Usas a bicicleta para ir para o emprego / escola?

Eu faço parte de um Directivo e ando de bicicleta. Faz um requerimento ao directamente ao Director propondo uma solução. Uma boa maneira de começar é com uma opção só para 2 ou 4 bicicletas, não conheço a Escola em questão mas uma solução com 2 U invertidos é simples e económica, refere a questão de possíveis alunos Erasmus que utilizem a bicicleta como meio de transporte.

José Oliveira
 

Tauricio

New Member
Sim, eu até posso comprar os suportes para a fixar a bicicleta, desde que depois os fixem ao chão. Mas de qq forma vou tentar falar com o director do ISTEC.

obrigado.
 

jorgegt

New Member
Infelizmente não posso, por variados motivos :( mas já pensei nisso muitas vezes :twisted:
Mas quando trabalhei como carteiro fiz um Giro todo de bike, durante duas semanas :wink:muita fixe :lol:
 

sbsbessa

Member
Olá,
Eu cheguei à poucos minutos ao emprego, utilizando a bicicleta, e a primeira coisa que fiz foi deixar esta mensagem ao provedor do cliente dos STCP:

Hoje na minha deslocação diária para o trabalho que fazia de bicicleta como habitualmente, ao chegar ao Parque de Campismo da Prelada fui ultrapassado por um autocarro da STCP que, mesmo antes de concluir a ultrapassagem, encostou à direita para recolher passageiros na paragem correspondente. Esta manobra obrigou-me a parar repentinamente para evitar a queda e/ou ser apertado para a berma pelo autocarro, o que poderia ter resultado em sérios danos à minha integridade física. O número do autocarro era o 3112 da linha 602 e o incidente deu-se cerca das 9:15. Das inúmeras situações deste género de que já fui vítima enquanto utilizador de bicicleta como meio de transporte, envolvendo autocarros/motoristas da STCP, esta foi a que considero mais grave e daí ter tomado a iniciativa de apresentar esta reclamação. Para além de moralmente incorrecto, este tipo de atitude é uma clara violação do código da estrada, dado que as ultrapassagens devem ser sempre feitas depois de asseguradas todas as condições de segurança. Espero sinceramente que este tipo de situação não volte a acontecer, caso contrário a próxima reclamação será feita directamente na polícia e não por este meio.
Obrigado,
Sérgio Bessa

Há comentários?
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Aqui por Lisboa posso dizer que 99,9% dos condutores da Carris são impecáveis. Não sei se por existirem muitos condutores que são ciclistas (o grupo desportivo da Carris até costuma ir ao Tróia-Sagres, levam um autocarro deles, que já fez serviço em Lx) ou se pelos cursos de condução defensiva que têm.

Claro que também existem os 0,1% que são umas bestas, essa situação também já me aconteceu, fizeste bem em apresentar queixa para que lhe possam chamar a atenção.

Já agora, um pouco off-tópic, vejam este blog de um motorista da carris: http://diariodotripulante.blogspot.com/.
 
OLA
Sempre que não chove pois demoro menos tempo a chegar ao local de trabalho
Com vantagem de poupar uns euros em combustíveis
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

simaooliveira

New Member
Viva!

De vez em quando vou de bike para a escola, o problema é que tenho receio que me roubem algum material, uma vez que alguns componentes são de fácil remoção, e a minha "burrinha" fica estacionada foram da escola, num local sem vigilância.

Abraços e até breve
 

nelSom

New Member
boas

eu nao é que nao queira mas como sou o unico que anda de bicicleta dos que andam comigo na escola, e para alem disso depois na escola nao tenho condiçoes para um banho e trocar de roupa :cry: o que é uma pena.

pode ser que um dia destes no final das aulas me aventure

fiquem bem
 

MrOverclock

New Member
nelSom said:
boas

eu nao é que nao queira mas como sou o unico que anda de bicicleta dos que andam comigo na escola(..)

e???

Eu estudo numa instituição onde há mais de 2000 pessoas (docentes, não docentes e alunos) e eu fui o primeiro a começar a vir de bike. Depois de mim outros seguíram o mesmo exemplo. Agora com chuva deixo a bike em casa e venho a pé, mas vejo sempre uma ou outra bike estacinadas num poste qualquer :wink:

E a história do banho e condições para mudar de roupa: Se fores com calma não necessitas de banho algum. É como se fosses a pé :wink: Se mesmo de vagar te fartas de suar então começa a treinar que isso passa-te :mrgreen:
 

nelSom

New Member
Boas

pois é MrOverclock mas eu moro numa aldeia que fica a 10 Km da escola :|
e desta aldeia, dos que andam na escola sou o unico que anda de bike :wink:

Boas pedaladas
 

viskonde

New Member
eu gostava de ir..
mas como de comboio sou mais rapido, e o caminho ainda tem umas subidas chatas acabo por nunca ir de bicicleta :(
so mesmo em ferias se tiver sem passe e nao quiser pagar o bilhete de comboio
 

Moniz82

New Member
Cheguei a ir de bicicleta para o local de trabalho, mas descobri que não tinha arrumação para a mesma, o edificio não estava preparado, ou não previu um parqueamento, arrumo para as ditas cuja. Por isso passei a ir a pé, são apenas 300 metros. hehehe
 

Tekas

New Member
Olá a todos :D
Comecei a ir para o trabalho de bina em Agosto do ano passado. :wink:
fui até finais de Outubro,pois os dias começaram a ser mais pequenos e já nao dava,recomecei ontem
e confesso que estava cheia de saudades,a seguir ao trabalho tenho ainda o previlégio de poder voltar para casa
fazendo de 10 a 14 km de trilhos maravilhosos,visto morar no alentejo. :wink: :exacto:
A quem possa ir recomendo,sabe muito bem depois de um dia de trabalho,descomprimir um pouco, e nada melhor que umas pedaladas.
:hehe:
 

Ruca Capucho

New Member
Boa Noite, caros companheiros cicloactivistas!

