Upgrades para XC muito agressivo

studer

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No fim-de-semana passado fui até às pistas de DH do Sintra, arrastado por um amigo adepto desta modalidade e do freeride. Em vez dos tractores que ele e os amigos levavam eu apareci com a minha Kona Cinder Cone :choneh:. Felizmente foram todos super porreiros e antes d ecomeçar cada trilho aconselhavam-me as zonas para desmontar e aquelas que tendo "los uevos" no sitio conseguiria fazer com a bike q tinha.

Ah, sim inventei um modalidade chamada "drop down climbing" q consiste em conseguir ultrapassar drops alucinates segurando a bike numa mão e agarrando-me às àrvores e calhaus com unhas e dentes.

A questão q coloco é, tendo-me eu divertido como há muito n divertia, que alterações devo fazer para ocasionalmente me atirar nestas maluquices. Claro q n falo de drops de 2m, mas sim umas descidas super técnicas, inclinadas, drops pequenos, shores...

Descartem-se desde já a comentários do estilo: "compra uma bike nova" ou "tenho à venda um big hit, queres?", "basta baixares o banco e acreditares nO Senhor"! :wink:

Penso q o fundamental serão uns bons pneus com muito grip, para piso solto e seco (ando com uns 1.9 para lama!). Mais sugestões? Travões tenho (Avid Juicy 7), suspensão dá desde q n abuse (Marzo MX Comp ETA), quadro é resistente (sempre é uma Kona!). Aros mais reforçados? Bash guards?

Obrigado, abraço e aconselho todos a malta do xc a experimentar estes trilhos.

Studer

PS - ah sim, protecções! muuuuitas protecções! :lol:
 

jpsantos

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Boas,

Eu começa pelo posição de condução e ajustes no avanço do volante e selim, posição do guiador etc... antes de começar a comprar alguma coisa...

Para comprar começa pelos pneus.

espero q tenha ajudado.

João Santos
 

Honda

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Boas,

- Baixar o selim ajuda e é barato
- Compra proteções, cotoveleiras, joelheiras, luvas com dedos e um capacete integral era capaz de ser boa ideia.
- Travões de disco Hidraulicos
- Para poupares as rodas de xc que tens, compra umas mesmo que usadas e metes uns pneus mais largos estilo Maxxis Minion 2,35, ou 2,50

Já agora com esse quadro não te aconcelho a saltar nada maior que o primeiro salto daquele serie de 3 do final da pista de DH.

Para a proxima vez que for a Sintra vou estar atento a ver se vejo alguma Cinder Cone a voar :wink:
 

vacalouca

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Para além das protecções que já referiram, aconselhava (como também já o fizeram) uns aros e rodas resistentes (uma combinação barata seriam uns Rodi DH ou FR, basta veres na bike target que têm lá rodas com esses aros muito baratas) juntamente com uns Maxxix High Roller/Kenda Nevegal/Nokian NBX/WTB Wwirwolf 2.3 praí.

Suspensão já tens uma boa, mas se lhe deres muito desse tratamento é capaz de se ressentir...vai daí como é uma Marzocchi o mais provável é comer tudo e não se queixar :D No entanto mais curso à frente (130 praí) era capaz de não ser nada má ideia.

Travões nem refiro pois já estás muito bem servido.

Eu também estou +- na tua posição (sendo que a minha bike não é muito diferente, uma Hardrock) e já comecei por mudar os pneus (por uns WTB Weirwolf 2.1) e a suspensão da frente vai ser a próxima vítima. Ainda pensei numa Pike usada que vi noutro fórum a bom preço, mas secalhar 140mm já começa a ser muito para uma HT :mrgreen: Isso e o facto de ter de comprar cubo com eixo de 20mm puseram-na (quase) de parte.

Neste momento o mais provável é tentar encontrar uma Revelation usada ou uma Recon nova. Tudo isto com U-turn, pois o pessoal com k eu ando trepa e muito. E eu também :mrgreen:

A seguir mudo transmissão para algo mais robusto e fiável, sendo que o ideal seria Sram.



Fica bem
 

pratoni

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para além das protecções, muita técnicazinha também ajuda...

mas isso não se pode comprar, ups... :oops: :oops: :twisted: :twisted:
 

Amukinado

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Precisas é de uns bem grandes :D
Depois metes uns pneus 2.20/2.30 pelo menos, uma manitou stance ou uma Tora (uma coisa qualquer de 130mm) e uns aros sunrims de FR com uns cubos de parede e estás aviado. Se calhar arranja também um selim resistente se não quiseres andar sempre em pé.

Força nisso!
 

studer

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Desde já agradeço as vossas opiniões, umas mais sérias q outras, mas certamente todas bem intencionadas :wink:

Para começar a geometria da bike, já naturalmente é bastante agressiva para uma de XC, com aquele sloping brutal característico das Kona, já tenho um guiador elevado e largo o suficiente para ser bem estável.

AH! SIM! Esqueci-me de um pormenor! Fiz aquilo com pedais de encaixe! Tenho em casa uns de plataforma antigos q vou tb recomeçar a usar nestas andanças, porque quero estar preocupado com outras coisas para além de encaixar os pedais antes de me atirar para o vazio.

As aquisições serão então umas rodas bem resistentes com uns pneus estilo tractor :wink:! A ver se arranjo algo em 2ª mão q n esteja muito aos ss! Protecções, já deveria ter comprado há muito, capacete, peço emprestado um integral ou compro daqueles fechados para skate park.

pratoni said:
para além das protecções, muita técnicazinha também ajuda...

mas isso não se pode comprar, ups... :oops: :oops: :twisted: :twisted:

Técnica, treina-se nos saltos do Estádio Nacional e correndo todas as descidas mais tramadas de Monsanto. O que interessa é estar encima da bike!

Quando partir o quadro, aviso...

Se houver mais comentários/sugestões, VENHAM ELAS! :yeah:

Abraço
 

David Raquel

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Eu acho que não devias mudar os pedais!
Os pedais de encaixe dão-te muito mais controlo da bike.
E uma das coisas que mais vais precisar é controlo :mrgreen:
 

koizu

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DaMoNd said:
Eu acho que não devias mudar os pedais!
Os pedais de encaixe dão-te muito mais controlo da bike.
E uma das coisas que mais vais precisar é controlo :mrgreen:

atao e pa fazer aquelas cenas com as pernas de fora da bike, nao dão muito jeito os pedais de encaixe.. :twisted: :twisted:
 

Amukinado

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No foot é tirar os pés dos pedais, assim como o no foot can can e os side kicks. Agora para backflip pedal de encaixe rula. :mrgreen: :mrgreen:
Deixa ficar os pedais e compra umas rodas decentes.
 
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