Uso de Capacete

Arpeggio

New Member
Eu sou louco por capacetes! Tenho três, e dois deles são iguais... :lol: Nem que vá de bicicleta apenas à mercearia, levo sempre capacete. Assim não há desculpas do género: "ah e tal, ontem fiz 100Km e não aconteceu nada e hoje fui comprar pão, caí e parti a cabeça".
 
eu uso capacete, mas quando tinha a tua idade nem pensar, porque era como tu dizes, faziam troça, não de mim mas de um amigo que era o único que usava. nós gozavamos e diziamos: " já trazes o amendoim na cabeça?" :D
até que um dia ele foi contra um muro, de cabeça e não teve nada, mas o capacete partiu-se em 2, foi o que o safou, senão tinha aberto a cabeça em 2!! daí para a frente todos passamos a usar o "amendoim"! :D
 
I

isaac nunes

Guest
boas, tbm sou de alverca........eu nao gosto nada de capacete e so fosse obrigatorio eu deixava de andar de bike..andar de cabelo ao vento é uma grande sensaçao de liberdade para mim, é obvio que isto nao serve de exemplo pra ninguem.....acho que devem usalo principalmente em btt.
 

Arpeggio

New Member
Cabelo ao vento e cabeça aberta em dois! Se fosse obrigatório usar capacete deixavas de andar de bicicleta? Deves adorar este desporto... :lol:
 
Eu admito que quando era puto tinha um capacete mas nunca me dei bem com ele naquela altura e felizmente que nunca foi preciso. Agora que levo o BTT um pouco mais a sério nunca saio de casa sem capacete, é um objecto essencial para qualquer ciclista para preservar a sua saúde. Capacetes 4 ever :mrgreen:
 

ze_tobias

New Member
eu uso sempre capacete. sou um tipo propenso a quedas, e considero que protecção nunca é demais. até porque o peso e o calor ainda nunca me incomodaram (mas também não sou muito de maratonas, onde todos os gramas contam), e da última vez que estive em monsanto, dei um valente tombo e quando me levantei, meio em choque, a primeira coisa que disse aos meus companheiros, muito sério foi:
"epá, bati com a cabeça"
apenas uns arranhões e nódoas negras no lado direito do corpo, se não tivesse o capacete quem sabe se estaria por cá para escrever isto... ;)

boas pedaladelas, e sempre em segurança.
 

zeca_1

New Member
Eu julgo que não é obrigatório o uso do capacete em veículos de 2 rodas sem motor... Mas tenho a certeza de que devia ser obrigatório tanto ou mais que o cinto de segurança nos veículos automóveis... Penso mesmo que o é melhor ser gozado do que um dia cair e ficar com mazelas para o resto da vida... A pratica de btt e perigosa quer queiramos quer não! Este veículos atingem velocidades por vezes próximas ou superiores a 75 Km/h. Agora imaginem as consequencias de uma queda por volta destas velocidades... e agora imaginem sem capacete...
Não brinquem com A SAÚDE...
Cumps malta
 

Sam Sam

New Member
Nem sempre as maiorias têm razão. Acho que vais no caminho certo e terás tu que ser o exemplo.

Eu já me safei de partir a cabeça graças ao capacete...não abdiques dele.
 

tiagorico

New Member
eu por acaso nunca uzo capacete por opçao minha.. nunca me abituei muito ao capacete so o meto qd obrigatorio em passeios btt de resto sempre sem capacete todos do meu grupo o uzam e eu gosto de ver um "bttista" com capacete acho que é um acessorio muito importante. tenho que me começar a habituar a uzar,, e um acto de inresponsabilidade nao uzar
 

xbiker

New Member
isaac nunes said:
boas, tbm sou de alverca........eu nao gosto nada de capacete e so fosse obrigatorio eu deixava de andar de bike..andar de cabelo ao vento é uma grande sensaçao de liberdade para mim, é obvio que isto nao serve de exemplo pra ninguem.....acho que devem usalo principalmente em btt.

Desculpem lá se vou ser um pouco duro, mas este post pôs-me um bocado para o revoltado... :evil:
Ora bem, gostas de andar com os cabelos ao vento, tudo bem, tu lá sabes o que fazes pela tua saúde, mas deixarias de andar de bike se tal fosse obrigatório?!
Tu fazes este desporto porquê?!
Aqui está o bom exemplo de amor a este desporto... :evil:
 

tiagorico

New Member
:s :s :s eu apezar de n ser grande adepto de capacete acho que devia ser obrigatorio mesm... este simples objecto pode proteger de muitas coisas
 

cconst

Member
Meus caros, um testemunho bem real:

Ontem, saí de casa com o meu irmão para uma voltinha pela Serra D'Aire... Após subidas técnicas e complicadas, começamos a descer... Um single muito giro...

Não sei bem o que se passou, mas caí. Acordei todo desnorteado. A primeira coisa que me lembro é do meu irmão a perguntar se sei onde estou... Quando acalmamos os dois, vi que tinha o capacete partido, a cara junto ao olho e até à testa com dois grandes hematomas.

