Upgrade travões Specialized Hardrock

quic0

New Member
Ora viva,

Está na altura de mudar as pastilhas dos meus travões de origem da minha Hardrock (Avid BB7 mecânicos), e tinha decidido que na próxima vez que tivesse de gastar dinheiro em pastilhas, faria o upgrade para hidráulicos.

Ai até 100€ / 150€, o que recomendam?

Tenho andado a ver no OLX e arranjam-se Avid Elixir por preços entre os 50 e os 100 euros.
Na chainreaction estão uns Avid DB3 por 135€.

O que dizem?

Abraços e boas pedaladas!
 

joseruivo

Active Member
Boa tarde,

porquê a troca de mecânicos por hidráulicos? Eu sei que já quase ninguém tem mecânicos, mas como tenho alguma simpatia pelos mecânicos gostava de saber a opinião de quem já teve.

Outra questão: quem tem hidráulicos, como sabe quando as pastilhas estão a chegar ao fim?

Obrigado,
José B. Ruivo
 

JoaoAM

Member
se queres gastar tanto dinheiro aconselho os xt, mas já ouvi relatos que os de este ano deram alguns problemas.
eu no teu lugar, visto que nem é grande bicicleta, ficava-me pelos slx que tem um compromisso preço/qualidade fantástico.
 

quic0

New Member
Viva,

Obrigado desde já a todos pelas respostas.

Atenção que os 100€ / 150€ estou a falar do par e com rotores.
O XT não se arranja a esse preço, ou se sabes de um sitio onde se arranja, manda info por MP sff.


Porquê a troca de mecânicos? Por diversas razões...
1) Poder de travagem
2) Afinações constantes em cabo vs afinações quase inexistentes em hidráulicos
3) Qualidade da travagem (progressividade, essencialmente)

O meu "grande" problema é que para trocar travões, tenho de trocar de manípulos porque as de origem da bike são 2 em 1 (travões e manípulos integrados no mesmo componente).
A trocar manípulos, acho que vou já fazer o upgrade de 8v para 10v.

Acham que Deore já é boa escolha? Ou a diferença para o SLX justifica o dinheiro?
 

joseruivo

Active Member
Obrigado quic0 pelas respostas.

Quem tem hidráulico, como sabe se as pastilhas estão a chegar ao fim, sem as espreitar? Com cabo é fácil perceber, por ser necessário apertar mais a manete. Nos hidráulicos existe algo parecido?

Outra questão, depois de desmontarem a roda, quando a voltam a montar é fácil ajustar a posição da roda para o disco não ficar a roçar nas pastilhas?

Obrigado,
José B. Ruivo
 

quic0

New Member
Acho que unicamente pelo ruído que fazem.
É basicamente a mesma lógica que os carros... Quando começa a fazer aquele "RRRRRRR" está na altura de trocar.

O pistão mantém sempre esse espaço para o disco.
Podes retirar a roda à vontade que a maxila não vai fechar.
Se assim fosse, estava sempre a travar...
 
joseruivo, a posição é a mesma, não tens que afinar e mesmo que alguma vez tenhas, é fácil. Ver o desgaste é olhar para elas: quando estiverem a chegar à mola, troca.

quic0, por experiência própria, na gama de preços que queres, Shimano SLX com discos Shimano RT76 (fica-te por uns 145€ na terra da merkel) ou uns Shimano SLX com discos Shimano RT66 (por volta dos 125€ na terra da merkel).
Os deore também são porreiros, mas pela diferença mínima de preços, ganhas em valor de mercado depois de usado, potência e acabamentos. Nesta gama de preços nem penses em outra marca, repito, nem penses! Relação preço/qualidade, os SLX são mais do que tidos como os melhor que há, repito, relação preço/qualidade (para evitar comments a dizer que os XTR são melhores).

Já agora, a mandar vir aproveita e manda vir uns pares de pastilhas Shimano G01S, que rondam os 6€ por par e são do melhor, o que te salva de pagares 15 ou 20€ por par de marcas meias manhosas cá em Portugal.

