Upgrades TREK EX8 2009

cezinho

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Olá a todos,
tenho uma Trek ex8 2009 que é uma grande maquina, pelo menos para o meu estilo de condução.
Estive hesitante em troca-la pela nova cannondale rz one20 1, que me tira do sério. aguentei-me e fiquei com a minha trek que tem pouco mais de 6 meses e 1000km.

A minha Trek está de origem e so lhe pus um volante Truvtiv Noir World Cup em Carbono e o pedaleiro SLX.

De resto tem a configuração de fabrica ou seja:

Frame Alpha Red Aluminum w/ABP Race, Full Floater, E2 tapered head tube, magnesium EVO Link, oversized pivot bearings, replaceable derailleur hanger, 120mm travel Front Suspension Fox 32 F-Series RL w/air spring, rebound, alloy E2 tapered steerer, 130mm Rear Suspension Fox Float RP-2 w/proprietary Trek DRCV, Pro Pedal, rebound; 7.25x2.0" Wheels Wheels Bontrager Select front hub, M525-L rear hub; Bontrager Duster rims Tires Bontrager XDX, 26x2.2" Drivetrain Shifters Shimano SLX Front Derailleur Shimano SLX Rear Derailleur Shimano Deore XT Shadow Crank Shimano M542 44/32/22 Cassette SRAM PG950 11-32, 9 speed Pedals Crank Brothers Custom Candy C Components Saddle Bontrager Race Seat Post Bontrager Race, 31.6mm, 5mm offset Handlebars Truvatic Noir WC Carbon
Stem Bontrager Race Lite, 7 degree Headset FSA NO.57E, E2, ACB sealed bearings Brakeset Avid Elixir 5, hydraulic disc
Aqui uma foto - espero conseguir


Estou a pensar fazer-lhe os seguinte upgrades para baixar dos 11Kg e por isso gostaria de ter a vossa opinião. obviamente não vou comprar o mais caro que houver para baixar o peso a todo o custo. quero encontrar um bom compromisso entre: peso, conforto, rendimento e preço.

claro está que os upgrades são para ser feitos de maneira progressiva, ou seja, assim que houver guita!!!


Pedaleiro : XTR ou Truvativ Noir 175mm
Rodas : Mavic Crossmax ST
Desv T: X0 ou XTR
Desv F: XTR
Shifters: X0 ou XT
Selim Selle Italia SLR XC Gel Flow
Espigão: ???
Punhos: Ritchey
Travões: ???
avanço guiador: ???

Que acham? Qual seria a vossa prioridade? Por onde começar?

Obrigado a todos.
 

Nozes

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Boas!

Grande máquina que aí tens...se queres tirar peso,sem compromenter a polivalência e conforto,na minha opinião deves começar pelas rodas,cassete e pedaleiro.
No selim e espigão de selim também deverás conseguir poupar algum peso,mas não o sentirás tanto como nos outros componentes.
E se usas câmaras de ar,atira isso fora e converte os pneus para tubeless.Menos peso,menos furos,mais conforto,mais aderência ;)
Espero ter ajudado..agora vê lá se pôes aí umas fotos do maquinão!
 

cezinho

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Nozes, obrigado pelos teus comentários.

vou comprar uns pneus rocket ron para a frente e o nobby nic para a frente.
pergunta: tenho que comprar alguma coisa para os converter em tubeless ou nem por isso?
 

cezinho

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desculpem a insistencia mas tenho que aprender:
biketr.jpg
 

Nozes

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Estavam difíceis,as fotos... ;)
Dica: Em vez de clicares na "resposta",tens a opção "editar post",e alteras lá o que quizeres.
Acerca dos pneus,um Rocket Ron 2.25 à frente fica aí a matar,e um Nobby Nic ou outro mais rolante atrás é uma boa opção.
Se esses aros são tubeless,não precisas de nada,só o liquido.Se não são,dá um pulo a uma loja,vais precisar de fita e válvulas para selar as rodas.Se não tens compressor em casa,o melhor é pedires para te fazerem isso na loja.

Boas pedaladas!
 

jcaiado

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Boa bina que aí tens, ou não tenha eu uma igualzinha... olha para ela depois de um passeio onde apanhou um bocadito de lama :)

trekex8.jpg


Em relação à redução de peso, concordo com o Nozes, deves começar pelas rodas e pedaleiro, depois espigão e selim. Já coloquei a minha tubeless e estou a adorar! Paguei cerca de 30€ para meter as fitas nos aros e pelas valvulas e selante, e até agora 5* a ainda poupas umas gramitas em relação às cameras anti-furo. Na minha não vou investir na redução de peso porque brevemente prentedo vende-la para comprar uma bike mais nervosa :) é assim o mundo do BTT....

Boa sorte com os teus upgrades e depois vai dando feedback dos mesmos.
JC
 

cezinho

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boas jcaiado,
que tipo de bike vais comprar, uma mais XC?
eu estou a tentar para já comprar uma mavic crossmax st mas nao estou a conseguir encontrar na loja.
depois vou mudar os pneus (n gosto) e passar tudo para tubeless. o pedaleiro de facto é um gande investimento para as gramas que vou poupar.
vou mudar ja tb a transmissão de XT para SRAM X0 (Desviador traseiro e manipulos).

vou dando noticias.
 

jcaiado

New Member
boas jcaiado,
que tipo de bike vais comprar, uma mais XC?
eu estou a tentar para já comprar uma mavic crossmax st mas nao estou a conseguir encontrar na loja.
depois vou mudar os pneus (n gosto) e passar tudo para tubeless. o pedaleiro de facto é um gande investimento para as gramas que vou poupar.
vou mudar ja tb a transmissão de XT para SRAM X0 (Desviador traseiro e manipulos).

vou dando noticias.