Acredito que se não tivesse o capacete, o resultado teria sido muito pior. Felizmente está tudo bem (lá dentro)...

Para os que não gostam de capacetes: USEM O CAPACETE!!!!
 

no180

New Member
Eu tenho 15 anos, pratico btt (xc e freeride) desde os 8 anos, e sempre usei capacete porque os meus pais sempre gostaram muito de mim e obrigaram-me a usar o tal "amendoim" na cabeça. Era frequentemente gozado pelo meu grupo de amigos que também andam de bike até que há cerca de 1 ano (até me custa a falar disto) um dos meus amigos a mandar um salto (muito pequeno) descontrolou-se e bateu com a nuca no chão. Resultado: ficou tetraplégico (não mexe braços, pernas nem pescoço) e ficou sego. Desde essa altura que os meus restantes companheiros me olham como o mais sensato do grupo e agora também usam todos capacete.

Saudações velocipédicas!
 

Gugas

New Member
Até me arrepiei..

Estas situações são sempre muito complicadas.

Que continues a dar muita força ao teu amigo que ele vai precisar.
 

tiagomonge

New Member
Todos os dias quando vou para o trabalho também uso o capacete. Mas por outro lado, nos percursos com menos tráfego, mais citadinos, geralmente não uso capacete.
Acho que o uso do capacete não sendo obrigatório por lei, encaro como uma opção pessoal que só uso em btt e em condições de tráfego mais intenso.

Agora vou pensar alto, sei que vou criar polémica: no180, será que se esse teu amigo usasse capacete evitava esse tipo de lesão? Provavelmente não, visto que o impacto foi na nuca. Aliás, está por provar se o uso do capacete realmente diminui os riscos de lesão. Vejam estes artigos:
http://www.massacriticapt.net/?q=system/files/mandatory_helmet_spa_0.pdf

Para resumir, algumas citações do artigo:
"In a small evaluative study carried out in the first year of the helmet law9, the following conclusions were drawn:
• In the first year of mandatory helmets, accidents rose 8.93%"

• An increase in helmet use was detected among injured cyclists after the law (from 35.6% to 48%)

A conclusão do artigo (sublinho a conclusão que diz que não existe uma correlação clara entre o aumento do uso de capacete e a diminuição de lesões na cabeça):
Conclusions
• The mandatory helmet law is not reducing the rates of dead and injured. Instead, it could be driving people away from cycling, thus contributing to the health problems brought about by sedentary lifestyles. At the same time, it could be having negative effects in certain urban environments, putting pressure on everyday cyclists to use helmets when travelling around the city, despite helmets being optional in this context.
• The bicyle has become a dangerous vehicle in the minds of the public, a message that is not true and is proving difficult to counteract
There is no clear correlation between greater helmet use and fewer head injuries
• Everything seems to point towards a growth in bicycle use in urban areas (where helmet use is not mandatory), while in interurban zones (where helmet use is mandatory) it is not growing and maybe declining, at least slightly.
• "Green" cycling tourists could be being lost because of a law that has many detractors among foreign cycling tourists
• We trust that the law will change, freeing cyclists from mandatory use.


E vejam este filme muito interessante (e bonito) sobre uma mulher que desafia o uso obrigatório de capacete na Austrália:
http://www.youtube.com/watch?v=ZriJe1CO7-k

Para acabar: cabe a cada um ajuizar o risco que corre e decidir se usa ou não o capacete, mas tendo em atenção que o capacete não elimina necessariamente a totalidade dos riscos, mesmo ao nível de lesões da cabeça.
 

Jazz

Member
Então experimenta levar uma martelada com capacete e depois sem ele. Se ainda estiveres inteiro, vem cá contar como foi.

Isto também vem no artigo:

However, to be able to refine these data, it would be necessary to know the number of cyclists who used helmets before and after the law and, unfortunately, these data are not known.

There has been a decline in head injuries, from 30.2% to 25.1%

"On this point it is important to take into account that in the protocol for recording statistical data, traffic officials are obliged to indicate only one option in the field 'location of injury'. Set against this, given the characteristics of bicycling accidents, it is common that injuries are present in more than one location. Faced with the presence of a verifiable head injury in conjunction with otherinjuries, the officers will tend to record the head injury, assuming that it is the most serious. Thus, it is possible to hypothesise that these other injuries that have lately come to the fore already had existed before the introduction of the new regulations, but had been neglected before when head injuries were present."

The number of cyclists that wore helmets and were involved in accidents on interurban roads appears to be growing. This could be attributable to a greater number of cyclists using helmets, but this is not verifiable.


Atenção, não me vou armar em lírico, quando ando na cidade, sem ser a treinar, normalmente ando sem capacete. Mas sem que o risco que corro é muito maior. É lógico, não é preciso pensar muito para saber que o capacete resulta.
 

tiagomonge

New Member
Eu sabia que ia ser polémico, mas esta resposta ficou me atravessada pela demagogia e falta de seriedade...

