas deslocações o capacete, porque passo por situações de trânsito intenso (apesar de reconhecer que se calhar de pouco me vale levar capacete porque se um carro me bater ou vise versa, não será necessariamente aquele pedaço de esferovite que me irá salvar a vida do impacto de um veiculo contra mim a 40km/h ou mais...e além disso, como dizem os estudos referidos pela minoria de utilizadores que disse atrás, o uso do capacete não aumenta a nossa segurança, pelo contrário, tendencialmente diminui porque os carros passam mais perto de nós pois os condutores, de modo inconsciente, partirão do principio que sou mais experiente e por isso necessitarei de menor espaço...) . Também uso quando faço btt. Mas quando faço percursos mais citadinos, não o uso porque acho desnecessário.
Não percebo de que modo esta citação defende o teu ponto de vista, Jazz, muito pelo contrário: "The number of cyclists that wore helmets and were involved in accidents on interurban roads appears to be growing. This could be attributable to a greater number of cyclists using helmets, but this is not verifiable." ("O número de ciclistas que usam capacete e estiveram envolvidos em acidentes interurbanos parece estar a aumentar. Isto pode ser devido ao maior número de ciclistas que usam capacetes, mas tal não é demonstrável")
Para não me alongar mais, deixo este video que fala por si:
http://www.youtube.com/watch?v=YdoE2YCvwdM
Jazz said:
É lógico, não é preciso pensar muito para saber que o capacete resulta.
Nunca disse que o capacete não resulta. O que acho é que o capacete não é uma panaceia para prevenir todos os acidentes de bicicleta, havendo todo um conjunto de situações a montante do uso real do capacete numa situação de acidente (educação para condução defensiva, melhoria do código da estrada no sentido de prever ainda mais o uso da bicicleta e não só, melhoria das condições rodoviária e urbanísticas tornando-as mais amigáveis para os ciclistas, peões e utilizadores de transportes amigos do ambiente, etc) , que devem ser tidas em conta antes ou em vez de obrigar todos os ciclistas a usar capacete. Acho que o uso do capacete pode evitar determinados tipos de lesões resultantes do uso da bicicleta (é por isso que eu uso), mas (e isto é importante), não evita nem elimina todos os riscos, mesmo ao nível da cabeça (e mais uma vez, como os utilizadores em minoria que disse atrás, há estudos sobre isto).