Sim vou comprar algo mais XC! O bixinho começou a entranhar-se, a forma fisica começa a aumentar e comecei a ter necessidade de algo menos confortavel mas mais "rapida" e que trepe melhor! Talvez uma Top Fuel já que simpatizo bastante com com a marca em causa! Quanto aos upgrades acho que fazes bem, pois os componentes quando bem comprados vejo-os sempre como um investimento. As soudades que vou ter de descer com a Ex8, é um autentico missil.... e o conforto, parece um sofá:). Na minha opinião fazes bem em passar do XT para X0, o X0 é menos docil na passagem mas de uma eficacia brutal e requere menos afinação!

JC
 

cezinho

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percebo-te bem. para ja fico com a ex8 e depois vai se vendo.
componentes bons passam-se para qq outra biciceta que se compra. com compnentes bons pode-se até so comprar um quadro novo.

pois, o meu problema com os XT, sao mesmo a afinaçãa. muito mau. vou encomendar os X0...
a minha acabou de vir da oficina, mandei baixar o nariz para 120mm e acho que ainda vou baixar a frente tirando uns casquilhos da direção. é outra coisa...
qual é o porta bidon que tens?
mudaste para punhos de espuma, é isso?
 

jcaiado

New Member
percebo-te bem. para ja fico com a ex8 e depois vai se vendo.
componentes bons passam-se para qq outra biciceta que se compra. com compnentes bons pode-se até so comprar um quadro novo.

pois, o meu problema com os XT, sao mesmo a afinaçãa. muito mau. vou encomendar os X0...
a minha acabou de vir da oficina, mandei baixar o nariz para 120mm e acho que ainda vou baixar a frente tirando uns casquilhos da direção. é outra coisa...
qual é o porta bidon que tens?


mudaste para punhos de espuma, é isso?


O porta bidom entre outras coisas foi-me oferecido quando comprei a bike, não te sei dizer a marca mas é bastante leve para plastico normal, sei que custava 10€ e havia em preto e branco. As unicas coisas que alterei foram realmente os punhos, coloquei uns de espuma da BBB que são algo espessos mas que se adequam muito bem as minhas mãos granditas e aspectos como o conforto e a segurança saem bastantes beneficiados, desde de usei os primeiros punhos de espuma fiquei rendido e não quero outra coisa. A Bontraguer tens uns muito acessiveis, baratissimos e super leves, mas eram finos de mais para a minha mão. Coloquei tambem os bar ends Richey WCS já que me abituei a usar e não prescido deles por nada deste mundo, permitenos descansar os pulsos, escolher uma postura em cima da bike mais relaxada e não consigo peladar em pé sem eles (questão de habito talvez), tem o contra de nos poder mandar para o chão se prenderem numas silvas ou algo do genero.
Em relação a baixar a frente, se não andas a fazer saltos acho que fazes muito bem. Alias essa era a primeira coisa que alteraria na bike que não tivesse intenção de a trocar. Esses 130mm realmente fazem levantar muito a crista, e mesmos em descidas a grandes velocidades em terreno bastante irregular, valados, etc os 120 chegam perfeitamente. Eu já passei duas anilhas da direcção para cima! O Investimento seguinte seria tambem passar o XT para X0 e melhorar pedaleiro e com tempo as rodas só depois é que viria o tuning de algumas peças.... aconselho-te a colocares tubeless, ficas com a bike mais confortavel e precisa, ganhas em peso e chatisses de furos.

JC
 
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cezinho

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estamos em sintonia completa!
vou enconmendar agora X0, os scwalbe RO RO para passar a tubeless, e as mavic corssmax St 2010. talvez tb o pedaleiro XTR.
:)
 

rOdA-lIvRe

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Boas cezinho...se essa bike fosse a minha eu metia td da SRAM...nao tenho nada contra a shimano mas gosto mais da gama da SRAM nomeadamente o X0 sao um espetaculo..usaria apenas o pedaleiro XTR porque é simplesmmente brutal quanto ao resto seria X0 os travoes punha os elixir R em carbono (lindos)..espigao de slim e avanço seriam os Ritchey em carbono...isto era se fosse eu nao é..mas ja ficas com uma ideia...vê na fizzbikes que tiras tudo muito mais em conta acredita...

cumps
 
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cezinho

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ola roda,
vou fazer esses upgrades que estás a falar.
so estava indeciso entre XTR ou Noir para o pedaleiro mas acho que vou esperar e deixar o pedaleiro para ultimo.
agora vou encomendar X0 para tras e manipulos.

estou a ver tb os preços em todas as lojas (Fizz, kompressor, etc), a Kompress é a mias barata mas estão com o desviador traseiro dourado :) esgotado!!! :(

estou a ver tb os ritchey em carbono e já encontrei bons preços. :)

mas por onde eu queria começar nao posso: MAVIC CROSMAXX ST 2010 que estão esgotadas!!!
 

rOdA-lIvRe

New Member
boas..cezinho..acho que vais fazer uma boa opçao em relaçao aos x0 sao mt bonitos e fiaveis...e em alternaçao as MAVIC as FULCRUM red metal 5...ja viste...???...sao mt bonitas...
 
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