Jazz said:
Então experimenta levar uma martelada com capacete e depois sem ele. Se ainda estiveres inteiro, vem cá contar como foi.

Ok, este argumento parece-me um pouco primário. E se eu experimentasse dar-te uma martelada com o teu capacete posto, tu deixavas? Claro que não. Mas não vamos por aí: primeiro porque a probabilidade de ir a andar de bicicleta e receber uma martelada na cabeça ou no capacete é, convenhamos muito baixa...segundo, porque uma martelada não se compara a uma situação real de acidente em que existem muitas mais variáveis em causa para o estudo do impacto. Mas adiante...

Antes de responder a este tópico, preocupei-me em ir ver mais posts neste fórum acerca deste assunto, e encontrei um muito interessante:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,1966.0.html

Observei que uma esmagadora maioria das pessoas que escreveram naquele post usa sempre o capacete e destes também grande parte acha que devia ser obrigatório o seu uso. Os argumentos que normalmente usam são experiências pessoais de inúmeras quedas que tiveram ou assistiram e que não tiveram consequências mais graves porque usavam o capacete. Ou que o Joaquim Agostinho não teria morrido se levasse o capacete. Ou a comparação ao uso do cinto de segurança. Ou postam fotos de capacetes partidos, acidentados e vídeos de acidentes em que os desgraçados aterram de cabeça.
Provavelmente também a maioria que afirmou este tipo de coisas deverá fazer btt de modo recreativo ou talvez mesmo desportivo, havendo poucos os que usam no dia a dia, por exemplo, para ir para o trabalho, ir às compras, enfim, como meio de transporte mais do que para lazer. Poucos ou nenhum utilizador que usa sempre o capacete referiu estudos ou casos que provem que o uso do capacete de modo obrigatório aumenta a segurança dos ciclistas em geral...
Por outro lado, há uma minoria, uns três ou quatro utilizadores deste fórum (fg, fbruno69, pintainho,...(desculpem se esqueci alguém)) que defendem que o uso não deve ser obrigatório, e usam como argumento uma série de sites e estudos devidamente referenciados. Referem também que existem vários tipos de uso da bicicleta (desporto, para treinar, recreio, deslocações diárias como meio de transporte, etc) e que conforme o tipo de viagem, se deve usar ou não o capacete.
Diga-se de passagem que eu defendo esta minoria...pausa: antes de continuar deixa-me relembrar isto:

Todos os dias vou de bicicleta para o trabalho e uso nessas deslocações o capacete, porque passo por situações de trânsito intenso (apesar de reconhecer que se calhar de pouco me vale levar capacete porque se um carro me bater ou vise versa, não será necessariamente aquele pedaço de esferovite que me irá salvar a vida do impacto de um veiculo contra mim a 40km/h ou mais...e além disso, como dizem os estudos referidos pela minoria de utilizadores que disse atrás, o uso do capacete não aumenta a nossa segurança, pelo contrário, tendencialmente diminui porque os carros passam mais perto de nós pois os condutores, de modo inconsciente, partirão do principio que sou mais experiente e por isso necessitarei de menor espaço...) . Também uso quando faço btt. Mas quando faço percursos mais citadinos, não o uso porque acho desnecessário.

Não percebo de que modo esta citação defende o teu ponto de vista, Jazz, muito pelo contrário: "The number of cyclists that wore helmets and were involved in accidents on interurban roads appears to be growing. This could be attributable to a greater number of cyclists using helmets, but this is not verifiable." ("O número de ciclistas que usam capacete e estiveram envolvidos em acidentes interurbanos parece estar a aumentar. Isto pode ser devido ao maior número de ciclistas que usam capacetes, mas tal não é demonstrável")

Para não me alongar mais, deixo este video que fala por si:
http://www.youtube.com/watch?v=YdoE2YCvwdM





Jazz said:
É lógico, não é preciso pensar muito para saber que o capacete resulta.


Nunca disse que o capacete não resulta. O que acho é que o capacete não é uma panaceia para prevenir todos os acidentes de bicicleta, havendo todo um conjunto de situações a montante do uso real do capacete numa situação de acidente (educação para condução defensiva, melhoria do código da estrada no sentido de prever ainda mais o uso da bicicleta e não só, melhoria das condições rodoviária e urbanísticas tornando-as mais amigáveis para os ciclistas, peões e utilizadores de transportes amigos do ambiente, etc) , que devem ser tidas em conta antes ou em vez de obrigar todos os ciclistas a usar capacete. Acho que o uso do capacete pode evitar determinados tipos de lesões resultantes do uso da bicicleta (é por isso que eu uso), mas (e isto é importante), não evita nem elimina todos os riscos, mesmo ao nível da cabeça (e mais uma vez, como os utilizadores em minoria que disse atrás, há estudos sobre isto).
 
Top