Por fim, queria comentar isto "visto que nem é grande bicicleta". Venho cá ao fórum poucas vezes: Dá-me as saudades, venho, escrevo em 1 ou 2 tópicos e por fim encontro comentários deste género que me fazem perder a fé na humanidade e no nosso país e me fazem perder a vontade de cá voltar. Cada um tem o que quer ou o que pode. É uma boa bike sim, e se estás habituado a melhor JoaoAM, força, mas guarda isso para ti, ficas tu melhor visto, e ficamos todos mais contentes, uma situação Win-Win digamos. quic0, se gostas da tua bicicleta, investe nela, manda f**** o que te venham para aqui dizer, espeta-lhe com Mcfk e Ax se quiseres. Cada um é livre de gastar o dinheiro onde quiser. Eu se pudesse ainda hoje tinha a minha primeira bike, em que o selim custava mais que o quadro e que nunca me deixou ficar mal, e nunca dizia que não a nada. Tu não estás a investir numa bike qualquer, estás a investir numa specialized ;)

EDIT: Não, quanto chegar ao ponto de a pastilha roçar, já estás a estragar os discos, tem que ser trocado antes como indiquei acima ;)
 
Last edited:

quic0

New Member
jOrGe.mRNh, muito obrigado pelo teu feedback.

Quanto à questão de investir ou não nesta bike... Nem comentei porque não achei relevante.
Esta bike comprei-a nova em 2008 ou 2009 e a única coisa que se estragou foi o rolamento da pedaleira onde acabei por meter uma pedaleira nova (Alivio). E apenas por opção, meti-lhe uma rock shox recon silver há 2 anos atrás.
Já fiz milhares de km com ela, nunca sequer se partiu um elo da corrente. O desviador de trás de origem (Acera) já tem uma folga descomunal, no entanto mantém-se afinadinha.

Portanto para mim, esta é a minha bike e há-de continuar a ser enquanto o quadro aguentar, e enquanto for minha há-de ser a melhor do mundo. :)

Relativamente à decisão final, acabei por meter em loja fisica perto de casa e por 120€ (preço final já com montagem) trouxe uns Deore M615.
Dado que também tinha que mudar os desviadores e a minha transmissão é de 8v (não há muita variedade), comprei uns desviadores Acera (30€) e montaram-nos na loja sem levar mais nada por isso.
Entreguei a bike na 5ª feira às 19h, na 6ª feira à hora de almoço estava pronta e no domingo já andava com ela pela serra de Sintra.
Agradecimentos à loja kotabike no Cacém.

Próximo passo é substituir a transmissão toda por Deore ou SLX 10v, que há-de ser quando o material actual chegar ao fim da vida útil, o que desconfio que ainda vai demorar.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Fazes bem em comprar os shimano deore.

Em relação a passares para as 10v, digo te para pensares bem... isto porque ainda se arranjam bons negócios nas 9v.

Mas essa transmissão que tens ainda vai durar uns bons tempos ;)


E não é só a ti que ja disseram que o melhor era mudar de bicicleta porque ela já não era "boa", mas partilho a mesma opinião que tu ;)
Portanto para mim, esta é a minha bike e há-de continuar a ser enquanto o quadro aguentar, e enquanto for minha há-de ser a melhor do mundo. :)
 

JoaoAM

Member
Acho que perceberam mal o que disse, mas não me vou alongar.
É uma bike excelente, foi a primeira bicicleta boa que experimentei de um amigo e na qual aprendi a saltar, uma de 2006! Gostei imenso dela.
Eu é que quando compro uma coisa, fico sempre a pensar por quanto consigo vender, quanto vai desvalorizar, etc, etc..
Foi apenas por isso que te disse que acho que não valia a pena.. E disse-te o que faria :)
"Cada um é livre de gastar o dinheiro onde quiser.", concordo a 100% com isto, só dei a minha opinião, que pelos vistos até é igual à tua :)
Na minha bicicleta uso deore e não sinto necessidade de melhor, talvez por nunca ter usado durante algum tempo que me habitue a melhor.
Desculpa se levaste a mal, não foi de todo num tom depreciativo como possas ter pensado.
cumps
 
quic0, infelizmente hoje em dia, muitas vezes temos que pensar em termos económicos ao comprar algo. Será que isto vai valorizar a bicicleta? Quanto irei perder se quiser vender isto? E tendo isto em conta, e visto de 11v já tá no XT, e quase de certeza no SLX no ano seguinte e depois Deore, como habitualmente, se trocares, vai para 10v ou 11v se conseguires, isto porque a não ser que compres usado, vai-te ficar quase ao mesmo preço e com 10v valorizas muito mais a bicicleta e ficas também muito mais receptivo ao futuro. Com 9v hoje em dia já se começa a tornar difícil às vezes ver bons negócios novos. Aliás, se quiseres eu vou trocar a minha XT 2x10 e se tiveres interessado dá uma apitadela.

