Upgrade: Peças vs bicicleta nova

ASAlmeida

New Member
Boa noite,

procuro a vossa opinião pois estou num dilema..

A minha bicicleta já tem alguns anos e está a começar a necessitar de alguns componentes, sendo que o meu objectivo é fazer um upgrade razoável de forma a ficar com um conjunto melhor. Agora, o difícil é decidir se vale a pena investir em peças mantendo o quadro que tenho ou se é preferível pensar em adquirir uma bicicleta nova/usada que de raiz seja melhor.

A minha bicicleta actual é esta, na versão "vaca do monte" (preta e branca):
http://www.specialized.com/us/en/bikes/archive/2006/hardrock/hardrockprodisc#specs

Digam de vossa justiça, pois todas as sugestões são bem vindas!

p.s. a utilização da bicicleta é apenas para passeios
 

AlmadaBTT

Member
Amigo ASAlmeida, depende um pouco do teu orçamento e tudo o mais. Eu pessoalmente optaria por um nova bike, no entanto sendo quadro de uma Specialized , mais a utilização para passeios talvez compense fazeres upgrade dos componentes.
 

DaProfezzur

New Member
Como o AlmadaBTT disse depende da tua capacidade financeira.

Tens capacidade de dar de uma só vez uma quantia grande para adquirir uma com quadro e componentes melhores?

Ou só tens disponibilidade de ir fazendo upgrades aos poucos quando tens dinheiro para tal?
 

ASAlmeida

New Member
AlmadaBtt e DaProfezzur, desde já obrigado pela vossa opinião.

O que me faz ficar no impasse é precisamente isso... é que o preço que tenho simulado algumas peças (pedaleiro, desviador traseiro e dianteiro, substituir a cassete, etc) com a eventual venda da bicicleta que tenho, possivelmente conseguia comprar uma bicicleta mais equipada.. Estive a dar uma espreita a algumas sugestões de bicicletas que aparecem nos posts do menu compras, e entre 500 e 700€ aparecem umas coisas interessantes..

Contudo, comprando à peça sempre posso personalizar a meu gosto e ir comprando online à medida que aparecem preços que compensem.

Para já tenho simulado os componentes para Shimano Slx.. a minha bicicleta é de 8 na cassete e agora gostaria de aumentar se for possível..
 

jonyboy

New Member
eu fiz agora quase a mesma coisa estive a ver bicicletas novas e usadas, dumas vezes não gostava do quadro outras vezes não gostava dos componentes... outras do preço lol acabei por comprar tudo em separada um quadro em 2º mão merida e agora ja ta tudo montado pela modica quantia de 430 euros se não me estou a esquecer de nada... mas la está a tal coisa que se calhar ainda me vou arrepender a suspenção é 1 rockrider xcr e os desviadores são gama baixa acera no resto ja despendi um poco mais, os travões ja são shimano hidraulicos a cassete e uma sram 951 9v e rodas ozone 02, so falta investir num selim porque ainda tenho o antigo da berg.

acho que não fiz um mau negocio... espero que te ajude
 

pikanso

New Member
Eu estou na mesma situação, tenho uma Avalanche 3.0 de 2012 e ate ao final do mes vai ficar só com o quadro :D vai levar o conjunto completo Deore, umas Crossride e uma RST First...um bom quadro dura uma vida!
 
ASAlmeida

Os dois principais componentes da bike são o quadro e as rodas.
Se tiveres um bom quadro, talvez valha a pena fazer o upgrade em peças, mas se não for o caso, dificilmente valerá a pena.
As rodas depende um pouco do tratamento que lhes dás.

Senão repara: Com 500 a 700 de orçamento surgem por aí (sportzone, Deacathon e nos sites habituais) algumas promoções muito interessantes e já ficas com uma bike nova, tudo novo, com uma longa vida pela frente.

Se começares a trocar componentes sobre o mesmo quadro corres o risco de andar sempre com qualquer coisa para trocar. Tem mesmo de valer a pena, mas sobre isso não conheço o quadro e não posso dizer nada.

Eu sempre optei pela via da troca. Já troquei tudo e algumas coisas mais do que uma ou duas vezes. Ao fim de um tempo começas a pensar: "com o dinheiro que já gastei tinha comprado uma bike nova toda xpto, melhor do que a que eu tenho agora".

Porquê? Porque depois vai-se tudo desgastando e quando finalmente tens tudo como querias, já tá na hora de trocar o pedaleiro que entretanto já tá todo lixado ou partiste o desviador ou os cabos tão todos escafiados, etc, etc. E no entretanto a tua suspensão também já parece da idade da pedra. Eu tenho uma SID race, antiga, leve e fiável. Mas comparada com as de hoje... nossa senhora!

É como diz o Daprofezzur, a capacidade financeira é que manda.
 
Top