Havia já várias semanas que andava a desenvolver o projecto de ir trabalhar de bicla. Motivado pelo magnifico trabalho que o Sr. Engenheiro Paulo Santos e todos os restantes cicloactivistas que aqui neste fórum partilham connosco a sua experiência, passei muito tempo a planear trajectos, escolher o equipamento necessário, ler todos os conselhos que podia, etc. Sobretudo andei muito tempo a ver se arranjava coragem para me atirar para o meio da estrada no meio dos carros. Ouvi alguns "velhos do restelo" a dizer que não dava para fazer, que era muito arriscado, havia muita poluição, que lisboa não permitia, "andsoyon andsoyon".
Finalmente a chuva parou e dei inicio ao meu projecto!
Desde ontem que os 12km que me separam do meu local de trabalho já fazem parte do meu histórico de trajectos e pretendo sempre que possível deslocar-me na minha órbita. Se tudo correr bem, 3 vezes por semana irei partir de odivelas em direcção ao Hospital dos Capuchos. Só tenho pena que não sejam mesmo todos os dias da semana, mas há dias em que o automóvel é mesmo indispensável.
Contrariamente ao que imaginava, não senti insegurança e até tive a por vezes a ajuda de alguns motoristas de autocarro bem simpáticos que me deixaram passaram à frente. Talvez as coisas estejam a correr no bom sentido, e algumas mentalidades estejam a mudar.
Fico à espera de vos ver na próxima Massa Crítica!

Cumprimentos!
 

NCcgm

New Member
Olá,

Como moro em Lisboa mas trabalho fora (a 18km), o tempo não abunda para poder pedalar durante quase 1h para cada lado, nem sempre vou directo para o trabalho e vice-versa, vou optar por instituir um bike-to-work day em modo commuting.
Quanto tenho que fazer algo dentro de Lisboa, já o faço de bicicleta e com tempos bastante aceitáveis comparativamente com a mesma deslocação de automóvel.

Exemplo:
Telheiras -> Arroios às 18h num dia de semana.
20 minutos de bicicleta, 18 minutos de carro sem trânsito
Arroios -> Telheiras às 19h
23 minutos de bicicleta, 20 minutos de carro com pouco trânsito.

De certeza que durante o dia estes tempos seria mais favoráveis à bicicleta.
Também digo, que para fazer este tempo transpirei um bocado, pois não me consegui controlar e pedalar em modo suave. Como a transpiração não era problema (como seria para um compromisso formal), abusei um bocado.

Agora, a experiência é completamente diferente. Andamos com uma velocidade bastante aceitável mas vivemos a coisa como se fossemos a pé, pois temos uma visão totalmente diferente de quem vai dentro de uma caixa de metal com uns vidrinhos e concentrado na traseira da caixa que segue à sua frente!
Neste trajecto vi coisas que nunca tinha visto e há anos que passo nestas ruas... Jardims, praças, nome das ruas, fachadas de edifícios, etc.

Perigo, não senti nada de especial, senti foi adrenalina numa ou noutra passagem, mas isso faz parte da minha maneira de ser :)
Acho que para quem não domine completamente a bicicleta, poderão haver situações mais stressantes, mas a experiência de condução e da maneira de como o trânsito funciona (importantíssimo) fará com que se ganhe confiança e se circule com mais segurança.

A experiência também ajuda a optimizar os trajectos, pois de bicicleta as alternativas são imensas, conjugando passeios largos, passadeiras, vias principais, praças, etc, etc...

Este mês quero ver se consigo participar na massa crítica.
 

lightspeed

New Member
Olá a todos,

desde que começei a andar de bike em abril '08 que mantive o objectivo de poder utilizá-la como meio de transporte para o trabalho.
O maior obstaculo ?? não foi o sol ou a chuva o frio o calor mas claro : onde a guardar ? parecia impossivel mesmo, por se tratar de um local publico. Afinal bem conversadinho consegui o que parecia impossivel um lugarzito fechado !!! :#1: e a promessa de no futuro se arranjar uma solução para que tambem outros possam levar a bike. Estou feliz.

Trata-se de um percurso de cerca de 14km de sobe e desce na cidade. Preferia ser das felizardas (como a Tekas) a morar no alentejo
fazendo de 10 a 14 km de trilhos maravilhosos,visto morar no alentejo.
pois na estrada, tenho que confessar, espreitam muitos perigos, que nao vale a pena citar pois todos conhecemos.

Mas como nao se pode ter tudo: Desde à 2 semanas que faço o percurso, dia ou noite (pk trabalho por turnos ) e levo cerca de 35 min. mais rapido que o comboio :lol: !!

Áqueles que temem nao ter onde guardar a bike: não desistam ! bem conversadinho, bem comversadinho .... talvez consigam mudar algo

Boas pedaladas
 
Top