Quanto aos travões, fizeste bem, são iguais aos meus e são muito bons travões.

JoaoAM, nem de propósito, depois de escrever o que escrevi acima começo a ler o que tinhas escrito e tocaste mesmo nesse assunto. Hoje em dia infelizmente para evitarmos perder dinheiro, temos que pensar sempre à frente, senão sujeitamo-nos a perder carradas de dinheiro. No entanto, acima de tudo, quem anda nisto por puro prazer, muitas vezes tem que ignorar isso e gastar dinheiro em algo só porque se gosta. Já fiz muito disso e não me arrependo.

Depois o pessoal aqui em Portugal também está mal habituado: não sobe, é do pneu, não desce, é da suspensão, não anda, é da bicicleta, ou seja, somos ultra consumistas, e mesmo aqueles que não são, muitas vezes deixam-se levar por essa linha de pensamento porque não querem estar "out".

Eu não levei a mal meu amigo, mas uma pessoa tem que ter cuidado na forma como diz ou escreve as coisas, principalmente quando não elabora muito. Se não foi esse o intuito, sem problema, mas a verdade é que um gajo aqui no fórum vê tanto, que depois paga o santo pelo pecador.

Abraço, Boas pedaladas e boas festas!
 

quic0

New Member
Eu não levei nada a mal.

Eu regra geral, também penso assim. Mas em coisas mais caras, como por exemplo um carro.
Sinceramente, quando comprei a bicicleta não pensei em potencial de desvalorização, pois não a comprei com o intuito de a vender mais tarde.
A minha ideia é simplesmente torná-la o melhor possível, dentro dos limites da razoabilidade.

Ainda hoje fiz 32km com ela, com 900 de acumulado em 3h. Com 10v melhoraria o quê, 5 minutos?... 10?
Quando digo que quero mudar para 10v é simplesmente porque um dia que precise de trocar cassete, etc, aproveitar e meter as 10v e melhorar a minha bicicleta. Não estou a pensar nessa alteração para valorizar a bicicleta ou não, pois pretendo ficar com ela até o quadro não aguentar mais.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Com as 10v, apenas ficas com mais velocidades na cassete.

A meu ver apenas compensa as 10v se tiveres de mudar a transmissão devido a desgaste, porque ganhas muito pouco nessa mudança...

E parece que fizeste como eu :D quando montei a minha bicicleta nunca pensei se iria desvalorizar ou não, simplesmente montei com as peças que gosto e para a utilização que irei dar a maquina.
 

JoaoAM

Member
Eu ja investi mais de metade do que que me custou a bike, quanto te aconselhei os slx, foi porque a qualidade preço é das melhorzitas
quando disse que não é uma grande bicicleta, não queria dizer que era uma bicicleta de ****, pelo contrário, é bem fixe
Só troquei agora a transmissão para 1x11 porque a minha já estava nas lonas, e acabei por trocar a transmissão completa porque ficou tão barato quanto fazer apenas as alterações necessárias , senão só tinha trocado o que era preciso..
Acho que fazes bem fazer da forma que fazes, vais trocando quando ficar gasto e vires que precisas de melhorias...
 

nukez0r

Member
Bons olhos vejam HardRocks a andar!

Também já me passou pela cabeça mudar a transmissão toda para Deore ou mesmo SLX, 9v ou 10v.
Como a minha anda todos os dias, cheguei à conclusão que talvez não seja assim tão necessário mais velocidades. (Acho que era mesmo preciso pernas)
Apenas faço a manutenção normal como a troca de corrente e cassete e às vezes, uma ou outra coisa que precise.

Quanto ao facto de valorizar ou não.. Não faço ideia.
 
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